Ir para conteúdo

13 dias em Cuba - Ajudem-me, mochileiros!!!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, Zé Claudio, beleza?

também estou planejando minha visita à ilha, bem devagar pra dar tudo certo.

Quanto ao seu itinerário, achei bom os passeios, mas pelo que vi, vai ser um corre-corre só. Se vc alugar um carro, acho até viável, mas se for usar busão mesmo, creio que seus planos não darão muito certo e vc vai sair frustrado de lá, pois não teve tempo de fazer tudo que queria.

Sabe aquela sensação de que vc viu tudo e nada ao mesmo tempo?

É minha opinião, se estiver bom pra vc, ótimo, depois relata aqui como foi, ok? Quanto mais dicas, melhor

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Eae, Aledef!

 

Com certeza, cara. É o que a Ariadne disse também, a respeito da correria se for fazer de bus. Mas a minha intenção é usar o mínimo possível ônibus e fazer mais os trechos com táxi compartilhado mesmo. Em alguns pontos sei que será "fácil" conseguir gente pra ir junto. Em outros será um pouco mais complicado. Mas, de qualquer modo, é um esqueleto apenas, que será bastante modificado na hora de colocar em prática... :)

 

Agora já modifiquei um pouco, pois não irei mais realizar o curso de mergulho em Cuba. Farei aqui no Brasil mesmo e já irei para lá certificado.

 

Dia 13 – Tarde e noite em Havana;

Dia 14 – Havana;

Dia 15 – Havana;

Dia 16 – Sair de manhã cedo rumo a Playa Larga e Playa Girón. Realizar durante a tarde algum mergulho na baía dos porcos.

Dia 17 – Realizar mais algum mergulho por ali e, no meio da tarde, partir para Cienfuegos.

Dia 18 - Ir pela manhã até a Playa Rancho Luna. Mergulhar pela manhã e à tarde ir ao Delfinário. Voltar no final do dia para Cienfuegos.

Dia 19 – Ir após o almoço para Trinidad e passar a tarde lá (em uma das noites em Trinidad ir na balada na caverna)

Dia 20 - Ir até Playa Ancón, que fica ao lado de Trinidad.

Dia 21 - Ir pela manhã a Santa Clara e no final da tarde para Remedios, passando a noite lá.

Dia 22 – Ir de manhã para Cayo Santa Maria (ou Cayo Las Brujas, que fica mais próximo, no caminho).Passar o dia em Cayo Santa Maria (procurar explorar a Playa Periquillo, para aproveitar os coloridos recifes de corais e naufrágios que abundam nas águas pouco profundas).

Dia 23 - Passar a manhã e início da tarde nas praias e então ir para Remédios, passar o final do dia.

Dia 24 – Ir cedo para Havana.

Dia 25 – Dia em Havana.

Dia 26 – Aproveitar a última manhã, almoçar e rumar para o aeroporto.

 

Os três últimos dias em Havana podem ser manejados para acrescentarmos, na hora, outro dia em algum ponto de nosso interesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

zeclaudio, estou indo pra Cuba num período parecido com o seu. Vou estar lá entre os dias 2 e 17 de março.

 

Também vi essa diferença nos horários do por do Sol e acho que é horário de verão, sim. estarei lá bem nesse período de mudança brusca!

Sobre o seu roteiro, achei corrido também, mas vc deixou dois dias de lastro no fim, que daria pra ajustar as datas, caso algo saia do planejado durante os dias fora de Havana. Isso é importante. Pelo que entendi, vc tá focado em mergulhos e praias, mas não pensou em conhecer Santiago de Cuba?

 

Abraços,

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Ana! Pensei em conhecer Santiago de Cuba sim, bem como vários outros lugares de Cuba. Mas, infelizmente, se já está corrido do jeito que fiz imagine como ficaria se incluísse o outro lado do arquipélago na jogada? hehe Até Maria la Gorda e Viñales eu acabei cortando, pois ficaria fora de mão. Nesse roteiro que fiz as coisas ficaram mais ou menos no caminho, num círculo no centro de Cuba.

 

Com relação ao foco da viagem, não é em mergulhos e praias, mas certamente esses são pontos bastante essenciais (de 13 dias, 5 envolverão mergulhos e/ou snorkel). Pretendemos conhecer bastante da história, da revolução e de como vivem os cubanos (faremos isso principalmente em Havana, Santa Clara e Remédios). Mas mesmo nas regiões próximas à praia isso será possível (como em Cienfuegos e Trinidad).

