Ir para conteúdo

Igrejas do Sítio Histórico de Olinda fecham as portas para os turistas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: FONTE: PE360GRAUS

http://pe360graus.globo.com/diversao/diversao/turismo/2009/12/01/NWS,503278,2,416,DIVERSAO,884-IGREJAS-SITIO-HISTORICO-OLINDA-FECHAM-PORTAS-TURISTAS.aspx

 

[align=Justify]No primeiro dia do Circuito das Igrejas, os santuários não abriram no horário divulgado e não havia guias para explicar a história dos locais para os visitantes

 

Frustração - essa foi a sensação de alguns turistas que foram visitar as igrejas de Olinda na última segunda-feira (30), acreditando que elas estariam abertas no primeiro dia do projeto Circuito das Igrejas. Os prédios são patrimônio histórico da humanidade e atraem milhares de visitantes todos os anos.

 

Pelo menos igrejas deveriam ficar abertas das 9h até as 17h. Em cada uma, estagiários da área de turismo receberiam os visitantes. Mas no primeiro dia do projeto Circuito das Igrejas, a Sé fechou para o almoço. Os turistas tinham que ser avisados de que existia uma porta lateral. “Tem a porta da frente, que está fechada, mas os visitantes podem entrar de lado enquanto a gente faz a limpeza”, disse o sacristão Gilvan Pereira.

 

Somente depois das 14h, uma das portas principais foi aberta e os monitores começaram a trabalhar. Só então os visitantes puderam conhecer o prédio e contemplar a bela paisagem da cidade. “Ficou na praça, comendo tapioca, ouvindo música, foi muito gostoso o clima”, eligiou o turista Ricardo Luiz.

 

Alguns metros depois, ainda no Alto da Sé, os turistas viveram uma situação ainda mais decepcionante na Igreja da Misericórdia - nem a porta lateral estava aberta. No Convento de São Francisco, o cartaz com o horário tradicional de visitação foi mantido e cumprido, fechando para o almoço, do meio-dia às 14h. Não havia guias no local.

 

No Mosteiro de São Bento foram os monitores que tiveram problema. A igreja também fechou ao meio-dia. “Era para ela estar aberta ininterruptamente, das 9h às 17h, mas ela fechou ás 11h45 e só retornou às 14h”, comentou o monitor Jefferson Souza.

 

A Igreja de Nossa Senhora da Graça, que fica ao lado do seminário, foi a única que ficou aberta no horário combinado. O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido (foto 2), explicou que os religiosos responsáveis pelas igrejas ficaram com medo de abrir os templos no horário de menor movimento de pessoas na Cidade Alta.

 

“Uma condição que nós colocamos é que houvesse segurança, monitores a disposição das pessoas que chegam e colocar câmeras nas igrejas, para garantir uma segurança maior”, afirmou Dom Fernando.

 

Além do problema com os horários, nenhum monitor distribuiu informativos turísticos, prometidos no lançamento do circuito. “Nós esperamos até sexta estar com tudo funcionando e a SDS [secretaria de Defesa Social] ampliar a segurança e todos os estagiários com o material pronto para receber a polícia que vem nos visitar”, disse o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho (foto 3).

 

A assessoria de comunicação da Polícia Militar disse que o policiamento próximo das igrejas abertas para visitação está sendo feito por duplas de soldados a pé e também com carros. Sobre a visitação, 11 igrejas estão incluídas no circuito, cinco em Olinda e as demais no Recife e em Jaboatão dos Guararapes – confira a programação.[/align]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...