Ir para conteúdo

mochilão bate-volta - Sta Cruz de la Sierra - Uyuni (economico) maio/2015


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal! IMG_0966.JPG.69e4da5873d011cea46af40e8b686dd0.JPG

 

Antes de partir para o meu mini mochilão.... pesquisei muito e estudei mt os roteiros para o deserto do Uyuni. Senti falta de informações sobre viagens curtas, de poucos dias "um bate- volta" ,mesmo assim trazendo na bagagem um monte de experiencias incríveis na mochila.

 

Então... espero q seja de alguma ajuda este relato para aqueles que tem um tempo curto, como um feriado prolongado , ou ate mesmo um fds... ou principalmente din din curto! Aproveitando o máximo da viagem.

 

Como meu caso ::tchann:: estudante de medicina, tempo curto e dinheiro pouco sobrando (rsrsrs), e muita vontade de conhecer este mundão a fora. Relatarei meu MINI MOCHILÃO , o mais inesquecível lugar: DESERTO DE SAL UYUNI.

 

Eu e meu companheiro de mochilão meu namorado, aproveitamos o feriado prolongado do dia 1 de maio de 2015 ( dia do trabalhador,sexta-feira). Como eu disse antes, sou estudante , e estudo em Santa cruz de la Sierra -Bolivia. podemos dizer q já estamos um terço de vantagem para seguir ao nosso destino. E nosso trajeto foi todo de busão,( para economia).

 

Para nao nos perdemos...o trajeto em geral foi: Sta Cruz - Sucre-Potosí -Uyuni- Sucre - Sta Cruz

Dia 29 de Abril: 19:00h - saída de Sta Cruz

Dia 30: +- 6:00 h Sucre, 9:00h Potosí, 18h Uyuni

Dia 1: Deserto de Sal. Lagunas

Dia 2: laguna Colorada , Gueiseir, Aguas termales, Uyuni 16h

Dia 3: 5:00h Sucre

Dia 4: Sta Cruz 6:00h

 

Saímos da rodoviária Bi Modal na quarta feira . A passagem foi 80 bolivianos cada, direto para a cidade de Potosí. (não para Uyuni). Como dica, sempre bom pechinchar o preço pq varia ate 150bol sendo q as frotas que saem são quase todas parecidas, aparentemente com ônibus velhos, e semi camas. Algumas trocam o ônibus na cidade de Sucre. Pegamos a empresa Tapiza direto para Potosí. A estrada ate sucre é bem sinuosa, escura, farois contra e com desfiladeiros ao lado... faz parte da aventura! ::ahhhh:: ( não dormiamos .. desmaiavamos kkkk) ::mmm:

Passamos por Sucre pela manhãzinha, e seguimos ate Potosí, descemos na Rodoviária Nova, muito bonita e bem estruturada. A cidade de Potosí está construida em um vale ,a mais ou menos a 4.060 m a nível do mar. Além do cansaço pela altitude, a cidade é cheia de ladeiras e descidas bem íngremes. Pegamos algumas informações na rodoviaria e subimos em um micro para o centro ( 1,50 bol)

Conhecemos um pouco da cidade, onde tem uma praça principal mt bonita,igrejas , e perto a famosa Casa da Moeda, e minas . Não tivemos tempo de conhece-lá pelo tempo e pq estava fechada para o almoço. Andamos para conhecer um pouco(a essa altura já tive q me socorrer com o remédio para mal de altura), comemos e bebemos uma cerveja artesanal da cidade a Potosina. O clima é bem seco, e fresco. Depois fomos a rodoviária VELHA onde saem os ônibus para Uyuni. As 14 h partimos para lá. Passagem: 40 bol

 

Chegamos ao entardecer em Uyuni, uma bela paisagem (rederam umas fotos bacanas).Logo ao desembarcar do ônibus já somos abordados por varias pessoas oferecendo hospedagem e pacotes turísticos.E optamos pelo q nos mais chamou a atenção, o preço do pacote de turismo batia com o pesquisado, então não saimos a procura de outra agencia. tentamos pegar o mais completo com menos dias e mais barato! q foi de 2 dias e uma noite. De 800 para 700 bolivianos cada (pechinchando), com refeição completa e a hospedagem do outro lado do deserto. ( eu achei ideal)

Então fomos a procura de um lugar para dormir na cidade de Uyuni e conhecer a cidadezinha. Um quarto matrimonial 120 bol, banheiro comunitário(bem limpo)e sem café da manhã ( tomaríamos no tur). Andando por lá conhecemos a Praça do Relógio onde tem diversos restaurantes, com uma grande variedade de comidas, e escolhemos ficar em um restaurante bem aconchegante com bastante gringos. Para comer, um lanche de hamburguer de llama e uma pizza (Delicioso! melhor pizza q ja comi!)

