Ir para conteúdo

Mochilao Bolívia e Peru - Dezembro/12 e Janeiro/13


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, eu sou meio nova por aqui... costumo acompanhar há uns meses já o mochileiros mas só recentemente me cadastrei e comecei a interagir nos tópicos...

Eu e uma amiga decidimos fazer um mochilão nesse Reveillon, pois pesquisamos bastante, tanto em sites gerais como principalmente em relatos aqui, de como é possível economizar bem nesses trajetos que vamos fazer...Então, nos animamos e estamos em vias de fechar o que der pra reservar antes...

Moramos próximo a São Paulo, capital, e vamos sair dia 27/12... Segue nosso roteiro aproximado:

 

27/12 São Paulo -> Campo Grande -> Corumbá -> Trem da Morte

Saída de SP até Campo Grande (tem preços até que bons de passagens aéreas nesse trecho, uns 270 reais ida e volta já com as taxas, sendo que de ônibus sairia quase a mesma coisa fora os valores dos lanches de horas e horas de estrada...). O vôo sai daqui umas 07 e pouquinho da manhã...

Menos de 1h depois, chegamos em Campo Grande, rumamos a rodoviária e pegaremos um ônibus pra Corumbá... A previsão é chegar lá por volta de 16hs...

:?: Aqui vai minha primeira dúvida: É possível embarcar no Trem da Morte ainda nesse dia? Sei que as 19hs parte um Ferrobus, quais minhas chances de conseguir embarcar nele? (ou em um similar, aceito qualquer um menos o primeira classe) Senão teremos que dormir uma noite em Corumbá, o que nos faria perder um pouco de tempo e dinheiro...

:?: Segunda duvida: qual a distancia da fronteira ali em Corumbá com Quijaro? Porque senão me engano vi que muitos vão de taxi, mas isso leva quanto tempo?

 

28/12 Trem da Morte -> St. Cruz de la Sierra -> La Paz

Caso consigamos embarcar no trem da morte, chegada em Santa Cruz de la Sierra, só de passagem, com tempinho pra conhecer a cidade, comer, esticar as pernas... para a noite embarcar num ônibus até La Paz.

 

29/12 a 01/01 - La Paz, Copacabana, Ilha do Sol -> Cuzco

Chegada dia 29 pela manhã. Nesta parte do roteiro, só falta definir a ordem, a depender de onde vamos decidir passar a virada do ano e tal...

:?: Sugestões são muito bem-vindas aqui, pois ao mesmo tempo que ja ouvi que o Ano Novo na Ilha do Sol é incrivel e mágica, já ouvi que é sem graça e que em La Paz sim q é animado e tal...

Acho que 4 dias é suficiente pra conhecer os pontos legais dessas cidades, como o Chacaltaya, Valle de la Luna, Lago Titicaca, etc, né?!

Depois dia 01º a noite, pegar ônibus para Cuzco.

 

02/01 a 04/01 - Cuzco -> Águas Calientes

Chegada em Cuzco pela manhã. 3 dias pra fazer o city tour, Moras Moray e Valle Sagrado.

A ideia aqui é ir de trem no fim da tarde, para Águas Calientes... :?: O trem sai em Ollamtaytambo, certo? São cerca de 66km de Cuzco até lá, qual a melhor forma de chegar até essa estação de trem? As passagens do trem (ida e volta) devem ser compradas com antecedência em Cuzco?

A ideia é dormir do dia 04 pro dia 05 em Águas Calientes para acordar bem cedo e já subir pra Machu Picchu.

 

05/01 - Machu Picchu

Conhecer Macchu Picchu de manhãzinha, a tarde talvez Huayna Picchu... :?: Li que é difícil subir essa montanha... É por conta apenas de ser cansativo ou de realmente quem não costuma fazer muitos exercícios não dá conta, passa mal, e tal? Vi que tem pedras bem escorregadias, fiquei pensando no quão perigoso é subir isso... Senão, tem a trilha até a Puerta del Sol, e um tempo livre pra ver tudo com calma e descansar um pouco no fim da tarde...

