Ir para conteúdo

Mochilao Bolívia e Peru - Dezembro/12 e Janeiro/13


Posts Recomendados

  • Membros

Olha, ontem eu ainda tava mais apegada a ideia da viagem terrestre na fronteira e tal, mas hoje pensando com mais calma, to achando mais viável ir de avião até Santa Cruz mesmo... Até porque, pelo mesmo valor, e não só ganho tempo como disposição e energia pra trip...

A única "desvantagem" é que no aéreo achei um preço melhor pra dia 28 a noite apenas, tipo chegaria em St Cruz quase 01 da manhã...Isso acabaria por atrasar minha ida, mas em compensação encontrei um preço mt bom pra pegar o voo de volta dia 15 ou de janeiro... 8)

Assim, chegaria do dia 28 pro dia 29 e não sei se ja teria um onibus que sai tão tarde de Santa Cruz pra La Paz, senão, só na manhã do dia 29, ou no fim da tarde desse dia pra chegar em La Paz dia 30...

Aletucs, é tempo suficiente pra se aclimatar a altutude, chegando la dia 30? Pois o Chacaltaya ::Cold:: seria feito dia 31 ou 01º (se funcionarem os passeios nesse dia)... Tá pensando em ir nesses dias tbm? Hospedagem, la em La Paz você vai ficar onde? Pois alguém aqui me recomendou (não lembro se foi vc ou o Leo) a ficar no Hostal Copacabana, q da p reservar com confiança...

 

Eu com esse tempo a mais que ganharia, estava pensando em acrescentar uma coisa que não tinha tempo antes... Uyuni... Mas pelo meu roteiro não sei que rota fica mais econômico/viável pra encaixar... Talvez na volta, saindo de Arequipa, volto pra La Paz e desço? Pois parece que não tem trajeto direto, além do que é bem longe Arequipa de Uyuni pra ir direto... Pelo que vi nos roteiros gastaria de 2 a 3 dias lá, mas tenho q por na conta o trajeto de ida e volta de lá tbm, que ainda não sei... Sei lá, uma hipótese, minha amiga ta doida pra ir pra lá!

Nas minhas contas, eu estaria saindo de Arequipa dia 10 +-, adaptando nessa nova possibilidade que falei agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 48
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Então, a noite não tem onibus pra la paz, mas talvez pela manhã, as 7-8 horas vc encontre algum. o ideal seria dormir no aeroporto mesmo, é tranquilo, já fiz isso, no segundo andar tem um monte de gente (mochileiro) que dorme nos bancos e no chão (eu levei um pedação de lona preta dessas que vc compra por dois reais o metro e estendi no chão, enrrolando a mochila de um jeito que ela servisse de travesseiro e ninguem visse ela, e dormi numa boa, é super seguro e tranquilo, ninguem incomoda.

outra opção seria vc pegar outro voo pra la paz, dá uma orçada nos valores no aeroporto, lá nao tem esse negocio de voo mais barato antecipado, é meio que o mesmo preço sempre. pq assim, tem muita companhia que faz STC - LA PAZ o dia todo, e tem uma chamada TAM.BO (que nao é a nossa tam) que tem preços bons, mas vc só compra na bolivia passagem dela. se vc for de onibus, sugiro no aeroporto mesmo tentar descobrir horario dos onibus pra la paz. ai se tiver de manhã, vc pega e já vai logo, vc vai chegar em la paz a noite, mas tranquilo, é só pegar um táxi pro hostel copacabana (eu te indiquei). se tiver lotado (duvido que vai estar) vc pode ir pra outros ali na mesma rua, tem o estrela andina, que é na outra quadra, ou mesmo descer a sagárnaga e ir no hotel sagárnaga, é quase o mesmo preço. na rua vc nao fica.