 

Saimos para o nosso tur as 6h da manha, para nos juntar a um grupo q já tinha saido no dia anterior. Mas primeiro nosso chofer/guia nos levou para conhecer os MONTONES DE SAL, no vilarejo de COLCHANI, e logo seguimos para o Hotel / Museo de Sal, onde tem o monumento feito de sal do DAKAR. Não podia ser mais do q perfeito a paisagem do nascer do sol em meio a uma imensidão de chão branco de sal. Depois atravessamos o infinito branco para um vilarejo encontrar a outra parte do grupo onde passaram a noite.um hostal todo de sal, as paredes as camas, mesas, e cadeiras. E tomamos o café da manhã varado de fome. Tudo mto bem servido ( paes, iogurt, cafe, leite, bolachas, geleia). Conhecemos mais quatro amigos de viagem, 2 iraquianos e um casal de ingleses.(não me recordo mais os nomes) ::putz:: E nos preparamos para outra parte do passeio, trocamos de carro e o guia. Tudo é bastante distante um ponto do outro, em torno de 1h de viagem. Fomos a um MIRADOR ,depois conhecemos a LAGUNA Hedionda, com uma linda vista para um lago cristalino com flamingos e montanhas com picos nevados, depois a outra laguna , Honda, onde o chofer arrumou o nosso almoço a beira do lago. ( arroz, macarrao, legumes e frango, nada mt saboroso ... mas comestível). E seguimos para o ARBOL DE PIEDRA, monumentos esculpidos pelo tempo e natureza...E já no final da tarde, chegamos a LAGUNA COLORADA, onde se paga 150 bol cada um , pq é uma reserva natural andina ( que não nos avisaram antes do $$ ), e sim o sim teríamos q pagar pq nos hospedaríamos neste vilarejo ao lado do lago. Este lago é incrivelmente lindo, pela sua coloração avermelhada, e cada vez mais frio.

Neste dormitório é onde de reunem todos os outros grupos. Nos juntamos cada um em suas mesas e jantamos com nossos companheiros de viagem(macarronada). Cada grupo com seu quarto e banheiro, não havia lugar para tomar banho( sem chuveiro e mto frio), e nem tomadas para carregar os aparelhos. Jogamos papo fora com os gringos e dormimos cedo. As 5h acordamos e tomamos um café bem reforçado (panquecas, doce de leite, café,iogurt, granola).E não podia deixar de mencionar que comemoramos cantando Happy Birthday para meu namorado que fazia mais um ano de vida neste dia ::love:: . Fazia -10ºC ::Cold:: .E partimos para os GUEISER. Apesar dos barulhos fervecentes e a fumaça branca, fazia mt , mais mt frio mesmo! saimos do carro e tiramos algumas fotos e voltamos correndo para o carro. E dps nos aquecemos nas ÁGUAS TERMALES, em um frio de 4ºC a água estava uns 40ºC. Muito revigorante! E partimos para o nosso ultimo ponto LAGUNA VERDE antes de voltar. A lagoa nao estava verde pq estava congelada, segundo o guía ficaria verde lá pelas 3h da tarde, e ainda era de manhã. E então seguimos nossa viagem de volta para Uyuni, parando para almoçar em uma vila cheias de llamas ,e uma passada no CEMITÉRIO DE TRENS, e de volta a cidade as 16 h... conseguimos um onibus para as 10 da noite direto para Sucre. Passagem: 60 bol

Chegamos no Sucre as 6 da manha... e só havia passagem para santa cruz as 4h da tarde. Então resolvemos conhecer a cidade e conhecer o famoso PARQUE DE DINOSSAUROS . A cidade é bem limpa, bonita e construções governamentais bem branquinhas, praça bem aconchegante, e o mercadão com frutas e verduras frescar e variadas. Tomamos um Helado de chirimoya mto gostoso!E de micro fomos ao parque que abria só as 10h da manha. Dinossauros contruidos de tamanho natural , perfeitas replicas, onde um guia conta sobre as eras palenteológicas. E almoçamos no centro.

E por fim, voltamos para a rodoviaria que partiriamos direto para a casa, Sta Cruz de la Sierra.

Chegamos as 5 da manha.

o Total de gastos foi mais ou menos de 1700 bolivianos cada(780 reais) com gastos necessários, algumas bobeirinhas, sem ostentação. ::hahaha::

 

Foi uma viagem que queria muito realizar , e mesmo que com pouco tempo e dinheiro, foi possível; bem aproveitado sem passar dificuldades. E com uma ótima companhia! Foi uma experiencia incrível, inesquecível, memorável. Com gostinho de se aventurar mais e mais nesse mundão.

 

 

Logo mais relatarei do próximo mini mochilão bate- volta La Paz - Cusco- Machu Picchu 6- modo economico em julho !

Até logo! espero q gostem ::otemo::

IMG_0970.JPG.5ab32b5c270757003b73cdf90a7d93fd.JPG

IMG_0980.JPG.29b2718d0a4c1675d2dd6a551f89d44f.JPG

IMG_1016.JPG.32895913ee07cb53d3448f785546f901.JPG

IMG_1068.JPG.905a172a0ff1cb6fa3dae547b7deef07.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Jessica! obrigada =)

Dá tempo sim ... o parque dos dinossauros é pequena, mas bem interessante! lá abre as 10 h . é na entrada da cidade de Sucre . se o onibus passar por la ja fique por la, para nao perder mt tempo... depois volte de micro para o centro ou para a rodoviaria é 1,50 bolivianos ( tem o fim de uma parada de onibus em frente ao parque)

Eu tbm gostei mt do centro! mt bonita, vale a pena dar uma andada por la tbm

O parque em uma hora se ve tudo!

 

Qqr outra duvida q eu possa ajudar, estarei aqui!

Nós conte dps sobre a viagem ! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...