Ir para conteúdo

1 Mês sozinho na América Central


Posts Recomendados

  • Membros

Ticabus

Com uma semana de antecedência havia comprado na ventanilla da ticabus no terminal do allbrook todas as passagens e reservado todos os dias e horários, fiz isso pois estava na casa da minha tia na cidade do Panamá se você chega na cidade do panamá e pretende fazer a trip creio que mesmo em janeiro 4 dias de antecedência sejam o suficiente a rota mais lotada é panamá x san José as outras são bem mais tranqüilas.

Para comprar as passagens é necessário apresentar passaporte e pagar em dinheiro ou em usd ou na moeda local,sai mais barato comprar todo o trajeto que você quer fazer em vez de comprar por partes porém não se preocupe pois o boleto é aberto e você pode mudar a reserva sempre com no mínimo 24 horas de antecedência. Para mudar reserva ligue para o terminal da ticabus no país que você está ou vá até um deles, no caso do telefone , é só vc informar o número do seu boleto confirmar seus dados e fazer a nova reserva, é mto fácil.

Se você pretende fazer panamá ou costa rica até a Guatemala direto assim como eu fiz recomendo que tome o executivo que será mais rápido e terá 3 refeições (bastante razoáveis) de graça se vai fazer só trajetos entre um país e outro tirando o trecho panamá x costa rica , compre a classe turismo mesmo.

Leve sua própria água e casaco pois as vezes fica mto frio....

Os terminais da Ticabus são todos particulares a não ser o do allbrook no panamá,tirando o da Costa Rica todos fecham pela noite, então não pense em dormir nos outros no da Costa Rica eu dormi e é seguro, você deve chegar 45 min e fazer seu check in com passagem e passaporte eles dão ticket de bagagem mas sempre verifique se a sua foi embarcada e se ngm a pegou por engano ou por maldade,eu normalmente tentava colocar entre as primeiras para ficar no fundo e não me preocupar

Fronteiras

As fronteiras são muito parecidas,porém os trâmites não, se estiver no Ticabus não se preocupe eles sempre explicam tudo, se for sozinho você que tem que chegar na imigração pegar o papelzinho para preencher pagar as taxas e etc...

A maioria tem caixa automático porém leve o dinheiro relativo a taxas em espécie para facilitar e não corres riscos pois obviamente não são cidades tão seguras, cuidado com os cambistas de rua, dificilmente se consegue boas conversões com eles recomendo ter algum dinheiro em usd em espécie e o resto em VTM

Fronteira Panama X Costa Rica

Para sair do Panama se paga 1 usd e há uma revisão de bagagem com direito a um cãozinho farejador, na Costa Rica não se paga nada mas é necessário termos o certificado de vacina internacional contra a febre amarela e a passagem de saída do país, também no meu caso e no de outras pessoas q conheci a parte costariquenha foi a que mais demorou cerca de 2 horas e meia

Fronteira Costa Rica x Nicaragua

Se desce do ônibus assim como na anterior porém é o próprio assistente da Ticabus que faz o processo anteriormente ele recolhe seu passaporte e o dinheiro ... 10 usd para entrar , 5 usd para sair, vc esperará na porta do bus um oficial de imigração te entregar o passaporte de volta

Fronteira Nicaragaua x Honduras

Se não estou enganado o assistente da Ticabus faz os trâmites e um oficial entra no ônibus a procura de drogas(as vezes pede para alguém descer do bus principalmente mexicanos) e entrega o passaporte ou algo nesse sentido.É importante lembrar que desde o dia 3 de dezembro não necessitamos mais de visto para lá, porém as vezes o pessoal da Ticabus pode não saber disso , explique isso a eles, com a imigração em si, sem problemas.

Fronteira Honduras x El Salvador

Um oficial de imigração sobe no ônibus confere documentos e desce sem maiores problemas

Fronteira El salvador x Guatemala

Você desce do ônibus e carimba seu passaporte e assim como na Costa Rica não há taxas

Para voltar é a mesma coisa lembrando que para entrar no Panama de novo são mais 3 usd

Dia 1

Sai do Panama as 11 h classe executiva

Dia 2

Cheguei 1 da manha na Costa Rica sai as 3 para continuar viagem , San Jose nessa época pela noite é um pouco frio...

Cheguei tarde em El Salvador e lá tive que dormir, há duas opções ou salte no terminal san Benito ou san miguel ambos tem hotéis o de San Benito é bem melhor e tem uma vizinhança segura já o outro principalmente de madrgugada n aconselho sair do hotel. San Benito quarto duplo 24 usd quarto simples tbm no outro quarto simples 12 usd porém nas duas vezes negociei por 10...esse hotel é bem ruim para o preço que se cobra mas n acho bom sair p dormir em outro hostel sairia mto caro e n seria prático, em ambos eles te acordam para você não perder o ônibus.

