Ir para conteúdo

Egito com direito a cruzeiro pelo Nilo e voo de balão!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi gente,

 

Vou começar a contar devagarzinho mais um sonho realizado!! A minha viagem para o Egito foi maravilhosa!! Foi entre julho e agosto de 2008.

Diferente de todas as minhas viagens até agora, essa foi através de pacote turístico, mas não me arrependo de jeito nenhum!!! Acho que não teria aproveitado tanto quanto aproveitei se tivesse ido sozinha!

Segue o meu roteiro:

 

18/07 - sexta - Londres->Cairo

19/7 - sábado - Cairo

20/07 - domingo - Cairo

21/07 - segunda - Aswan, cruzeiro no Nilo

22/07 - terça - Abu Simbel, cruzeiro no Nilo

23/07 - quarta - Cruzeiro no Nilo

24/07 - quinta - Vôo de balão, Luxor

25/07 - sexta - Luxor

26/07 - sábado - Dahab

27/07 - domingo - Dahab

28/07 - segunda - Dahab

29/07 - terça - Dahab

30/07 - quarta - Dahab

31/07 - quinta - Dahab

01/08 - sexta - Cairo

02/08 - sábado - Cairo

03/08 - domingo - Cairo

04/08 - segunda - Cairo

05/08 - terça - Cairo->Barcelona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

PRIMEIRO DIA – SEXTA – LONDRES –> CAIRO

 

Não posso começar meu relato sobre o Egito sem dizer que é a realização de um sonho! Há alguns meses parecia algo tão impossível, tão distante e tão difícil (uma dor de cabeça com relação a validade do passaporte e do visto do Reino Unido)... Mas de repente tudo mudou e virou uma realidade mais que possível!!! To agora no Cairo começando meu relato sobre essa civilização tão antiga!

Essa viagem não vai se encaixar exatamente numa viagem mochileira porque resolvi fazer uma viagem através de pacote turístico, pelo valor tão baixo cobrado e por ter tudo aquilo que eu queria fazer no Egito, desde cruzeiro no rio Nilo a acampamento no deserto. Outro motivo da minha decisão de utilizar empresa foi simples: não teria tempo de programar uma vez que meus últimos meses em Londres seriam super corridos (e foram mais do que eu imaginava). Depois de ver tudo isso resolvi vir apoiada pelo meu ex-namorado e nem tão aprovada no início por minha mãe!

A viagem começou, para mim, na quinta-feira, dia 17! Sai de casa umas 23:30 em direção ao aeroporto porque meu vôo era as 6h da manha e eu não queria pegar ônibus noturno, preferi dormir no aeroporto. É uma comédia porque quando cheguei lá um funcionário do aeroporto já me disse para subir para o primeiro andar e quando cheguei descobri o motivo: tinha já uma galera dormindo nos bancos e no chão e com o passar na noite a quantidade de gente foi aumentando ainda mais! Eu não consegui dormir tão bem quanto achei que seria possível porque tava preocupada com minha mala, se não fosse isso acho que apagaria... Mas não foi isso que aconteceu! Eu compensei dormindo praticamente o vôo todo!

