Ir para conteúdo

Ouro preto Pico da bandeira Vitória Vila velha Dunas de itaunas Porto seguro C diamantina e Brasilia


Posts Recomendados

  • Membros

mapaom.jpg

 

Olá a todos

 

relato aqui uma viagem mágica e linda que fizemos(eu e minha esposa) do dia 01/01/13 a 17/01/13, como passou algum tempo o relato não será riquissimo em detalhes...mas teremos fotos p/ ilustrar

 

nesse link pode conferir o topico no roteiro de viagem, quando ainda estava planejando: http://www.mochileiros.com/o-preto-p-da-bandeira-v-velha-vitoria-conceicao-da-barra-p-seguro-c-diamantina-e-brasilia-t75689.html

 

O proposito dessa viagem era conhecer todos esses destinos interessantissimos, mas que na minha opiniao inviabilizam uma viagem só p/ um deles....porque percorre-se uma distancia muito grande p/ um local que rende poucos em termos de atrativos turisticos. Alguns pontos como Chapada Diamantina tem quase infinitos pontos p/ visitar porém é muito longe e de dificil acesso....já Ouro Preto ou Vitória não são tão longe de SP...mas em um dia ou um dia e meio voce ja conhece quase tudo...

 

Sendo assim iriamos p/ cada cidade apenas conhecer o principal, nao iriamos esgotar o que cada cidade tem a oferecer...porem se a cidade nos surpreender ai ficariamos mais do que o planejado

 

 

Assim tinhamos um desafio logistico, como reservar os hoteis se não sabiamos com exatidao os dias que estariamos em cada local?

 

Por isso garimpei principalmente aqui no forum no minimo 3 hospedagens com boa indicacao em cada local e se durante essa pesquisa visse pessoas reclamando de algum hotel eu tb anotava. Então quando fossemos p/ a proxima cidade ligavamos p/ os hoteis, cotavamos(se o valor estivesse salgado) e reservavamos. Essa técnica caiu por terra rumo a alguns destinos porque algumas cidades só funcionam determinadas operadoras de celular e na estrada quase nunca funciona celular. Sugiro aqui que nunca se baseiem nos preços colocados aqui pelos outros viajantes quanto a hospedagem...todas estavam cerca de 30% mais caras do que o relatado aqui, por isso é sempre bom conferir antes :wink:

 

Estudei cada destino, p/ determinar quanto tempo reservaria p/ conhecer cada cidade. Após finalizar essa pesquisa montei os roteiros, inclusive com os historicos de algumas coisas que achei e imprimi. Quando estavamos viajando o que estava de carona ia lendo e se informando sobre tudo.

 

Considero que foi uma viagem baratissima...calculo que gastei em torno de mil reais de hospedagem e mais mil de combustivel. Pedagio era uma preocupação e fomos surpreendidos positivamente...pegamos pedagio apenas na fernao dias(cerca de 2), na terceira ponte que faz a travessia Vitória-Vila Velha e muito e caros na anhanguera/bandeirantes de Brasília a SP(cerca de 70 reais)

 

A condição das estradas e o transito de caminhoes era outra preocupação. Quanto a qualidade do asfalto te digo que todas as estradas tinham asfalto nota 8 p/ cima, sendo que a grande maioria nota 9,5/10. Pegamos apenas uma estrada de cerca de 100 km que estava detonadissima em um trecho de Porto Seguro a Ibicoara(Chapada). Além dessa também tivemos dificuldade nas estradas de talco de ibicoara p/ visitar a cachoeira do buracao/fumacinha e na estradinha de terra(toda de degrau, cerca de 70km) que vai p/ dunas de itaúnas.

Quanto ao trafego, enquanto estamos na costa leste é muito intenso e sempre só uma faixa...torna-se uma viagem estressante por causa das ultrapassagens. Quando saimos de Porto Seguro e fomos em direção a Chapada e da Chapada a Brasília...é muito vazio e plano, uma beleza

 

Comecamos indo de SP a Ouro Preto, 660 km. Sempre quisemos conhecer lá... Pegamos a fernao dias e pensei: "não vou anotar qual a saida pegar pq é obvio que tera uma placa ou o gps vai dar a direção...estavamos proximo de onde eu estimava que teria a saida e nada de sinal algum de placa e o GPS genio queria que eu subisse tudo ate BH p/ depois descer de volta p/ Ouro Preto...stress...aproveitamos p/ parar no posto e pedir informações. Lá nos deram dicas de fazer um caminho que os moradores fazem pq é o melhor...super complicado fazer caminho de quem é morador em lugar sem placa.