Dia 3

Sai de El Salvador as 5 cheguei as 11 na Guatemala

Do outro lado da rua no posto há um caixa automático recomendo sacar quetzales(aprox. 1 x 8) lá para poder pegar buses colectivos se for pegar um taxi eles aceitam usd.Tomei um taxi para Antigua 20 usd pois queria chegar logo... mas se quiser economizar tome um taxi até onde saem os chicken bus 5 ou 6 usd na porta do terminal se caminhar pela rua ali perto do posto vai ser mais barato, bom lembrar que o preço da corrida é combinado antes não há taxímetro, os buses até a antigua saem aos montes não se preocupe.Chegando em antigua fui p o hostel e dps passei a tarde me “perdendo” pelas ruas e visitando alguns museus e ruínas e igrejas mto interessantes

Dicas de Antigua:

A cidade é dividia em avenidas e calle ponientes numeradas e com sentido norte ou sul tbm há calles menores, a maioria não tem placa com o número mas é mto fácil andar por La e mto agradável tbm.A praça central concentra fica bastante cheia e é La que estão os cajeros automáticos, há um supermercado perto chamado La bodegona que é com certeza o lugar mais barato para fazer compras na cidade. Os preços dos passeios variam mto de agencia para agencia e são barganháveis a agência mais barata q encontrei foi a LIBERTAD DE VIAJE.Sai mais barato agendar os shuttles La do que nos hostels pq obviamente eles ficam com um dinheiro,se quiser viajar só de chicken bus é quase sempre possível porém obviamente mais lento e menos confortável e talvez menos seguro.Perto de onde saem os chicken buses tem fatia de pizza a 5 qtzl e perto da igreja amarela tem sanduba grande por 8 qtzl e almoço e jantar por 14 qtzl ambas comidas de rua mas existem diversos restaurantes baratos e fast food tbm.

Recomendo dois hostels porém sei q existem outros bons... os dois q recomendo são casa bellona 6 usd dorms e Villa estela ambos do msmo dono e perto um do outro ficam um pouco distantes do praça central mas nda demais só uns 5 min andando tem internet , água potavel de graça, ótima cozinha são bem agradáveis e etc... no terraço do Villa estela tem um bar e lá eles fazem uma fogueira a noite e pode se ficar bebendo até tarde diferente do resto da cidade onde tudo fecha cedo.

Dia 4

Acordei cedo para ir ao vulcão pacaya, os shuttles sempre te pegam na porta do seu hostel , espere do lado de fora e na hra marcada ou um pouco antes. A trilha é fácil mas devido as pedras vulcânicas recomendo usar uma bota se n agüentar pode pegar carona nos cavalinhos pagando um valor q n sei qnto é, é meio chato andar no ritmo do grupo mas infelizmente n se pode ir sem guia tente desenrolar como eu fiz de ir no seu ritmo é mto fácil tem mtos grupos fazendo sempre e a trilha é marcada, n havia lava qndo fui a ultima erupção havia sido há 7 meses quando supostamente um jornalista morreu, nem sempre acredito nessas historias de morte todo lugar q vc vai eles contam uma história dessas, chegando na base do vulcão é possível começar fogo usando o gás natural q vasa das pedras , ai vc pode assar marshmallow q eles vendem no começo da trilha, dei sorte pois um gringo n pode usar os deles e me deu os dele, há tbm uma caverna que é como uma sauna natural pois fica extremamente quente , tire o casaco e aproveite um pouco o calor , além disso se tiver com frio na mão pegue uma pedra no chão , cuidado p n se queimar, qndo fui estava mto frio e ventando, meu anorak com um casaco leve resolveram o problema mas não sou friorento, era o único de bermuda na trilha. O transporte mais guia na agência q recomendei custa 10 usd. Leve água e comida.

Dia 5

Optei por fazer uma daytrip 30 usd partindo de antigua para o lago atitlan mtas pessoas preferem passar alguns dias em cada pueblo mas n me arrependi de ter optado fazer assim , a van te pega bem cedo e te leva para panajachel vc tem um tempinho antes de sair o barco p conhecer a cidade dps pega o barquinho e vai para os pueblos , san marcos , san Pedro e Santiago em cada um vc tem um tempinho para conhecer , em san marcos tem uma plataforma para saltar a temperatura da água estava perfeita, em san Pedro aluguei um kayak 16 qtzl e dei uma remada mto boa, lá há uma pedreira então vc houve explosões de tanto em tanto tempo em Santiago vc tem mais tempo para ficar e almoçar se quiser , achei a cidade mto bagunçada e um pouco suja mas vc ouvirá a língua local que é uma das 200 linguas indígenas daa Guatemala, se gosta de nadar recomendo uma nadada próximo ao deck , encontrei um bom lugar para pular e conheci alguns locais q apesar de falar um espanhol sofrível tem facebook!

