Uma semana entre Cancun e Playa del Carmen

Olá pessoal!!! Como todos ressaltam, essa comunidade me ajudou mtooo na hora de montar minha viagem e agora é hora de retribuir!!

Contexto da viagem: fui no dia 23/05 de férias com uma amiga para Cancun (7 dias) e NY (5 dias), num esquema sem frescura, tentando fazer não somente programas turísticos. Não fizemos nada com agência e eu acho que essa opção sempre vale a pena se pesquisar direitinho!

Dia 1 - saída do Rio: como estavamos indo pros EUA também, compramos a passagem multiescala pela United. Saiu R$2.200 pra cada uma Rio-Cancun/Cancun-NYC/NYC-Rio. O unico ponto chato é que a United sempre faz escala em Washington, entao na ida gastamos bem mais tempo do que se fossemos direto pro Mexico ou pro Panamá... Saimos do Rio as 19h.

Dia 2 - chegamos em Cancun as 11h30, sem nenhum problema com mala! (Li muito sobre malas violadas por la) No aeroporto pegamos o onibus da ADO pra ir a Playa del Carmen (PDC). Nessa hora tem que ter cuidado pq os taxistas, agentes de viagem dizem que nao sabem onde fica a estaçao ou dizem que é mto longe e tem que ir de taxi ou que tem que ir com eles a Playa. Pergunte pra algum policial que eles indicam direitinho, fica a 5 minutos a pé, bem tranquilo de chegar! Pagamos 9 dolares por pessoa (em peso é bem mais barato mas nao tinhamos essa opcao ainda) e em 1 hora estavamos em PDC. A estacao fica na 5a avenida que é a principal de la. Reservamos pelo Hostelworld.com o Hostel Rio Playa que fica quase na esquina da 5a avenida com a Calle 8. Muito bem localizado mas é um albergue beeeeem simples! A diária saiu por US$ 32 pra nós duas, por noite. La trabalha o Marcelo, um carioca mto gente boa que nos deu mtas dicas legais! Alem disso tem um bar no terraço que rola uma socialzinha/pré-night boa, com happy hour com bebida de graca pras mulheres. Em Playa tem um monte de pousadinha e como era baixa temporada seria bem tranquilo de arranjar alguma coisa por la na hora, num precinho bem tranquilo tb, mas como nao conhecia, preferimos nao arriscar. Depois de comermos no Burger King (um sanduiche gigante, cheio de shitake que nunca vi por aqui), fomos a praia. Uma delicia, super tranquila, com varios clubes de praia com musica e gente bonita. Recomendamos o Mamita's, mesmo que vc fique na sua canga e nao alugue cadeira/barraca, só pra ficar curtindo o local. Depois demos uma volta com calma na 5ª avenida. Tem muita loja legal, ambiente super sossegado, estilo Buzios e com mto turista europeu (diferente de Cancun que é completamente invadido por americanos e brasileiros). Fomos no Wal-mart pra compramos umas besterinhas e, principalmente pra trocar pesos. Compre qq coisa e dê uma nota de US$ que vc recebe o troco em peso. A taxa foi de 1US$ =12,93 num dia e 12,80 no outro, enquanto na 5ª avenida era 12 e como é mto perto da 5ª avenida, vale a pena trocar por la. De noite so ficamos no hostel mesmo pq a viagem foi cansativa e iriamos cedo pro Xcaret no dia seguinte.

