Ir para conteúdo

20 dias: Turquia + Eslovênia + Croácia JUL/AGO 2015


Posts Recomendados

  • Membros

Bom galera, tô pra fazer esse relato há um tempão mas a vida foi acontecendo e só agora tive tempo.. Já esqueci muitos detalhes mas fiz questão de anotar o preço de tudo e, mesmo que não seja um relato bom, espero que ajude alguém no futuro hahaha tem gente que vai achar bom, tem gente que vai achar corrido, tem gente que vai achar perrengue.. Eu pesquisei bastante e achei algo que ia dentro dos meus limites e interesses e deu tudo certo ::otemo::

 

Bom, primeiro o roteiro:

 

23/07 - GIG - IST

24/07 - Istanbul

25/07 - Istanbul

26/07 - Istanbul

27/07 - Goreme

28/07 - Goreme

29/07 - Fethiye

30/07 - Fethiye

31/07 - Fethiye - Pamukkale - Selçuk

01/08 - Selçuk

02/08 - Istanbul

03/08 - Istanbul

04/08 - Voo Istanbul - Ljubljana + bus Bled

05/08 - Bled - Ljubljana

06/08 - Ljubljana - Zagreb

07/08 - Plitvice - Zadar

08/08 - Hvar

09/08 - Hvar

10/08 - Hvar - Mostar (Bósnia)

11/08 - Mostar - Dubrovnik

12/08 - Dubrovnik

13/08 - Dubrovnik - Madrid

 

Apesar das mil histórias e advertências que ouvi antes, fiz tudo sozinha e foi super tranquilo.. Os voos eu peguei com milhas, então não entram na conta porque só paguei as taxas. A idéia era escrever só os valores numa lista, mas já percebi que não vai rolar, então tô colocando os preços em vermelho quando for liras turcas (TL) e em negrito quando for euro pra facilitar.. No total eu levei €1600cravados, tinha cartão pra emergências mas não usei nenhuma vez.. Voltei com quase 300 euros pra casa, sendo que fiquei do dia 13-16 em madrid visitando um amigo, sem me preocupar muito porque sabia que tinha $ suficiente até o final da viagem. A cotação era uma média de 3,90/4 pra lira turca e quase €1/7 pra kuna (croácia) e eu cheguei a trocar euro por 3 reais (saudades) no começo do ano e por até 3,60 conforme a viagem foi se aproximando.

 

Dia 1 - IST

 

Nesse dia eu ia ficar numa casa por couchsurfing mas não consegui falar com o host, então acabei gastando mais do que o necessário pra chegar no lugar heheh eu já tinha albergue reservado em todos os lugares só por um plano B. A imigração foi tranquila, o cara nem perguntou nada de nada :)

Assim que chega na parte das bagagens, já tem umas janelinhas de cambio, troquei €30 na cotação de 2,98 e só depois vi que tinha uma taxa deles ::putz:: mas tudo bem, acontece..

Logo na saída do aero, tem uns ônibus da empresa HAVATAS que levam pra região da taksim por 11TL, é um ônibus tipo turismo mesmo, com ar, cadeira que reclina e tal.. se você for pra outras regiões (sultanahmet, por exemplo) tem uma estação de metro dentro do aero! O metro é bem simples mas você paga por cada baldiação. Recomendo comprar o ISTANBULKART antes de tudo, custa 10TL e você vai carregando, mas quanto mais você vai usando, menos vai cobrando então vale muuuito a pena! Bom, como eu disse, eu ia pra um couchsurfing perto da taksim mas o albergue era sultanahmet, então dei uma voltinha a mais, dá pra gastar menos que o que eu gastei..

Pra ir da Taksim pra Sultanahmet, tem um funicular de 4TL até Kabatas, lá eu comprei o card e coloquei 10TL de crédito

Fiquei no Nobel Hostel e é bem bom, a localização é maravilhosa, tem café da manhã e um restaurante no terraço com bons preços pela localização, fica logo atrás do Arasta Bazaar.. Paguei €33 por 2 noites e peguei o troco de €20 em liras turcas já. Nesse dia eu não fiz nada turístico porque ia encontrar um amigo turco pra sair de noite, e já não cheguei muito cedo, então só dei umas voltinhas pela praça aonde fica a aya e a blue mosque, é um ambiente bem gostoso, a galera fica com umas cangas lá só curtindo o dia, tem uns banquinhos e tal..

