Ir para conteúdo

Índia - 30 dias pelo Norte (Jan/17)


Posts Recomendados

  • Membros

@Mah Oliveira  Oi, tudo bem? Já fui sim, fui com minha esposa e voltamos semana passada. Passamos por Deli, Jaisalmer, Jodphur, Udaipur, Pushkar, Agra, Varanasi e Rishkesh.

Olha, minha opinião pode ate criar um pouco de polêmica aqui, mas pra ser sincero, foi muito diferente das minhas expectativas. Sempre viajei por países mais pobres como Camboja, Vietnam, Bolivia, Laos, mas nunca vi nada parecido com a Índia. Todos falam que é um país pobre, sujo, mas não dizem que é MUITO pobre, MUITO sujo, mas é uma miséria tão ABSURDA para todos os lados, mas é TANTA MISERIA mesmo que foi difícil encontrar as coisas bonitas.

Vou te dar um exemplo, os Sadhus, sempre vemos fotos que as pessoas tiram deles, e a idéia deles que abnegaram tudo em troca da sua fé e tal, mas lá, por exemplo em Varanasi, a miséria é tão absurda, que mal dá pra saber quem é Sadhu, quem é mendigo, estão todos espalhados pelo chão pedindo esmola, com aparência de mortos vivos. Vendo toda a pobreza, fica mais simples de entender que talvez acreditar que nada material valha a pena foi a única saída deles, entende? Outro exemplo o Taj Mahal, ele é maravilhoso, mas pra chegar nele você passa por Agra, e em toda a cidade e em volta dele, é tanto lixo, sujeira e pobreza, que fica dificil falar que é lindo lá, porque eu não consegui parar de pensar na pobreza, nas pessoas passando fome, todas imundas na rua, lutando para conseguir uns trocados enquanto olhava para a construção, entende?

A questão não é que eu não queria ver pobreza ou coisas diferentes, fui sabendo disso, se não quisesse teria ido pra Disney rsrs A questão é que eu acho que rola uma glamourização da Índia pelos ocidentais. Apesar de ouvir falar sobre a pobreza, normalmente as pessoas tiram fotos muito especificas de um detalhe ou outro, deixam essa questão de lado. A própria questão da espiritualidade, senti que os indianos possuem uma fé forte, mas no dia a dia, eles estão preocupados mesmo é em sobreviver. Em Rishkesh fui a um satsang do Prem Baba, e de umas 200 pessoas assistindo, não havia nenhum indiano, nenhum, todos era gringos (e nesse caso até o Guru). Enfim, tive uma experiencia muito mais espiritual quando visitei o Laos e o Camboja, por exemplo.

Bom, mas considere tudo que eu falei aqui não uma crítica aos indianos ou a Índia, é uma critica a tudo que ouvimos falar sobre a Índia. Acredito que as pessoas deveriam voltar muito mais em choque em relação a miséria do que encantadas com a beleza, pois quem sabe assim despertaria no ocidente algum sentimento de maior solidariedade para ajuda-los.

Apesar de tudo que falei, não digo que não recomendo uma viagem para lá, mas se você for de mochilão mesmo, pegando onibus, trem, não ficando nos palacetes para estrangeiros, que acredito que é o modo como você vai ver a índia real, esteja preparada para uma experiência bastante dificil.

Sobre ir sozinha, tinha algumas mulheres viajando sozinhas, mas sinceramente não recomendo, nunca tinha visto um povo olhar para as mulheres estrangeiras daquele jeito, eu ficava muito incomodado, minha esposa então no final da viagem já estava quase usando burca, muito complicado mesmo. Mas se for, tente ficar bem atenta, em lugares mais turisticos, pegar classes de trem melhores, etc..

Bom, finalizando o textão, essa foi a minha experiência. Tudo é uma opinião muito pessoal, sei que tem pessoas que amam a Índia e compreendo perfeitamente. Inclusive não estou dizendo que não vale a pena ir. No fim das contas, tudo lá é tão absurdo, tanta sujeira, pobreza, tanto barulho, caos, tanta vaca e bosta de vaca, tanto macaco, porco, cabrito, tanta gente! que acho que nunca veria nada parecido em outro lugar, ou muito menos entender como é por foto ou video. Então o jeito é ir ver com seus próprios olhos!

Boa sorte! Boa viagem!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Em 06/03/2018 em 16:46, Mah Oliveira disse:

@gutotm vc já foi? qual foi sua experiencia? Pretendo ir em julho, tenho 30 dias, mas não tenho companhia e isso está me deixando preocupada.

Oi Mah, tudo bem?

Já organizou sua viagem? Estou indo agora dia 31/05. Se precisar de alguma ajuda é só me falar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá Mah, todo bem

enquanto Uriel e Gutotm ñ falam eu digo...vai e todo cuidado e preocupação é pouco...não da confiança a homens mto falantes..eles são mto vaidosos confiados e contam mtas histórias ...eheheh......se for preciso fale alto pra ele te deixar...tem sempre gente séria, um policia, uma casal ´n importa....GRITA que ele caí fora

eu viajei com minha filha e mesmo assim foi tocada 4 vezes...aí você vai na cara dele e cospe para o chão...

minha filha chegou sozinha  em Delhi ficou em casa de um casal...passeou sozinha andou de tuk.tuk  a visitar alguns locais, e tudo correu bem. arriscou um pouco, ñ gostei.....A Indía é um pais seguro em questões  politicas e religiosas...em relação ao comportamento cívico é um país diferente..

a nossa viagem pela india foi um pouco fora dos grandes circuitos turísticos e bem longe dos centros vi meninas a viajar só. 

claro que você está mais exposta, mas um bom viajante encontra sempre uma alma parecida e vai junto...ehehe

obrigatoriamente terá respeito pelos hábitos costumes e tradições do povo, e serão motivo de respeito para consigo.... vou contar um episódio num restaurante... chegamos, escolhemos o menu, almoçamos e minha filha vem fumar um cigarro na rua...(att que é proibido fumar em mtas áreas publicas)....vem um empregado do restaurante falar com a filha e aquelas perguntas de lenga-lenga...qdo vamos embora o rapaz dirige estas palavras pa menina...(VOU SENTIR SAUDADES DE VOÇÊ).....como assim é possível....falou 5 minutos e já vai sentir saudades....eu virei pa filha e disse...(estamos na india, e rimos pelo caminho)

você está habituada a viajar só...então a india ñ mata mas mói.....

tem que estar sempre falando seu nome....vem de onde...para onde vai...o que já conheceu....tem que regatear, tem que lutar na fila do comboio, tem mosquito, tem diarreia, tem que beber mta agua, tem que gostar de comer com a pimenta e especiarias, ser pouco exigente com níveis de higiene e limpeza...mesmo assim você ñ está pronto pá  Índia...ela vai consumir suas energias qdo o tren chegar tarde...qdo tiver seu companheiro de tren a roncar e cheirar mal do pé...a india é muito... 

já tem ideia do que quer conhecer...vá é uma experiencia enriquecedora

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros
Em 05/06/2017 em 10:45, gutotm disse:

Olá, muito legal seu relato! Quero fazer uma viagem muito parecida em janeiro, mas vou ter um pouco menos tempo, algo em torno de 23 dias. Sei que é dificil, mas desses que você foi, consegue me dizer quais você cortaria se fosse obrigado a cortar?rsrs Ou também tem alguns lugares que daria para ficar menos tempo?

 

Valeu! Muito obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...