A ideia aqui não é permanecer mais em Aguas Calientes, e já no final do dia pegar o trem de volta a Cuzco e passar a noite lá...

 

06/01 - Cuzco -> Arequipa

Como parece que tem muito o que se ver por Cuzco, há aqui uma última chance para conhecer o que ficou faltando da cidade... A noite, embarcar para Arequipa.

:?: Sobre isso não encontrei informações... onde encontro infos sobre horários, preços, etc desse trajeto?

 

07/01 a 09/01 - Arequipa, Chivay

2 dias para conhecer Canyon Del Colca, pelo que li... E um dia a mais para recuperar o fôlego antes desse passeio e não ser tão corrido, sobrando tempo pra conhecer também a propria cidade...

:?: Canyon Del Colca fica em Chivay, que é caminho pra gente que vai estar vindo de Cuzco... Há como já parar direto na cidadezinha pra contratar o passeio e tal, antes de ir para Arequipa?

 

A partir daqui, está um pouco indefinido nosso roteiro... Não teremos mais muito $$tempo$$ se é que me entendem, ::tchann:: mas queria passar por algum lugar diferente de La Paz que já terei conhecido, pra voltar pra Santa Cruz de La Sierra... Daí pensei em Cochabamba... O que acham, vale a pena dar uma passadinha de 1 dia nessa cidade, pra conhecer e tal?

 

11/01 - Santa Cruz de La Sierra -> Trem da Morte

A ideia é estar em Santa Cruz de La Sierra dia 11 pra pegar o Trem da Morte de volta

 

12/01 - Trem da Morte -> Corumbá -> Campo Grande -> São Paulo

Chegada na fronteira pela manhã, pegar ônibus de Corumbá para Campo Grande durante o dia. Senão me engano tem vôo (daquele valor promocional) pra sair de Campo Grande a noite, só não me recordo exatamente que horas...

 

 

-

Bom, de modo geral, é isso... podem dar opiniões, pitacos, dicas, etc... :)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 48
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oieeee... nosssaaaaaa quanta coisa

 

Vamos lá por partes (até onde eu entendi rsrs)

 

29/12 a 01/01 - La Paz, Copacabana, Ilha do Sol -> Cuzco

Chegada dia 29 pela manhã. Nesta parte do roteiro, só falta definir a ordem, a depender de onde vamos decidir passar a virada do ano e tal...

:?: Sugestões são muito bem-vindas aqui, pois ao mesmo tempo que ja ouvi que o Ano Novo na Ilha do Sol é incrivel e mágica, já ouvi que é sem graça e que em La Paz sim q é animado e tal...

Acho que 4 dias é suficiente pra conhecer os pontos legais dessas cidades, como o Chacaltaya, Valle de la Luna, Lago Titicaca, etc, né?!

Depois dia 01º a noite, pegar ônibus para Cuzco.

 

RESPOSTA: La Paz é mto louco, 4 dias está bom. Faca o Chacaltayta no 3 dia que vc estiver lá, vc irá subir a 5300mt de altitude e de tempo do corpo acostumar com a cidade primeiro pra depois subir. É terrível essa altitude.

 

Lago Titicaca vc terá que partir de La Paz sentido Copacabana (4hs de viagem), em Copacabana vc consegue fazer os tours na beira do lago msmo. A rodoviaria fica na rua de cima, é simples achar.

 

De lá.. vc pode ir sentido Cusco (acho q é umas 9hs de viagem) eu fiz o trajeto inverso por isso nao tenho certeza.

 

 

02/01 a 04/01 - Cuzco -> Águas Calientes

Chegada em Cuzco pela manhã. 3 dias pra fazer o city tour, Moras Moray e Valle Sagrado.

