Ir para conteúdo

Facas TRAMONTINA


Posts Recomendados

  • Membros
Essa adaga da última foto é dos primórdios da tramontina cuteleira, não é? Deve ser dos anos 60/70

 

Trauco, realmente não sei precisar o ano dela com exatidão. Meu pai comprou ela na década de 70, e em 1983 eu me lembro bem que me apossei dela...kkkkkkkkkkkkk... Ela realmente é bem dos primordios da Tramontina. Eu gosto bastante dela, da simetria, detalhes etc... Só pecaram com esse cabo de plastico , ao invez de por um de madeira, mesmo que simples, mas daria um charme a mais na peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Leandro,

 

Parabéns pelas relíquias!

 

A terceira, salvo melhor juízo, foi a primeira faca que comprei lá em fins de 70 início dos 80 juntamente com um canivete com cabo semelhante e que hoje vejo ter sido inspirado no Buck 101 ( só que sem trava )...

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Leandro,

 

Parabéns pelas relíquias!

 

A terceira, salvo melhor juízo, foi a primeira faca que comprei lá em fins de 70 início dos 80 juntamente com um canivete com cabo semelhante e que hoje vejo ter sido inspirado no Buck 101 ( só que sem trava )...

 

Abraço

 

Valeu Cabraljr!

Essa faca que vc se refere é das antigas tb, essa minha esta comigo nem sei a quantos anos, ja perdi as contas.

Sei bem que canivete vc ta falando. Eu tenho um zerinho, só não sei onde esta, mas vo encontra-lo e postarei fotos tb. A Tramontina copiou varios itens da Buck, incluindo a faca Amazonas que vc tem, que é uma copia da Buck 619. De uma olhada nessas fotos:

 

http://i27.photobucket.com/albums/c189/cosmo44/100_0214.jpg

http://i97.photobucket.com/albums/l226/Haebbie/BuckMateBlackHandle.jpg

http://i97.photobucket.com/albums/l226/Haebbie/Buck119_619_639.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro,

 

Parabéns dobrado, pois além de colecionar você procura conhecer bem a história dos ítens! É isso mesmo, é "cuspido e escarrado" ( esculpido em carrara ) a Buck!

 

É uma boa faca para pescaria, só que sua retenção de fio é terrível pela baixa dureza. Mas até hoje ainda vê serviço porque é levada em pescarias para os famosos e rotineiros "me empresta sua faca"...

 

Em uma desbastei um abrifor de garrafas e fiz um furo "quebra espinho" e na outra afiei o contra-fio para "corte pesado". O bom delas é a empunhadura que até hoje está aguentando o tranco; e olha que ambas foram desbastadas em roda de fios de aço para ficarem mais anatômicas, pois originalmente eram muito "grossas" para o meu gosto.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Leandro,

 

Parabéns dobrado, pois além de colecionar você procura conhecer bem a história dos ítens! É isso mesmo, é "cuspido e escarrado" ( esculpido em carrara ) a Buck!

 

É uma boa faca para pescaria, só que sua retenção de fio é terrível pela baixa dureza. Mas até hoje ainda vê serviço porque é levada em pescarias para os famosos e rotineiros "me empresta sua faca"...

 

Em uma desbastei um abrifor de garrafas e fiz um furo "quebra espinho" e na outra afiei o contra-fio para "corte pesado". O bom delas é a empunhadura que até hoje está aguentando o tranco; e olha que ambas foram desbastadas em roda de fios de aço para ficarem mais anatômicas, pois originalmente eram muito "grossas" para o meu gosto.

 

Abraço

 

Valeu novamente meu amigo Cabraljr!!!

Sabe, eu realmente gosto demais de pesquisar e conhecer sobre facas, principalmente da alta cutelaria nacional e internacional.

