Ir para conteúdo

Taiwan - Guia de Informações


heka

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

História

 

Navegadores portugueses alcançaram a ilha de Taiwan em 1517, batizando-a de Ilha Formosa. Até à colonização de Taiwan pelos holandeses no século XVII falharam sempre as tentativas de estabelecimento na ilha por parte de outros grupos. Embora seja possível que também a China e o Japão o tenham tentado, o facto é que só no curto período de 1624 a 1662 isso foi possível com a presença holandesa.

 

Koxinga e o domínio imperial chinês

 

Os holandeses foram pressionados a abandonar a ilha em 1662 por Cheng Cheng-Kung (também conhecido por Koxinga), um antigo pirata seguidor de Ming, que tinha por ambição tomar o controlo da ilha, acabando por estabelecer o Reinado de Tungning (1662-1683). Após a derrota do neto de Cheng por uma armada comandada pelo Almirante Shi Lang, os seguidores de Cheng são expatriados para os locais mais recôndidos do império Qing, deixando, no entanto, aproximadamente 7000 chineses em Taiwan. O governo Qing tentou reduzir a pirataria na área, emitindo também numa série de decretos para controlo da imigração e respeito dos direitos à terra por parte dos aborígenes. Imigrantes legais continuam a entrar em Taiwan, alugando por contrato (que geralmente implicava casamento) os extensos terrenos pertencentes aos aborígenes.

 

O domínio japonês

 

Após a Guerra Sino-Japonesa em 1895, a China foi forçada a ceder perpetuamente Taiwan ao Japão, permitindo aos residentes, que quisessem permanecer chineses, um período para venderem as suas propriedades e regressar a território chinês continental. Para melhor resistir à dominância japonesa foi criada, a 25 de Maio de 1895, a República de Taiwan. Esta resistência foi pressionada quando, a 21 de Outubro do mesmo ano, forças japonesas entraram em Tainan, a cidade capital de Taiwan. Usando o modelo francês de poder colonial, os japoneses foram decisivos na industrialização da ilha durante a sua ocupação. Construiram estradas, desenvolveram um sistema sanitário, um sistema escolar público, entre outras coisas. Por volta de 1935 os japoneses iniciaram um projecto de assimilação por toda a ilha, de modo a reforçar os laços de união entre Taiwan e o império japonês. Em 1945 considerou-se a criação de uma representação popular de Taiwan de modo a pôr um fim ao controlo militar da colónia.

 

A República da China

Com o terminar da Segunda Guerra Mundial em 1945, sob os termos do Tratado de Rendição do Japão, o Japão aceita provisoriamente a Declaração de Potsdam (que se refere à Declaração de Cairo) em que a ilha terá de ser transferida para o domínio chinês. As tropas da República da China foram autorizadas a entrar em Taiwan para aceitar a rendição das forças militares japonesas de acordo com a Ordem Geral Nº1 decretada pelo General Douglas MacArthur em 2 de Setembro de 1945, que seriam mais tarde transportadas para Keelung pela marinha norte-americana. As tropas chinesas hesitaram inicialmente em aceitar a rendição do Japão e em proceder à ocupação militar da ilha. A administração militar chinesa comandada por Chen Yi foi alegadamente extremamente corrupta. Adicionando ao facto de que um ambiente de desconfiança se fazia sentir devido às diferenças culturais entre os nativos e os recém-chegados, rapidamente se culminou na perda do apoio popular à nova administração e no sangrento incidente 228, no qual tropas governamentais massacraram aproximadamente 30.000 protestantes. No Tratado de Paz de S. Francisco, que entrou em vigor em 28 de Abril de 1952 e no Tratado de Taipei, que entrou em vigor em 5 de Agosto do mesmo ano, o Japão renuncia formalmente a todos os direitos à ilha Formosa (Taiwan) e a Pescadores (Peng-hu). Não é, no entanto, clarificado a quem é que deverá passar a pertencer o controlo do território, em parte para se evitar tomar posições na Guerra Civil Chinesa que decorre paralelamente.

 

Kuomintang e Chiang Kai-shek

O Kuomintang (Partido Nacionalista ou KMT), que no momento controlava o governo da República da China recolheu-se com o seu líder Chiang Kai-shek em Taiwan após a Guerra Civil Chinesa entre o KMT e o Partido Comunista Chinês, que terminou a favor dos comunistas em 1949. Neste êxodo contavam-se aproximadamente 2 milhões de refugiados vindo da China continental. Chiang Kai-shek, então presidente da República da China, tomou o comando de Taiwan, reorganizou as suas tropas e instituiu reformas politico-democraticas limitadas tendo continuado a prometer a reconquista da China continental. A sua posição internacional acabou por se enfraquecer quando em 1971 os Estados Unidos da América expulsaram o seu regime e aceitaram os comunistas como o único governo legítimo da China. Chiang Kai-shek permaneceu presidente até ao fim da sua vida em 1975.