A ideia aqui é ir de trem no fim da tarde, para Águas Calientes... :?: O trem sai em Ollamtaytambo, certo? São cerca de 66km de Cuzco até lá, qual a melhor forma de chegar até essa estação de trem? As passagens do trem (ida e volta) devem ser compradas com antecedência em Cuzco?

A ideia é dormir do dia 04 pro dia 05 em Águas Calientes para acordar bem cedo e já subir pra Machu Picchu.

 

 

RESPOSTA: Em Cuzco divida da seguinte forma pra ficar coerente.

 

1 dia - Chegada pela manha e DESCANSE um pouco, faca o City Tour a partir das 14hs em qlq agencia (c quiser indico uma) e retorne as 18hs.

2 dia - City Tour Vale Sagrado (das 09hs as 18hs) - O final desse passeio é em Ollantaytambo e nem volte com a Van., de la msmo já pegue o trem pra Aguas Calientes (só pergunta onde é a estacao, é super simples e perto).

Compre com antecedecia as passagens concerteza. Já compre agora se quiser... NAO deixe pra comprar mto em cima da hora mto menos lá.

 

Deixe um dia livre em Cusco pra andar pela cidade, é mto louca lá... E caso der tempo, aproveite a noite pq tbm é mtooo boa.

 

05/01 - Machu Picchu

Conhecer Macchu Picchu de manhãzinha, a tarde talvez Huayna Picchu... :?: Li que é difícil subir essa montanha... É por conta apenas de ser cansativo ou de realmente quem não costuma fazer muitos exercícios não dá conta, passa mal, e tal? Vi que tem pedras bem escorregadias, fiquei pensando no quão perigoso é subir isso... Senão, tem a trilha até a Puerta del Sol, e um tempo livre pra ver tudo com calma e descansar um pouco no fim da tarde...

A ideia aqui não é permanecer mais em Aguas Calientes, e já no final do dia pegar o trem de volta a Cuzco e passar a noite lá...

 

 

Suba Huayna Pichu sim ... é extremamente cansativo mas td é tao lindo e gartificante que vc nunca mais vai esquecer o que vc ira ver la... De preferencia comece a subir bemmmmm cedo.... É lindo demais.

 

 

Bom restante do trecho eu nao fiz ..

 

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro, ajudou bastante sim! Valeu mesmo!! Bem lembrado sobre a questão da altitude, não sabia que era algo tão ruim de acostumar até ler os relatos por aqui...

em 2 dias ja to mais adaptada? Subindo o Chacaltaya fica estupidamente frio mesmo? rs

 

E que bom que é dificil mas possível de subir o Huayna Picchu, to bem a fim de fazer esse passeio mesmo!! ::otemo::

 

E sobre a condição dos onibus e da estrada nesses trajetos ai, como que é? Penso em sempre que tem esses percursos longos, viajar de noite pra ganhar tempo e economizar também em hospedagem, acha válido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

La em cima no Chacaltayta é frio pra diabos... nao sei bem a temperatura.... mas é tao frio que nao conseguia nem segurar a camera pra tirar fotos... mas é lindoooooo

 

A estrada de La Paz pra Copacaba um pequeno trecho é mto ruim, o resto é razoavel... mas essa parta vc nao podera viajar a noite pois a fronteira só fica aberta de dia.....

 

Qd for pra Cusco eu nao sei o BUS que faz o trajeto Copacabana - Cusco, mas caso queira vá pra Puno e de la pegue um bus da Tranzella (6hs) de viagem ate Cuzco. Foi o melhor bus que andei na viagem toda... super confortavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
:?: Aqui vai minha primeira dúvida: É possível embarcar no Trem da Morte ainda nesse dia? Sei que as 19hs parte um Ferrobus, quais minhas chances de conseguir embarcar nele? (ou em um similar, aceito qualquer um menos o primeira classe) Senão teremos que dormir uma noite em Corumbá, o que nos faria perder um pouco de tempo e dinheiro...

:?: Segunda duvida: qual a distancia da fronteira ali em Corumbá com Quijaro? Porque senão me engano vi que muitos vão de taxi, mas isso leva quanto tempo?

