Ir para conteúdo

Turismo no Centro do Rio – Dicas e informações - Com fotos


Posts Recomendados

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Estive no Rio neste mês de Janeiro de 2011, como adoro arquitetura e história já havia planejado no meu roteiro uma passada pelo Centro do Rio, valeu cada metro caminhado. Fiz um intinerário e percorremos tudo a pé. Coloco abaixo o meu relato sobre o centro do Rio, um pedaço do meu relato-roteiro de viagem que fiz depois que voltei das terras cariocas. Para quem quiser ver o relato completo da viagem: http://www.mochileiros.com/rio-de-janeiro-relato-roteiro-com-fotos-t51808.html

 

 

CENTRO DO RIO – Segunda foi o dia que escolhemos para conhecer o centro do Rio, o fato de ser um dia útil pesou na decisão. Mas, como iríamos para lá depois do almoço, acordamos cedo e fomos pegar uma praiazinha em Icaraí, ficava a alguns metros de onde estávamos hospedados.

 

Almoçamos, e pegamos o ônibus rumo ao centro do Rio. Descemos nas proximidades do Real Gabinete Português de Leitura, acredito que foi na Av. Passos. Um passeio gratuito. Esse lugar merece muuuito ser visitado, é algo impressionante de se ver, prateleiras imensas de livros nos deixaram boquiabertos. ::otemo::

 

Saindo dali fomos à Confeitaria Colombo onde tomamos um cafezinho para manter o pique (R$ 1,50), passamos em frente ao Theatro Municipal, valeu a vista, mas estava fechado (quando forem, pesquisem horários de visitação).

 

20110129043451.jpg20110129043459.jpg20110129043507.jpg

 

Dali fomos direto para a Biblioteca Nacional, pois é do outro lado da rua. Infelizmente não podíamos visitar o acervo. De certa maneira, apesar de respeitar muito a Fundação Biblioteca Nacional, acho que eles devem repensar essa política de turismo deles. Só podem entrar aqueles que participam da visita guiada (horários 11h, 13h e 15h) pagando R$ 2,00. Na minha modesta opinião não seria muito liberar o acesso ao publico apenas ao salão principal, tudo bem, poderiam restringir os andares etc etc. Assim como ocorre com o Gabinete de Leitura, mas o salão principal deveria ser de fácil acesso a todos, ninguém vai sair queimando livros, ninguém vai roubar nada, e isso é facilmente resolvido com um segurança de olho; aliás, convenhamos, quem opta, no Rio de Janeiro, em visitar uma biblioteca é porque tem no mínimo um pouco de apresso ao tema. Fiquei frustrado em não poder ver sequer uma prateleira de livros. Mas, assim como me frustrei com a BN fiquei muito feliz pelo Gabinete de Leitura, ele me surpreendeu e nem estava nos planos iniciais da viagem.

 

20110129043803.jpg

 

Próxima parada foi a Catedral Metropolitana da Av. Republica do Chile. Muito bonita, ótimo lugar para se dar uma relaxada caso esteja com as pernas cansada, a visita é bem rapidinha.

 

Logo perto fica a estação do Bondinho de Sta. Teresa, por apenas R$ 0,60 faz-se um belo passeio. Muito divertido. Além da excelente vista, uma brisa agradável bate por lá. Importante destacar uma coisa que não sabia:

 

1. Fazendo este roteiro que eu planejei, muitos de nós acabamos comprando souvenir lá no alto do Cristo Redentor. Sempre temos que levar uma lembrancinha para alguém, ou para nós mesmos e acabamos nos precipitando e comprando na primeira loja que nos aparece. A minha dica é deixem para comprar suas lembranças em Sta. Teresa!Me arrependi de ter comprado antes e não ter dinheiro para depois, quando estava em Sta. Teresa. Uma loja que conheci e gostei muito foi a “La Vereda” é em uma das paradas do bondinho, acho q a primeira estação, logo depois que começa a subir, após os arcos da lapa, tem muita coisa, e muita coisa bonita, diferente. Minha dica é, deixem para comprar seus souvenir por lá. ::cool:::'> 8)

 

2. Para aqueles que gostam de samba e quiserem levar para casa um daqueles chapeuzinhos típicos do malandro carioca, sugiro que comprem nas barracas que aparecerão durante a caminhada no centro do RJ. Fiquei na dúvida se comprava ou não, acabei deixando para depois. Resultado: não os encontrei mais. ::vapapu::