Comprei um sanduíche por 4TL ali perto, fui pro albergue me arrumar e tal.. Encontrei meu amigo e fomos pegar o metro pra chegar na area da Taksim, mas o metro fechou no meio do caminho e pegamos um taxi com mais umas pessoas lá que ele arranjou pra dividir e deu 7TL pra nós dois. Entramos num bar que infelizmente não vi o nome mas também não valia a pena, tava vazio.. Aproveitamos que tinha promoção de tequila + cerveja por 5TL, bebemos 2x hehe e fomos pra uma balada lá perto, o nome é eskibeyrut e é bem bacana, tem gringo mas tem locais também, a entrada foi 10TL, a dose de jager mais 10TL e 12TL pela cerveja. Não gastei pra voltar por albergue porque ele morava perto da Taksim e disse que não era muito seguro pegar taxi sozinha, apesar do taxista parecer um amor hehe

 

Gastos totais: 88TL + €80

 

DIA 2: IST

 

Nesse dia, apesar da triste ressaca, acordei cedo pra tentar conseguir aproveitar.. Primeira coisa que fiz foi comprar uma água por 1TL na rua e pegar o metro/tram pra sultanahamet, carreguei mais 15TL no card e cheguei no albergue com o café da manhã ainda rolando ::love:: tomei banho e, como ainda eram umas 10h, me permiti mais umas 2h de sono antes de ir pra cisterna.. Bom, aqui foi o meu primeiro descuido e vou contar pra ninguém passar pela mesma coisa heheh Cheguei na cisterna, mó filão, mó sol mas tranquilo, vamo nessa.. Não passou nem 1 minuto que eu tava na fila, apareceu um cara turco mó arrumadão perguntando, em inglês, quantas pessoas estavam comigo e eu disse que não tinha mais ninguém, aí ele me chamou pra formar um grupo com a família dele pra pagar mais barato e eu, inocente, acreditei hehe fui com ele pro começo da fila pra encontrar a tal família e ele simplesmente parou atrás da primeira família que ia entrar na cisterna, aí eu já achei estranho e perguntei "essa é a sua família?", apontando pra uma família americana que tava na frente e ele disse que sim, fiquei com medo de sair andando e ele ir atrás, pelo menos ali tinha guarda, segurança e tal e deixei estar.. Aí ele começou a falar do brasil, mostrar foto dele no brasil e blablabla e eu só de olho.. Aí chegou a nossa vez, ele pagou a minha entrada (!) e entramos, aí o negócio já ficou estranho mesmo haha logo que passa do caixa, tem uma escadaria e eu tava com um vestido longo, aí ele queria ficar segurando minha mão pra me ajudar a descer e eu "não, obrigada, tenho que segurar o vestido ::tchann:: " e lá dentro só piorou, ele começou a falar que ia pro brasil me visitar, que eu ia ser a princesa dele, pra gente tomar chá na loja dele quando saisse dali, queria ficar abraçando, me dando a mão e eu só fugindo, e lá é um lugar com bem pouca iluminação e praticamente só dá pra seguir num fluxo, e ele nesse papo.. Até que passamos por um guardinha de lá e eu me fiz de louca, comecei a gritar que não ia com ele pra lugar nenhum, pra ele não encostar em mim, que eu não era e nem ia ser nada dele e ele ficou com medo porque o guarda já tava chegando perto da gente.. Falou que ia embora, me pediu o dinheiro da entrada e eu dei 20TL, o preço de uma, e ele ainda falou "e a minha entrada?" haha muito cara de pau, falei que a família dele que pagasse a dele ::grr:: e fiquei lá dentro um tempão ainda, quando eu sai, ele ainda tava lá fora e falou "vamos lá tomar um chá" e eu sai andando e ele não veio atrás.. Sei que pode parecer assustador pra quem tá lendo, mas esses lugares são bem movimentados, só dentro da cisterna que esperei tá perto de uma autoridade mesmo mas enfim, deu tudo certo no final.. mas se alguém vier com esse papo, já fiquem ligados e fujam hahahah

Saindo de lá, almocei uma pizza com coca por 12TL e fui encontrar meu amigo com uma americana que tava no albergue.. Rodamos pelo grand bazaar mais pra conhecer mesmo, atravessamos a ponte galata e pé, fomos até a torre de galata.. fica uma galera ali em volta curtindo o por do sol, bebendo e tal, é um clima bem gostoso.. O resto dos gastos desse dia foram um suco por 3TL no caminho da torre, 1TL pra ir no banheiro numa mesquita em frente a uma das saídas do grand bazaar, uma janta por 24TL no terraço do albergue e troquei mais €20.

 

Gastos totais: 75TL + €20

 

Não sei bem porque algumas fotos tão viradas, vou tentar arrumar na continuação mas pelo menos começar isso aqui já vai me motivar pra terminar do que escrever tudo de uma vez só hehehe

 

IMG_4435.JPG.03895c7aa86c31e8c90c5ab8c5bb4312.JPG

IMG_4429.JPG.4239a42dd8c73fce61ef5d276ccd137b.JPG

GOPR2496.JPG.067d0e6acbbcd75b08da23a6d3f6b966.JPG

GOPR2475.JPG.b8ca72ec02c5311139e4bd4028334a90.JPG

GOPR2479.JPG.6feee084e83db2b5fcca4acc88986bea.JPG

GOPR2506.JPG.5269507c1a7f9cf0d9a6979a88b64a82.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 3 - IST

 