 

Vamos estar neste mesmo trem, no mesmo dia e provavelmente no mesmo horário se for mesmo pegar o Ferrobus. Sobre a passagem ser comprada no mesmo dia... desista. Eu comprei a minha através de um amigo que mora em Corumbá. Acho que você deve procurar alguma agência pra efetuar a compra antecipada para garantir o embarque. Agora se atente para o horário que pretende chegar na fronteira, pelo horário do MS e da Bolívia, você chegará por volta das 15 horas e embarcará no ferrobus as 18:30h, ou seja, você tem no máximo 3 horas para os procedimentos de entrada na Bolívia e com a fila, que é grande, provavelmente isso pode atrasar.

Procure pela GOL e pela BOA, passagens de SPO até Sta Cruz, acredito que somados os valores de passagens + alimentação + taxi, que você vai gastar a mesma coisa ou menos, com a vantagem de ganhar alguns dias de viagem. Eu vou de trem pq saio do MS. (veja planejamento no link da assinatura).

A distância entre a fronteira e Quijarro??? A fronteira fica em Quijarro, dois passos e você está em uma ou em outra. O Bus que pretende chegar é o que deixa na fronteira, então não irá precisar de taxi. Se você consultar no site da andorinha partidas de C. Grande para Corumbá, e não para a fronteira BRA/BO, verá outros horários de chegada, o que seria mais prudente,...neste caso você chega na rodoviária de Corumbá que fica cerca de 7 ou 8 Km da fronteira. Os taxis Brasileiros cobram entre 25 e 30 reais pelo percurso.

 

28/12 Trem da Morte -> St. Cruz de la Sierra -> La Paz

Caso consigamos embarcar no trem da morte, chegada em Santa Cruz de la Sierra, só de passagem, com tempinho pra conhecer a cidade, comer, esticar as pernas... para a noite embarcar num ônibus até La Paz.

 

O primeiro erro do seu planejamento tá aqui. Se você sai dia 28/12 de P. Quijarro chegará a Sta Cruz dia 29 pela manhã. Os buses para La Paz geralmente partem do meio da tarde para o começo da noite e são em média 20 horas de viagem, consequentemente você chegará a La Paz da hora do almoço pra frente, já no dia 30/12.

 

29/12 a 01/01 - La Paz, Copacabana, Ilha do Sol -> Cuzco

Chegada dia 29 pela manhã. Nesta parte do roteiro, só falta definir a ordem, a depender de onde vamos decidir passar a virada do ano e tal...

:?: Sugestões são muito bem-vindas aqui, pois ao mesmo tempo que ja ouvi que o Ano Novo na Ilha do Sol é incrivel e mágica, já ouvi que é sem graça e que em La Paz sim q é animado e tal...

Acho que 4 dias é suficiente pra conhecer os pontos legais dessas cidades, como o Chacaltaya, Valle de la Luna, Lago Titicaca, etc, né?!

Depois dia 01º a noite, pegar ônibus para Cuzco.

 

Se você quiser manter o seu roteiro, sem tirar nem por nenhuma cidade o seu ano novo vai ser em La Paz. Porém acho que você deve a partir deste ponto reconsiderar algumas coisas como o tempo de deslocamento entre as cidades, os imprevistos e o clima (muito chuvoso nesta época) que podem frustrar seus planos.

Em 16 dias com tantos deslocamentos vai ser muito corrido e caro.

O ano novo na Isla del Sol é realmente fantástico pela vista, não pela balada (mínima). Já La Paz é capital da Bolívia, cidade grande e com muitas opções.

O que tem pra fazer lá ta no meu roteiro, dá uma lida, vê o que mais te agrada e se tiver dúvidas a gente esclarece aqui...Chacaltaya e Vale de La luna você faz no mesmo dia. Downhill é em um dia tb, o problema aqui é o que vai estar funcionando no dia 1º de jan., pode ser um dia morto no seu roteiro e se for, embarque neste dia pra Copa.