 

A identidade de Taiwan

Até 1987 Taiwan permaneceu sob Lei Marcial e um partido governou até 1991 quando o presidente Chiang Ching-kuo gradualmente liberou e democratizou o sistema. Após a sua morte foi sucedido pelo vice-presidente Lee Teng-hui, como presidente da República da China e líder do KMT, avançando bastante na democracia em Taiwan. Em 2000 e 2004 foi eleito Chen Shui-bian do Partido Democrático Progressista.

 

Fonte: Wikipédia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Informações Gerais

 

Vistos: Brasileiros necessitam de visto de entrada. Ver mais informações em www. vistos.com.br

 

Custos

Uma cama em um dormitório custa a partir de NT300 para NT400 em média, enquanto um quarto em um hotel aceitável em NT1200. Camping a NT200 médio por pessoa, se você tem sua própria barraca. Considere B & B se o seu orçamento é de Nt2000 para NT4000. Top-hotéis são caros em geral.

O típico almoço ou jantar pode custar NT80 a NT250. Uma tigela de noodles ou dumplings de NT40 a NT50, mas normalmente não é suficiente para ser considerado uma refeição. Realisticamente, mochileiros devem orçar de NT200 para NT300 por dia para o alimento e água; aqueles com um orçamento mais elevado, NT500 para NT1000. Café da manhã tende a ser barato, NT40 para um sanduíche de ovo e uma bebida de leite de soja, e muitos hotéis, inclusive de baixo orçamento, incluíem gratuitamente.

Viajantes mais aventureiros, tais como os ciclistas e caminhantes vão gastar pouco, exceto em alimentos e água (e alguns transportes), como você pode geralmente acampar nas montanhas ou nas praias de graça. Viajante de médio orçamento deve, pelo menos, orçar Nt2000 por dia (com base em ocupação dupla, por quarto). Para aqueles que optarem por resorts e refeições em estilo ocidental, NT3000 para NT5000 por dia (mais uma vez, baseado em ocupação dupla).

 

Dinheiro

a moeda de Taiwan é o novo dólar taiwanês (NT). Notas vêm em denominações de NT50, NT100, NT200, NT500, NT1000 e Nt2000, enquanto as moedas vêm em unidades de NT1, TE5, NT10 e NT50.

Ao contrário de alguns outros países da Ásia, Taiwan usa a moeda local, exclusivamente.

Os estrangeiros podem abrir contas bancárias em Taiwan, mesmo sem uma ARC, se obter um número de identificação no escritório da polícia local.

 

Quando ir

As pessoas sempre dizem que Taiwan não tem estações do ano, mas na realidade você deve ter a época do ano em conta quando se viaja., No outono (setembro a novembro) é o melhor, o clima tendem a ser quente e seco, a poluição do ar em geral é mínima, e os preços mais baixos. Visitar na primavera (março a maio) é um negócio arriscado: pode ser claro e seco ou molhado e cinzento, ou até mesmo ser arruinada por uma tempestade de areia proveniente da China.

Às vezes você pode ter as três condições no mesmo dia.

Verão (junho a agosto) é um grande momento para visitar a costa leste, especialmente para atividades ao ar livre, mas esteja ciente de tufões, que pode atingir a ilha de junho a outubro. O verão não é uma boa época para viajar para as ilhas exteriores que estão cheias de turistas e vôos e hotéis são difíceis de achar. Tente outubro-novembro, quando as taxas caíram, mas o clima ainda é bom. As cidades são sempre quentes e úmidas no verão.

Os amantes da praia podem nadar confortavelmente em qualquer lugar de Maio a Outubro. Evite viajar durante o feriado do Ano Novo Chinês em todo o país. Alguns bons festivais para serem vistos são: a Festa da Lanterna, Festival do dragão de barcos, e a Peregrinação Matsu.

Em geral, julho e agosto, sábado à noite, e Ano Novo Chinês são considerados época alta e os preços de alojamento são muitas vezes o dobro das taxas de baixa temporada. Fora das áreas turísticas, porém, há pouca mudança no preço de mês a mês (somente dias de semana e talvez do fim de semana).

 

Fonte: Lonely Planet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Principais atrações

 

TAIPEI

A capital de Taiwan é uma cidade ativa e barulhenta. A principal atração de Taipei é o Museu do Palácio Nacional, em Wai Shuang Hsi, que alberga uma impressionante coleção da arte chinesa. Outro interessante lugar é o Altar dos Mártires Revolucionários Nacionais, e também vale a pena ver o Museu Nacional de História e o Jardim Botânico. Uma incrível estrutura de mármore branco coberta de telhas azuis rodeada de jardins é o Monumento de Chiang Kaishek.