Meu vôo foi pela Alitalia. O check-in começava as 4:20h e quando eu desci para a área de check-in já estava lotado! Não só de passageiros do vôo das 6h como também dos vôos seguintes e das outras empresas também! Uma doidera!! Difícil de se entender no começo... Quando foi chegando perto da hora os do vôo de 6h foram passados na frente (inclusive eu) e deu tudo certo com relação a horário. Um pouco depois das 5h da manha já estava no embarque, depois da parte da segurança. Só que o meu portão de embarque ficava atrás de uma porta que tava trancada, daí tinha um monte de gente parecendo uns retirantes no chão esperando chegar alguém da Alitalia para abrir a porta. Beleza. A entrada no avião foi tranqüila e no horário, mas o vôo... Deus me livre! Primeiro que tinha uma mulher com 2 filhos que pegou logo meu lugar na janela e me deu o lugar dela no corredor para que ela ficasse perto dos filhos! Fiquei chateada, mas não tive coragem de dizer a ela que não aceitaria a “troca” porque os meninos eram pequenos... É que eu durmo melhor se estiver na janela porque me encosto e ai apago mesmo! Outra coisa, tinha muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitas crianças no vôo!!! E elas estavam todas atacadas, chorando horrores! Também, com o vôo as 6h da manhã, não devem nem ter dormido... Tadinhas! E a última pior de todas! Nós embarcamos no avião e já estávamos todos sossegados achando que ia levantar vôo quando o piloto anuncia que estavam esperando o último carregamento chegar no avião para podermos voar! Nunca vi disso! Se ainda faltavam malas ou o que quer que fosse que ficássemos no aeroporto que é muito mais confortável, não é? Nessa brincadeira fomos levantar vôo mesmo as 6:40h!! Um tempo enorme esperando... Demorou tanto que apaguei antes de levantar vôo e quando acordei achei que ainda estávamos no chão... Só percebi que estava enganada quando vi pela janela do avião tudo azul: céu! kkk

No aeroporto de Roma não precisa passar pelo controle de passaporte se vai pegar outro avião (o que me surpreendeu), fica já na área de embarque ate o próximo vôo. No meu caso a espera era (se tornou com o atraso) de 1:30h. Já achei meu portão e fiquei esperando sair o vôo só que trocam o portão e eu demorei a perceber – minha cara isso mesmo! Tinha mais 3 brasileiros vindo para o Egito, mas sem agência que eu tentei puxar conversa no aeroporto, mas eles nem deram liberdade, daí deixei de mão. No vôo para o Cairo a mesma coisa: ficamos um tempão dentro do avião sem que fosse liberado levantar vôo, resultado, mais 30min de atraso.

Agora eu vou contar a minha maior sorte de todas! Quando desembarcamos, passa pelo duty free e logo depois tinha um monte de gente com nome de empresas esperando o pessoal e a minha empresa tava lá, claro, só que não esperando por mim!!!!!! A agência de Londres não passou os dados da minha chegada e o carinha tava lá esperando uma outra menina e não eu! Se não fosse a previsão dela chegar no mesmo vôo que eu, eu tava ferrada porque não ia ter ninguém me esperando naquele aeroporto confuso!!! O bom dele tá me esperando dentro é que ele mesmo pegou meu passaporte, pegou a fila para pagar pelo visto (90 libras egípcias ou 10 libras esterlinas ou 15 dólares americanos), me levou ao guichê da imigração e depois para a esteira rolante para pegar minha mochila. Claro que da para fazer tudo sozinha, mas foi uma delicia ter quem fizesse para mim! Saímos do aeroporto de ônibus e tinha outra pessoa esperando num carro para me levar para o hotel O que me pegou no aeroporto voltou para o aeroporto para pegar mais gente, provavelmente a menina que ele tava lá para pegar originalmente visto que hora nenhuma ela apareceu!

Saindo do aeroporto tem aquele mundo de gente esperando as pessoas que estão chegando (não sei se para oferecer serviço ou parentes e amigos, mas é gente demais!). Fiquei imaginando como seria se tivesse que passar sozinha por eles para achar minha agência ou se tivesse que chegar sozinha no hotel! E para dar mesmo a certeza que estava no Egito, o calor! Muito quente!!!! Eu estava esperando que estivesse quente, mas não tanto!! E olhe que o cara que me pegou no aeroporto disse que o dia nem estava tão quente, quero saber o que é quente para eles então!

A pessoa que me levou para o hotel era muito comedia! Ri demais com ele. Não me lembro mais do primeiro nome, mas o sobrenome era Aladin e eu comecei a cantar a musica do desenho da Disney e ele morria de rir! Daí teve uma hora que ele me mandou fechar os olhos e quando me deixou abrir advinhem?? Estávamos passando as Pirâmides de Giza!!! Nossa, muito doido!! Parece mentira!!!