 

Viagem estressante tendo que parar e pedir informações sempre que possivel, viajando centenas de kilometros no escuro(sem ter ideia se esta no caminho certo)...mas mesmo assim nao erramos nenhuma vez, mas chegamos muito de noite e moidos por causa da estrada real e da serra de ouro branco ate ouro preto. Nao recomendo a ninguem viajar pela estrada real a noite....super escura e apertada e direto você tem que ultrapassar aqueles carros sem nenhuma condicao de rodar, ou vc anda a 20km/h junto com ele.

 

Ficamos na pousada chalé do carmo, é como se hospedar na casa de parentes...vc é super bem tratado, tem um fartissimo cafe da manha. Como pontos negativos cito o fato do hotel ficar colado no centro e por isso a rua é zona azul(tem que comprar aqueles bilhetes e deixar no para brisa p/ n ser multado), demos sorte de que só nós estavamos hospedados e a unica vaga na garagem ficou p/ nos. Outro ponto negativo é que o unico jeito de subir é por escadas e a dona da hospedagem e sua ajudante são muito senhoras e não vao te ajudar caso não consiga subir cerca de 10 degraus sozinho carregando a mala. O quarto? igual ficar em casa de parente...Na fachada tem uma placa que diz que o arquiteto é o Pai do Santos Dumont.

 

Como a cidade é um labirinto e tinhamos um dia liquido p/ conhecer tudo decidimos contratar um guia. Na praça tiradentes tem dentro do Sesi/Fiemg um balcao de informações turisticas e se la vc pedir um guia a balconista responde: "um guia papel ou um guia humano?" hehe Contratamos o senhor Roberto ou Ronaldo...não me lembro, ele tem um preço p/ grupo como eramos só um casal acho que ele colocou 90 o dia inteiro e conheceriamos tudo que é principal. Falei que era muito caro e chorei e fechamos em 70(se nao me engano). Fizemos todo o tour e adoramos, sentimos que conhecemos tudo! eu fui dirigindo meu carro com ele indicando os caminhos....o problema desse tipo de passeio é que lembro tudo que vi, mas nao faço ideia do nome de nada e onde fica cada lugar hehe...mas valeu, por motivos de segurança não pode tirar foto dentro das igrejas

 

seguem algumas fotos desse dia:

[mostrar-esconder]img17041.jpg

A bela vista e mesa do cafe da manha da pousada

 

img1722qe.jpg

geral da praça, ao fundo o museu da mineralogia

 

img1725ie.jpg

estatua do tiradentes no centro da praça

 

img1727ou.jpg

de uma lado da praça está esse museu da inconfidencia

 

img1746r.jpg

feirinha de pedra sabado e pedras com a igreja principal com obras do aleijadinho

 

img1751n.jpg

muito bom conhecer tudo de carro...sente o drama das ladeiras

 

img1757vq.jpg

igreja que tem as principais obras do aleijadinho

 

img1766d.jpg

não lembro qual igreja é

 

img1774sn.jpg

essa igreja eu acho que é a do Chico Rei

 

img1784ko.jpg

n lembro

 

img17871.jpg

Tem outras duas minas que são mais visitadas, nosso guia falou que essas minas estao detonadas pq não tem nenhuma manutencao e o certo era visitar a mina que ele nos levou...eu achei carissimo p/ visitar(n lembro o valor)

 

img18051.jpg

detalhe pro interior da mina, bem apertado

 

img1809qm.jpg

mirante da cidade, detalhe p/ todas as casinhas branquinhas com telhado de barro

 

img1814aq.jpg

apenas vimos por fora, pq é uma igreja que ganhou premio de mais bonita do Br...sei la

 

img1831i.jpg

bem famosa, mas n lembro

 

img1857ko.jpg

do aleijadinho

 

img1858ow.jpg

 

 

img1860fv.jpg

 

 

img18661.jpg

essa igreja, o museu de mineralogia e a casa da moeda nos fomos sem guia[/mostrar-esconder]

 

Gostamos muito de ir com o guia, cada ponto que visitavamos vinha aquela enxurrada de informação, historia e cultura e o fato de ele ser um Senhor...qdo ele demonstravamos que estavamos gostando do serviço dele ele se empolgava e falava mais...no final do tour eu lembro que ele pediu 80 mas convenci a sair por 70...paguei 80 p/ ele

 

no dia seguinte ficamos na cidade ate o meio dia p/ conhecer uma igreja do lado do museu da inconfidencia, o museu da mineralogia e a casa da moeda....acho que conhecemos o museu da mineralogia no final da tarde do primeiro dia...sei la

 

andar pelas ladeiras é triste hein...muito legal o calçamento e as paredes antigas e bem rusticas, comemos muito bem no restaurante bené da flauta que fica descendo a rua da feirinha de pedra sabao e igreja do aleijadinho...acho q n foi caro

 

no geral adoramos conhecer mais sobre o aleijadinho e as historias dessa epoca da extracao do ouro e ver tudo que vimos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

mais algo em torno de 250km e chegamos ao Pico da Bandeira

 

o plano agora era sair de OP meio dia e chegar no Pico da Bandeira antes do sol se por, montar o acampamento(levamos barraca), ver o por do sol do acampamento e de madrugada iriamos ate o pico p/ ver o nascer do sol....entao voltariamos e sairiamos rumo a Vitória no maximo ao meio dia...perfeito!