Nesse dia, aproveitei que estava com outra brasileira no meu quarto e fomos conhecer a parte asiática da cidade.. Antes, tentamos comprar o bus overnight pra Capadócia no próprio albergue mas o que eles tem "parceria" já tava lotado e nos encaminharam pra uma agência que vendia passagens oficiais quase em frente ao embarque do tram. O ônibus custou 70TL na empresa nevsehir e era MUITO boa! Pegamos o tram até a estação Eminonu e logo ali em frente já tem uma balsinha pra embarcar pro lado asiático, é bem simples.. Ficam várias pessoas vendendo tour, passeio pelo bósforo blabla mas pareceu uma coisa bem turista, nem sei se chegam a descer do outro lado.. A gente entrou numa catraca igual de metro (paga com o istanbulkart mesmo) pra pegar a barca, e é o mesmo preço do tram, algo em torno de umas 3Tl -esse valor não conta no total porque o meu cartão já tava carregado-.. Quando li sobre essa barca "normal" achei que fosse algo bem básico mas ela é bem boa, tem uma parte superior pra quem quer ir curtindo a vista.. Recomendo! Chegando lá, é bem notável de cara a diferença pro lado europeu, tem bem menos turista, nenhuma placa em inglês, mas foi tranquilo, até porque não tinhamos nada em específico que queríamos fazer lá, só andamos um pouco seguindo o canal pros dois lados, entramos num lugar que tava rolando um casamento hahahaha comprei água por 1TL (se gasta muito com água porque é bastaaante calor, e é bem raro ver alguém usando short (em istanbul, nas outras cidades foi tranquilo), vi pouquissisisisisisisiimas mulheres que eram claramente turistas.. como era verão, levei alguns vestidos longos e uma legging, mas tenho a impressão que os homens mexeriam até de burca hehe

Bom, compramos também um sorvete por 3TL e, antes de voltarmos, comemos um sanduíche louco que tem batata frita no meio que até vi bastante pela turquia, mas não lembro o nome (eu sou vegetariana, mas tinham outras opções com carne.. essa ainda veio com uns pedaços de salsicha por cima que eu tirei) por 10TL em frente ao lugar das barcas. Um amigo turco recomendou uns lugares pelo lado asiático, infelizmente acabei de ver que as msgs foram no whatsapp e acabei apagando, olhei no mapa e só lembro de moda.. A gente tentou ir lá de metro, fizemos baldiação mas, quando chegamos em kadikoy, ficou meio confuso como ia pra moda, perguntamos pra um guarda e ele disse "é aqui! só subir" mas acabamos saindo praticamente no mesmo lugar que chegamos HAHAHA aí desistimos e voltamos pro lado europeu pra arrumar as coisas pra pegar o bus.. Nós fomos de barca mas dá pra ir de metro também, desce na estação uskudar. Eu achei o sistema de transporte deles bem bom e bem simples, só pegar um mapa que tem em qualquer estação e ir se guiando, não tem erro. De volta no albergue, aproveitamos o tempo livre pra ir na blue mosque, parece que tem bastante fila mas vai bem rapidinho, ela é de graça pra entrar mas tem que cobrir a cabeça, eles dão um lenço caso você não o seu.. Eu sabia que não podia ir com pernas a mostra e achei que tava tranquilo de legging, pois bem.. não pode porque é muito "justa", só aceitam calça jeans mesmo ou saia/vestido longo e o lenço da cabeça tem que cobrir o ombro também.. devido à legging, me deram um algo não identificado que era um vestido vermelho que juntava com um lenço azul, bem horrível, então meninas, se preparem pra ir lá hahaha depois de lá ficamos pela praça tirando fotos e compramos umas besteiras pra viagem numa vendinha do lado do albergue e água, deu 4,25TL e jantamos no albergue mesmo, comi macarrão com cogumelos e um copo grande de cerveja por 27TL e andamos até a porta da agência aonde iam buscar a gente pra levar pra rodo (já tava incluso no preço).. Troquei mais €48 (não sei porque tá um valor quebrado assim, provavelmente fiz alguma troca com a brasileira hahahaha), não lembro bem também o horário que tava marcado pra ir pra porta da empresa, só sei que atrasou horroooooooores, quase 1h, ficamos super preocupadas em perder o bus mas deu tudo certo hahaha ele ainda foi buscando várias pessoas depois da gente e, como era um serviço da própria empresa de ônibus, não tinha perigo de sair sem a gente porque praticamente todos os passageiros tavam nesse shuttle hahahaha os ônibus são bem equipados, parecem até avião, tem tv nos bancos (porém, de todos os bus que eu peguei na turquia, só funcionava em um HAHAHA), carregador, teooooricamente tem WI-FI mas não funcionou em todos e nem tinha como perguntar porque a "aeromoça" do onibus não fala inglês (pelo menos em nenhum que eu peguei), mas enfim.. Distribuem biscoito, bala, água, o serviço desse foi o melhor de todos e ele também faz paradas nums lugares bem o nosso graal hahah o banheiro é pago em todas as paradas que eu passei (1TL) e a comida não é barata mas nada absurdo, lembro de ter olhado algo em torno de 25/30TL. Outra dica boa é tentar ligar o Wi-fi nas paradas/rodoviárias porque sempre tem um ônibus perto que tá com o Wi-fi ligado e normalmente não tem senha, aí dá pra rolar aqueles 10 minutinhos de mensagem avisando que tá viva hahahah e levem casaco com vocês, eu esqueci o meu dentro do mochilão que tava no bagageiro e congelei real ::Cold:: pedi pra pegar na parada mas não deixaram, aí fiz a louca e dei um jeito de me enrolar com a cortina do onibus hahaha é muuuito frio mas serviu de lição, uma vez pra nunca mais haha e uma curiosidade é que em todas as paradas eles lavam o ônibus inteeeeeeiro por fora com água e sabão haha

