Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia - Peru (abril/maio 2011)


Posts Recomendados

  • Membros

 

 

Estou montando um roteiro para um mochilão pela Bolívia e Peru (abril/maio 2011). E estou precisando de ajuda com relação a quantidade de dias em cada lugar e valores de onibus entre as cidades. Qualquer outra sugestão será muito bem-vinda ! (como dicas de outras cidades pra ir etc)

 

- Corumbá (Trem da Morte)

- Santa Cruz de la Sierra

- Sucre

- POtosi

- Uyuni (Pacote salar 3 dias)

- Oruro

- La Paz (Montanha Chacaltya , Downhill em Coroico, Mercado das bruxas, Plaza Murillo)

- Copacabana - Titicaca

- Puno

- Cuzco (trilha inca 4 dias)

- Aguas Calientes

 

- Retorno?

 

 

 

Muito obrigada!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Camila!!!!!!!!

Vou tirar um mês de férias, mas pretendo ficar uns 20, 25 dias.....

VC tb pretende pegar o Trem da Morte???? VC ja calculou a quantidade de dias em cada lugar? E qto aos gastos - acredita que uns 2500 dá? E qto ao Retorno?

Vamos tentar marcar de nos encontramos, mesmo que em determinado momento vc precise mudar a rota por causa da qtde de dias!! Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bem, eu fiz essa viagem agora, de 25 de dezembro a 15 de janeiro, e foi maravilhosa... O roteiro foi bem parecido com esse, a diferença é que deixamos La Paz para o retorno para que pudéssemos passar o réveillon em Copacabana.

 

Não sei se já sabe o preço do trem da morte... O superpullman custa 127 bolivianos, e dizem que é a melhor opção, mas eu fui nele e a viagem não foi lá muito confortável! hehe. Vale a pena pela experiência, mas se eu fosse fazer este roteiro novamente, iria em outro meio de transporte. O trem sacode muuuito! Eu paguei um pouco mais caro pq preferi comprar antecipado através do Ney, pois todos diziam que é quase impossível achar passagens na hora. O Ney é confiável, ele nos entregou as passagens direitinho, conforme o combinado. Uns amigos meus estavam sem passagem e acabaram conseguindo na hora, mas foi por sorte, parece que houve desistências.

Em Santa Cruz de la Sierra não há muito o que fazer e a cidade no geral é bem feia, tirando a praça da Catedral, que é bem bonitinha. Passamos só uma parte do dia lá, enquanto esperávamos a hora do avião para Sucre, e foi o suficiente.

Vale muito mais a pena ir de avião para Sucre, pois de ônibus vc leva em torno de 15h para chegar lá, e o vôo dura menos de 40 min! A passagem pela Aerosur custou 58 dólares, não sei quanto seria de ônibus.

Sucre é uma cidade massa, passamos 2 dias por lá, mas queria ter passado mais tempo. Se puder ficar uns 3 ou 4 dias, vale a pena. Ficamos no hostel Torino, 35 bol por pessoa e é bem confortável, banheiros limpinhos. De lá, partimos para Potosi de ônibus, que custou 22 bolivianos. O preço normal é mais baixo que esse, mas pegamos aquela alta no preço dos combustíveis na Bolívia e todas as passagens estavam mais caras, infelizmente. A viagem pra Potosi dura umas 3h e é bem legal, a estrada é boa e as paisagens são fantásticas! Mas acabamos não ficando uma noite lá porque estavam rolando protestos por conta dessa alta dos combustíveis e não queríamos arriscar ficar presos sem poder ir pra Uyuni, por isso não visitamos as minas de Potosi, que dizem que é muito interessante, se puder, faça.

De Potosi para Uyuni, pagamos 70 bolivianos, mas o preço normal é 40 bol. Chegamos em Uyuni meia noite e não pudemos sair por aí procurando hotel, então paramos no primeiro que vimos, o El Salvador, bem do lado de onde o ônibus pára. Não recomendo nem um pouco, não tive nem coragem de usar os banheiros de lá, muito nojento! Ainda custou 30 bol por pessoa. =p

No dia seguinte fechamos o passeio para o salar de 1 dia apenas, pois não tínhamos muito tempo. Pagamos 35 dólares por causa da alta dos preços, mas o normal é 20 dólares. O preço normal do passeio de 3 dias é por volta de 70 dólares. O salar é sensacional, um dia quero voltar pra fazer o passeio até o Atacama no Chile. Os passeios começam geralmente às 10h da manhã.