 

Eu fui no chacaltaya em dezembro depois de uns 10 dias na altitude e senti pior do que em julho, que era meu segundo dia. acho que isso vai meio que de pessoa pra pessoa, mas eu faço assim, sempre que eu vou, compro umas folhas de coca e peço pro pessoal do hotel ferver bastante folha de coca com agua, pra fazer um litro de chá super forte, ai eu vou bebendo, acredite, não foi problema nem pra nós nem pros outros brazucas do tour.

 

dia 1º tem tour, mas tem que fechar no dia anterior e evitar consumir alcool a noite. alias, cuidado com bebida por lá, pq a altitude influencia no porre (menos bebida com muito mais efeito) e tbm influencia na ressaca. não posso falar com conhecimento de causa pq eu nao bebo, mas o pessoal que eu encontrei que bebia disse que o porre é grande e a ressaca maior ainda.

 

olha, sei que a idéia de mochilar é cada um criar a sua viagem, com suas experiencias e tal, mas vou te dizer uma coisa sobre seu roteiro, vc tá querendo fazer muita coisa em pouco tempo. dá pra colocar, até pode dar, mas vc perde o melhor de mochilar que é nao ter pressa, não ter um cronograma apertado, tudo corrido.

 

Eu fui pra lá uma vez nesse esquema, tudo corrido e cronometrado, no quarto dia de viagem já tinha prometido que iria voltar, de tanto que eu gostei. então, se vc tem 16 dias pra viajar, curta eles conhecendo melhor os lugares. se eu tivesse fazendo a sua viagem eu focaria em la paz/copacabana/cusco. voce poderia fazer mais tours nos lugares, com mais tranquilidade, ter uma experiencia mais completa desses lugares incríveis e depois, em outra ocasião, vc volta e faz uyuni, são pedro do atacama no chile e arequipa, e termina a viagem voltado por lima, que é uma cidade incrível, com um milhão de coisas ao redor, como paracas, a laguna huacachina (o oasis em ica) e tudo mais. se não, como o trota falou no relato dele sobre a bolivia, vc vai fazer como aqueles turistas que em 10 dias passam em 5 paises da europa e dizem que conheceram 5 paises. eles na verdade estiveram em 5 paises, mas nao conheceram nenhum.

 

Olha com carinho tudo que tem pra fazer nos lugares e pense nisso. pense em tudo que vc pode conhecer em la paz, como tiwanaku, Downhill na “ESTRADA DA MORTE”, pense em dormir uma noite na ilha do sol, pra poder desfrutar do visual mais incrível do mundo que é o lago titicaca, pense em conhecer sillustani e as ilhas de uros, pense em andar nas ruas de cusco, conhecer as inumeras igrejas da cidade, os inumeros museus, andar as ruínas do city tour, fazer o vale sagrado, ir a maras e moray, conhecer machu picchu, curtir as baladas de cusco que todos os baladeiros dizem que é incrível e que nao tem que pagar pra entrar como aqui. pense em se dar um dia de preguiça, pra dormir um pouco mais e andar nas cidade, conhecer os mercados populares que são tão peculiares. andar nos mercados e ruas de artesanato. usufruir da gastronomia local. tudo sem pressa de ter que pensar que a noite tem um onibus e que no dia seguinte tem que arrumar as mochilas de novo pra ir pra outro lugar e depois outro, numa correria frenética onde vc nem vai saber ao fim direito que lugar são as fotos que vc tirou e certamente irá se arrepender de nao ter se dado mais tempo em cada lugar.

mas, enfim, é só um ponto de vista pra vc pensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sobre onibus pra La Paz ja li relatos que pegaram onibus tipo no final da tarde, comecinho da noite, e tal, já vi por aqui sobre isso... só não encontrei informações sobre o preço desse onibus, vc saberia dizer +/-? Pois ja vi na empresa BOA que tem voo de st p la paz por 50 dólares, só a ida.

 

Sua opinião me fez lembrar da minha primeira (e única até agora) viagem pra fora, quando fui pra Argentina...