 

Gastos totais: 125 TL + €48

 

IMG_4509.JPG.6bca0f3bde575f3802a4cf3bb0aa9cb8.JPG

IMG_4575.JPG.50161d92e5df1b2d6521aa89d09d6231.JPG

IMG_4547.JPG.b40f1598426baecc3de0850d6832afd6.JPG

GOPR2540.JPG.c1b0e9cd9bf383651f206f2ee05b12df.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

DIA 4 - GOR

 

Chegada à tão sonhada Capadócia ::love::

O ônibus chegou mais cedo do que o marcado e já da janela avistamos os balões subindo enquanto chegávamos na cidade, inesquecível! Tinha reserva no the dorm cave by travellers, um hostel muuito top no estilo caverna por €10 a noite com café da manhã, e ainda é bem localizado (nada é muito longe lá, mas ainda assim..). Diferente do primeiro, todos os quartos (acho que só tem 2 ou 3 quartos, na verdade, com MUITAS beliches) são no térreo, o que facilita caso você esteja de mala. Bom, chegando na rodoviária liguei pra esse albergue e foram me buscar numa vanzinha, ainda eram umas 6:30 da manhã mas, pelo que vi, todos que tinham reserva em algum lugar descolaram uma carona com o próprio albergue.. Chegando lá, o dono me deixou dormir até a hora do check in e aí foi só felicidade ::love::::love:: apesar das muitas beliches, o quarto tava bem vazio, deviam ter umas 5 pessoas sendo que 3 foram embora no dia que eu cheguei.. Uns meninos que estavam no meu bus foram pra lá sem reserva e conseguiram se hospedar, mas não custa nada garantir, né?

O próprio albergue tem parceria com várias empresas de balão que dão desconto pra hóspedes, tem vários folhetos das agências (companhias? não sei o nome que se dá haha) e você escolhe com qual quer voar; o balão foi sem dúvidas a maior facada da viagem mas vale muito a pena, já tá lá, né, aceita o preço que dói menos.. Escolhi a anatolian balloons que tem o preço de €160 normalmente mas saiu por €110 pra mim, fechei junto: o voo do balão + o green tour + passagem de bus pra fethyie por €165 no próprio albergue, só paguei a diária na cidade então coloco esse valor depois.

Nesse dia aproveitei pra conhecer o open air museum, mas antes almocei num lugar muito top (que tinha um nome bem engraçado no português, mas esqueci completamente agora) pela cidade mesmo, paguei 20TL num Pottery Kebap de vegetais, que é cozinhado dentro de um pote de barro e o garçom abre com um martelo depois + um suco de lata, o lugar é bem típico, tem umas almofadas no chão pra sentar, varanda, fica do lado de umas lojinhas de souvenir.. enfim, se eu lembrar o nome, eu edito depois :(

Acabei de perceber que esqueci de anotar o preço do museu, mas foi algo entre 20/25TL, fui andando do albergue pra lá mas é uma caminhadinha boa, ainda mais no sol, mas comprei um sorvete por 2TL, 2 águas por 2TL e só fui.. Passei o dia inteiro lá, é lindo e é gigaaaante, tem várias escadarias, toda hora um sobe e desce mas não tava tão cheio quanto eu esperava, o que foi bom, alguns lugares é proibido tirar foto mas tem uma plaquinha na porta e um guarda dentro quando é assim.. Na loja local do museu comprei um imã do são jorge que minha mãe implorou por 6TL e, apesar de mais caro comparado aos souvenirs na rua, recomendo comprar lá caso você esteja procurando também.. Nesse museu tem MUITA coisa de são jorge, estátua, blusa, blusa, imã, e as coisas são bonitas, na rua tive muita dificuldade de encontrar e ainda era bem feio e vagabundo, me arrependi de não ter comprado mais coisa lá mas acontece, tá aqui a dica pra vocês não passarem pelo mesmo hahaah voltei andando também e comprei uma estatuazinha de mini capadócia por 1TL na rua, jantei por 7TL e gastei 12TL em 2 cervejas num restaurante lá e levei pra ficar bebendo no terraço do meu albergue com a galera, mas depois descobri que no próprio albergue vendia e ainda era mais barato, sem contar que foi uma missão quase impossível encontrar lugar que vendesse alcool. Conversamos até mais tarde do que eu deveria ter ficado e dormir que no dia seguinte 4h já tava acordando pro passeio de balão ::hahaha::

 

Gastos Totais: €165 + 72 ou 77TL (faltou 2 TL do banheiro na parada no relato pra fechar a conta)

