Ir para conteúdo

Manual básico de "sobrevivência" no Salar do Uyuni


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Oi pessoal!

 

Bom, eu recomendo mesmo que façam um óculos de sol com grau. Agora que o verão está chegando, várias óticas boas fazem promoções do tipo compre um óculos de sol e ganhe outro. Foi numa dessas que eu negociei, e ao invés de ganhar outro óculos de sol, eles me deram as lentes. E não ficou caro, paguei 120 reais na armação e ganhei as lentes feitas na ótica.

 

Claro, que casa corpo reage de uma forma, mas como a Vivi disse, eu tbm fiquei mais preocupada com a higiene do manuseio das lentes do que a prórpia secura do clima. Eu nunca tive nada na vista, mas sou super "bitolada" com os cuidados das lentes pelo tanto de relatos que já ouvi de pessoas com infecções, inflamações ou problemas até na curvatura da córnea pelo uso inadequado das lentes, que prefiro investir num óculos de sol com grau (que por sinal, uso SEMPRE que vou a praia - recomendação do oftalmo).

 

Além do mais, a gente nunca sabe como o corpo vai reagir né? melhor estar previnida do que eventualmente não poder usar as lentes e ficar sem ver nada o passeio todo!!!!

 

Depois, Vivi, vc só vai ficar "baranguinha" lá e ninguem vai ver!!! qndo for tirar as fotos, tira o óculos tbm!!!! hahahaha

 

Beijos!

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
qto vc pagou pelo passeio???vc foi em qual epoca do ano????to querendo ir em julho2011...mto boa a ideia do topico!

 

Olá Luiz, tudo bem?

 

O preço do passeio ao Salar varia conforme a cidade, numero de dias e a agência. Geralmente, partindo de Uyuni na Bolívia, os passeios são mais baratos enquanto de San Pedro, no Chile, um pouco mais caros. podem durar 4 dias e 3 noites (indo e voltando para o mesmo lugar) ou 3 dias e 2 noites, partindo de uma cidade e terminando na outra.

Em média, vc pagará entre 80 e 130 dólares.

Eu fui em janeiro de 2009 e paguei 125 dólares no tour de 4d/3n pela Colque Toru partindo e retornando a San Pedro.

 

Há tópicos com preços, dicas de agências e informações sobre o salar constantemente atualizadas pelo pessoal que volta de viagem! Esse aqui ficou com as dicas mesmo!!!

Mas fico feliz que tenha gostado do tópico!!

Espero ter ajudado

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Caminha-se somente o necessario para conhecer as lagunas , a arvore de pedra e arredores das paradas " estratégicas" ... Pouco mais de 300 passos por vez.. Bem tranquilo!

Quanto ao frio, aqui mesmo no topico da gabi tem bastante informções sobre como se vestir la no Salar. Eu particularmente usei somente camiseta e anorak durante o dia e as 3 camadas durante a noite. No primeiro refugio aluguei um saco de dormir, mas foi mais por paranoia do povo que tava comigo do que por frio mesmo. Mas isso varia de pessoa pra pessoa. Nosso amigo Léo THC tem uma historia curiosa postada sobre um perrengue que passou por la... Da uma pesquisada ai nos topicos do salar que voce ainda vai encontrar muitas informações!

 

Abs

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tragicômica... heheh

 

Caminha-se somente o necessario para conhecer as lagunas , a arvore de pedra e arredores das paradas " estratégicas" ... Pouco mais de 300 passos por vez.. Bem tranquilo!

Quanto ao frio, aqui mesmo no topico da gabi tem bastante informções sobre como se vestir la no Salar. Eu particularmente usei somente camiseta e anorak durante o dia e as 3 camadas durante a noite. No primeiro refugio aluguei um saco de dormir, mas foi mais por paranoia do povo que tava comigo do que por frio mesmo. Mas isso varia de pessoa pra pessoa. Nosso amigo Léo THC tem uma historia curiosa postada sobre um perrengue que passou por la... Da uma pesquisada ai nos topicos do salar que voce ainda vai encontrar muitas informações!

 

Abs

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
oi Gabriella,

 

muito bom mesmo o seu manual..e está sendo super útil! Já anotei quase tudo.. rsrs

Eu vou para Bolívia, Chile e Argentina em Fevereiro e Março de 2011, pego o Salar na última semana de fevereiro, será que essa época lá tá chovendo bem?

 

Fiquei preocupada com o que você falou sobre o que usar nos pés.. eu tenho um Timberland, mas não é bota, é o tênis normal, será que com esse eu sobrevivo rs?

 

Abraços,

Giovana

 

Oi Gi!

 

Desculpa a demora para responder...

Bom, eu fui em janeiro e não peguei chuva propriamente dita no Salar, pq nem sei se nele chove mesmo. O que acontece é das chuvas na Bolívia dificultarem o acesso a Uyuni. Porém, indo se SPA, como eu fui, não encontrei dificuldade alguma.

 

Eu uso botas de caminhada da Timberland e acho excelentes. É um pouco salgada (~250 reais), mas é um investimento q compensa. A minha última durou 6 anos usando muuuuuito.