 

nada disso aconteceu....

 

Aqui no forum é unanimidade que o caminho menor e mais bonito p/ acessar o Pico é pelo lado Capixaba...mas todo mundo prefere o caminho maior mas mais leve do lado Mineiro...nos perdemos muito p/ chegar na entrada do parque pelo lado Capixaba e chegamos la por volta das 20h, debaixo de um diluvio...ouvimos pacientemente todas as recomendacoes do porteiro e entre as recomendacoes estava que nao tentassemos ir ate o acampamento mais alto que é o da casa queimada...que ficassemos no da macieira. Porque a estrada ate a macieira é bem ingreme mas é calçada....ja da macieira a casa queimada é mais ingreme e de cascalhos e terra... a segunda recomendação era que nao fossemos de madrugada pela trilha p/ ver o nascer do sol do Pico

 

já tinha perdido o por do sol...nao ir perder o nascer!

 

falei p/ ele e p/ minha mulher que tudo bem...mas não ia fazer do jeito deles hehe

 

carro 1.0...ultra carregado, estrada ultra molhada, escuro, eu n conhecida a estradinha

 

acabou que o carro a certa altura não subia mais...debaixo de uma chuva infernal o carro travou no meio de uma subida interminavel e um local que só passava um carro, portanto n tinha onde virar o carro...depois de uma hora mais ou menos pensando e tentando forçar o carro decidimos desistir e voltar de ré até a portaria....abri a janela p/ enxergar pq tava muito escuro e nao dava p/ ver nada, nisso comecou a entrar aquela chuva. Minha mulher falou "vc n ta vendo nada e ja to toda molhada, vou descer e te guio melhor" tadinha...descemos uns 200m ate que achamos um lugarzinho p/ virar o carro.

 

Chegamos na portaria e falamos que n subiriamos mais, só de dia. Perguntei se eu podia dormir no carro dentro do parque e ele n deixou, falou q eu podia dormir na area p/ fora do portao...que era seguro. Nem a pau! Ele tentou nos convencer que o certo era ir p/ uma pousada p/ descansar direito. Fizemos isso

 

Indicou duas pousadas, a primeira ficava no centro do povoado...a dona tava viajando e portanto fechada, a segunda na entrada do povoado de pedra menina. Fomos la e fechamos...o quarto um nojo, tinha duas camas e eu coloquei uma escorando a porta de receio...acho q besta mas blz...Na hora de sair falaram q o combinado era mais do que eu tinha ouvido...paguei e dane-se

 

Por volta das 8h fomos novamente p/ a portaria, sem as duas malas maiores(deixei na portaria) e decidi q faria uma direção de rally...ficaria o tempo todo dirigindo com a rotacao lá encima e dane-se!

 

subimos na maior moleza ate o camping da casa queimada.

 

Meu plano era inicial era no meio da madrugada fazer a trilha, lembra? Na verdade eu tinha uma carta na manga...em diversos relatos eu li que o cara ia junto da turma e sempre chegava no pico. Quando chegamos no camping, ele tava vazio, ou seja? Se tivessemos chegado de noite, não iriamos conseguir ir pro Pico de madrugada ou pq nao tentariamos ou pq nos perderiamos

 

A trilha é ultra hard, com alguns momentos de quase escalada...mas bem divertida e legal...bem sinalizada, fizemos em 3 horas e meia(eu acho, subimos bem tranquilos sem pressa). Não nos preparamos direito pq tinhamos como comida uns restinhos, bebemos agua de uma nascente que encontramos, levamos blusa pq as vezes la é frio mas e se ficasse um sol escaldante? nao passamos protetor...

 

Chegamos!, no caminho a vista ja era de tirar o folego...la encima entao...no terceiro pto mais alto do BR, ANIMAL!

 

descemos e a má alimentacao, o sol em excesso e o cansaço da caminhada e da noite anterior se juntaram e ficamos mal, fomos no centro do povoado e almoçamos alguns paes com mortadela e bora p/ Vitória!