Fiz o meu check-in já com o pessoal da agência, nem fui no balcão do hotel. Paguei o “local payment” e o extra de chegar um dia antes e um porter me levou para meu quarto. Sempre me foi dito que era hotel 5 estrelas para o padrão do Egito, mas eu me assustei... O quarto não era bem o que eu tava esperando... Mas quem importa?? Estava no Egito!!!!!

Dormi super cedo por conta do cansaço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

SEGUNDO DIA – SÁBADO – CAIRO

 

Até que acordei cedo, mas tava exausta da viagem, e como não tinha planos de ir para o centro, resolvi ficar na minha preguiça mesmo. Depois do café-da-manha tinha resolvido ficar um pouco no quarto lendo meu guia sobre o Egito, mas o camareiro veio aqui e eu resolvi sair e curtir a piscina do hotel. Foi o melhor que fiz porque aqui é quente de verdade!!! Mas eu também não queria molhar o cabelo para poder aparecer com o cabelo bonitinho nas fotos nas pirâmides amanhã. rsrsrs

Resultado, fiquei o tempo todo na sombra, mas mesmo assim tive que entrar na água para me refrescar! Muito calor!!! Comi uma pizza na piscina e fui me arrumar porque às 18h tinha reunião com o guia e o resto do grupo para falar da programação. A excursão começa hoje. Eu cheguei ontem por questão de preço e horário de vôo mesmo!

A reunião foi tranqüila e todos os detalhes foram passados, principalmente o fato de que vamos madrugar quase todos os dias! E também os opcionais foram oferecidos e a decisão tem que ser feita até o dia seguinte a noite, antes do embarque para Aswan. O problema é que eu não sabia que só poderia pagar no dia seguinte e já fui para resolver isso de uma vez e aproveitei para perguntar sobre o acampamento no deserto já que no programa que tinha na mão não o mencionava. Foi ai que descobri que meu pacote não incluía o acampamento no deserto.

Como assim não inclui?????? Nossa fiquei furiosa e o carinha pediu para ver meu vaucher. Fui no quarto pegar e vi que eu tava com o vaucher de sem o acampamento mesmo, mas não foi isso que pedi quando paguei!! Eu disse claramente que queria com o acampamento no deserto! Voltei na recepção já pronta para brigar, mas sabia que o carinha não tinha nada a ver, que a culpa era da agência em Londres e minha por não ter conferido o vaucher. Mas mesmo que tivesse conferido não ia perceber uma vez que são tantos nomes e não repararia a diferença. Daí eu, pirada pois já tinha acontecido o lance de não terem confirmado o horário do meu vôo, voltei para a recepção do hotel bufando. O carinha foi na maior tranqüilidade checar os valores dos dois passeios e disse na maior que eu podia fazer o acampamento pois era o mesmo valor e amanhã me entregaria um roteiro novo, com o meu itinerário. Vocês acreditam que foi fácil assim? Não né, nem eu! Mas mesmo assim a raiva do pessoal de Londres não passou e assim que eu voltar para casa vou escrever uma baita de uma reclamação porque isso não se faz! Esse tipo de erro é inaceitável!!! Já pensou se não tem ninguém para em pegar no aeroporto? Já pensou se não pode mudar o tour por qualquer que seja o motivo?? Ia estragar boa parte da minha viagem!! Bom, mas não foi isso que aconteceu e agora já estou mais tranqüila pois vou fazer aquilo que queria desde o começo!

Hoje a noite teve um opcional de cruzeiro no Nilo com dança do ventre e outra dança típica daqui, mas desde ontem já sabia que não faria esse por achar que o preço não vale a pena (12 libras esterlinas) e também por saber que tenho que acordar cedo amanhã para ver as famosas pirâmides!!!!