Seguindo sua linha de pensamento, sugiro você fazer o Chacaltaya no dia que estiver indo pra Copa. Leve sua cargueira e na volta você vai passar por El Alto, avise o motora que quer descer lá pra pegar o bus pra Copa que ele te deixa em frente a garagem de alguma empresa que faz o percurso, ao invés de 4 horas, vai gastar só 2 e chegar em Copa no fim deste mesmo dia, a tempo de ver o fantástico por do sol a beira do Titicaca.

Você quer fazer o trekking na Isla? Se quiser, vai ter de acordar muito cedo, ir a parte norte de lancha e andar até a parte sul pra chegar lá no máximo no almoço, senão você não consegue voltar ao “continente” a tempo de pegar o bus pra Puno já que a fronteira BOL/PER é aberta só durante o dia. Se não for fazer trekking , coma uma truta na beira do lago, curta o visu e embarque na hora do almoço pra Puno pra pegar o bus pra Cusco lá no fim da tarde.

Recapitulando: embarcou p/ Copa dia 1º chega em Cusco dia 3 de manhã, se embarcou depois do dia 1º conte os dias a mais após o dia 3 pra saber quando chega em Cusco.

 

02/01 a 04/01 - Cuzco -> Águas Calientes

Chegada em Cuzco pela manhã. 3 dias pra fazer o city tour, Moras Moray e Valle Sagrado.

A ideia aqui é ir de trem no fim da tarde, para Águas Calientes...

:?: O trem sai em Ollamtaytambo, certo? São cerca de 66km de Cuzco até lá, qual a melhor forma de chegar até essa estação de trem? As passagens do trem (ida e volta) devem ser compradas com antecedência em Cuzco?

A ideia é dormir do dia 04 pro dia 05 em Águas Calientes para acordar bem cedo e já subir pra Machu Picchu.

 

Os 3 dias estão distribuídos de maneira certa quanto ao que fazer, mas não na ordem certa. A sugestão do Leandro ta certa quanto ao que deve fazer pra ir até MP. Não compre trem de Cusco para AC pq é muito caro, mas sim de Ollantaytambo pra lá.

No primeiro dia em Cusco faça mesmo o city tour na parte da tarde, mas não descanse de manhã. Assim que chegar você terá de negociar hostel, comprar o boleto turístico e os passeios que quer fazer e embarcar até as 14 no city tour, se descançar perde esse tour que de city não tem quase nada.

No segundo dia faça Maras/Moray e passeio pela cidade no resto do tempo livre. No terceiro o Vale Sagrado. O penúltimo sitio do vale é Ollanta onde pegará o trem pra Cusco, ou seja, quando embarcar de manhã no passeio do vale, faça o check-out no hostel e deixe a cargueira lá. Na mochila de ataque leve uma troca de roupa que usará em MP. Você vai embarcar as 21 horas pra AC e chegando vá dormir. No outro dia acorde, curta MP/HP e volte a Ollanta de trem no mesmo dia. Lá pegue uma van ou taxi até Cusco.

 

05/01 - Machu Picchu

Conhecer Macchu Picchu de manhãzinha, a tarde talvez Huayna Picchu...

:?: Li que é difícil subir essa montanha... É por conta apenas de ser cansativo ou de realmente quem não costuma fazer muitos exercícios não dá conta, passa mal, e tal? Vi que tem pedras bem escorregadias fiquei pensando no quão perigoso é subir isso... Senão, tem a trilha até a Puerta del Sol, e um tempo livre pra ver tudo com calma e descansar um pouco no fim da tarde...

A ideia aqui não é permanecer mais em Aguas Calientes, e já no final do dia pegar o trem de volta a Cuzco e passar a noite lá...