 

Como está seu roteiro? Onde passará os dias 13, 14, 15, 16 e 17? Nessas datas você poderá pegar uma partida de Beisebol em Havana! Nós iremos no dia 15. E será um clássico nacional! Um confronto entre os Industriales (de HAvana) e o Santiago de Cuba, que são os melhores times de lá. Acho que é uma experiência legal (e parece que custa apenas 3 cuc). De repente vamos juntos ao jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olha, nunca conseguimos fechar um roteiro assim tão organizadinho como o seu. Vamos deixando a maré nos levar, mas deixamos pré-definido três "fases" da viagem (uma em Havana, outra nas redondezas de Trinidad e outra nas redondezas de Santiago de Cuba com uma esticadinha até Baracoa). Se der tempo, vamos para María La Gorda. Nossa ideia é ir de ônibus à noite (economizando estadia e tempo! rsrs) até esses destinos chaves e de lá alugar carro, ou táxi para conhecer as proximidades de cada local. Tenho alguns pontos que quero muito conhecer: Baía dos Porcos, Sierra Maestra e algum Cayo bacana (tô muito na dúvida de qual encaixar- só não quero Cayo Largo, ou Varadero, porque esses lugares me parecem ser outro país diferente de Cuba). Pelas tuas pesquisas, que cayo vc me recomendaria?

 

A ideia da partida de beisebol me parece bacana. Vamos nos falando! :)

 

Abraços,

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ana,

 

Eu tb havia pensado em pegar a estrada à noite, pra ter mais tempo durante o dia para conhecer os lugares. Porém, duas coisas me fizeram repensar: 1) várias pessoas recomendaram não pegar as estradas em Cuba durante a noite, pois são mal sinalizadas, irregulares e tem muito animal cruzando (acho que mesmo de bus seria ruim); 2) quero ver a estrada, para sentir um pouco da mudança de um local para outro, ver a natureza e tal.

 

No meu roteiro eu coloquei o Cayo Santa Maria apenas por uma questão de proximidade dos meus destinos. Mas vi bons comentários a respeito do Cayo Coco e Cayo Guilhermo! Cayo Largo acho que é interessante, porém é tudo muito mais caro, pois o acesso tem que ser por avião...

 

Dependendo de onde vcs estiverem nos dias em que coincidir nossa estadia em Cuba, podemos rachar uns táxis hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Claudio,

Estive em Cuba em set/2011 passei 4 dias em havana, 3 dias em trinidad e 3 dias em cayo santa maria. Queriamos conhecer a ilha, mas também relaxar, então optamos por passar mais tempo em poucos lugares.

1- Como em 3 dias já tínhamos visto bastante de Havana, no quarto dia fizemos um passeio de ônibus de 1 dia a Pinar del Rio, para conhecer a produção de charutos, achei que valeu a pena, se vocÊ estiver pensando em ir para aquela região, não deixe de passar por lá.

2- Em Havana, uma opção mais barata do que o taxi é o Coquito, um triciclo de fibra. Em Havana Vieja, é claro que vc não pode deixar de ir na rua Obispo e na Bodeguita del Medio. Me hospedei em Vedado, pois foi onde consegui indicação de uma casa particular. Foi legal, porque é um bairro residencial, não ficam te cercando para vender coisas, mas achei triste a noite, ninguem nas ruas, ficar na parte historica deve ser mais animado. O Hotel Havana Libre ficava em frente a nosas casa e foi um ótimo local para programar as viagens, alugamos carro, agendamos passeios, telefonamos, tudo por lá.

3- Se for comprar charutos, não adianta pesquisar preço, lá não tem concorrência, é tudo do governo. Aliás, isso serve para tudo o que quiser comprar.

4- O melhor lugar para ficar em Trinidad é, sem dúvida nenhuma, na casa do Sr. Miguel Suarez, um casarão lindo, super conservado, quase um museu da época dos engenhos de açúcar, dentro da parte histórica. Ele é super educado, uma pessoa encantadora, virou um amigo. Fizemos todas as refeições na sua casa, em um patio interno. O quarto é enorme, banheiro idem, e dão para esse pátio. A comida era deliciosa, quase sempre com direito a lagosta fresca e até vinho (o que é raríssimo nessas casas), pelo mesmo preço que vc pagaria qualquer refeição simples por lá (aliás, as refeições não costumam ser lá muito boas...) Se vc quiser, procuro o contato dele. Vi vários anuncios de casa por lá, mas vc vai ver que a maioria fica fora da parte historica, parece um favelão.