 

fotos:

[mostrar-esconder]img1963ey.jpg

No meio da estrada ja estamos acima das nuvens

 

img20081.jpg

 

img20331.jpg

Pico da Bandeira

 

img20521.jpg

 

img20611x.jpg

 

img21471x.jpg

ja voltando, o pico e seu paredão

 

img21521.jpg

 

img21561.jpg

 

p21e.jpg[/mostrar-esconder]

 

conquistar o Pico da Bandeira foi uma sensação muito boa, nao desistir...diante de todos os perrengues

 

uma verdadeira aventura segura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

mais cerca de 250 km e chegamos a Vitória

 

Uma estrada horrorosa por conta das suas curvas e lotada de caminhao...os 2 esgotadissimos tendo que dirigir ate de noite

 

conseguimos uma hospedagem boa, segura e barata no ibis budget

 

dormimos bem e no dia seguinte fomos conhecer primeiro o centro historico com suas igrejas e com guias em todas...ate o meio dia

 

de tarde fomos pela orla principal, chegamos em uma praça enorme já com predios bonitos e modernos na regiao, la vimos uma cruz q representa onde o papa rezou uma missa e já temos vista pro convento da penha

 

almoçamos uma mariscada na praia que fica atras do shopping e entao seguimos p/ o convento da penha, no final da tarde vimos o por do sol no parque da pedra da cebola

 

no dia seguinte dormimos ate mais tarde e fomos a um povoado vizinho onde tem uma cooperativa de desfiadeiras e siri, comemos de entrada o siri e uma caldeirada(acho)...lugar rustico(bem vila de pescador) mas com boa infra estrutura p/ comer e muito caro. Depois fomos ao principal mirante da cidade que esqueci o nome

 

no ultimo dia bem cedinho fomos no mercado municipal p/ ver se tinha algo diferente la, fomos na fabrica da garoto, mas só abria a lojinha nesse dia e fomos no convento da penha p/ comprar lembrancinha e seguimos p/ dunas de itaunas

 

2 dias de noite fomos na orla de camburi(nao tenho certeza, é a que fica pertinho da pedra da cebola) passear e comer acai/sorvete

 

 

[mostrar-esconder]img2185ww.jpg

catedral

 

img2193a.jpg

essa escadaria tem uma historia curiosissima, usem o google. escadaria maria ortiz

 

img2220jl.jpg

primeira capela eu acho, e encima da pedra...curioso

 

img2247gf.jpg

porto

 

img2254yi.jpg

a cruz q marca o local da missa e a direita o convento da penha

 

img2259an.jpg

terceira ponte e convento

 

img2263hs.jpg

convento da penha

 

img23001.jpg

interior do convento

 

img23051z.jpg

interior do convento

 

img23121.jpg

uma das vistas que se tem do convento

 

img2427bt.jpg

vilarejo que falei das desfiadeiras de siri

 

img24941.jpg

vista do mirante

 

img25291.jpg[/mostrar-esconder]

 

Vitória/Vila Velha é muito bonito, é o RJ sem o cristo e o pao de açucar...obvio q o povo é muito diferente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

saimos de Vitória por volta das 9:30 e depois de 250km chegamos ao restaurante do cizinho, muito indicado aqui

 

comemos o famoso prato com camarao, muito caro, muito delicioso mas nada que só se come lá

 

os sucos sao bem gostosos, de plantacao propria

 

fomos ao mangue onde começa a caminhada, caminhada na duna...cerca de 10 minutos sofridos...ate que vc chega e vê uma das mais lindas praias do mundo

[mostrar-esconder]img2566xn.jpg

 

img2585ln.jpg

 

img2602a.jpg

da praia, com vista p/ as dunas p/ voltar

 

img2603ou.jpg

 

img2605b.jpg

o mangue que fica do lado oposto as dunas[/mostrar-esconder]

 

A praia tem muita agua rasa, mas quebra forte...uma delicia de lugar

 

passamos a tarde la, as 16:30h partimos rumo a Porto Seguro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Partimos rumo a Porto Seguro, 370 km

 

de noite o cansaço começou a bater forte...faltando cerca de 100km p/ chegar paramos em um posto e perguntamos se tinha alguma cidade com pousadinhas ou algo do tipo e ele falou que a proxima cidade era meio que dedicada a isso, fomos lá e passamos a noite lá...nao faço ideia de que cidade era... hehe

 

acordamos cedissimo e fomos p/ Porto Seguro, chegamos as 8h e fomos direto p/ praia do espelho...super bem indicada

 

primeiro super mico da viagem

 

é um inferno p/ chegar naquele lugar, só vale a pena se vc for passar o dia inteiro lá...mas mesmo assim as estradas sao terriveis...e qdo vc chega a estrada desemboca em uma propriedade particular...