Se você estiver em panajachel esse passeio sai por 11 usd na associação dos barqueiros, se optar por ficar indo de pueblo a pueblo e talz n se preocupe os barquinhos são baratos e durante o dia saem com certa freqüência. Nesse dia foi para o bar do Villa estela e o Juan que é o dono ficou doidão e deu free shots de tequila para todos e cerveja de graça para mim no final da noite só estavam de pé eu ele e um francês fomos os três na moto dele para o casa bellona e La matamos mais uma garrafa de rum

Dia 6

Tinha agendando o shuttle para lanquin 130 qtzl na véspera porém devido ao calor e a ressaca a viagem foi difícil! Rs ,La não tem caixa automático portanto leve seus quetzales , o hostel q recomendo é o El retiro 35 qtlz dorms La eles aceitam cartão de crédito para diárias e passeios, o hostel tem internet grátis, n tem cozinha e a água potável é paga mas é barata e só comi uma vez no restaurante mas parece ser bom, barato porem nem tanto , tem uma sauna a lenha do lado do rio que é uma delicia o rio tem uma correnteza forte n é possível nadar contra mas eles aproveitaram e fizeram um tipo de wakeboard estacionário com uma prancha de madeira, super divertido! No começo é difciil mas dps se pega o jeito... O mercado da cidade é bom para comprar frutas e vc encontra pequenas lojas para outras coisas mas recomendo levar o q quiser de antigua onde é mais barato e com mais variedade A noite a galera bebe no bar e fica conversando nos jardins...

Dia 7

Fui a semuc champey com o pacote fechado por 20 usd , incluindo transporte guia entradas em semuc na caverna e tubbing e swing no rio , se quiser ir andando são 10 km da p ir pegando carona até La mas se vc somar os preços das entradas e principalmente pelo passeio guiado na caverna vale a pena pegar o pacote, o passeio guiado é bem famoso eles te dão vela mas se tiver uma headlamp leve pq é bem melhor eu levei e todo mundo agradeceu vc nada , sobe escadas , cordas faz mini rapel livre e etc, só se entra 500 m na caverna apesar de ela ter km de comprimento... dps se vai p o tubbing q é mto sem graça e dps o balanço que é mto maneiro vc vai nele e se joga no rio de uma altura de uns 5 m tlvz no parque de semuc champey msmo vc pode subir ao mirante e apreciar aquela maravilha, subida um pouco pesada mas curta 15 min no meu ritmo, pessoal demora sempre o dobro que eu , dps relaxe ns piscinas e veja como é o sumidero , o q acontece é q a água passa por baixo de semuc champey e saem na cachoeira q vc vê qndo faz o tubbing e o q escapa por cima forma aquelas piscinas perfeitas...

Dia 8

Passei o dia relaxando para a tarde ir a caverna de lanquin onde se pode observar a saída dos morcegos , se vc quiser da p fazer tudo em um dia e partir de lanquin no dia seguinte mas preferi ficar relaxando pois era barato e agradável aproveitei para praticar o “wakeboard” n tome um pacote para esse passeio vá andando até as cavernas cerca de meia hra pague a entrada 30 qtz leve a lanterna mas se n tiver n tem problema pq La é bem iluminado por dentro , cuidado pq é mto escorregadio ( resvaloso em espanhol) espere na porta da caverna q por volta das 6 vc verá milhares de morcegos passando na sua frente e saindo para a noite , dei sorte na estrada consegui carona e n andei a meia hra de volta mas n teria sido um problema ,normalmente todas pickups com caçamba dão carona La ...

Dia 9

Sai as 8 para flores 50 qtzl a viagem é longa chegamos a tarde e fui p o hostel los amigos 35 qtzl dorms há otras opções mas La é seguro e barato ,a água é paga a n ser de madrugada pq n tem ngm p cobrar o restaurante é bom e relativamente barato para o tamanho da comida , e não há cozinha ,vc pode ver filmes ou documentarios na tv só escolher e pedir p colocarem de graça internet é paga e n use , na rua é mais barato tem wi fi grátis no entanto flores é mto agradável para se andar a noite a ilha é mto pequena não há como se perder , se quiser comer barato atravesse a ponte e vá até o mercado publico de sta helena la almoço e jantar completos com refresco saíram por 12 qtzl em sta helena a caixas automatico em flores não vi....logo do outro lado da ponte há burguer king e pollo campero caso vc goste de fast food no meu caso comi La 2 vezes pq meus quetzales estavam acabando e n queria sacar mais p n sobrar e n pagar taxa do cartão então usei o vtm p comer... a cerveja da Guatemala famosa é gallo mas eles tem brahma a q chama brahva as vezes é mais barata q a gallo e melhor na minha opinião

Dia 10

Fui cedo p tikal no meu caso paguei so o transporte 60 qtlz o pacote com guia sai por 110 ou algo assim a entrada de 150 n está incluída, apesar de ter pago só o transporte simplesmente segui o guia do grupo q foi junto cmg e portanto saiu mais barato , recomendo fazer o msmo...la vc pode subir na maioria dos templos ver boas paisagens e curtir os monumentos que em grande parte foram reconstruidos...