Dia 3 – Xcaret. Compramos pela internet, na véspera, com 10% de desconto (US$ 89). Nessa hora que eu acho que é muuuuita vantagem estar em PDC. Pegamos um colectivo (van) por 20 pesos cada trecho e em 5 minutos estavamos la. Chegamos umas 9h com parque ainda vazio e podemos aproveitar os rios e algumas piscinas praticamente vazios. O parque é bem grande mesmo, mas sabendo se planejar vc consegue quase tudo! Os shows ao longo do dia nao vimos pq nos disseram que os principais se repetiriam no show noturno. Dica: como as atracoes aquaticas fecham as 17h, se planeje para faze-las primeiro e deixe pra fazer o elevador panoramico e as caminhadas pra ver os bichos entre esse horario e o horario do show. As 19h comecou o show, que foi bem interessante. Particularmente preferi a 2ª parte, que mostrava as tradicoes de cada regiao do Mexico. Quando acabou, voltamos tb de colectivo. Na saida do parque ja tinha 2 vans esperando entao nao esperamos nem 1 minuto, diferente do pessoal que vai de agencia e tem que esperar todo mundo voltar...No entanto, nao sei se o esquema do colectivo funciona pra quem quer voltar pra Cancun... De volta a PDC, tomamos um banho e fomos pra Calle 12. La estao as principais noitadas de Playa. Entramos na Mandala e numa outra que esqueci o nome porque nos ofereceram pra entrar de graça e ainda tinha bebida liberada pra mulher (vodka, rum e tequila)... Descobrimos depois que esse esquema é permanente: todas as boates tem esse esquema pra mulher!

Dia 4 – Tulum e Akumal. Mesmo esquema: colectivo pra Tulum (35 pesos). Chegamos la umas 9h30, depois de uns 20 minutinhos de van, mais uns 10 minutinhos de caminhada a partir da estrada e chegamos nas ruínas. A entrada é 51 pesos e tem a tal taxa pra tirar foto mas eu nao vi ninguem pagando/cobrando isso! Tulum estava um absurdo de calor! Fomos direto pra praia e ficamos um tempão la (diferente de quem vai por excursao que tem tempo certo pra mergulhar). Depois demos uma volta pelas ruinas mas nao aguentamos mto tempo debaixo do sol e saimos de la, com destino a Akumal. Mais um colectivo (30 pesos) e 10 minutos depois, indo em direçao a PDC, chegamos nessa praia que é um paraiso!! Li algumas poucas pessoas que foram pra la e SUPER RECOMENDO! A praia é um absurdo de linda: agua cristalina, super sossegada com pouca gente e sombrinha dos coqueiros. Levamos snorkel e la, pra mergulhar, é um espetaculo! Mesmo sem experiencia, vimos mtos peixes diferentes e ate tartarugas enormes passando do nosso lado... Maravilhoso!!! Se nao levar snorkel, nao se preocupe, pq dá pra alugar la... De volta a Playa, mais um passeio pela 5ª avenida. De noite, ate pensamos em ir pra Cocobongo que tambem tem la e o barman do hostel arranja ingresso por US$37, mas o pessoal do albergue estava indo pra Calle 12 de novo e fomos com eles. Fomos pro Blue Parrot Beach Club (entre outros!) . Mto bom tb! Bebida liberada, musica boa na pista de dança quase na areia e umas performances ao longo da noite.