 

É difícil subir porque é muito íngreme e estreito, mas qualquer um dá conta, basta respeitar o seu ritmo. Dá tempo de subir HP (faça o horário das 10 horas por causa de neblina),a Puerta do sol e a ponte inca. Lá é grande, mas pouco depois do almoço você já vai estar quebrada de tanto andar. Até o meio da tarde já viu tudo.

 

06/01 - Cuzco -> Arequipa

Como parece que tem muito o que se ver por Cuzco, há aqui uma última chance para conhecer o que ficou faltando da cidade... A noite, embarcar para Arequipa.

:?: Sobre isso não encontrei informações... onde encontro infos sobre horários, preços, etc desse trajeto?

 

Repense: você chegou a este ponto no mínimo dia 6 à tarde, considerando que saiu de La Paz dia 1º. O mais provável é que este seja o dia 7, e você sabe que se voltar daqui pra Sta Cruz chegará lá em 2 dias, isso se for direto.

Ai você tem de pesar: se foi de avião até Sta Cruz você ganhou dois dias na ida (então agora é dia 5) e ganha mais dois dias na volta, ou seja, embarcou dia 12 em Sta Cruz, chega no mesmo dia em SPO. Neste caso você tem 7 dias pela frente e Arequipa faz parte dos seus planos.

Mas se você fez o trecho até Sta Cruz de trem/bus, perdeu 2 dias e vai perder mais 2 dias na volta. Para estar em SPO dia 12 tem de sair de lá dia 10 e de Cusco dia 8 no máximo. Como todo planejamento deve ter ao mínimo 1 dia de folga para imprevistos, sua viagem acabou aqui. Embarque direto de Cusco para La Paz e de lá siga o mesmo roteiro inverso até SPO.

Mas se a opção de ir a Arequipa ainda existe você tem informações de buses no Peru neste site: http://www.adonde.com/turismo/buses.php

O horário para Arequipa tb é no começo da noite, na Cruz Del Sur (melhor) o último é às 20:30h e pra que consiga pegar este bus você tem de pegar o trem das 15 horas em AC. Van de Ollanta p/ Cusco = 2 horas.

 

07/01 a 09/01 - Arequipa, Chivay

2 dias para conhecer Canyon Del Colca, pelo que li... E um dia a mais para recuperar o fôlego antes desse passeio e não ser tão corrido, sobrando tempo pra conhecer também a propria cidade...

:?: Canyon Del Colca fica em Chivay, que é caminho pra gente que vai estar vindo de Cuzco... Há como já parar direto na cidadezinha pra contratar o passeio e tal, antes de ir para Arequipa?

 

Pra fazer td isso, você vai precisar de 3 dias em Arequipa. No primeiro feche o passeio ao cannion e faça os passeios na cidade, no 2º e 3º dias vá ao cânion. Existe sim essa possibilidade, indo de Cusco a Puno e de Puno até Chivay em transporte bem precário, feito durante o dia e que, portanto perde-se um dia a mais para conseguir isto, além do que o risco de fazer “merda” aqui neste percurso é grande. Aconselho ir a Arequipa e de lá para o cânion. No terceiro dia, quando chegar do cânion você embarca para La Paz pela Expresso Internacional Ormeño

 

A partir daqui, está um pouco indefinido nosso roteiro... Não teremos mais muito $$tempo$$ se é que me entendem, ::tchann:: mas queria passar por algum lugar diferente de La Paz que já terei conhecido, pra voltar pra Santa Cruz de La Sierra... Daí pensei em Cochabamba... O que acham, vale a pena dar uma passadinha de 1 dia nessa cidade, pra conhecer e tal?

 

De La Paz vá a Sta Cruz por Cochabamba sim, além de dar uma quebrada na viagem longa, fica mais barato. Lá visite o maior Cristo Redentor do Mundo (> até que do Rio).