Dia 11

Fiquei relaxando no lago , que é mto bom p nadar se pode alugar kayak porem se tiver com mais uma pessoa pegue emprestado o bote do hostel q é de graça tem algumas coisas p fazer a mais em flores como visitar uma caverna ou umas praias da lagoa mas n achei interessante uma coisa interessante é fazer a trilha do El mirador para ver a maior cidade maia do mundo são 3 dias acampando com tudo incluido acho q sai uns 120 usd... ou algo do tipo, peguei o ônibus das 9 para Guatemala city 200 qtzl comprei em flores mas se vc for p rodoviaria de sta helena sai mais barato, o ônibus pega o pessoal em flores em frente ao gran hotel e dps passa na rodoviária n sei se se vc comprar na rodoviária tem q pegar La , se informe! O ônibus é grande e confortável e com banheiro peguei o segunda classe e foi o suficiente

Dia 12

Cheguei em guate city cedo ajudei um alemão perdido q mal falava inglês e fui p o terminal da ticabus comi no posto de gasolina gastei meus últimos quetzles para n trocar na fronteira (sempre se perde dinheiro) peguei o bus até a Nicarágua porém tinha q dormir em El salvador mais uma vez... aproveitei para dar uma volta perto do terminal san miguel e fui até uma boate 1 usd e ri bastante com as diferenças culturais lá ou se dança salsa junto ou nas otras musicas as mulheres dançam olhando p os espelhos e os homens só olham , as mulheres eram todas gordinhas...cuidado ao andar nessa área....

Dia 13

Chegando em Manágua fui de taxi 20 cord parando no caixa automatico e indo para o terminal UVA de onde saem os ônibus para granada 20 cord tbm tlvz cobrem extra p sua bagagem

Em granada fiquei e recomendo o La casita 110 cordobas para chegar salte e pergunte na praça central cozinha , n me lembro se tem água de graça mas tem internet e wi fi grátis passei a noite conheci as ruas todas tem um lugar com umas senhoras cozinhando na rua q é simplesmente delicioso e barato na praça olhando p catedral é uma das ruas transversais a esquerda no sentido da catedral, La tem supermercado mas fecha cedo tem caixa automatico tbm, vc vê de onde saem os ônibus tanto p Manágua como para rivas , só perguntar

Dia 14

tomei cedo um chicken bus para rivas 25 cordobas chegando La pegue um bus ou um taxi 20 cordobas por pessoa se forem 4 para san Jorge La compre a passagem 60 cordobas e mais 10 de taxa local ou algo assim os horários de barca vc pode ver na internet tbm há barcos menores , uma outra opção é sair a tarde de granada mas os barcos n saem todo dia demoram 4 em vez de 1 hra e vc perde o dia pois chega La as 18 h , chegando em ometepe aluguei uma moto trail por 25 usd dividindo com o romeno q tinha conhecido na véspera com a moto fica mto fácil conhecer tudo porem tenha ctza q vc sabe pilotar pq algumas estradas são horríveis! Mas por isso q foi bom! Rs se n for alugar vc pode pegar os buses que saem nos horários marcados e são baratos porem extremamente lentos ou então os taxis q são caros e rápidos... fui direto para Mérida e fiquei no rancho Mérida e recomendo 80 cordobas dorms tem internet d graça porem mto lenta , água paga , nda de cozinha porem tem restaurante mas recomendo andar até a esquina e comer no outro restaurante

Dia 15 acordei cedo e fui descobrir como subia para o vulcão madera a trilha mais usada começa do lado da finca madalegna q tbm é um hostel mas q n eh tão bom , se vc n tiver de moto pode querer passar a noite La qndo for subir o vulcão, se paga30 cordobas de entrada mas tente passar direto sem pagar , mta gente usa guia mas fui sem , cuidado na volta tem um ponto de três caminhos pegue o da direita se n vc para do outro lado da ilha e demora mais infelizmente o meu companheiro pegou esse caminho e dps de mta preocupação o encontrei na estrada... chegando La em cima tem uma laguna rasa cedo há mta neblina mas dps ela se dissipa a trilha eh mto lamcenta porem tranqüila p mim as pessoas fazem em 8 hras ida e volta eu fiz em 4 e meia, eh uma trilha gostosa! Cerveja tona litrao para relaxar dps da trilha no hostel

Dia 16

Combinei na véspera de subir o outro vulcão ,concepcion, no dia seguinte tbm sem guia apesar de toda a contra recomendação , se vc tem experiência vá sem msmo...as pessoas levam 10 hras ida e volta fizemos em 5 ... pegamos um taxi na ida até aonde começa a trilha todo mundo sabe onde é e na volta andamos mais 45 min na estrada pq ngm quis dar carona  rs ...a trilha é uma das mais difíceis q já fiz floresta fechada mto inclinada até o meio , dps grama fácil porem inclinado e dps pedras soltas onde praticamente se escala , cuidado com os ventos não suba num dia de ventos fortes... dificilmente o cume ta sem nuvem mas uma boa hra é o período da tarde durante a manha normalmente ta tudo cheio de nuvens por isso q se vc anda rápido é uma boa começar meio dia mas todo mundo começa as 5 ou 6 da manhã , tbm se pode acampar no meio da subida o q seria mto agradável porem não tinha barraca. Nessa noite dormi no hostel índio viejo 80 cordobas dorms q é meio fraco mais barato, n tem cozinha , tem um restaurante bom e barato perto pergunte no hostel , internet paga porem barata.