IMG_4597.JPG.028c8ffbeabd8da9a39a609a318024e6.JPG

GOPR2616.JPG.c67dce1c35f63eb9891f560225aeeae6.JPG

GOPR2626.JPG.1583a7d5301398e32ddf9b7972667fb6.JPG

598dd23764f88_FullSizeRender20.jpg.272fad3123a97089375e5f7f59a20253.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 5 - GOR

 

Sem dúvidas, um dos dias mais esperados desde o planejamento da viagem: o passeio de balão! Nesse dia acordei mais cedo do que gostaria e uma van da empresa me buscou por volta de umas 5h e fomos buscando várias pessoas em outros albergues e hotéis, de lá seguimos pro lugar que decolavam os balões dessa e algumas outras empresas, tem um trailerzinho que serve água, chá e pães, já incluso no preço do balão (tem banheiro também) e você fica lá com o friozinho na barriga só observando enquanto eles enchem os balões do seu lado, feito isso, hora de subir na cesta e decolar. Na minha ideia, o espaço era beem menor mas cabem quase umas 20 pessoas, são 4 ou 5 por cada divisão da cesta e ela é dividida em 4 (não sei dizer se todos são assim, mas o que eu fui era) e o guia (?) fica no meio.. eu sempre sortuda cai numa divisão com um cara e um casal que tinham DUAS crianças, então todo mundo ficou bem esprimidinho, foi quase um tetrix hahah mas o cara era super gente boa e revezou comigo o espaço "aberto" (é que a estrutura do balão ainda, aí é meio difícil de ver/tirar foto, vou tentar colocar fotos que expliquem isso..). O passeio é mágico, eu achei que fosse ser algo como a decolagem de um avião mas não, quando eu percebi já estavámos fora do chão e é lindo demais, se você tem qualquer dúvidas quanto a ir ou não, esqueça-a e só vá, é um momento pra levar pro resto da vida.

Voltei pro albergue ainda era bem cedo e aproveitei pra dormir mais umas 2 horinhas até dar a hora do green tour, novamente foram me buscar no albergue e esse passeio dura o dia inteeeiro, acho que ele muda de nome em algumas empresas mas é o que passa pela cidade subterrânea (((não entre se você for claustrofóbico, tem partes que nem dá pra ficar em pé, tem corredores compridos que tem fila pra andar.. é muito interessante mas saiba seus limites))), Ihlara Valley e tal.. Tem o red tour também mas esse ia pro open air museum e não valia nada pra mim e um outro, acho que rose, de caminhada, mas eu tava de boa, prefiro ir caminhando na minha e vendo a cidade no meu tempo, então fiquei só com o green que tinham coisas bastantes distantes que eu não conseguiria ver sozinha.. o tour sozinho custa 100TL e, acho que pelo que tá incluso, vale a pena! Nesse preço já tá o transporte, entradas, almoço e vai de 9:30 as 18h, é um dia que você não gasta praticamente nada mais e ainda conhece lugares super bacanas... Voltando do tour, paguei o albergue €10tomei banho, dei mais umas voltas pela cidade gastando 2TL em água, 2TL em sorvete, 8TL num milkshake, 20TL em souvenir e troquei mais €50, depois fui pra rodoviária esperar o bus pra fethyie que atrasou muito, mais de 1h e nessa hora uma história muito triste, mas que teve um final feliz, aconteceu.. Eu tinha encontrado a brasileira na rodoviária e fomos mostrar uma pra outra as fotos dos balões (ela foi com outra empresa) e, quando liguei minha câmera, apareceu que eu tinha 0 fotos tiradas. Bom, o primeiro estágio é a negação.. desliguei e liguei umas mil vezes, troquei meu cartão de memória com o dela, nada, parecia que eu tinha acabado de comprar a camera (é uma gopro 3 hero).. Por sorte, ao final de cada dia eu passava as melhores fotos pro celular e já mandava pra minha mãe ir vendo e tal, então eram """só""" as fotos do balão (e do tour, mas o balão me importava muito mais). Respirei fundo, me senti grata pela experiência da viagem, de ter vivenciado aquilo, as fotos eram só consequência do que eu tinha visto e né, não tinha muito o que fazer além de aceitar hahah mandei msg pra um amigo meu no brasil que é fotógrafo perguntando qual era a chance de eu conseguir recuperar fotos desaparecidas de um cartão de memória.. tô escrevendo isso aqui caso alguém passe pela mesma coisa, não se desespera que dá tudo certo hahaha bom, ele me explicou coisas técnicas que não saberei explicar mas o que importa é: comprem outro cartão de memória! Não fiquem usando o mesmo porque as fotos novas podem substituir as antigas e foi o que eu fiz, chegando no brasil joguei no google programas de recuperar e blabla acabei achando alguns e consegui recuperar todas as minhas fotos ::love:: não se preocupem com nada que vocês não tenham como ou não precisem consertar na hora e curtam a viagem, se tiver que dá certo vai dar depois e se não tiver, bom.. pelo menos você curtiu o resto da viagem ::tchann::

 