 

20110129044045.jpg20110129044056.jpg20110129044117.jpg

 

Depois dessa grande batida de perna, íamos pegar uma roda de samba na Pedra do Sal. Infelizmente fomos surpreendidos pelo “Choque de Ordem” do Sr. Eduardo Paes, que proibiu que os músicos que lá se apresentavam continuassem por lá. Tivemos informações muito por cima, mas me pareceu uma injustiça, pois aqueles músicos estavam lá apenas para manter a tradição da roda de samba, divertir o pessoal e tal. Uma pena colocar “ordem” nesse tipo de tradição. Ainda mais o samba, que é tão ligado ao RJ. :?

 

Em resumo, valeu muito ter visitado o centro do Rio. ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros
Vc está de parabéns por essas dicas aqui! sempre que conheço alguém de fora do Rio peço para que eles conheçam bem o centro da cidade e não fiquem só na Zona Sul. Como sugestão colocaria na sua lista o Teatro Rival e o Campo de Santana.

 

Abraços!

Alexandre

 

Fala Alexandre! Obrigado pelas palavras, já adicionei as suas dicas na página inicial. Valeu!

 

abs

 

 

Felipedourado,

 

Bom relato, ótimo passeio e boas fotos. O centro tem lugares mto legais, espero q o tópico sirva qdo de uma nova visita.

 

abs

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

* Quem está sem dinheiro para gastar em lembrancinhas de viagem, deve ir ao SAARA (salta no metro da Uruguaiana), um centro comercial enlouquecedor, pois tem de tudo!

 

* O turismo no Centro do Rio é bom em qualquer dia, exceto segunda, pois é o dia em que os museus estão fechados. Inclusive o adorável CCBB, refúgio dos que estão de bobeira pelo Centro e estão sedentos por cultura. :D

 

* O Museu Histórico Nacional também é imperdível!

 

Felipe, você não visitou a Igreja Presbiteriana que fica na Praça Tiradentes? Fica bem próximo ao Real Gabinete. Dizem que é a única construção gótica do Rio.

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110217033459.jpg 333 500 Igreja Presbiteriana]Igreja próxima à Praça Tiradentes.[/picturethis]

Link para o comentário
  • Membros

Analima,

 

Lendo seu post agora, sabe q eu esqueci completamente de incluir a SAARA? Obrigado pela lembrança mesmo que indireta. hehehe

 

A título de informação sobre a catedral: A Catedral Presbiteriana é a mãe de todas as igrejas presbiterianas do Brasil e é a única da capital - q eu tenha conhecimento - que é inspirada na arquitetura Gótica. Temos outros exemplares inspirado em arquitetura neogótica, como a Ilha Fiscal, a Igreja Imaculada Conceição em Botafogo, a Catedral de Petrópolis e o Real Gabinete Português de Leitura é em estilo neomanuelino que é uma variação portuguesa do neogótico.

 

sds.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Oi Pessoas,

 

Ontem no meu horário de trabalho, já que estava ali no Forte do Leme, aproveitei que a visita era gratuita por causa do evento que estava ocorrendo no Forte, aproveitei para fazer algumas fotos e ter o privilégio de ter a vista da Orla Carioca !

 

Local : Forte Duque de Caxias - mais conhecido como FORTE DO LEME. (vista é bem melhor do que o Mirante do Leme)

Custos: R$4,00 reais

Horário : Funciona até 16:30h

OBS.: Subida de até 20min em estrada (conforme foto abaixo).

 

É um bom passeio e a vista compensa e dá para fazer até brincadeiras com as fotos !!

 

chao

 

 

20110620104818.JPG

 

20110620104839.JPG

 

20110620104901.JPG

 

20110620104940.JPG

 

20110620105003.JPG

 

20110620105022.JPG

 

20110620105104.JPG

 

20110620105645.JPG

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal, Muito bom o tópico e os posts, eu só senti falta de valores desses passeios, mais acho que ai já é pedir demais. kkk

 

Mais o interesse do meu post é saber se em 1 dia eu consigo conhecer o centro do RIO? Tipo uns 4 museus?

 

No SEGUNDO dia eu gostaria de fazer um tour pelos estádios e pela Forte da Marinha; e no TERCEIRO eu iria curtir as praias.

 

O que acham é possível?

 

Grato,

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...