Ir para conteúdo

Mais dois nomes no clube dos 14 “8000m”


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

FONTE: Desporto

http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1381856

 

O cazaque Denis Urubko e o alemão Ralf Dujmovits juntaram-se ao restrito clube de alpinistas que já conseguiram escalar todas as 14 montanhas do mundo com mais de 8000 metros de altitude. A lista que está na mira do português João Garcia (12 cumes) passou a ter 16 nomes, dos quais apenas metade conseguiram as suas ascensões sem utilizarem oxigénio artificial.

 

Urubko chegou ao cume do Cho Oyu (8201m) na terça-feira 15, completando, aos 35 anos, o “Grand Slam” do alpinismo. Na segunda-feira, 20, Dujmovits, 47 anos, coroou o Lhotse (8516m) e juntou o seu nome à lista. A proeza é semelhante (embora o alemão tenha utilizado oxigénio por uma vez e o cazaque nunca o tenha feito), mas os estilos são bem diferentes: Dujmovits é um escalador mais conservador, Urubko um verdadeiro aventureiro – nos seus 14 “8000” inclui três novas rotas e uma expedição no Inverno.

 

O primeiro homem a conseguir escalar todas as montanhas mais altas do planeta foi o italiano Reinhold Messner, em 1986. Um ano depois, o polaco Jerzy Kukucza igualou o feito (com nove novas rotas e quatro invernais!). O mais novo a conseguir o “Grand Slam” foi o mexicano Carlos Carsolio (33 anos).

 

A lista inclui três italianos, três sul-coreanos, dois espanhóis, dois polacos e há mais seis nacionalidades representadas.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...