 

Pode propriedade particular na praia? claro que nao! e vc é obrigado a pagar 15 reais p/ estacionar...tava tao puto e fomos ate a infeliz da praia...olhamos e é linda mas nunca que vale tudo pelo q passamos p/ chegar naquele lugar

 

tiramos 3 fotos e fomos embora sem pagar o estacionamento, no caminho passamos por uma aldeia pataxó, tiramos umas fotinhas, compramos uns negocinhos e fomos p/ Porto Seguro denovo

 

Ate entao não tinhamos encontrado onde se hospedar, tudo lotado! Entao lembrei da nossa querida barraca que tava no carro p/ ser usada no Pico da Bandeira, achamos vaga no excelente camping e hotel mundaí..carinho 70 reais a noite, mas com toda a infra q vc pensar

 

Fomos ao museu da epopeia, almoçamos na praia e fomos no calçadao de bugigangas(otimas bugigangas), museu do indio(bobinho) e a cruz que marca o local da primeira missa realizada no Brasil

 

de noite fomos na passarela do alcool.

 

no dia seguinte atravessamos a avenida e fomos na praia bem cedinho...mas tava muito gelada a agua e desistimos, voltamos...guardamos a barraca, tomamos um otimo banho e bora p/ ibicoara!

 

[mostrar-esconder]img26091.jpg

monte pascoal

 

img2619uo.jpg

praia do espelho

 

img2629x1.jpg

aldeia pataxó no meio da estrada

 

img2640yb.jpg

img2642z.jpg

img2646qm.jpg

 

img26981.jpg

local da primeira missa no Brasil

 

img2708tb.jpg

img27381.jpg

na praia da coroa vermelha, no final da tarde a maré começa a baixar e é possivel entrar no meio do mar

 

img2758m.jpg

calçadao das bugigangas q falei, excelente p/ comprar lembrancinhas

 

img27601.jpg[/mostrar-esconder]

 

muito diferente do que imaginava, achei q fosse um centro de bagunça de jovens...baita lugar tranquilo e gostoso de ficar, lindo...blz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Chapada Diamantina: A Chapada na verdade é um aglomerado de cidades, nós passaríamos a noite em 3 cidades diferentes: Ibicoara, Mucugê e Lençóis.

 

Chegamos em ibicoara depois de 550km

 

lá tivemos nosso maior stress, fizemos uma viagem ultra tranquila e estavamos tranquiloes pq iamos nos hospedar na casa da roça...muito bem recomendada por uma viajante daqui. Na estrada por telefone já tinhamos acertado tudo...chegamos na cidade por volta das 20h, um pouco tarde mas em no maximo 30 minutos estariamos na cama.

 

Quando vc chega na cidade vc desce a avenida principal, que deve ter 200m e chega em uma pracinha e a cidade acabou. Chegamos na cidade e ligamos no hotel, a dona falou que deveriamos ir ate o restaurante da familia e la o filho explicaria como chegar no hotel. O hotel fica na entrada da cidade e o restaurante do outro lado da cidade, pq ela falou p/ gente ir ate la? P/ VER SE OS TURISTAS COMEM NO RESTAURANTE DELA!!! eu acho uma falta de respeito isso, já sou cliente dela p/ q abusar? to cansado de viagem e faz eu ir ate do outro lado da cidade? No restaurante o rapaz super gente fina e educado e um restaurante vazio, explicou como chegar la e nos fomos. A pousada casa da roça fica na estrada p/ as cachoeiras do buracao e da fumacinha, é a pior estrada que tem, subidas que muitos carros encalham por serem de talco...o carro patina. E fomos no meio do mato escuro procurar a tal pousada...claro que nao encontramos, ligamos 3x e uma nao nos atenderam e em 2 só repetiram os mesmos passos....na quarta falaram p/ gente desistir...que? "acho melhor vocês procurarem outro lugar". Diante da complexidade da viagem que fizemos e de todas as outras que ja fizemos vocês acham que somos perdidos? ou que o negocio é realmente mal localizado?

 

Quando no outro dia fizemos o passeio, pedimos pro guia mostrar a casa da roça...sem nenhuma placa na porteira e sem nenhuma iluminação...como iamos achar? Passamos por la mais 3x e em nenhuma vimos naturalmente o lugar, de tao escondido que é.

 

Aí já eram 22:30, ja tinhamos encalhado 3x na estrada de talco...tudo escuro, amassamos o escapamento do carro, quase pifamos o carro de tanto que forçamos ele p/ desatolar.

