Ir para conteúdo

Barra Grande do Piauí - fui, vi e me surpreendi


Posts Recomendados

  • Membros

Eu fiz a viagem para Barra Grande do Piauí em 2010. Até então, nunca tinha ouvido falar do litoral piauense. Foi uma deliciosa surpresa. Barra Grande foi descoberta pelos gringos há alguns anos, mas continua sendo desconhecida da maioria dos brasileiros. É hoje um dos points mundiais de kitesurfe. Ela fica a mais ou menos 5 horas de carro de Teresina. Lembra muito Jericoacoara, no Ceará, mas é menos desenvolvida para receber quem procura conforto e sofisticação. Praia longa, de areia fininha e fofa, mar calmo, sol e muito vento. A alta temporada no vilarejo é de agosto a outubro, quando as areias são invadidas por estrangeiros e o mar fica tomado por kitesurfe.

 

DSCN2676.JPG

 

Eu estive em Barra Grande em maio e estava tudo bastante deserto. Muito pouco movimento. Tudo é bem rústico. Não há grande infraestrutura. As pousadas estão concentradas basicamente em uma só rua, tem alguns bares e restaurantes. Definitivamente é um lugar para quem procura sossego. Não precisa de carro para se locomover no povoado. O ideal é fazer tudo a pé.

 

DSCN2838.JPG

 

Como a maioria das praias isoladas, chegar até Barra Grande não é simples. São cinco horas de viagem de carro a partir de Teresina. De ônibus, o caminho é ainda mais demorado. Por incrível que pareça a estrada é ótima. Asfalto e sinalização, novinhos. O problema são os animais. Eles estão por toda parte. Um convite a acidentes. Bode, vaca, cachorro, jegue, cavalo...

 

DSCN2498.JPG

 

O passeio que mais gostei foi a visita ao Delta do Parnaíba. Tem que ir até a cidade de Parnaíba e, de lá, pegar uma lancha que faz o passeio regular pelas ilhas do arquipélago. É uma imensidão de dunas e mangues. O que achei interessante foi a diversidade de paisagens. Minutos depois de sair das dunas, seguimos alguns igarapés e já estávamos num cenário completamente diferente, com mangues e caranguejos aos montes.

 

http://caminhosdasilvia.blogspot.com.br/2010/06/barra-grande-do-piaui-um-paraiso-entre.html

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...