Gastos Totais: €60 + 32TL

IMG_4695.JPG.e05cc4072b58d197c85ab22958e10c89.JPG

598dd23911991_FullSizeRender21.jpg.9ddae7e44d37fa03b334da8808b9461a.jpg

GOPR2718.JPG.5b3278848328edca0a61852af006ad38.JPG

IMG_4774.JPG.c8576d38b1c6d600c896b45447fd1be8.JPG

IMG_4735.JPG.e3e1b5a70fbb38b339e09b66fb79d9c9.JPG

GOPR2685.JPG.53bbe7528c70a715c6639e0fb38f429b.JPG

IMG_4729.JPG.dfcfdd8e101dd41aae6105195c8a5960.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Agora sei porque não tenho blog de viagem haha disciplina zero, mas vou tentar terminar o mais rápido possível ::mmm:

 

DIA 6 - FET

 

A viagem de ônibus foi tranquila, não lembro se já falei mas em todas as paradas o banheiro é pago, 1TL. Cheguei em Fethiye ainda era beeem cedinho, chuto que eram umas 7 da manhã, aproveitei o wifi de algum ônibus na rodoviária e coloquei o endereço do hostel no GPS, acho que levei cerca de 1h (parece muito mas na hora foi tranquilo hahaha), comprei uma água por 2TL (era de 2L) e não me arrependi porque vocês vão ver quanto paguei pra voltar ::putz::

Fiquei no Yildirim Guesthouse, um senhor muito simpático e prestativo, paguei €23 por 2 noites com café da manhã incluso e fui atrás de um novo cartão de memória pra gopro.. No caminho achei um lugar que vendia lanches super baratinho, paguei 6,50TL numa espécie de quesadilla com uma coca, acho que tenho o nome do lugar perdido aqui, se achar eu edito, mas ele é todo vermelho e uma portinha pequena, com vários cartazes de fotos e preços na frente. Enfim, achei o bendito cartão e paguei 18TL e segui pra Saklikent, um cânion lindíssimo que tem lá perto e é um dos maiores do mundo, mas creio que só funcione no verão. Pra chegar lá, foi bem fácil, tem um ponto de van (só perguntar, todo mundo sabe aonde é) que sai a toda hora pra Oludeniz e de vez em quando pra Saklikent, mas não demora muito também, custou 22TL contando a ida e a volta, o caminho dura cerca de 1h mas vale muito a pena! É quase um parque de diversões pra locais haha eu era uma das poucas gringas perdidas por lá, usem biquini/sunga/roupa de banho por baixo porque - se quiser fazer a "trilha" é pelo meio da água e a entrada custou só 3TL (eu paguei meia com a carteirinha da minha faculdade no Brasil mesmo!). Já na entrada, eles algum um sapato pra água, é uma espécie de crocs mas que fica mais colada no pé.. não lembro quanto era, mas não foi caro, mas arrisquei ir com a minha havaiana mesmo e ela sobreviveu hahah Lá tem umas opções de passeio tipo rafting e tal, mas eu preferi só ficar curtindo o lugar, andei até o final e lá tem uma espécie de toboagua, que você pode subir pelas pedras e escorregar depois, tem uns guias lá na frente também que ficam se oferecendo pra ir com você.. Eu li que era perigoso e não era recomendado ir sozinho, mas fui andando pra ver até aonde eu aguentava e cheguei até o final hahah vi crianças e idosos, então não é difícil mas é o caminho inteiro no meio das pedras e/ou água, algumas partes tem subidas (e consequentemente descidas na volta..) então também não diria que QUALQUER pessoa aguentaria de boa. Vi pouca supervisão, tanto que eu só voltei porque vi que tava dando a hora de fechar (18h? 19h?), mas não vi ninguém indo atrás das pessoas que ainda estavam por lá, então fiquem atentos.. Pensem muito bem no que vocês vão levar com você porque é bem provável que tudo molhe! Eu andei com o passaporte e dinheiro (eu levei tudo em dinheiro e cartão pra emergência) a viagem toda, então pra lá coloquei dentro de um ziplock dentro da doleira e dentro de uma mochilinha que eu tava, levei a gopro, meu celular que tinha uma capa a prova d'água pra garantir algumas fotos caso a gopro surtasse de novo haha e acho que foi só, recomendo levar protetor solar também, se puderem, levem do brasil.. lá eu achei bem caro (pra confessar, não sei quanto é aqui hahaha mas chuto que mais barato) então eu fiz a loucura de não comprar a viagem inteira ::tchann:: mas tô aqui viva pra contar a história heheh

A espera da van na volta deu um medinho, porque o lugar fechou, todo mundo lá com carrinho indo embora e só ficou eu e 2 funcionários do lugar - que não falavam inglês - no lugar aonde seria o ponto e algumas vans passaram direto, já tava pensando em pedir uma carona pra alguém quando eis que surge aquela linda vanzinha escrito FETHIYE e lá fui eu pra 1 horinha de volta, em pé, ouvindo animadas conversas em turco ::love::

De volta à cidade, jantei (confesso que não lembro o que, mas quase certeza que foi o dia que eu fui no mccdonalds.. eu tiro a carne e coloco batata no meio hahaha) por 12,75TL e comprei um esmalte (!!!! não perguntem) por 1,50TL