 

Voltei no restaurante vazio e falei pro rapaz que me senti super mau tratado e desrespeitado, o rapaz pediu desculpas e mais nada...

 

fomos p/ avenida principal e de porta em porta fomos nos hoteis...tudo sem vaga ate que paramos na frente de uma pizzaria que fica quase de frente p/ o bicho do mato(cooperativa de guias). Parei o carro la, abri o capô p/ ajudar na refrigeração do motor pq tava quase pifando tudo. O dono da pizzaria veio jogar papo fora, eu nao gosto de jogar papo fora e estava ultra irritado...mas comecei a bater papo com ele, o cara salvou nossas vidas e mesmo assim não lembro do nome dele e da esposa :(

 

São um casal de enfermeiros que tem uma lanchonete, que de noite também é pizzaria e de dia serve almoço e nos fundos e embaixo tem 5 quartos de pousada. Perguntamos se não tinha vaga...e nao tinha, perguntamos se nao podiamos estacionar o carro dentro do estacionamento da pousada e dormir...pagariamos a diaria normal. E ele como uma Pai falou "vcs nao merecem dormir no carro depois de tudo, se nao tiver outra opcao vcs vao dormir na minha casa" dai ele resolveu ir com a gente de pousada em pousada p/ ver se achava algo p/ gente(podia ganhar dinheiro facil e preferiu achar algo digno p/ gente e n receber nada). Fomos na pousada que fica atras do posto na entrada da cidade, la a dona uma mulher muito animada falou q nao tinha quarto, mas que ia ceder o quarto dela p/ gente e nos pagavamos a diaria normal. Salvou a gente!

 

No dia seguinte fomos no bicho do mato p/ fechar os passeios, nao conseguimos nos encaixar em nenhum passeio e fomos na associacao que fica na entrada da cidade. Lá fechamos com o Isaac o buracao e a fumacinha com um descontinho.

 

Os 2 passeios é obrigatorio ir com guia, e qdo vc faz vc vê que é impossivel sem um.

 

A cachoeira do buracao é diversao pura...uma trilha rapidinha e facil, depois a diversao de colocar os coletes e ir flutuando pelo canion ate chegar na cachoeira...Muito linda, muito magica

 

A cachoeira da fumacinha...é um parto! quer ferrar seu maior inimigo? dá p/ ele esse passeio!

 

sao 9km sendo que 7 vc anda sobre pedregulhos, mas a cachoeira é fenomenal, parece um monstro...tem cara de mau! Se existir diabo, lá é o portal por onde ele chega na terra!

 

O nordeste estava vivendo a maior seca nos ultimo 40 anos(acho) e por isso tava tudo seco...

 

abaixo as fotos da cachoeira do buracão

[mostrar-esconder]img28121.jpg

carro super empoeirado

 

img2813o.jpg

caatinga na trilha

 

img2815wg.jpg

parte da trilha sobre pedregulhos

 

img28291.jpg

buracão

 

img28381.jpg

a trilha acaba aí, então vc pode ir andando pela pontezinha e depois se agarrando pelas paredes, ou pegar o colete e ir flutuando pelo canion

 

img28401.jpg

canion

 

img28581a.jpg

cachoeira do buracão

 

img30501.jpg

 

img30601.jpg

parece q ela ta pensando: "como saio daqui?"

 

img30811.jpg

em um ponto o carro atravessa o riachinho

 

img30861.jpg

pedra da aguia, a pedra central é a cabeça e as laterais as asas[/mostrar-esconder]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

fotos da cachoeira da fumacinha

[mostrar-esconder]img31401.jpg

detalhe p/ o caminho das pedras

 

img31491.jpg

 

img31531.jpg

No local da cachoeira olhando p/ o caminho da volta

 

img31631.jpg

 

img31661.jpg

 

img31751.jpg

 

img31811.jpg[/mostrar-esconder]

 

ibicoara é uma boa cidade, o povo é bem unido e engajado e por isso a cidade é bem próspera. Tem duas das principais cachoeiras, mas a estrada p/ elas tem q melhorar

 

no final do dia do passeio fomos p/ mucuge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mucugê, chegamos na cidade por volta das 16h...tinhamos que arrumar onde ficar

 

achamos a pousada sempre viva, toda novinha e de otima qualidade, cafe da manha basico/minimo...mas todo o resto muito bom...qdo vc esta na rua principal, quase chegando na praça, fica do lado esquerdo. Ah, a pousada precisa subir uma escadinha chata e meio longuinha...se tiver bagagem pode ser um sacrificiozinho

 

O carro tava um nojo de empoeirado e precisava lavar, esvaziei o carro inteiro e fui levar p/ lavar, todo mundo fechou...deixei p/ lavar cedo no posto que fica na estrada perto do cemiterio bizantino

 

Em Mucugê conheceriamos o cemiterio bizantino que fica na estrada, depois parariamos em igatu p/ ver as ruinas e as casas de pedra e entao poço encantado, poço azul e iriamos p/ lençóis.

