Ir para conteúdo

30 dias pela América do Sul de carro - 12.000 Km


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Este é um relato de uma viagem que realizei com meu noivo em agosto de 2007, mas creio que ainda não é tarde para se fazer um breve relato, um resumo que pode ser útil para futuros viajantes.

 

Colocarei os lugares de hospedagem, os custos da viagem, gasto com combustível

 

MAPA DE NOSSO ITINERÁRIO:

 

 

 

20091005010721.jpg

 

 

20091005010754.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Antes de iniciar o relato, tenho que fazer uma introdução de como foi feita a logística e planejamento de viagem. Primeiro, tive que me acertar com meu chefe para ele liberar minhas férias, folgas, abonos, enfim ficaria quase 40 dias fora do trabalho, e que eu saiba nenhum chefe gostaria de ver um(a) funcionário(a) fazer isso ::hahaha::

 

Segundo, meu noivo, depois de muito trabalho ::mmm: e paciência, fez uma adaptação no carro, desmontando todo o painel para instalar um monitor de LCD de 15" da LG para que pudéssemos conectar o GPS ao computador (somente placa mãe, HD e fonte) instalado debaixo do banco do passageiro.

 

20091005231504.jpg

 

 

NOSSO GPS: GPSmap 60 CSX Garmin

 

PROGRAMAS UTILIZADOS: Para trabalhar os mapas e criar os waypoints/rotas, utilizamos o programa da Garmin: MAPSOURCE versão 6.13.7.

Segundo meu noivo, as versões posteriores são mais bonitas porém mais lerdas em PCs mais antigos. Já no carro, para navegação, utilizamos o Nroute, também da Garmin. E, claro, o indispensável Google Earth.

 

 

 

Tendo as férias definidas, o carro pronto e equipado, começamos o planejamento com 6 meses de antecedência, pesquisando acomodações, custos, passeios, lugares a visitar (o cronograma mudou umas 5 vezes!!!) e também carteira internacional de habilitação, seguro carta verde, equipamentos obrigatórios do carro para Argentina, Chile, Uruguai e Bolívia.

 

O cronograma que foi seguido, no fim das contas, foi esse:

 

1 04/08/2007 São Paulo - Florianópolis

2 05/08/2007 Florianópolis - Pelotas

3 06/08/2007 Pelotas - Punta Del Este

4 07/08/2007 Punta Del Este - Colônia do Sacramento (Buquebus) - Buenos Aires

5 08/08/2007 Buenos Aires - Trenque Lauquen

6 09/08/2007 Trenque Lauquen - General Roca

7 10/08/2007 General Roca - Bariloche

8 11/08/2007 Bariloche

9 12/08/2007 Bariloche

10 13/08/2007 Bariloche

11 14/08/2007 Bariloche - Puerto Varas

12 15/08/2007 Puerto Varas

13 16/08/2007 Puerto Varas - Pucón

14 17/08/2007 Pucón

15 18/08/2007 Pucón - Santiago

16 19/08/2007 Santiago

17 20/08/2007 Santiago

18 21/08/2007 Santiago - Copiapó

19 22/08/2007 Copiapó - Antofagasta

20 23/08/2007 Antofagasta - S.P. Atacama

21 24/08/2007 Atacama

22 25/08/2007 Atacama

23 26/08/2007 Atacama

24 27/08/2007 Atacama

25 28/08/2007 Atacama

26 29/08/2007 S.P. Atacama - S.S. Jujuy

27 30/08/2007 S.S. Jujuy - Salta

28 31/08/2007 Salta - Resistencia

29 01/09/2007 Resistencia - Foz do Iguaçu

30 02/09/2007 Foz do Iguaçu -São Paulo

 

CONTINUA....

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

1* dia - Partimos cedo de São Paulo com direção à Florianópolis, a viagem durou 10 hs em função de obras na estrada, chuva, enfim... testamos o computador com o GPS e funcionou... pena que perdemos o farol de milha já no começo da viagem..pifou.. ::vapapu::

Recomendo muito o hotel que ficamos por lá...Cambirela hotel (fica no continente e não na ilha). tudo de bom...mas é caro...pegamos uma promoção de baixa temporada.

 

 

2* dia - Florianópolis - Pelotas - Muitos trechos da Br estavam sendo duplicados, mas eu particularmente achei um pouco perigosa a viagem...não houve um pedágio sequer. Este dia só meu noivo dirigiu. ficamos num hotel no centro de Pelotas, meio decadente - Hotel Estoril.

 

3* dia- Pelotas - Punta del Este (Uruguai)

 

Saímos cedo este dia para conseguirmos dar uma volta em Punta del este. Pegamos estradas boas no Uruguai, na aduana foi tudo ok, checaram a carta verde, e entregaram folders de turismo para nós. Só o lugar da fronteira com o Chuí é que é meio caído

 

Achamos curioso que em um trecho da estrada uruguaia (ruta 9) a pista fica mais larga e com marcação diferente , depois concluímos que se tratava de uma pista de pouso!!!

( http://maps.google.com/maps?ll=-33.9451 ... h&hl=pt-BR )

 

À tarde fomos dar uma volta em Punta, totalmente deserta (também pudera...estava um frio do cão, chovendo, e ainda era inverno - baixa temporada)...

 

Depois fomos comer (tudo caríssimo!!!) um hambuguer que nos custou os olhos da cara...e ainda o garçom do lugar achou ruim porque não demos gorjeta...

virou para outro funcionário do local e falou "servicio zero" enquanto gesticulava com as mãos...meu noivo foi falar com ele...perguntou se estávamos devendo alguma coisa e ele disse que não... foi um mal entendido..