Dia 5 – Cenotes. Essa dica foi do Marcelo do albergue e é um passeio pra quem quer fugir um pouco do calor. Queriamos ir a Cobá, mas nao seria mto simples ir de colectivo e, alem disso, nao aguentamos ficar debaixo do sol infernal em Tulum entao achamos que nao seria uma boa ideia ir pra algum lugar em que nao poderiamos nos refrescar. Por isso, fomos pro Cenote Dos Ojos/Bat Cave, que fica na altura do Xel-ha, pouco antes de Tulum. Colectivo por 35 pesos e na entrada dos cenotes vc paga 300 pesos pro guia que te leva aos cenotes, dá os equipamentos e mergulha com vc levando nos 3 cenotes do local, alem de ser nosso personal fotografo em varios momentos! Achamos um passeio bem diferente!! Gostei bastante!! A agua tem um tom azul que nunca vi na vida e esse cenote tem visibilidade de 100%. Fomos de snorkel mesmo mas da pra ir de cilindro, so nao sei se tem mta necessidade... So tem um tipo de peixe la, mas o legal é ver as estalactites, estalagmites e os morceguinhos nas cavernas. Umas 15h voltamos pra PDC pra pegar a mala e ir pra Cancun. ADO por 40 pesos e em menos de 1hora estavamos no centro de Cancun. De la fomos pro Oasis Viva Beach, que reservei pelo Hoteis.com por US$ 200 dolares, por 3 noites pra cada uma de nós (US$ 400 total). A chegada nao foi mto agradavel pq tinham perdido nossa reserva entao gastei quase 2 horas falando com o atendimento do site, no meu portunhol nivel avancado, pra resolverem o problema, pq os atendentes do hotel nao conseguiam fazer isso sozinhos. Só depois que nos falaram que o hotel tem uma pessoa especifica pra atender brasileiros – o Thiago – que foi super prestativo e nos ajudou durante a estadia. Problema resolvido, jantamos no italiano Dos Lunas, ficamos um pouco no bar resolvemos que essa noite nao sairimos porque dormimos pouquissimo em PDC ... Sobre o hotel, existe a possibilidade de se pagar um pouquinho mais e ficar no Gran Oasis Viva. A diferença é uns 40 dolares por noite pra vc ter frigobar liberado no quarto e direito de ir no restaurante brasileiro do complexo. Parece que o quarto é mais novo tb, mas sinceramente achei o quarto do Oasis bem razoavel, visto que nao se passa muito tempo nele, alem de ter varandinha, o que nao tem no Gran.

Dia 6 – Isla Mujeres. Pegamos o onibus R1 na frente do hotel e fomos até a Playa Tortugas de onde sai o catamarã pra Isla Mujeres. Saiu por US$ 15 por pessoa, ida e volta. Em Isla, demos uma volta na cidade mas o nosso foco foi ficar curtindo a Playa Norte. Nao queriamos fazer tour de snorkel de novo principalmente depois de Akumal, que foi de graça e maravilhoso! De tarde voltamos pro hotel, comemos um sushizinho, curtimos a praia do hotel, de noite teve uma festa mexicana e conhecemos um grupo de americanos super tranquilos, com quem saimos depois. Fomos pra região dos bares e como eramos um grupo grande, compramos uma pulseirinha por US$ 40/pessoa que dava direito a entrada e bebida liberada no The City (mtoooooo louca a noitada!!) e o Corona Bar, além de entrada pro after party numa boate na beira da praia que esqueci o nome. Obs: pra quem se choca com facilidade, é melhor nao sair em Cancun... Tem um pessoal que perde a linha pesado!!!!!!!

Dia 7 – Curtir o hotel. Tiramos esse dia pra exclusivamente usufruir do hotel. A praia é bem calminha e tem duas piscinas, sendo uma infinita. Conhecemos mais um grupo de americanos super gente boa e nesse dia fomos com eles pra uma pré no Pat O’Briens um bar bem legal que vira noitada e depois pro Señor Frog, onde ficamos até sermos expulsos, umas 4h. Fomos pra região das boates mas como ja estavamos cansados porque comecamos a noitada as 19h e nao vimos nada extremamente bom, voltamos pro hotel.

Dia 8 – ida a NYC. Conseguimos com o Thiago uma hora extra no hotel depois do sufoco que passamos na chegada e por isso, de manha aproveitamos pra nos despedir da praia e tirar as ultimas fotos, antes de nos despedirmos de Cancun... Muito triste ter que dar tchau pro México!!!!!! Pegamos um taxi pro aeroporto (300 pesos) e nessa hora que acabamos fazendo um tour maior pela Zona Hoteleira... Em Cancun e Playa o nosso foco não era compras pois estavamos indo pra NYC onde teriamos muita chance de fazer isso, por isso a unica coisa que conhecemos e bem rapidinho foi o Plaza Caracol e só passamos pelo La Isla no caminho do aeroporto... No aeroporto tem um free shop imenso e mais umas lojinhas pras ultimas lembrancinhas. Proximo destino: NY! Mas isso fica pra outro topico...