Eu tive uma faca amazonas identica a essa sua. Mas uma certa vez, em um ato de imbecilidade momentanea, quase amputei meu dedo indicador da mão esquerda com ela. Foi bem feio, só parou de cortar quando encontrou o osso,e eu o vi exposto, bem desagradavel pra quem estava em um sitio a 40 minutos da cidade. Bom, pra não ficar me lembrando do episodio, fora a cicatriz enorme que ficou, rodeando o dedo, decidi dar a faca de presente a um amigo meu, que tem ela ate hj... Como vc falou, é uma boa faca, pena não reter muito o corte mesmo, perde com facilidade, com praticamente todas tramontinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Leandro

``Antigamente´´, exisitia a Mundial e a Tramontina copiava a cópias que a Mundial fazia das facas gringas, depois em algum plano economico do governo, a Mundial quebrou e a Tramontina a comprou.

Nunca é demais relembrar que o primeiro choque da OPEP em 1973 acabou com o ``milagre brasileiro´´ e o Brasil fechou as importações de tudo e estimulou a fabricação do ``similar nacional´´. Isso fez com que o que era importado e caro (imagine o dolar a 8-10 reais mais impostos naquela época) como essas facas bossais que avaliamos aqui sumisse ou virasse item de bacana que viajava para exterior e popularizou as imitações nacionais. Se, por um lado, o mercado inchou de porcaria da imbel, mundial, tramontina, etc, por outro, essas indústrias começaram a olhar para esse nicho que antes era só dos mauricinhos enquanto a totalidade dos cidadãos comuns vivia de aço carbono e cabo de plástico ou madeira comum.

 

PS: onde se lê ``vivia de aço carbono e cabo de plástico´´ leia-se ``vivia de aço carbono/inox de pia e cabo de plástico´´, o Brasil importava aços na época do crash, desde folha de flandres até aços inox especiais (o que não é vergonha, Opinel e Laguiole importam sandvik 12c27), foi o crash que fez os milicos tornarem isso material ``estratégico´´ e implantarem aciarias novas no país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente Trauco, ate 1993, quando foram abertas novamente as portas pra importações, o Brasil viveu de tudo o que é lixo que podia produzir, e na falta de algo de qualidade disponivel, so nos restava mesmo consumir as porcarias que nosso pais produzia, em todos os segmentos que se possa imaginar.

Como vc falou, pra quem curtia cutelaria, so tinha a disposição no mercado facas de carbono de pessima qualidade, com cabos de plastico ou madeira das mais vagabundas possiveis. No caso da Mundial, ate que as facas eram boas, diferenciadas, mais bem acabadas e aquele aço que chamavam de Cromoduro, era sim muito superior ao disponibilizado pela Tramontina e outras marcas disponiveis aqui na epoca, mas nada comparado com o que viria de fora futuramente. Essas facas da Mundial (As antigas, que fique claro) ainda são algo que vale a pena ter, prestam pra alguma coisa.

Ja a Tramontina, apesar da facilidade de hj em dia em se conseguir material de boa qualidade, etc, continua insistindo em fazer lixos, conseguindo ainda se manter aberta pura e simplesmente por uma questão de ter seu nome ainda muito forte hj em dia diante da grande massa que desconhece o que se pode comprar la fora com o mesmo dinheiro. Cutelaria de qualidade no Brasil hj, apenas artesanal, e que bom que pelomenos nessa parte, temos varios dos melhores do mundo por aqui. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Falando em copias, que é a especialidade da cutelaria nacional, alem da Tramontina, a atual Nautika tb faz copias de facas internacionais famosas. Vo por abaixo uma lista dos modelos da Nautica e suas respectivas inspirações internacionais:

 

Nautika Platoon = Aitor Jungle King I

Nautika Diutak = Puma Tac

Nautika Attack = Ka-bar U.S.M.C.

Nautika West = Smith & Wesson Search & Rescue Tantô

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Gasparello, muito legais seus videos! Essas facas novas da Tramontina parecem interessantes, tipo, parecem estar mais bem feitinhas do que as de antigamente. Ainda não peguei em mãos uma dessas, mas fiquei bem curioso, vo ver se encontro uma pra olhar por aqui. Valeu mesmo pelos videos, pois pra quem não ta afim de gastar uma bela grana com uma faca importada, derrepente as tramontinas ainda servem pra ir quebrando um belo galho ate la.

Abraço

 

Tem vários modelos bem diferentes. O site da Tramontina tem muita informação, tenho mostrado pouca coisa em relação às novidades da marca.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...