 

 

Ficamos hospedados em Punta no hotel BravaMar, na playa Brava, US$35 o casal com café da manhã. Aceitava cartão, pesos uruguaios e dólar.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

4* dia - Punta del Este - Colonia do Sacramento (buquebus) - Buenos Aires.

Este dia tomamos um susto porque quase batemos o carro em Montevidéu. Falta de atenção nossa, o motorista uruguaio fez o certo...depois pedimos desculpas. As estradas da costa uruguaia estavam em ótimas condições. Nossos tickets do buquebus compramos com antecedência pela internet, para o carro mais 2 passageiros, total R$ 237,00.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

6* dia - Trenque Lauquen - General Roca: Este dia, por total falta de opção, fomos parar na cidade de general roca. Mas, antes disso, ligamos para vários hotéis em outras cidades (Neuquen, 25 de Mayo, etc) e os hotéis estavam todos lotados...parece que tinha um festival regional de morango, melão..sei lá ...festival de alguma fruta que não me lembro..e que acabou com as vagas....

Já em General Roca, ficamos no hotel Huemul, confortável e limpo, por 180 pesos ARG. Em General roca também pagamos mico porque quando estávamos no restaurante jantando, pedimos uma 'soda'...achando que soda era tipo uma 'sprite'...mas soda em espanhol é água com gás... estranhamos quando chegou uma garrafa que não era de refri e ainda cheia de canudos..uma garrafa bem diferente...pensamos: deve ser um jeito diferente de beber refri..que nada... estava horrível, porque não gostamos de água com gás...mas blz...depois pedimos 'coca-cola' e não tem como errar...isso é o bom de marcas famosas mundo afora.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

7* dia - General Roca - Bariloche. Este foi o primeiro dia que vimos neve na viagem, já na estrada a caminho de Bariloche...

Saímos de uma região árida com direção às montanhas, foi um trajeto muito bonito. A estrada montanhosa que pegamos antes de chegar à Bariloche achei um pouco perigosa...os ônibus de turismo, acostumados com a estrada, vinham no maior pau dando farol, pedindo passagem ou simplesmente ultrapassando em trecho proibido enfim...nada muito diferente dos excessos cometidos pelos motoristas brasileiros....

 

 

 

Chegamos à tarde em Bariloche, e ficamos nas Cabanas Cumelen, à altura do km 14 da Avenida E. Bustillo, a principal da cidade. Como estávamos de carro, era mais conveniente para nós ficarmos longe do centro da cidade. Gostamos de sossego e pouca gente ::otemo::

O local da hospedagem era muito bom, uma verdadeira casa, muito aconchegante, um lugar grande, e com cachorros bonzinhos :)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

9* dia - Neste dia fomos ao CERRO CATEDRAL e depois fomos fazer os passeios dos Lagos Gutierrez e Mascardi. Quanto ao Cerro Catedral, achei que estava cheio demais para o meu gosto...e o foco lá é o esqui...mas o visual de lá também é bem bonito...quando estávamos na estrada voltando do C. Catedral vi que o carro atrás de nós estava buzinando com pessoas gesticulando dentro...era um carro de brasileiros...buzinaram porque viram nossa placa de São Paulo...brasileiro adora uma bagunça...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

10* dia - Neste dia fomos fazer um " mini trekking de inverno" no Cerro Otto. Resolvemos deixar a Cherokee na garagem e fomos de busão mesmo..havia um ponto a 300m do hotel, na Av.E.Bustilo, com direção ao centro. Fizemos uma mochila com lanche para passar a tarde. É muito comum se fazer essa trilha no verão e primavera. Como tinha bastante neve e, além disso estava nevando no dia em que fomos, resolvemos ir até onde desse. Confesso que fiquei com medo de ir até o topo (onde chega o teleférico)...mas ficou faltando pouco...hoje penso que teria dado...meu noivo estava certo...como ele é mais corajoso que eu ele queria prosseguir...mas respeitou meu ritmo. Meu pânico aumentou ainda mais depois que vimos um aviso de "PERIGO - ALTA TENSÃO - RISCO DE VIDA" dos cabos do teleférico enterrados no solo. Ainda assim, guardamos boas lembranças e fotos desse dia.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

11* dia - Bariloche - Puerto Varas: Neste dia juntamos nossa coisas pois era hora de viajar mais uma vez, desta vez para cruzar a fronteira rumo ao Chile. O problema foi a nevasca do dia anterior, então ligamos para 'gendarmeria', em que um policial disse que as condições estavam boas no caminho rumo ao Paso Cardenal Samoré (fronteira com Chile), e que não precisaríamos de correntes (que por sinal não utilizamos nenhuma vez na viagem, visto que trocamos todos os pneus antes de viajar).

Na fronteira demoramos uma meia hora para os trâmites todos, e nevava pouco quando chegamos lá.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

12* dia - Neste dia, em Puerto Varas, fomos ao vulcão Osorno, onde se pode esquiar ou simplesmente apreciar o lugar... adoramos, é passeio para um dia inteiro!!

 

À tarde, fomos passear na cidade, que é muito charmosa e limpa, parece muito uma cidadezinha européia. À noite fomos comprar souvenires e fomos à loja da North Face de lá...muito boa, compramos muita roupa...já que espaço no carro não era problema ::cool:::'>

Fomos à pé até o centro e, na volta, já cheios de sacolas, resolvemos pegar um ônibus...pagamos a passagem e na hora de descer, pararam na porta do hotel (!) para nós, além de se despedirem, darem boa noite e tudo... e como moramos no Brasil, e em São Paulo, onde as pessoas estão cada vez mais mal educadas, ficamos espantados e ao mesmo tempo satisfeitos com tais gestos.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...