 

caimos da rua por volta das 10:30h...achei meio tarde mas deu super certo...são todos passeios de visitação rápida

 

embora tenhamos escutado historias de altos tumultos na visitação dos poços(encantado e azul)

 

almoçamos muito bem no restaurantezinho que fica no poço encantado, tem um principal mas nos comemos no outro mais perto de onde ficam os carros

 

[mostrar-esconder]img32181.jpg

cemiterio bizantino em mucuge

 

img32241t.jpg

ruinas em igatu

 

img32371o.jpg

igreja curiosa e linda, toda em pedra

 

img32521.jpg

poço encantado, apenas liberado p/ ver...mas é lindissimo

 

img33091.jpg

poço azul pode flutuar e olhar com a mascara dentro da agua

 

img331811.jpg

poço azul

 

img33281.jpg

a primeira visao que se tem qdo começa a descer as escadas do poço azul[/mostrar-esconder]

 

foi um dia que rendeu pacas. Vimos coisas lindas, curiosas e magnificas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

do poço azul até lençois foram cerca de 100km

 

chegamos por volta das 19:30h e rodamos pacas p/ achar onde se hospedar pq tava tudo lotado ou tinha um preço fora da realidade. Achamos uma pousadinha ultra barata mas uma verdadeira caca. A pousada esta com tudo bem velho e fica tudo na mao de uma menina de uns 17 anos, ela faz o café(mais ou menos bem servido mas de qualidade media), faz a faxina, os reparos e etc...

 

nessa noite comemos no restaurante mexicano muito bem recomendado aqui, e adoramos...a melhor comida mexicana q ja comi e otimo atendimento

 

de manhazinha fomos p/ a cachoeira da fumaça, paramos em frente a uma congregação e na esquina tem uma tiazinha que vende lanches p/ quem faz a trilha...pagamos 15 reais em 2 paes com manteiga, ta caro? ::tchann::

 

andamos um pouquinho e vc chega na sede da associacao que cuida do parque, la vc coloca seus dados e o horario q iniciou a trilha e qdo volta poe q voltou e o horario. Achei que me obrigariam a subir com guia, mas n aconteceu isso. A trilha é tranquila...devagar e sempre, a subida inicial é muito dura...mas é pior p/ descer. A trilha é muito bem demarcada, mas em diversos pontos iniciam trilhas paralelas e por isso tem que ficar atento. Na volta nos perdemos feio e ficamos cerca de 1h vagando sem ter ideia de qual era a trilha certa...ate que avistamos alguns viajantes e conseguimos identificar o caminho correto

 

De la fomos em direcao a lencois...na estrada fica o morro do pai inacio...paramos la e vimos o por do sol

 

dia joia

 

de noite comemos na cozinha aberta(acho q é esse o nome) pratos de chef bem saborosos e exclusivos

 

no outro dia cedinho partimos p/ Brasília!

 

[mostrar-esconder]img33401n.jpg

no meio da estrada vc dá de cara com o morro do pai inacio...indescritivel

 

img33421.jpg

linda vista no inicio da trilha p/ a cachoeira da fumaça

 

img33571.jpg

lindo vale no meio da trilha p/ a cachoeira da fumaça

 

img33661.jpg

cachoeira da fumaça...sequinha sequinha tadinha

 

img33681e.jpg

lindo vale da cachoeira

 

img33751.jpg

380 metros de queda se nao me engano...

 

img34221v.jpg

onde estou é por onde a agua deveria descer...atencao com a tromba dagua hehe

 

img34361.jpg

no morro do pai inacio, do lado nordeste tem esse bela formação

 

img34651.jpg

e do lado sudeste tem a vista famosa com o morrao

 

img35001h.jpg

 

p11ym.jpg[/mostrar-esconder]

 

Lençois foi muito aguardada por mim por ter o principal cartao postal da chapada e por ser o epicentro da chapada...foi muito lindo tudo que vimos la

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

chegamos em Brasília por volta das 21h...muito dificil achar um hotel honesto e barato em Brasília...

 

mas demos muita sorte...pagamos um preço acima do que queriamos, mas ficamos em um sr. hotel. No nobile lakeside.