Dia 17

Fui p rivas para pegar o ticabus p costa rica na estrada porém podia ter saído mais tarde ele so passou La as 14 e 30 se for fazer isso pegue um taxi em san Jorge para a agencia ticabus , tem internet por 10 cordobas a hra e um bom restaurante de PF com refresco por 40 cordobas , gastei meus últimos córdobas e esperei o bus logo dps de pegar ele quebrou na carretera e ficamos uma hra e meia até o conserto ser feito , acabei chegando tarde em san Jose meu plano original era ir p casa de uma amiga em heredia mas como n havia mais ônibus( na vdd dps descobri q havia porem teria q pegar um taxi p outro lugar longe do terminal) dormi no terminal msmo , no chão... eles tem um hotel mas é mto kro ,

Dia 18

as 5 peguei um taxi para o terminal de onde saem os ônibus para La fortuna 2200 colones, de La tbm saem os para monteverde o ônibus para rapidamente em san Carlos e segue para La fortuna La fiquei num hostel chamado gringo Pete 5 usd dorm(acabou sendo privado pois n tinha mais ngm ! rs) cozinha boa , na costa rica se bebe água da torneira, la n tem internet , mas na cidade tem vários lugares p isso , o mercado é bem próximo e como todos os grandes da costa rica são limpos, completos e organizados , na costa rica a comida é bem mais kra q nos otros países então só comi uma vez em uma soda um restaurante barato o resto do tempo cozinhei inclusive tem uma comida enlatada chamada quickies q eh boa e barata , vários sabores foi a base da minha dieta q me fez emagrecer 8 kg no total...combinei com o dono do hostel q é super animado porém p mim um pouco chato um tour de dois dias saindo a tarde para fazer o mini hking guiado ao vulcão arenal e em seguida a visita as aguas termais q são gratuitas no meio da estrada e no dia seguinte o transporte até o lugar onde tem a cachoeira com a entrada incluída tudo por 40 usd , dps pensando bem foi relativamente caro , não há onibus mas tlvz vc consiga pegar um taxi até o parque do vulcão e fazer a trilhazinha sozinho q eh ridículo e dps pegar outro ateh esse lugar na estrada onde vc desce nas aguas termias grátis...e no dia seguinte da até p ir andando até onde tem a cachoeira... e a entrada é 10 usd .... bom tente fazer isso de um jeito mais barato q eu fiz!tbm há canopy e etc e baldi hot springs q tem entrada de cerca de 20 usd mas q parece valer a pena , bom não se pode subir o vulcão infelizmente apesar de q seria um bom hiking, só se vai até um certo ponto e se observa ,há 3 meses n tem lava La  e quase sempre o topo ta coberto...de La se vê o lago arenal tbm q eh bonito mas nda comparado com o atitlan

dia 19

na cachoeira uma coisa q eu fiz q é super divertida mas é probida foi nadar por detrás da queda de água subir numa pedra nadar por baixo da água até onde a água cai e dps sentir toda a força da água te jogando para as laterais , faça pelo menos uma vez! O esporro vai ser compensado! A tarde peguei o q eles chama de jeep boat jeep 16 usd mas q na vdd eh van boat van até monteverde ou seja uma van até o lago um barco e dps outra van até monteverde chegando La fiquei no pension sta helena ótimo hostel 3500 colones ,cozinha boa , internet grátis, monteverde( na vdd o pueblo não se chama assim so a reserva) é uma cidade super agradável e um pouco fria e chuvosa tem bom supermercado, todas as cidades turísticas da costa rica tem cajero automático então não se preocupe.Se vc for estudante leve sua carteira de estudante os parques de La tem 50 porcento p nós...

dia 20

cerca de monteverde tem dois parques de florestas nubosas são florestas tropicais com nuvens bem bonitos porém pequenos , trilhas mto fáceis, optei por só ir no sta helena pq perdi o primeiro bus para a de monteverde e domingo tem menos horários , bom se for p monteverde veja os horários e precos no hostel , é tipo 1 dolar o bus ,e as entradas cheias são 18 usd p monteverde e 14 para sta helena p ir a sta helena pegue uma van por 2 usd ...em monteverde se concentram o maior numero de canopys , bungge jumps e afins preços que variam de 20 até mais de 100 usd dependendo do q vc quer fazer , n fiz nda disso , apenas fui p sta helena andei todas as trilhas e curti a paisagem numa torre alta no meio da floresta...