Até a hora que fui dormir a menina que vai dividir o quarto comigo não tinha chegado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

TERCEIRO DIA – DOMINGO – CAIRO

 

O dia hoje tava marcado para começar às 9h da manha, para ver as pirâmides de Giza e a Esfinge. Então tivemos que tomar café e fazer o check-out antes disso. Pedi o meu programa para o responsável e ele me deu tudo o que eu há tinha, menos o novo roteiro incluindo meu acampamento no deserto. Falou que ia pegar e me dava no final do dia, mas isso nunca aconteceu. Sempre me enrolando e tal. Check-out feito o grupo (tinha umas 50 pessoas) foi dividido entre o pessoal que ia fazer o cruzeiro (9 pessoas) e o pessoal da feluca e hotel (umas 40). Como eu ia fazer o cruzeiro, fiquei no grupo menor, com um guia muito bom, animado e com inglês legal – os de depois eram terríveis! Foi ótimo ter o grupo pequeno, 3 casais (inglesa/país de gales, 2 australianos e 2 escoceses) e mais 2 brasileiros e eu! O pessoal é muito massa e divertido e, como éramos poucos, no momento que chegamos para fazer o cruzeiro já estávamos todos entrosados, conversando horrores e morrendo de rir com as besteiras uns dos outros. Foi excelente!

Voltando ao que fizemos no dia de hoje. Saímos as 9h no grupo pequeno para visitar as famosas pirâmides, mas não inicialmente aquelas grandonas e tão famosas. Tivemos uma explicação rápida sobre o Egito e visitamos os modelos de pirâmides usados antes de chegar ao modelo que todos conhecemos.

Só uma breve explicação do motivo dos egípcios construírem as pirâmides. Segundo a cultura deles, havia vida após a morte e como o corpo é o abrigo da alma, o corpo deveria ser preservado para a ressurreição. Antes da construção das pirâmides os nobres e faraós eram enterrados em valas comuns na posição fetal, mas os animais selvagens conseguiam desenterrá-los e os comiam. O que era um problema, uma vez que o corpo fosse destruído. A partir daí é que as pirâmides foram surgindo. O corpo era mumificado e colocado na terra num local bem fundo para ficar livre dos animais selvagens ou mesmo de seres humanos e acima deles havia uma estrutura que abrigaria tudo aquilo que a pessoa necessitava na vida terrena, pois se ela precisava na vida, precisaria também na pós-vida.

A primeira pirâmide a ser visitada foi a de um padre, que era na verdade uma caixa retangular e não uma pirâmide propriamente dita, com as suas salas de oferendas, as escrituras nas paredes e o mausoléu bem fundo (não visitamos, fechado). Não é permitido tirar foto dentro da pirâmide e os responsáveis pelo lugar ficam mesmo em cima! Mas depois de perceber que os brasileiros queriam muito, um dos carinhas deixou Lílian (a brasileira) tirar quantas fotos ela quisesse para pedir ao tão famosa gorjeta. Ela deu e ele reclamou e Ricardo (o brasileiro) deu mais e mesmo assim ele não ficou satisfeito. Levou um monte e os meninos ficaram chateados. Eu não vi nada disso acontecer, pois já estava do lado de fora. O que se diz é que muitas das regras no Egito existem somente para que uma propina seja cobrada para quebrar a regra, desde fazer vista-grossa para fotos que não podem ser tiradas até abrir templos fora do horário de visita.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726105508.jpg 500 375 Titi Pyramid] Tuti Pyramid. As paredes ainda estão extremamente bem conservadas.[/picturethis]

 

Logo em frente tinha uma outra pirâmide que mais parece um monte de areia feito em praia – só que em escala muito maior, lógico. Nessa tivemos a oportunidade de descer agachados, caminhar lá dentro, ver um caixão e voltar. Essa era só isso, nem cheguei a ver sala de oferendas tão comum em todo o Egito antigo.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726105253.jpg 281.25 375 Egito]Nessa foi possível descer! Mas nada recomendável aos claustrofóbicos. [/picturethis]

 