4- Na península Ancon (em Trinidad) tem uma marina, de onde sai um passeio para cayo blanco, uma ilhota onde podemos fazer snorkel em um recife de corais negos, com almoço. Foi um passeio super gostoso. Tem uma serra bem próxima (Toppes de Collantes), de onde pegamos uma trilha (que tb pode ser feita a cavalo) até uma cachoeira muito linda, foi o Sr. Miguel quem deu essa dica. Trinidad é uma cidade histórica, próximo está o vale de los ingenios, onde eles mantém um engenho turístico, com um mirante e uma lojinha, um passeio super rápido e bem bonito que conta um pouco da historia de Cuba. Em resumo, acho que vale a pena você passar pelo menos dois ou até mesmo 3 dias em trinidad, curtir esses lugares e a noite de lá, que é bem animada.

5- Fizemos a viagem toda de carro e foi excelente, as estradas passam pela maioria das cidades legais, não trocaria por ônibus nunca, pois o serviço de ônibus parece ser péssimo, com atrasos, o calor e os problemas com ar condicionado. Os cubanos não tem acesso sequer a um desodorante, então os locais fechados costumam cheirar mal... Conhecemos um casal que vinha de Santiago de Cuba e reclamou muito da viagem de onibus. Mesmo assim, deve tomar cuidado, porque, embora seja simples andar de carro, nem sempre a sinalização é certa e a situação das estradas é pessima, péssima mesmo, algumas chegando a estar interditadas. Então, procure se informar bem com os locais, antes de sair, para não perder a viagem. Lembro que perdemos 2h de viagem, de trinidad a Cayo Santa Maria, porque pegamos uma estrada interditada. Lembro também que tinha uma cidade, acho que Santa Clara, que na ida e na volta nos perdemos e não coneguiamos sair dela, só com ajuda dos moradores, surreal. Outro aviso que tivemos da pessoa que nos recebeu em Havana é para nunca dar carona a ninguém, nem aos amarillos. E, de fato, nós vimos dois golpistas pelo caminho. De toda forma, sobrevivemos e repetiríamos tudo.

6- Cayo Santa Maria é muito lindo, mas naquele esquema só resorts. eu fiquei no MEliá, é ótimo, apesar de não ser o meu estilo. De toda forma, acho que por lá não tem opção diferente e o Melia ofereceu um preço ótimo na época. Talvez teria aproveitado mais se tivesse ficado em Cayo Coco, que tem moradores, uma vida local... Cayo Las brujas tem um hotel mais barato, que estabva fechado na época.

7- Me arrependi de não ter ido a Isla de La juventud, uma amiga amou, disse que foi o melhor mergulho da vida dela, tem um ferry para lá, mas li que é péssimo, mas parece que de avião não é caro, parece sair o mesmo preço do ferry.

Espero ter ajudado.

bjs e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, FFRocha!

 

Com certeza ajudou! Ainda mais porque vc passou uma visão bastante diferente da maioria dos relatos que li aqui no Mochileiros e em outros lugares hehe É interessante ler uma visão diferente em vários aspectos.

Sobre Cayo Santa Maria, vc achou a praia interessante? CHegou a ir até a praia de Periquillo, onde dizem que é legal para fazer snorkel e mergulho? Chegou a mergulhar em algum lugar? E Las Brujas, é "do mesmo jeitão" de Santa Maria? Pq é bem antes, né? Então, se for igual, nem valeria a pena ir até a ponta em Santa Maria...

Pode me falar mais sobre esse passeio na Playa Ancón? Poderia dizer o custo deles e o que envolve?

Por fim, gostaria sim do contato do Sr. que te hospedou em Trinidad!

 

valeu, meu caro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal que ainda não conhece o Cuba Junky.

 

http://www.cuba-junky.com/

 

É de uma holandesa que curte a ilha e no site tem muitas dicas sobre a ilha, bem como as casas particulares que a gente tanto procura, com telefone/e-mail de contatos dos proprietários.

Ela tem página no face também com muuuuuuuitas fotos de lá, principalmente das casas particulares. Vale a pena dar uma olhada, assim dá pra se programar melhor

Até

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...