dia 21

peguei o ônibus para san Jose cedo 4 usd , vc compra a passagem do lado de onde eles saem só se informar no hostel , todos esses ônibus na costa rica n tem a/c e as vezes pode ser bem quente dependendo do lugar...chegando em san Jose tomei um taxi para o terminal coca cola bom lembrar q diferente de todos os otros países na costa rica eles tem taxímetro mas eles sempre tentam fazer preço fixo peca p usar o taxímetro ou então negocie um bom preço fixo ...no coca cola na parte de dentro vc compra a passagem p quepo/ Manuel Antonio 7 usd compre o directo pq senão demora mais ,quando chegar em quepos se for ficar no hostel q recomendo apenas espere no ônibus e avise ao motorista ele te deixa na porta do hostel vista serena 10 usd dorm, cozinha , internet , e café da manha bom de graça pao , geléia manteiga e leite... o hostel fica numa colina de onde se pode apreciar o por do sol e cerca de um mercado bom...

dia 22

esperei o café da manha e dps andei até o ponto p pegar o bus para Manuel Antonio q é barato menos de um dolar e passa de meia em meia hra chegando La ande até a entrada do parque 10 usd, mas da p entrar sem pagar... o q eu fiz ngm fez mas recomendo fortemente para fugir dos turistas q na costa rica chegam a ser irritantes pela qtdade e tipo, fui direto para a praia de Manuel Antonio de La andei pelas pedras até onde n dava mais a direita , voltei , e pelas pedras da esquerda da praia fui p a outra praia q tem ao lado ,só faça isso se vc tiver acostumado e com bota n faça de sandália , vc poderá ver mtas iguanas gigantes de milhares de siris tbm .. em algumas partes vc precisa escalar de leve ou cruzar troncos ...n esqueça protetor solar rs! Vc chega numa prainha e dps tem outra cuidado com os macacos eles sempre tentam assaltar os turistas assustei alguns... n os alimente! Volte pela trilha e bom , tem três trilhas q tão fechadas devido a deslizamentos mas ngm controla se vc vai fazer elas ou n só tem uma faixa de proibido assim que resolvi fazer , e valeu a pena! A trilha p puerto escondido é pequena e so no final q tem q tomar cuidado e descer com corda q tem La por causa dos deslizamentos foi a melhor parte do parque porque não havia ngm já q é proibido , tbm tem a trilha ao mirante q ta fechada mas so pq tem uma hra q vc tem q se agachar e se embrenhar nas plantas p passar nda demais... chegando La ótima vista tem tbm a trilha da cascata q ta fechada e q n fiz ... bom a ultima coisa q vc deve fazer é ir p praia da espadilla sur e pegar de La a a saída p a espadilla norte q já é publica andei toda a espadilla norte e passei pelas pedras até a prainha seguinte tem umas pedras legais p subir e ver o por do sol , tome um onibus de volta p o hostel eles passam a noite tbm...

dia 23

peguei o ônibus p quepos q é o msmo q vai p Manuel Antonio so q no outro sentido no terminal comprei a passagem p san Jose 3800 colones , em san Jose peguei um taxi para o terminal do caribe onde peguei o ônibus para puerto viejo 4500 colones note q existem dois puerto viejos o q vc vai querer ir é puerto viejo de talamanca ultima ventanilla....

se vc quiser conhecer play uvita ou dominical q me disseram q vale a pena pegue o ônibus saindo de quepos se quiser ir p Jacó faça o msmo...

chegando em puerto viejo fui caminhando até o rocking j`s cerca de um quilometro na rua principal o hostel é lindo porém mto cheio banheiros um pouco sujos e água fria(La faz calor então n tem problema), n tinha vaga em dorm fiquei em barraca com colchão travesseiro em lençol 6 usd achei excelente dormir em barraca pela privacidade e n precisar dormir vestido rs! O problema é o bar q fica aberto até tarde na noite q tocou eletrônica n dormi bem mas nas otras noites foi tranqüilo tem outras opções de hostel La mas todos vazios tlvz mais tranqüilos e provavelmente msmo preço se n quiser ficar no j`s veja como eles são , todos são antes do j`s, tem vários mercados mas recomendo o old harbour me pareceu o mais barato e organizado,tem bares e etc... mas só fiquei no bar p jogar totó com a mulecada! Rs...

dia 24

acordei com chuva e pensei q n ia valer ir a manzanillo de bike resolvi sair p dar uma volta na praia afinal o hostel sai na areia da praia , sai só d sunga comecei a andar umas 8 fui passando por varias praias o sol saiu fiquei com sede mas n tinha dinheiro nem nda p comprar peguei coco abri em tocos de madeira , mto bom! Rs continuei sempre andando as vezes pela areia as vezes por pequenas trilhas fui barrado tentando entrar na piscina de um resort rs e dps tirei um cochilo numa rede q fica num lugar coberto na areia e essa sim é livre e de graça dps continuei andando e acabei chegando em manzanillo aproveitei p conhecer o parque , parece q dps dele tem uma praia mto boa mas n fui onde deve dar p ver peixe boi ou algo assim , voltei para o hostel andando msmo , porem arrependido de n ter protetor dps de uma local olha p mim e dizer “Que camarón!!”hahahah ida e volta foram uns 32 km andando , e o dia foi simplesmente perfeito acho melhor q ir de bike p La...