 

11/01 - Santa Cruz de La Sierra -> Trem da Morte

A ideia é estar em Santa Cruz de La Sierra dia 11 pra pegar o Trem da Morte de volta

 

Daqui pra frente é tudo igual.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Léo, muito bem colocada todas as sugestões. Repense a idéia de fazer ida e volta de avião saindo de Sampaio, como ele falou. Vc ganha tempo e sai quase elas por elas. Sem contar que pela boa.bo vc pode mandar e-mail pra eles e comprar as passagens parceladas em até 4x no cartão e na gol em até 10x se nao me engano. Eu vou fazer campo grande - STC de gol e STC - la paz de boa.bo. Saio dia 19/12 e volto dia 05/01.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

- Olá LeoTaco... Então, na verdade as questões de datas foi uma programação aproximada, mas não preciso ferrenhamente chegar e voltar nos dias que estipulei... Não posso extrapolar muito mais que isso, mas um ou outro dia, ainda é negociável no roteiro :) Mas entendi suas observações, realmente, tenho que contar com imprevistos durante todo esse caminho... Pensei inclusive em comprar a passagem de volta (de Corumba-CG e aereo de CG-SP) com 1 ou 2 dias de folga além do roteiro que eu "finalizar" mesmo, por conta disso, assim, qualquer coisa nos últimos destinos, tenho mais tempo caso não haja imprevistos grandes que cheguem a atrapalhar um dia...

Sobre as passagens, olha, queria fazer o percurso do trem e viver essa experiência, mas olha que fiquei tentava, que pesquisando pela BOA que você me indicou agora, sai +/- o mesmo valor que eu gastaria indo de SP a Santa Cruz de La Sierra, mas pulando muitos contratempos e ganhando tempo, realmente...

Vou pensar/pesquisar/ver com minha amiga sobre essas 2 hipóteses... Você (ou alguém que ler aqui) sabe de uma dessas agencias de Corumbá que seja confiavel pra compra das passagens do trem da morte antecipado?

 

- Sobre a segunda resposta, acho que pode ter ficado confusa minha descrição, por isso você não entendeu... Como a ideia inicial era chegar na fronteira na tarde do dia 27, pegaria o trem ainda nesse dia a noite, pra dia 28 a noite (ou no fim da tarde) ja embarcar de St Cruz pra La Paz, assim, chegando na manhã do dia 29 mesmo na cidade, entendeu? :)

 

- Ótimas dicas sobre a disposição do dia, qual ponto visitar primeiro, e tal, deu uma clareada! :) A ordem dos pontos turísticos de cada cidade coloquei de modo aleatorio mesmo, pra atraves dessas dicas ai de vocês saber qual ordem fica melhor, suas respostas ajudaram mt nisso! E o seu roteiro que você mencionou, eu ja tinha baixado ele e dado uma lida outro dia e coincidentemente o li esta tarde com mais calma, muito útil também, com as dicas de hostels, restaurantes, etc...

 

- Gostei da ideia sobre emendar o passeio do Valle Sagrado com o trem pra AC, e de deixar a cargueira lá, e tal... ::mmm:

- E calma, você disse que é melhor eu ir de Cuzco direto pra Arequipa do que tentar ir direto pra Chivay, né? A condição da viagem é melhor nesse trajeto?

 

Ajudou sim LeoTaco, e bastante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Juh, eu moro em campo grande, meu primo em corumbá e tenho um tio com fazenda em santa cruz há mais de 15 anos, ele é naturalizado boliviano pra vc ter uma idéia. Já fui pra bolivia varias vezes e estou com passagens compradas como vc sabe, e te digo com traquilidade que vc nao vai perder absolutamente nada de ir de avião direto.

ainda semana passada meu tio estava aqui e nós conversamos sobre o dito "trem da morte". ele tava me contando que hoje o trecho corumbá - santa cruz esta todo asfaltado, com uma estrada muito boa (ele vai e vem de camionete). No passado ele já usou o trem e disse que é horrivel, que mesmo o melhor vagão ainda é ruim e demora 12 a 14 horas. depois que a estrada ficou pronta, segundo ele, nem os bolivianos estão usando o trem, tanto que já reduziram os numeros dos vagões. de onibus vc faz o mesmo percurso em 8 horas, sem tremer, sem barulho, confortável em poltronas super reclináveis de bus cama.