O templo Lung Shan, um templo budista com influência taoísta, guarda esculturas de pedra, tetos barrocos e decorações de madeira e bronze, dignos de ver. Uma vez ali o viajante pode se aproximar a Rua das Serpentes, onde se abre a estes animais para vender seu sangue como bebida afrodisíaca, assim como para surpreender no esquartejamento das tartarugas vivas para preparar uma porção que melhora a vista. Depois do espetáculo pode dirigir-se ao Templo de Confucio, um lugar simples e sereno que lhe enchera de paz.

Perto de Taipei encontra-se a Praia de Chinshan, rodeada de colinas cheias de árvores, e não muito longe pode visitar a aldeia pesqueira de Tanshui e degustar seus saborosos mariscos. Em esta zona se encontra a cidade de Taouyan, perto do aeroporto.

taipei.jpg.13fce6b659af966d2747fe4dc0d72b6a.jpg

 

O NORTE DE TAIWAN

 

PRAIA FULUNG

É uma praia de areias brancas e ondas incrivelmente atrativas para os amantes do surf. Uma vez ali pode-se visitar o pequeno povoado de Fulung.

 

SHIHTOUSHAN

É conhecida como a montanha da "Cabeça de Leão". É um precioso lugar de bosques frondosos, ermitas, mosteiros e altares, onde os visitantes são bem-vindos. Nos templos e mosteiros se oferece alojamento ao peregrino.

 

TAIPINGSHAN

Possui a paisagem montanhoso mais escarpado de Taiwan. A zona é conhecida como a "Montanha Agradável".

 

HUALIEN

Encontra-se na costa leste de Taiwan e está habitada pelos "ami" uma tribo aborígene de Taiwan, bastante modernizada. É um bom lugar para comprar artesanato de mármore e ônix.

 

GARGANTA DE TAROKO

Desde Hualien até Tienhsing, terra adentro, se estende esta garganta de pedra de cal de 19 km de longitude. É um dos paisagens mais espetaculares da Ásia. A Estrada Central comunica a garganta com a cidade de Taichung, no oeste, e em direção ao sul com Hohuanshan, único centro de esqui de Taiwan.

 

TIENHSIANG

É um lugar formoso que brinda uma paisagem sem igual, que não deve passar-se despercebido. O lugar conta também com um interessante pagode e um templo simples.

 

O CENTRO DE TAIWAN

 

ALISHAN

É o centro turístico de montanha mais popular de Taiwan. Para chegar ali pode viajar por trem do Bosque de Alishan, e parar em Chiayi e em Juili, uma aldeia com paragens de cascatas e cavernas entre passeios rodeados de bambu. Desde ali pode dirigir-se a "Montanha da Celebração", Chushan, uma excursão, , caminhando entre as montanhas através de um paisagem de enorme beleza.

Outra cidade de montanha digna de ver é Tungpu, menos povoada que Alishan. Taichung é um importante centro cultural e educativo em pleno crescimento comercial. O mas interessante para o visitante é o templo de Pao Chueh, com a estátua de Milefo, e o Buda de Chuanghua de 22 metros de altura, por onde se pode subir através do seu interior.

 

O SUL DE TAIWAN

 

TAITUNG

É um dos centros urbanos mais importantes da costa leste. Ali poderá admirar o Templo de Matzu, a deusa do mar. Desde o porto de Taitung pode-se aceder a ilha de Orquídeas, Lanyu e desfrutar das Águas termais Chihpen.

Em Lanyu, poderá admirar a forma de vida de seus habitantes, que conservam tradições e cerimônias de sua origem aborígene, ainda que os mas jovens não estão tão interessado em mantê-las.

Uma viajem interessante pode ser o recorrido que vai desde Oluanpi ao extremo sul de Taiwan, a Kenting, que possui as melhores praias, rodeadas de colinas e bosques e dali a Chialeshui e Hengchunb.

O centro industrial de Taiwan é Kaohsiung, que conta com mais de um milhão de habitantes. Desde ali pode-se ir a Ilha de Chichin e a Hsiao Luichiu, na baía de Tungkang.

As Ilhas Penghu (pescadores), 64 ilhas cobertas de vegetação, vivem da pesca e são um paraíso de bonitas praias e lugares verdadeiramente interessantes.

 

TAINAN

É a cidade mais antiga de Taiwan e possui além de uma bela paisagem, uma riqueza histórica importante. Vale a pena visitar o templo confunciano e o museu. Nos arredores encontra-se o Templo de Nankunshen, que é o mais conhecido de Taiwan.

 

Fonte: rumbo.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...