Sabe, apesar de ser gostoso ficar alguns dias na correria e no frenesi de conhecer os lugares nos primeiros dias, realmente, não dá pra ficar frenetico assim o tempo todo... fiquei 15 dias lá e adorei um ou outro dia q tive pra ter uma rotina local, ir ao mercado, cozinhar, passear pelas ruas e observar as pessoas, tomar um café... Tanto é que meus amigos foram pro Uruguai mas eu ainda não tinha me esgotado da Argentina e fiquei pra explorar mais e com calma e tal...

 

Se eu voltar dia 15 consigo fazer isso e ainda conhecer Arequipa... No cronograma apertado, dia 10 eu estaria saindo de lá... Agora posso por um ou 2 dias nos lugares que mais nos encantarem, pra justamente vivenciar isso com calma... Muito preciosas suas observações, de verdade!

 

Gabi, acompanhando tudinho ai, parceira de viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

pretendo fazer o downhill esse ano. nao fiz antes pq minha esposa nao anda de bicicleta, então ficava meio assim. todos os relatos sobre dizem que é um passeio incrível e inesquecivel, dá uma pesquisada aqui no mochileiros que vc acha bastante coisa sobre. quanto ao esforço fisico, é só descida então o maior esforço é ficar sobre a bicicleta e freiar. é um passeio de um dia, metade do dia é descendo de la paz pra corico, onde vc sai de quase 4000m pra 1200m ai quando chega tem almoço no hotel com piscina e o povo aproveita o resto da tarde no lugar e de tardezinha volta pra la paz. o paseio geralmente inclui alem das bikes os equipamentos de segurança, cd com fotos e uma camiseta do passeio. sai entre 350 a 700 bs, dependendo da agencia e da bike que vc escolher.

 

quanto a passagem do onibus pra la paz, nao sei o preço exato, mas nao deve passar de 140bs, lá onibus é barato. os horarios acredito que deva ter outros que nao apenas noturnos. vou ver se falo com uma amiga minha que mora em santa cruz pra ela ver pra gente isso. quanto ao voo da boa se tá 50 dolares acho que vc devia comprar, muito barato, eu paguei 85 dolares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente eu havia entendido que seu prazo máximo era dia 12, mas já que tem uma folgua fica tudo mais fácil e a sua idéia do Salar cabe na programação pq vai perder 4 dias entre Sta Cruz>Salar e voltar a La Paz.

Já que pretende ir ao Salar, acho melhor vc pensar em outra rota:

Sta Cruz>Sucre>Potosí>Uyuni>La Paz>Copa>Cusco>Arequipa>La Paz>Sta Cuz.

Vc chega no aeroporto Viru-Viru a 1 da manhã, suba ao segundo andar e tire um cochilo até o dia raiar, depois pegue um taxi (40 Bol) até o aeroporto El Trompilho. Lá opera a TAM-Bol que o Alectus comentou. O voo até Sucre sai as 9 da manhã e custa 299 bol (menos de 100 reais) e as 9:30 vc já tá em Sucre que é a capital legislativa da Bolivia e conhecida como cidade branca, acho que vale a pena perder um tempo até por volta da 15 horas lá e conheçer os museus em torno da praça das armas. De lá pegue um taxi (em 3 pessoas sai o mesmo preço do bus, mas é 1h mais rápido) até Potosí. As 19 horas parte um bus pra Uyuni que chega lá a 1h da manhã.

Eu vou fazer exatamente este trajeto, vou passar o ano novo em Sucre e tenho receio de como será pq não encontrei sequer uma alma viva que diga como é a virada lá, mas minha maior preocupação é quanto a ter passeios nesta data no salar. Fazendo assim chego em Uyuni dia 1 pro dia 2 de janeiro e parto para o salar dia 2 de manhã, mas de lá vou para SPA. Se for nestas datas que tá passando vai passar o reveillon em pleno salar, por isso confirme se é possivel. Se der chegue em Uyuni e durma no hostel avenida (porcaria, mas dá pra uma noite) e saia até umas 8 horas pra comprar a passagem até La Paz pela todoturismo (175 bols) para o dia que voltar do salar e tb fechar o passeio para o salar , pq os 4x4 começam a sair de Uyuni por volta das 10hrs.