Resumo da viagem: nos divertimos horrores!!!!! Cancun deve ser ótimo pra lua de mel, mas sem dúvida pra quem está solteiro é uma viagem obrigatória!!!!! O tempo ficou maravilhoso, sol todos os dias (apesar do weather channel ameaçar chuva todos os dias!). Só temos ótimas recordações, conhecemos pessoas incríveis do mundo inteiro e já estamos morrendo de vontade de voltar, afinal ainda sobrou mta coisa pra fazer por la!!! No final das contas, saiu uma viagem super barata pra gente! Considerando que já iriamos pra NY e a passagem praticamente nao aumentou nada incluindo Cancun, gastamos só US$ 500 pra uma semana!!!

=)))

Oi! Gostei muito do seu relato, estou programando uma viagem agora para agosto e com certeza seu relato ajudou muito. Ir pra PDC e fazer os passeios por conta tem todas as vantagens (só protesto com relação às bebidas liberadas apenas às mulheres kkk)... Abs, Tato

hahahahaha realmente ser mulher tem algumas vantagens, Tato!

Leus,

no Mexico gastei em torno de US$ 500 (hotel/albergue + refeições + passeios + noitadas + lembrancinhas) pra uma semana.

No total da viagem eu não vou saber te dizer direito porque em NYC eu enfiei o pé-na-jaca nas compras... Fiquei la uma semana tb, achei um albergue BBB (Broadway Hostel & Hotel) e na cidade mesmo não gastamos muito dinheiro....

Adorei o seu relato, muito bom mesmo!!! Só uma dúvida: entrei no site da ADO e aparece uma tarifa de $42 de Cancun para Playa del Carmen. Vc falou q pagou apenas $9. Eh isso mesmo??? Outra coisa, em PDC onde se pega esses coletivos (vans) para os passeios?? Obrigado!!! ::otemo::

É isso mesmo que a kalissinha disse!! O valor está em peso.... Fui agora em março de novo e a relação estava 1USD = 12PMX no walmart. Na 5th Ave em Playa oscilava de PMX 11 a 11,3.

Vou dar uma incrementada no relato assim que tiver um tempinho!!! ::sos::

E kalissinha, eu tinha realmente copiado esse relato no orkut, mas como sai de la, pode ter desaparecido....

Bjkss

Bom, não satisfeita em passar 1 semana no México em 2010, tive que voltar pra lá agora em março... ESSE LUGAR É VICIANTE!!! E o melhor é que eu estou conseguindo viciar várias amigas... heheheheh O problema é voltar à realidade quando as férias acabam....

Vamos ao relato: fiz de novo o esquema 3 dias em Playa e 3 dias em Cancun, com uma amiga. Foi nossa última parada, depois de 3 dias em Miami Beach (que por sinal é ótima tb, mas tem que ser detalhada em outro tópico....).

Fomos de American Airlines, por Miami. Vôo demorou 2h, mas pela diferença do fuso nessa época do ano, a gente sai de Miami às 15h e chega em Cancun às 15h tb!

Dessa vez em Playa não estávamos no clima de ficar em albergue, principalmente pelo banheiro compartilhado, aí ficamos no Blue Parrot 5th Ave, que eu reservei pelo booking.com. Saiu por USD 90 a diária pra duas pessoas com café da manhã e wi-fi incluídos. O quarto era uma gracinha, cama king, ar condicionado e super bem localizado, bem no meio do agito. Recomendo bastante esse hotel, mas tinha um problema: de madrugada chegava uns bêbados escandalosos que se vc tiver sono leve, atrapalha! Não me incomodaram mto pq eu tava bem cansada e apagava na cama.... Pelo booking vc encontra outros talvez um pouquinho mais baratos e, se quiser arriscar, na hora vc pode tentar barganhar com algum hotelzinho lá mesmo, principalmente em meses de baixa temporada, mas eu prefiro não arriscar! Dica: em Playa, se certifique de que o hotel fica ou na praia, ou na 5th Ave, no máximo na 10th Ave, entre as ruas 2 e a 20. Depois disso, vc fica meio fora da badalação de Playa.