 

Vou colocar poucas fotos pra não tirar a magia do lugar :)

 

Gastos Totais: 66,75TL + €25 (peguei o troco do albergue em lira)

598dd31279065_FullSizeRender37.jpg.ae4588134bfa1837fa0da875221b7931.jpg

IMG_4825.JPG.3d9911a62c6276bad928bc4388869644.JPG

IMG_4842.JPG.ce2e8fac26f130cc80fd1f6f51ab59c9.JPG

IMG_4900.JPG.90990734da8015a03a1496e1e289838d.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 7 - FET

 

Bom, a maior razão que me fez ir até Fethiye foi pra fazer o paragliding (na verdade é em oludeniz, mas era mais barato ficar em fethiye hehe), é um dos picos mais altos do mundo! A minha ideia inicial era pegar um bus pra Oludeniz e fechar por lá mesmo, mas não tive tempo de ir um dia antes então acabei fechando no próprio albergue.. Eu fiz umas pesquisas online e era a faixa de preço mesmo, provavelmente conseguiria mais barato desenrolando na hora mas preferi não arriscar hehe e acabou sendo bom.. Uma van foi me buscar no albergue cedo (eu queria aproveitar Oludeniz depois) mas acabamos voltando antes de sequer terminar de buscar todo mundo porque o tempo não estava favorável :( e tentaríamos no próximo horário.. Não era tempo suficiente pra fazer qualquer coisa, então só aproveitei pra dormir mesmo. Cerca de 1:30h depois a van foi buscar de novo e tudo certo pro salto ::otemo::

A desvantagem de fechar pelo albergue é que eu sequer sabia a empresa, e acabou sendo uma das mais famosas (e caras..), mas eu estaria de boa se não tivessem me vetado de levar minha própria gopro, me obrigando a comprar as fotos deles ::grr:: não sei dizer se todas as empresas são assim, já vi fotos mais antigas de gente com a própria camera mas nessa me vetaram.. O nome da empresa é Gravity e o pulo custou €80 (uma morte lenta, eu sei.. mas alta temporada é complicado mesmo), mas juro que vale super a pena! É uma sensação incrível e a vista é lindíssima, eu recomendo demais! Eu só fiquei sabendo isso da camera quando chegou a minha vez de pular e me pediram pra deixar as coisas no escritório, não tinha mais volta.. Se eu soubesse antes, provavelmente teria pesquisado mais. Quando pousei que me dei conta que era quase impossível não ter vaga em oludeniz se eu tivesse pra lá direto por conta própria, tem MUITA agência, é uma cidade bem turística, principalmente com britânicos. As fotos/vídeos vinham em um CD - Room mas eu pedi pra salvarem direto no meu memory card da go pro, pra não correr nenhum risco e eu já conseguir passar pro celular hehe As fotos foram outra morte, paguei €20 e dei mais 70TL, mas já tava lá fudida, restava aceitar que doia menos hahaha eu não tinha intenção de fazer muitos passeios caros na viagem (já sai do br contando com o balão na capadócia, esse paragliding e a blue cave em hvar), então não foi tão ruim assim e é uma experiência única, né.. Arranjei um restaurante de massas com wifi (eu não tinha avisado nada pra minha mãe, só que tava indo numa aventura ::tchann:: ) e almocei por 25TL, meu corpo ainda tava meio zonzo e comprei uma coquinha por 2,50TL. Outra coisa que não avisam é que mesmo te buscando no albergue e te levando pra pular, a volta pra fethiye fica por sua conta.. Não anotei o preço da van mas é bem baratinha. Troquei €100 (a cotação tava 4, a melhor que eu tinha visto), comprei uns lanches no mercado por 4,50TL, jantei por 4TL e comprei o ônibus direto pra pamukkale no albergue também por 30TL. Eu queria muito passar em kabak valley, o que me pareceu uma praia do sono pra quem conhece a do rio, e saem vans regulares até um certo horário (acho que a última sai as 17h), mas infelizmente fiquei sabendo desse paraíso depois que já tinha programado quantos dias ficaria na turquia, mas fica a dica pra quem ainda vai :)

 

AH! Se você vai pro paragliding, vá de tênis! Eu fui com uma sandália que era bem presa no pé e ainda assim não deixaram, tive que usar um tênis bem feio e uns números maior que meu pé :(

 

GASTOS TOTAIS: 135TL + €200

598dd320a5df5_FullSizeRender40.jpg.eb378bc9ea7720a6a29bcd012892795d.jpg

598dd320d4607_FullSizeRender39.jpg.97bae5379178e92babe474077b51a8b9.jpg

IMG_4894.JPG.2d5ad56bed12eb6b67ff91beb38fe8d3.JPG

598dd32122e56_FullSizeRender49.jpg.61cb9676d7e2a3ef18c05f9046e9b91a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 8 - FET - PAM - SEL

 