A próxima parada foi a Estepe Pyramid (não sei exatamente como seria a tradução para o português – pirâmide de escada??). Um dos súditos se ofereceu para construir a melhor tumba para seu faraó e saiu com a idéia de colocar degraus acima dela, mas ele teve que acrescentar mais degraus uma vez que o faraó queria que ela fosse alta o suficiente para que todos vissem de onde quer que estivessem. E foi assim que começou a “onda” das pirâmides. Quando terminou a explicação, tivemos tempo livre para fotografar e observar o lugar. Chegamos em um ponto onde tinham vários camelos e burrinhos. Apareceu um cara e quando soube que éramos brasileiros disse que podíamos tirar fotos de graça (mesmo a gente dizendo que não queria), mas ele ganhou os meninos pela insistência. Depois de varias poses e fotos ele queria de qualquer forma dinheiro dizendo que não era para ele e sim para o burrinho e ficou enchendo o saco por conta disso ate que conseguimos vazar – ainda bem que eu não tirei foto nenhuma, só estava esperando os meninos. Ele veio seguindo a gente um tempão e fazendo o escândalo, vê se pode??

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726105755.jpg 500 375 Estepe Pyramid] Estepe Pyramid. Não sei se é possível visitar por dentro, nós não entramos. Existem outras coisas para se ver ao redor, com as devidas explicações históricas.[/picturethis]

 

Seguimos então para as pirâmides que conhecemos mundo afora! As pirâmides de Giza! Nossa! Elas são muito grandes!!!! Um pouquinho sobre elas. Ainda não é certo como foram construídas uma vez que os blocos usados nelas são extremamente pesados, mas diversas teorias existem... Mas o que intriga são as dimensões: acredita-se que tenham sido usados mais de 2.300.000 blocos com pesos variando entre 2,5 ate 15 toneladas!! A construção da pirâmide não levou muito tempo e não foi feita de forma continua. As pessoas eram chamadas a trabalhar nelas (não eram escravos) no período da seca em troca de abrigo e comida e aqueles que vinham tinham orgulho disso, pois eles tinham o faraó como o representante de Deus na terra. E pensando que a construção se dava na época em que não tinha trabalho, o faraó foi o primeiro a resolver o problema do desemprego na história da humanidade!!!!! Foi feito um levantamento e descobriu-se que com a quantidade de blocos usados na pirâmide do faraó Quéops (conhecida com Great Pyramid) é suficiente para fazer um muro ao redor da Franca com 3m de altura e 1m de largura ou cobrir 2/3 do Equador num muro de 1m de altura por 1m de largura!

São três as pirâmides de Giza, sendo a do faraó Quéops a que aparenta ser mais alta, sendo que na verdade ela não é! A do seu pai, a única que ainda tem no topo a cobertura original de limestone é a mais alta. Depois de colocar o corpo do faraó a pirâmide era coberta com uma fina camada de limestone para dar uma cobertura linear e brilhante, mas praticamente tudo foi roubado e usado em construções, somente um pedacinho restou em somente uma das pirâmides.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726110108.jpg 500 375 Giza Pyramid]Giza Pyramid. Na foto não dá para ver, mas cada pedra é maior que eu!!!!![/picturethis]

 

Depois da parada para foto, fomos para o local de onde é possível tirar foto panorâmica pegando as três pirâmides juntas.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726110316.jpg 500 375 Giza Pyramid]Visão panorâmica.[/picturethis]

 

Lá montamos em uns camelos para darmos uma “voltinha”. Somente Ben (australiano) e nós brasileiros fizemos o passeio que durou cerca de 20 min e nos deixou atrás da terceira pirâmide. Foi legalzinho, mas é programa para turista mesmo! Meu caso! E vou só dizer – dá um medo quando o camelo se levanta...