Fiz uns passeios novos: Cobá (dia 1) e Cozumel (dia 2), além de repetir Tulum e Akumal (dia 3) já que minha amiga não conhecia.

Cobá achei beeem legal! É estilo Chichen Itza, mas a pirâmide é mais alta e você pode subir nela (o que não dá pra fazer em Chichen Itza!). Se vc quiser fazer esse passeio e não tiver carro (como foi o nosso caso) tem que se programar pra ir de ônibus da Rodoviária (ADO). Sai 8h/9h e retorna às 15h. Cada trecho é PMX 90 e a entrada do local, se não me engano, era PMX 51, igual a Tulum. ( 1 dólar estava a PMX 12 no Walmart, na rua entre PMX 11 e 11,3). Particularmente, eu recomendaria mais esse passeio do que Chichen! Meus amigos que foram pra Chichen de excursão, perderam 3h em cada trajeto! Pra Cobá dá 1h30 de Playa. Em março, tava quente, mas suportável. No auge do verão, não sei se é uma boa encarar um passeio desses, porque deve ser mtoooo quente!!!!

Já Cozumel, eu achei legalzinho... O melhor de lá é o tom azul do mar, que eu nunca vi nada parecido na vida!!! Já o snorkel, sinceramente, já fiz melhores em Cabo Frio e Arraial do Cabo!!! Mergulhar de cilindro deve valer a pena pelos relatos que li por aqui, mas como não foi o meu caso, acho que tem passeios melhores pra fazer de Playa, se vc não tiver muito tempo! Esse passeio, nós compramos no porto de Playa mesmo. O catamarã sai USD 13 ida e volta e o passeio de barco com 3 paradas pra snorkel, equipamentos e uma Corona saiu por USD 25, depois de pechincharmos... O preço original era USD 40.

De Playa pra Cancun dessa vez fomos de taxi pois estávamos abarrotadas de mala. Saiu por PMX 500, (caro!) mas valeu pela rapidez e pelo conforto!!

Em Cancun fiquei de novo no Viva Beach, só que dessa vez no Grand (que é superior). Ele deixou de se chamar Oasis e agora é Be Live. Eu paguei USD 100 por noite por pessoa (USD 20 a mais por dia que no Be Live normal) e tinha direito a usar um restaurante melhor (o tal do brasileiro, chamado Rodízio, que tem um cardápio bem melhor pelo menos pro meu paladar, que não está acostumado com muito óleo/fritura e nem muita pimenta!!), um bar vip e frigobar no quarto. O quarto era bem mais novo também e a cama king. Eu gosto bastante desse hotel e não pretendo testar outros pela relação custo benefício! Ele fica muito bem localizado, dava pra ir a pé pro shopping Plaza Caracol (que tem uma Ultrafemme bem boa e muitas vezes com perfumes e cosméticos mais baratos que no Free Shop e uma Sunglass Hut, loja de óculos de marca com uns precinhos bem bons tb!!) e pras baladinhas (Cocobongo, Congo, The City, Corona, Bulldog....), além de não ser frequentado pelo povo americano do Spring Break que é completamente sem noção! O que mais tinha lá era brasileiro e uns argentinos perdidos...

Cancun, dessa vez foi só pra relaxar mesmo: curtir a praia, a piscina e o bar do hotel e ficar de bobeira com a brasileirada toda que tava por lá....

Dessa vez as noitadas que fizemos foi o The City Beach Club (clube anexo a The City, já que a boate mesmo só abre nos finais de semana) no dia 1, show do David Guetta no dia 2, e Congo Bar no dia 3, depois de cogitarmos ir no banho de espuma da Basic que rola nas 5as feiras, mas ao vermos que era realmente uma chuveirada, vimos que não seria uma boa idéia... Em todas tem bebidas incluídas, sendo que na The City foi USD 50 e no Congo saiu por USD 20.

Qualquer coisa que eu puder ajudar, é só falar!! :P