Eu achei que esse dia fosse ser super punk de cansativo mas foi bem mais tranquilo do que imaginei.. Como o ônibus era bem cedinho, pedi pro moço do albergue chamar um taxi que saiu por 20TL, e é uma distância ridícula de carro, sério, eu achei um absurdo de caro mas enfim.. O ônibus me levou direto pra pamukkale e a entrada custou 25TL, eu tinha levado um biquini pra trocar lá e - diferente do que me informaram - não tem banheiro na entrada! Só depois de você subir tuuuudo e é um calor infernal, então dei um jeito de trocar num cantinho lá embaixo mesmo. Ah, antes disso, eu deixei meu mochilão no escritório da empresa (não lembro o nome agora, mas acho que era a única que ia até pamukkale direto e todo mundo deixa as coisas lá, não é difícil de achar. Lá mesmo já comprei o ônibus pra Selçuk por 30TL, que saia às 16h se não me engano, tinham outros horários mas eu teria que ir pra outra cidade pra pegar, mas ele deixou o horário flexível caso eu não conseguisse ou não quisesse pegar esse, mas deu tempo de sobra :)

A parte da água foi bem decepcionante, tava tudo bem seco e diferente do que eu via em fotos, só as do começo que eram artificiais e bem cheias, valeu mesmo pela hierápolis (mas eu sou suspeita porque adoro mitologia hehe). A água lá custava 2Tl, mas comprei 2 então 4TL pra conta, acabei almoçando os lanchinhos que levei e só comprei um ice tea por 6TL pra acompanhar e fiquei andando por lá, sem muita pressa, entrei um pouco na água mas todas eram bem cheias.. Ainda me sobrou um tempo antes da viagem, então comprei uma mini pizza pra viagem com coca por 9TL e fiquei esperando no ar dentro do escritório o bus chegar, tava mtmtmt calor mesmo, comprei mais uma água por 1TL lá do lado pra levar também. Chegando em selçuk, fui andando pro Anz Guest House, que tinha o dono do albergue mais simpático que conheci na viagem! Era bem pertinho da estação e paguei 29TL na noite com café da manhã ::love:: Tem uns sofás e um terraço bacana pra socializar, o dono deu vinho e mil bebidas do mundo todo que iam dando pra ele pra gente, ele até se ofereceu pra ir me buscar de moto em Ephesus, sério.. ele é um exemplo incrível de hospitalidade turca, é super interessado na cultura das pessoas e conversou até sobre religião com a gente.. nessa noite só fiquei por lá mesmo, selçuk foi um dos céus mais estrelados que vi e tem um visual bacana do terraço. USEM REPELENTE.

 

Gastos Totais: 124TL

 

IMG_4941.JPG.2e0382ebaa684865fef503e2b9936d29.JPG

598dd3248084c_FullSizeRender52.jpg.a4f5569056c2eb1fb2780ca111bfe1b1.jpg

 

DIA 9 - SEL

 

Além de Ephesus, eu queria MUITO ir na casa que dizem que foi aonde Maria morreu, mas é bem complicado.. É quase impossível ir andando - é algo em torno de 7km - o que não parece muito e eu considerei seriamente, mas é subindo uma estrada cheia de curva sem espaço nenhum pra pedestre somado ao calor de 45C (foi a cidade que mais passei calor) ou de taxi, que faz preço fechado (acho que era 60TL) SÓ IDA, mas conheci uns brasileiros que estavam de carro e tavam indo de manhã pra lá, aí eles me deram uma carona que serei eternamente grata hahah ::love:: E indo de carro eu percebi o quão distante é pra ir andando, então não recomendo não hahah

A entrada foi 20TL e é um lugar muito interessante, independente de religião, a energia do lugar é bem especial, comprei uns souvenirs que sairam por 14TL e eles me deixaram na entrada de Ephesus na volta ::love::::love:: A entrada foi 30TL e se preparem pra andar demais haha diferente de istambul, em todas as cidades o assédio por parte dos homens é praticamente nulo (eu não lembro de nenhum, pelo menos..) e é bem mais tranquilo de usar short/vestido curto. Voltei andando sem pressa de Ephesus numa espécie de ciclovia que tinha sombra (importante hahah), é do outro lado da estrada saindo de lá, não tem muito o que ver de paisagem, mas eu não tava com pressa mesmo e acabei vendo um casamento hahah mas se tiver uma galera, talvez compense dividir taxi. A água bem na saída de ephesus é 2TL e almocei já de volta em selçuk por 16TL (acho que todas as refeições que mencionei incluiam bebida também) e comprei um sorvete por 0,75TL. Eu ia voltar pra Istambul de noite, mas quando cheguei na estação, tava tudo lotado, peguei a última vaga no horário que eu queria, então é válido reservar antes ::tchann::

O ônibus custou 80TL e gastei 2,50TL num biscoito e água na estação mesmo.

 

Gastos Totais: 165TL

 

IMG_4975.JPG.ebcdcb201c2fee2ad3b6ad116868bd5a.JPG

IMG_4978.JPG.80913e1e39be5512dcc04c8e72caa93f.JPG

IMG_4989.JPG.58d6274297b1db1f244f6c64b703ec01.JPG

IMG_4993.JPG.2e81b6701da081cf54f0a57eb68c6298.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...