Agora, creio que um bom tênis faça seja adequado tbm. Só veja se ele não está muito justo pq vc vai ter q usar com meia grossa, eventualmente de lã!!

 

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
oi Gabi!!

olha eu aq de novo!! rs

nossa como vc tá me ajudando, tanto no roteiro qto agora no preparo da minha mochila!!

e me diverti lendo os post de cima......nossa é impossível mesmo não ficar baranga......eu tb estou tentando não pensar nisso! rsrsrsrs....

 

Gabi me fale uma coisa, no passeio vc não levou seu mochilão certo ? levou sua mochila de ataque (pequena)? como vou fazer a trilha inca antes do salar, estou levando uma mochila de 20l, dá para usar só esta, e deixar o mochilão em La Paz (na qual será meu ponto de partida)?

 

o salar dá para fazer tranquilo de calça jeans certo ? não precisa usar calça para trilha....já q o tempo é bem seco lá!

achei uma meia calça grossa usado para esquiar, vc acha q vale a pena usar por de baixo da calça jeans ?

 

por acaso existe um manual para trilha inca tb? igual a esse q vc fez ??? nossa iria me ajudar mto....

 

um abço

Dennise

 

Oi Dennise, tudo bem? desculpa a demora para responder!

 

Bom, o ponto de partida para o tour de 4 dias e 3 noites no Salar pode ser tanto de Uyuni, na Bolívia, como em San Pedro do Atacama, no Chile. Isso depende do seu roteiro. Tbm da para começar em uma das cidades e terminar na outra.

No passeio vc pode levar sua mochila cargueira toda, pq elas são amarradas no teto do 4x4 e cobertas por uma lona. é tranquilo. O chato é q vc vai levar muuuito mais coisa do que o necessário.

Se vc estiver em SPA, em algum hostel, pode deixar a mochilona e ir só com uma de ataque. Eu fiz isso, mas pq estava na casa de um amigo, e depois retornaria para SPA mesmo. Caso vc parta de uma cidade e fique em outra, vai ter que levar td mesmo!

 

Eu fiz toda a viagem de calça jeans, bem confortável (com lycra), e com meia calça de lã por baixo - nada high-tech, td bem caseiro mesmo. Mas se vc tem meia para esquiar, creio q serão ótimas para o frio de lá!!

 

Bom, quanto a trilha inca, não posso te ajudar muito pois não fiz... mas com ctz aqui no site vc achará muita informação!!!

 

Espero ter ajudado, e precisando, é só perguntar!!!

 

beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
úvidas: É possível ir com um tênis não tão apropriado para caminhada ?

Outra coisa, vocês acham que é aconselhável comprar roupas de frio na Bolívia, antes do salar ?

Agradeço desde já.

 

Abraços

 

Olá Tobias,

 

O problema de usar tênis não apropriado para caminhada, nem é o fato de se caminhar. Mas sim da proteção contra o frio nos pés.

As botas de caminhada são quentes e dão sustentação ao pé.... não dá para pensar em ir para um lugar como esses usando um all-star!

Então, veja bem se o seu tênis é adequado!

 

Vale muito a pena comprar roupas de frio na Bolívia! São extremamente mais baratas que no Brasil e de excelente qualidade.

 

Espero ter ajudado!

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Gabi,

 

um help?

 

pensei em usar durante a viagem como um todo, um tenis da adidas ou da diadora. os dois eu uso pra exercicios pois tem amortecedores. Acha que é viavel um tenis desses? Caso não, qual bota me indicaria para comprar? Minha vida é calça jeans, rs. Acha que isso será problema? Estou pensando em viajar com a minha cargueira de 50 litros, acha que rola??

 

 

muitoooo obrigaddddaaaaa!!!

 

Oi Livia, td bem?

 

Bom, eu acho q vc só deve investir em botas de caminhada se vc pretende usá-las mais do que em 1 viagem, pois são caras. Caso contrário, vá com seus tênis mesmo!!

Eu tb fui de calça jeans em toda a viagem! Mas sempre com uma meia calça de lã por baixo!!! Acho que isso não será um problema!

A minha mochila cargueira é de 60 L, mas poderia ser menor! Acho q 50L é o ideal, até para o peso que se carrega nas costas!

 

Boa preparação da viagem, e precisando, é só chamar!

beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Gabriella,

valeu pela ajuda..

eu vou chegar na Bolívia por Santa Cruz, depois Sucre (avião) e depois de ônibus até Uyuni. Pode ser que eu pegue alguns problemas na estrada pela chuva, como vc disse, mas faz parte! rs

 

Você disse em outro comentário que é mais barato comprar roupa de frio na Bolívia. Sucre tem bons lugares? ou Uyuni? tem algum lugar pra indicar?

 

Abraços,

Giovana

 

 

Oi Gi, td bem?

 

É bem barato mesmo comprar roupas na Bolívia. La Paz tem preços incríveis e incomparáveis! Acredito que Sucre seja melhor para compras do que Uyuni, q não tem nada!!!

Mas eu naum conheço Sucre!

Há um tópico só sobre compras na bolívia. Acho q lá vc pode encontrar mais informações de compras em outras cidades!

 

beijos!

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...