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726110500.jpg 500 375 Giza Pyramid [b:eb2dg70r]Passeio de camelo nas pirâmides, tem programa mais de turista do que esse??[/b][/picturethis]

 

Pegamos nosso ônibus novamente e fomos para a Esfinge onde pudemos tirar mais algumas fotos. Diz-se que a esfinge – estatua com corpo de leão e cabeça de gente – está ali para guardar as pirâmides, mas algumas de suas partes já estão destruídas. O nariz e a serpente na cabeça são algumas dessas partes e ninguém sabe como desapareceram, sendo o nariz algo particularmente intrigante. Alguns dizem que foi Napoleão, outros que foi em alguma das invasões porque nariz era o símbolo de força e outros dizem que lá era um campo de treinamento e que quebraram o nariz por acidente.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726110716.jpg 500 375 Esfinge]Esfinge com uma das pirâmides atrás, é pertinho!![/picturethis]

 

Saindo de lá almoçamos num buffet bonzinho, mas certamente inflacionado por ter sido levado por um guia e fomos então para a perfumaria. Tivemos uma pequena explicação sobre a extração das essências da flores, pudemos experimentar algumas e depois, lógico, veio a venda das mesmas. São essências maravilhosas e eu não resisti comprar a da flor de lótus para mim, o frasquinho menor por 200 libras egípcias, que corresponde a mais ou menos 20 libras esterlinas. Evidentemente, toda a compra gera a devida comissão para o guia, mas fiquei feliz com minha aquisição.

Depois desse dia cheio voltamos para o hotel onde tivemos disponibilizado um quarto para tomarmos banho e as 21h nos encontramos novamente no lobby para irmos para a estação pegar nosso trem para Aswan. O trem que estava previsto para 22:15h só chegou as 22:45h e, segundo o guia, isso é normal! Não há um horário certo para nenhum trem no Egito. Segundo o pacote, pegaríamos um trem de primeira classe com assentos reclináveis, mas a divisão de classes não é exatamente o que estamos acostumados. Então é entrar no clima e aproveitar.

Sobre a viagem, conto amanha...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Me esqueci de dizer, antes de irmos pegar o trem para Aswan, o pessoal do tour me disse que é possível ver as pirâmides do último andar do hotel e ter um por-do-sol maravilhoso. As fotos não refletem a real beleza, mas aí vai uma...

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726112042.JPG 500 375 Legenda da Foto]Do último andar do hotel.[/picturethis]

 

Mais uma...

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726112114.jpg 281.25 375 Legenda da Foto]Dispensa comentários...[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Esqueci mesmo de falar o mais importante... Os gastos!

Vou colocar os gastos até aqui...

Como eu comprei em Londres, vou colocar o valor em libras esterlinas (GBP) e os gastos de lá do Egito em libras egípcias (EGP)

 

Pacote turístico = 319 GBP (para pacote de 15 dias pagos na agência em Londres) e mais 90 GBP (quando chega no Egito)

Passagem aérea = Não lembro mais, saindo de Londres e voltando para Barcelona pela Alitalia, a mais barata que tinha

Visto = 10 GBP (paga no aeroporto do Cairo)

Noite extra = paguei mais uma noite porque cheguei antes, mas também não estou lembrada quanto foi, se lembrar coloco aqui!

 

Na reunião, foi oferecido um jantar num barco, com dança do ventre e tal. Não fiz (depois soube que não valeu a pena), mas custava 12 GBP...

 

Os passeios do terceiro dia:

Giza Pyramid = 50 EGP (para as Pirâmnides de Giza e Esfinge)

Pirâmide de Sakkara = 50 EGP (metade para estudante) - uma das pirâmides que fomos não tinha que pagar, mas não lembro qual...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

QUARTO DIA – SEGUNDA - ASWAN

 

Chegamos em Aswan depois de 16 horas de viagem. Mortos e quebrados! Existe a opção de ir para Aswan de trem leito, mas tem que pagar esse opcional ainda em Londres e eu achei que era bobagem, que não precisava. Se puder pagar para ir deitadinho, dormindo a noite toda, pague porque o trem sentado é desconfortável demais!!!

Quando chegamos em Aswan, o nosso guia já estava esperando na estação, nos pegou e levou para fazermos o check-in no navio, pois nosso pacote incluía 3 noites num cruzeiro. O navio 5 estrelas é padrão egípcio, mas bem limpinho e com programação para todas as noites. Como nosso grupo era de 9 pessoas, eu acabei ficando sozinha na cabine e foi o máximo! Eu que achei que ia ter que dividir acomodação com um pessoa desconhecida o tempo todo, só dividi uma noite em Luxor e mais nada! Foi ótimo!!!