O passeio acaba em Uyuni por vlta das 17 horas e o embarque a La Paz é umas 19 horas chegando lá ums 6 da matina.

Outra opção é ir a La Paz passar o ano novo e de la ir para Uyuni pela mesma todoturismo.

Em La Paz, na minha opinião, os passeios indispensáveis são: Chacaltaya e Downhill.

Quanto a esse lance de se aclimatar, saiba que isso é de pessoa pra pessoa e vc pode ter grandes problemas como não sentir absolutamente nada. O lance é que quanto maior o esforço, mas vc sente, por isso os passeios que são mais "sacrificantes" ficam para depois.

Estes dois que comentei tem quase o dia todo de duração então teria que ter 2 dias disponiveis em La Paz, mas vc pode considerar o dia que chega de Uyuni como um dia válido já que chega bem de manhã, a tempo de fechar os passeios para o mesmo dia. Prefira nessa ordem Chacaltaya depois Dowhill pq vc já vai estar aclimatada a altitude se fizer o Salar antes de La Paz, afinal, o salar fica a mais de 4 mil metros de altitude e vai ficar 3 dias curtindo esse visu.

Em La Paz fique no Wild Rover se curtir balada. Tb tem o mesmo hostel em Cusco e em Arequipa. se ficar nos 3 ganhar um drink no 2º e + 1 drink e 1 camiseta no 3º. Em La paz e Cusco o restaurante anexo a este hostel tem pratos fartos e baratos.

Em Arequipa é meio caidinho, mas depois dos alojamentos do salar qualquer coisa vira hotel 5 estrelas...rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá!!

 

Aproveitando o embalo, gostaria de algumas dicas referente a roupas...

 

Quais roupas vocês utilizaram para esse tipo de trip?

Ao ler a respeito citaram uma jaqueta Anorak ( impermeável) , para vocês que já estiveram nesses países, é preferencial comprarmos aqui no Brasil e já irmos preparada? ou é mas vantajoso comprar na Bolívia ? Se caso aconselhem a comprar na Bolívia teriam dicas de lugares para este fim ? hehe já abusando saberiam valores por lá ??

 

=]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gabi, e primeira vez que eu fui pra bolivia, fui só com uma mochila de ataque e um monte de roupa velha, chegando lá, joguei tudo fora e comprei tudo lá. pra vc ter ideia, comprei um blusão de fibra sintética, super quente, por R$35,00. roupa e equipamentos são bem mais baratos lá que no brasil. vc nao precisa dar uma de loca como eu fiz, mas pode deixar pra comprar o principal por lá.

Eu fui em julho, como queria comprar tudo lá, eu peguei duas blusas de moleton velhas, uma de lã velha tbm e uma camiseta. e nao passei frio algum. de calsa, eu coloquei uma de moleton e uma calsa jeans por cima. fiquei tranquilo.

Acho que se vc for começar sua viagem por santa cruz ou por la paz, dá pra ir tranquilo com o que vc tiver e comprar lá no primeiro dia de viagem.

pra vc ter ideia, fui pro salar, pro chacaltay (nevando nos dois lugares) e nao tenho uma anorak. eu acho que se vc nao for fazer trilhas e tal, essas coisas muito técnicas são dispensáveis.

Hoje eu uso uma segunda pele por baixo de tudo, ai coloco uma blusa de lã e a blusa de fibra por cima de tudo, passo calor. a blusa de lã faz as vezes de um fleece e o blusão segura a caloria, se nao tiver chovendo, de boa.

 

quanto a lugares pra comprar, olha o tópico sobre compras na bolivia tem dicas de quase todas as cidades. em la paz eu indico a calle illampu e a graneros. blusa de pluma de ganço ou fibra na plaza equino tem umas lojinhas que vendem, alem desses outros lugares.

A loja dos artigos tecnicos originais e tal é a tatoo, mas é cara pros padroes bolivianos, embora mais barata que o brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...