 

Sabe toda aquela mística de "ah mochileiro no trem da morte" então, acabou. mesmo pq vc viaja a noite e nao ve nada, nem passagem nem cotidiano nem nada que justifique a viagem. na boa, passe os dois dias de viagem que vc gastaria pra chegar em la paz indo de trem e por terra em la paz. Lá sim vc vai poder usufruir do cotidiano dos bolivianos, da cultura deles e tudo mais, sem precisar ficar um bagaço por dois dias dentro de onibus e trem sem tomar banho, dormir ou comer direito.

 

Eu acho que é importante racionalizar a viagem. tenho poucos dias (pq 18 dias é pouco) e imagina se eu gastasse 4 dias desse indo e voltando. é melhor gastá-los no destino e nao no caminho. bem é só uma opinião.

 

Agora, se vc nao abrir mão da esperiencia, vou fazer outra sugestão, faça santa cruz / la paz de avião. pela boa custa 85 dólares e vc faz em 1 hora o percurso de 20 horas de onibus.

 

Alias, eu faria assim, iria de campo grande pra corumbá no onibus da madrugada que deixa na fronteira (veja esse onibus pq só tem um pelo que eu vi) de corumbá pra STC eu iria de onibus tbm, bus cama, que sai no final da tarde e chega de manhã. chegando lá, pegaria um táxi e iria pro aeroporto (viru-viru) e pegaria o voo da boa pra la paz que sai as 14 horas, no mesmo dia eu chegaria em la paz, ganharia um dia de viagem, poderia aclimatar melhor, e tudo mais.

 

Pelo meu cronograma, dia 31/12 vou estar em la paz. mande um mail pra mim dizendo o hotel que vcs vao estar e a gente se topa por lá. no ano novo boliviano é muito loco, eles vendem nas ruas um monte de xérox de dinheiro grandão, dólar e tal, além de miniatura de carro, de cesta de comida e tal, pra vc queimar na virada e atrair sorte e prosperidade. uma macumbada loca, hahahaha. queimam incenso, é uma locura. bem diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ah sobre la paz, se vc quizer, podemos contratar o chacaltaya juntos. quanto ao vale da luna, na boa, eu acho que nao vale a pena ir. assim, o tour do chacaltaya chega em la paz lá pelas 13-14 horas, ai ele atravessa a cidade pra ir pro vale da luna, vc tem a opção de ir ou descer no centro (o preço é o mesmo). se for o tour volta lá pelas 16-17 horas.

achei o lugar bem sem graça, com essa tarde livre dá pra conhecer bastante coisa na cidade, fazer compras e tal.

 

em dezembro passado eu fiz uma sugestão pra guia do passeio que vou te fazer, ao invés de ir pro vale da luna, que é bem sem graça, é preferível ir pro zoológico (que fica um pouco mais pra frente). não é aquele zoo de sampa, mas é melhor que o vale na minha opinião. eles possuem condor, urso do altiplano (quase extinto na natureza) milhares de aves, tartarugas e o que mais me chamou a antenção, onças, onças de todos os tipos em muita quantidade. então vc poderia fazer assim, descer no vale da luna e de lá ir pro zoo, depois vc pega uma condução e volta pro centro, custa 2,5 bs a condução de lá pro centro, e 3 bs a entrada do zoo.

 

Se vc não for fazer nada em la paz, eu acho que o chacaltaya é bacana, e o tiwanaku tbm, mas ai vai de cada pessoa, minha esposa achou tiwanaku meio tedioso, eu gostei, acho legal conhecer os primórdios da civilização do nosso continente e tal.

fora isso, acho legal passear por la paz, ir na calle das bruxas, fazer umas comprinhas e coisa do tipo.

Em copacabana, a ilha do sol é obrigatória. não tem como conhecer o titicaca sem ir na ilha, de lá as coisas são diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...