Chegamos no fim da tarde, pagamos a ducha El Paraíso para tomar um banho decente (8 bol) e às 20h partimos para La Paz, pagamos 200 bol pela passagem! O preço normal seria uns 110 bol. Não podíamos fazer nada... O início da viagem é bem ruim, muito frio e a estrada é de terra, o ônibus treme por umas 3h... Aí depois fica tranquilo.

Chegando em La Paz, saímos direto para Copacabana, num ônibus das 7h e pouco da manhã. Pagamos 50 bol, mas o preço normal é de 25 a 30 bol. A viagem para Copacabana é tranquila... Tem uma hora que tem que pegar um barco, que custa 2,50 bol, enquanto o ônibus atravessa numa balsa. Aí depois seguimos no mesmo ônibus pra Copacabana.

Em Copacabana, o que vale a pena é a Isla del Sol! É surreal!! Pagamos 10 bol pelo barco pra chegar no lado sul da ilha, e lá vc paga 5 bol para poder subir nela. Infelizmente, eu e meu irmão passamos mal na ilha, e não pudemos fazer a trilha pro lado norte, que dizem ser sensacional. Recomendo que façam. Dormimos lá por 25 bol por pessoa, e a volta de barco foi mais cara, 30 bol, pq fomos em um horário não usual. A saída do lado sul da ilha para retornar a Copacabana é normalmente às 15h30 e custa de 15 a 20 bol. Não deixe de visitar a Isla del Sol!

Voltamos para Copacabana e de lá fomos para Puno. A passagem de bus para Puno custou 30 bol, mas não sei se era o preço normal. A fronteira com o Peru é bem perto, mas lá vc passa umas 2h enfrentando fila, processo bem lento. Lembrem-se de guardar o papel que eles dão ao entrar na Bolívia, será necessário apresentar para entrar no Peru.

Não quisemos ficar em Puno, preferimos ir direto para Cusco. A passagem custou 30 soles num bus-cama muito bom da empresa Julsa, valeu muito a pena. Partimos às 4h da manhã e chegamos mais ou menos meio-dia. Os táxis lá em Cusco não passam de 3 soles para ir até o centro, é muito barato. Fomos para o hostel Inka's Wasi, e recomendo muito. Custa 15 soles sem café da manhã e 20 soles com café da manhã. Fica bem próximo ao convento de Qorikancha e a umas 2 ou 3 quadras da Plaza de Armas.

Em Cusco, vale a pena gastar uns 4 dias pelo menos. Tem muita coisa pra se ver nos arredores. O boleto turístico custa 70 soles e vale a pena se vc tiver tempo para visitar tudo o que ele dá direito. Eu não fiz a trilha inca, fui para Águas Calientes de van, mas até a hidrelétrica, e a pé a partir daí, uns 12 km de caminhada bem legal até chegar na cidade. Em Águas Calientes, é só base para Machu Picchu mesmo, não tem muito o que fazer. Tem aquelas águas termais, mas nem experimentei. Até que é bonitinha a cidade.

 

Ufa, já falei demais, qualquer coisa é só perguntar! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

OI raquel COmo estas??

Meu nome é Allan, estarei fazendo essa viagem em Abril/maio tambem

Creio que sairei de BH ou Sao Paulo (ainda nao sei)

 

COmo tenho um compromisso em BH entre 21 e 24 de Abril, eu so poderei sair de lah dia 24 a noite ou 25 mesmo! Quero, sim, pegar o TREM DA MORTE

To com um roteiro mais ou menos feito, mas sujeito a mudancas... Como sou "mochileiro de primeira viagem" eu ainda nao estou muito certo do que fazer.. O rtoteiro me foi passado por um outro cara aqui das Mochileiros

 

qq coisa, meu msn eh alanvieirard@hotmail.com

 

Abracao e se nao nos encpontrarmos,,,, BOA VIAGEM!!!

abracao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...