 

Fizemos muita pesquisa sobre o que ver e como chegar em cada lugar...o sistema de ruas e de orientacao de Brasília é muito diferente dos padroes q estamos acostumados, eles juram que depois q vc entende a logica fica moleza, mas nao cheguei nesse nivel

 

fiquei quebrando a cabeça p/ entender como chegar em cada lugar ate que me revoltei e falei: "quer saber? vou dirigir como se eu estivesse andando no meio do mato", ou seja: vc olha no mapa e ve que o lugar que quer chegar fica p/ cima, entao anda em direcao p/ cima e acaba chegando...nao sei se entenderam. O importante é que deu super certo!

 

Brasília tem alguns pontos turisticos que ficam um pouco fora do centro que é chamado de eixo monumental...dá p/ conhecer tudo em um unico dia

 

nosso planejamento era esse, mas pegamos uma baita chuva que fez a gente perder pelo menos 3h...entao passeamos ate o meio dia do dia seguinte tb e só entao fomos sentido SP

 

eu sou de SP e acho que talvez por estar em um dos centros do pais nunca tinha ligado p/ Brasília, cara lá vc se sente no centro do Brasil, na tua patria! Lá em a nossa capital, eles tem um acervo fantastico de itens que remetem ao nosso pais e ate de reliquias advindas de doacoes entre os paises

 

todos tem que conhecer Brasília! é a nossa identidade!

 

[mostrar-esconder]img35331.jpg

esse "guarda" fica la na entrada do palacio da alvorada especificamente p/ tirar fotos

 

img35361.jpg

ponte JK, premio de design

 

img35371.jpg

palacio da alvorada, parece esta flutuando

 

img35411.jpg

 

img35421.jpg

panteao da patria, la esta o livro de aço com o nome de brasileiros que marcaram a historia do pais

 

img35461.jpg

img3552rs.jpg

img35581.jpg

 

img35871.jpg

stf

 

img35931.jpg

 

img35971.jpg

"os calangos"(nome aos brasileiros que vieram de todas as partes trabalhar na construção da capital) e palacio do planalto

 

img36011.jpg

palacio do planalto

 

img36321.jpg

camara dos deputados

 

img36351.jpg

detalhe do painel onde eles votam

 

img36431.jpg

senado, esses desenhos sao feitos no carpete com aspirador de pó...sempre que limpam desfaz tudo e entao eles fazem os desenhos denovo

 

img36481.jpg

explanada dos ministerios, bandeiras dos estados e ao centro a torre de tv

 

img36531.jpg

detalhe da torre de TV, a parte envidraçada debaixo é um mirante

 

img36551.jpg

congresso nacional

 

img36611.jpg

palacio do itamaraty e seu belo jardim

 

img36661.jpg

interior do palacio do itamaraty, piso terreo(area de recepcao)

 

img36771.jpg

mesma area mas vista de dentro p/ fora. a mesa que esta no segundo andar é a mesma onde a princesa Isabel assinou a lei aurea. Todo o tratado assinado pelo governo brasileiro é assinado nessa mesa até hoje

 

img36891.jpg

museu em homenagem ao JK, aquela cupula a direita é onde fica o mausoleu com os restos mortais de JK

 

img36911s.jpg

mausoleu com os restos mortais de JK

 

img37061.jpg

torre de tv digital

 

img37091.jpg

 

img37201.jpg

a fantastica catedral metropolitana

 

img37231.jpg

outra frente do palacio do itamaraty

 

img37271.jpg

img37291.jpg

img37391.jpg

 

img37481.jpg

teatro nacional de brasilia

 

img37611.jpg

museu do indio

 

img37661.jpg

museu nacional de brasilia

 

img37701.jpg

 

img37711.jpg

biblioteca nacional

 

img37941.jpg

catedral

 

img38021.jpg

detalhe p/ os anjos

 

img38081.jpg

detalhe p/ a entrada subterranea[/mostrar-esconder]

 

muitas pessoas ficam frustradas por todos os edificios de Brasília serem baixos, mas ha uma lei que não permite edificacoes altas. Isso cria um efeito fantastico de que de qualquer ponto da cidade vc consegue ver o outro lado da cidade e no nosso caso que pegamos chuva, conseguiamos antever que ela chegaria

 

boa a sensacao de passarmos por onde o Brasil começou(porto seguro) e terminarmos na capital.

 

 

no caminho p/ SP tem uma cidade chamada cristalina(se n me engano), p/ quem gosta de pedras como cristal, ametista e etc é um sonho!

 

Concluindo a viagem...foi uma viagem unica com diversos destinos ultra interessantes, é impossivel dizer qual lugar mais gostamos ou menos gostamos. Cada lugar nos encantou com suas caracteristicas particulares, subimos montanha, fomos a praia, cidades historicas ou capitais.

 

Recomendo d+

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...