as cervejas da costa rica são imperial e pilsen ... nda especial....

dia 25

acordei cedo aluguei uma bike no hostel 5 usd ... e fui pedalando até cahuita 10 usd p entrar o parque é bonito mas nda demais , porém tem mais animais q qlqr outro! Ida e volta de bike esqueci a distancia mas devem ter sido uns 30 km tbm...

puerto viejo tem diversos picos alguns centrais outros longes outros no meio do mar , altas ondas direitas e esquerdas mtas quebrando sozinhas vale mto a pena surfar La!!!!!

dia 26

acordei e fui andando p o ponto p pegar o ônibus ateh sixaola 1440 colones pergunte aonde é o ponto os ônibus passam de hra em hra e o motorista aponta p onde vai esquerda é sixaola e direita limon, na duvida pergunte...chegando em sixaola va p a imigração pegue e preencha o papelzinho n pague nda e atravesse a ponte para o lado panamenho mostre na imigração sua saída do panamá , e dps pague 3 usd para entrar La ... ou pegue um taxi ou dois ônibus para chegar a almirante taxi 10 usd por pessoa , ônibus 2 usd total , pegue um ônibus ali msmo p chaguinola e de La outro p almirante em almirante ande até onde saem as lanchas 10 min... lancha = 4 usd sempre...chegando em colon q eh a ilha principal de bocas comecei a procurar hostel olhei um por um na rua principal até achar um q gostei os otros eram sujos bagunçados ou cheios demais esse era simplesmente perfeito melhor hostel da viagem e recomendo , hostel luego 12 usd dorm só seguir a rua principal até o final e virar a esquerda e seguir... tem a/c no quarto ,uma cozinha mas equipada q a da minha casa , internet de graça , TV , pátio e varanda mto agradáveis e panquecas grátis no café da manha!o dono é um mlk americano q fala demais e rápido mas é gente boa vai te ajudar bastante , eles tem uma bike de graça e foi essa msma q eu usei , fora isso alugam kayak e boas pranchas de surf... bom chegando La aluguei o kayak e fui remando até bluff cerca de 2 hras pela estrada são 8 km só ... na volta surfei ondas perfeitas de um metro no meio da baia em cima de um reef antes de voltar , para fazer esse passeio tem q ter bom preparo e experiencia com kayak...

dia 27

peguei a bike e pedalei até bluff e dps até bocas Del drago mtas subidas e a bike soltou o guidon então foi um pouco difícil mas mto gostoso, chegando em bocas del drago ande até playa das estrellas onde tem um monte de estrela do mar total de bike uns 50 km...

dia 28

o pessoal do hostel dividiu um barco 17 usd para fazer um tour completo se estiver sozinho deve conseguir por 20 , destino baia dos golfinhos ( n tinha golfinho no dia) calle coral melhor snorkeling q já fiz sendo q n precisa alugar o kra do barco te empresta , dps isla zapatilla uma ilha paradisíaca q vc pode dar a volta andando e dps islã bastimentos onde tem a praia de red frog wizard e etc... na zapatilla pagamos 5 usd pq eh um parque nacional mas temo q o dinheiro n vá p a conservação da ilha  e na bastimentos 3 usd , o passeio sem duvida vale a pena mas se vc quiser passar uma ou mais noites em bastimentos tem hostel por 13 usd La...nesse dia a noite fui no bar iguana bem lotado porem musica pop infelizmente , colon tem mtos supermercados ... e caixa automatico...só cozinhei La pq restaurantes eram mto caros

altas ondas em vários lugares alguns com um pouco de gente e otros principalmente os reefs sem praia vazios...

dia 29

sai as 11 de volta a almirante de La andei até o terminal e peguei um ônibus para David 7 usd de La do terminal peguei outro para boquete , 1 e 45 cheguei as 6 em boquete e fiquei no hostal palácios, 8.5 usd dorms e um dono meio chato fala demasiadamente tem cozinha mas n eh nda demais banheiros bons e n tem internet, boquete é meio friozinho principalmente a noite , tem caixa automático , e o mercado em frente ao hostel é 24 hras e excelente principalmente a padaria , coisa rara aqui no panamá! O Pancho q é o dono te da todas as informações das trilhas mas tlvz vc n entenda mto bem pq ele rabisca o mapa todo!

Dia 30 peguei uma van para alto quiriel saltei no bajo mono e fiz a trilha da catarata nda demais porem bonito , n da p nadar... a trilha los quetzales está fechada no momento...voltei p o hostel e fui p as águas termais de caldeira n vá de taxi (25 usd) mto menos com pacote! Ou pegue um dos bus q saem p Caldera ou faça como eu e fuja do crowd pegue um ônibus q va p David peça para saltar na interseção q vai p Caldera 75 cents de La pegue um taxi , bus ou carona até Caldera mais 75 cents ai ande meia hra até o lugar pague 2 usd e aproveite se tiver sorte como eu as piscinas mto quentes e vazias e de uns mergulhos no rio q passa ao lado de água fria... uma delicia!na volta peguei carona com uma australiana q morou no Afeganistão e agora comprou uma moto na Guatemala e tá descendo até o Brasil!