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726120155.JPG 500 375 Legenda da Foto]Navio Zeina[/picturethis]

 

Almoçamos e saímos para visitar os pontos turísticos de Aswan porque o navio sairia no outro dia cedinho. Fomo no Philae Temple (40 EGP – metade para estudante) e aí começamos a ver tudo aquilo que imaginamos do Egito, construções gigantescas, paredes esculpidas, esculturas gigantes!!! Nossa, não dá para falar nem demonstrar por fotos! Só mesmo vendo para crer!!!

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726120341.jpg 500 375 Legenda da Foto]Philae Temple - repare como as pessoas lá no fundo da foto são pequenininhas em relação à construção![/picturethis]

 

Não entramos para ver o Unfinished Obelisc porque o guia disse que não valia a pena (25 EGP), mas fomos no High Dam (8 EGP). Esse último é uma represa gigantesca que foi feita com a ajuda de uns países (não lembro mais quais) e que inundou uma parte onde havia muitos templos. Eles tiveram que ser desmontados e transferidos. Achei um programa bobo ir na represa, nem tenho foto...

De noite, havia o opcional de ir a um jantar Núbio (8 GBP), um povo que mora nessa região do Egito. Foi um passeio interessante, divertido, mas eu esperava algo diferente. Foi legal ir na casa deles, ver que as mulheres nem vem para a sala, só mesmo na hora de servir e limpar e, no final, apareceu uma oferecendo tatuagem de henna. Mas valeu a pena pelo diversão. A ida e a volta tem que ser feita em barquinhos, pois as casas, pelo que entendi, ficam em ilhas. Na volta os Núbios fizeram uma apresentação com música e dança bastante divertida!

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726120606.jpg 500 375 Legenda da Foto]Nubian Dinner.[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Desde Cairo os opcionais já tinham sido oferecidos, mas vou falando os preços à medida que eles forem aparecendo no roteiro. Abu Simbel foi um deles. E vou logo dizer, um dos melhores passeios!!! Não foi o opcional mais caro, mas é o imperdível se você só quer (ou pode) fazer um! Custou 45 GBP.

Nesse dia começamos a acordar cedo e não paramos mais! Saímos do navio às 4h da manhã porque o templo é bem longe, se não me engano, são 4h de viagem até chegar lá! Vale cada minuto de viagem e cada centavo pago! Primeiro o guia explica aquilo que a gente vai ver porque os guias não podem explicar nada dentro dos templos e o que mais me impressionou foi saber que aquela enormidade foi transferida de um lugar para outro porque com a construção da represa o local que ele se encontrava ia ser inundado. Tem explicações de como foi feito o trabalho e é quase impossível acreditar que eles realmente transferiram o templo de um lugar para outro! É proibido tirar fotos lá dentro...

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726122413.jpg 500 375 Legenda da Foto]Abu Simbel, olha o tamanho desse templo, gente!!![/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726122522.jpg 500 375 Legenda da Foto]Esse é "menorzinho".[/picturethis]

 

Depois que voltamos de Abu Simbel foi que o navio partiu. Até o momento estava só atracado...

Depois de um pouco navegando, o navio atracou novamente para visitarmos Kom Ombo (25 EGP – 15 EGP para estudante).

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726122712.JPG 500 375 Legenda da Foto]Kom Ombo.[/picturethis]

 

De tardinha nada melhor do que relaxar na piscina e depois ver um por-do-sol maravilhoso!!!!

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726122955.JPG 500 375 Legenda da Foto]Não está presente o grupo todo e esse mais à esquerda é penetra! Faltam os escoceses (como sempre não se juntavam a nós) e a australiana que tirou a foto.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20090726123119.JPG 500 375 Legenda da Foto]Dispensa comentários...[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...