Dia 31

Sai 5 da manha do hostel para subir o vulcão baru ponto mais alto do panamá 3450 m... o melhor jeito seria tomar a van para alto quiriel e bajar no El salto mas n tinha van na hra q eu fui assim que fui andando 2 hras até a entrada do parque pegue a estrada subindo até El salto sempre pela esquerda qndo houver bifurcações com duas placas vá pelo El salto dps saia e suba a direita até o final na entrada do parque foram 2 hras , todo mundo faz a trilha em 6 hras p cima e 5 p baixo fiz em 4 p cima e 3 p baixo , no total andei 40 km pq comecei da cidade mas a trilha em si são so 26 km , no meio pude ver o oceano atlântico mas chegando La em cima n pude ver o pacifico pq estava tudo coberto de nuvens , a melhor opcao é subir a tarde ou a noite e acamapar e ver o amanhacer de La de cima qndo normalmente não há nuvens a trilha pode ser um pouco pesada para quem não ta acostumada afinal da cidade até o pico são 2400 m de diferença de altitude

As cervejas no panamá , são panamá , Balboa, soberana e atlas são em torno de 50 cents enqnto q nos otros países são em torno de 1 usd minha preferida é a Balboa as mulheres normalmente preferem atlas eles tbm fazem guiness aqui no panamá com a licença do fabricante para quem gosta desse tipo de cerveja vale a pena....

Dia 32

acordei cedo peguei o ônibus para David 1.45 usd e de La um para cidade do panamá 12.50 usd foram 8 hras de viagem ... e aqui estou pois minha tia mora aqui e já tinha passado 20 dias antes de começar a viagem e ainda tenho 2 semanas aqui , devo ir p san blas em breve dps conto como foi...

tentei dar as informações precisas sem florear mto e descrever os lugares mas tenham ctza q são lugares lindos e q esse mês viajando sozinho foi o melhor mês da minha vida e olha q já viajei mto pelo Brasil... desculpe as abreviações e erros de português e qualquer duvida estamos ai!

N tenham medo do espanhol , no panamá é mais difícil de entender q os otros países , estude um pouco tenha um dicionário , eu comprei um livro como dizer tudo em espanhol e dps desse tempo praticando estou fluente! Mas ainda há mto o q melhorar por isso no meio do ano partiu America do sul! Rs

As pessoas em geral são acolhedoras e amigáveis porem sempre tem gente escrota me senti mais seguro q no Brasil em toda minha viagem porém ouvi historias de roubos , tenham bom senso e cuidado nos hostels tbm! n preciso nem dizer p n andar com todo o dinheiro , ter no seu email copias dos documentos e tudo o q precisar e andar só com a copia do passaporte se n for deixar a cidade...

Tem mto mais o q conhecer pulei El salvador , Honduras e Belize por escolha... e escolhi os lugares mais representativos dos outros países....

Tem mais de 800 fotos da viagem no meu facebook, procurem lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Olá Daniel, tudo bom?

 

Bela viagem, você foi em 2009, certo?

É tranquila a travessia da Cidade do Panamá pra San José na Costa Rica (ônibus)? Sabe me informar mais ou menos quantas horas e se vale a pena o trajeto?

Porque a solução mais prática é ir de avião mesmo, apesar de ser um voo rápido (uns 50 minutos ), sairá mais caro, creio.

 

A minha pergunta sobre o "tranquilo" é porque vou sozinha e sempre sofro nas fronteiras da América do Sul, e agora só me falta sofrer na América Central, rs.

 

Obrigada,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Oi Cris,

Desculpe a resposta tardia. Espero que ainda seja de alguma valia.

A viagem foi em 2011 na verdade. O trecho Panama city x San Jose pela Ticabus é tranquilo, são aprox. 14 horas e está custando 40 usd, a fronteira de Paso Canoas é igual a todas as outras fronteiras da América central, local para se ficar esperto e torcer para não demorar muito. É possível ir por outras empresas de onibus, ou mesmo, fazendo várias baldeações, mas creio que ir pela Ticabus é a maneira mais segura e confortável de se chegar lá. Enfim, para mim quase sempre vale mais a pena ir de Bus e economizar uma ou duas centenas de dólares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá!

O custo total da minha viagem em 2011 foi de 1200 usd.

O gasto por dia por país varia muito de acordo com o tipo de acomodação e alimentação.

Dos países que conheci melhor o mais caro foi a Costa Rica em seguida Panama,Guatemala e Nicaragua.Mas mesmo a Costa Rica não é mais cara que o Brasil.

Pelo relato da para ter uma noção dos preços.(estão um pouco mais altos hoje em dia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...