Acampando com crianças - Perguntas e Respostas

Ponto de Encontro de Mochileiros Pais & Mães, para trocar informações de como viajar com seus mochileirinhos.

Acampando com crianças - Perguntas e Respostas

Mensagempor Adriano Klein » 27 Mar 2009, 13:23

Pessoal

EStou abrindo este novo tópico para quem quiser trocar experiências sobre acampamentos com crianças.
Nós somos marinheiros de primeira viagem.
Nunca tínhamos acampado....
Em janeiro na volta das férias, passamos no Chuí.....aproveitamos o preço e com total incentivo de nosso menino, compramos uma barraca.
Bom, o resultado foi o verão todo acampando todos os fins de semana!
Experiências incríveis, novos amigos, tudo de bom!
Agora a barraca é nossa segunda casa e será sempre nossa companheira de viagem!

Abs!
Adriano Klein
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 10 Ago 2004, 14:54
Próximo Destino: USA- Disney e NY

Re: Acampando com crianças

Mensagempor danielmanguinha » 16 Jun 2009, 15:08

E aí Adriano, faz tempo que não meto as caras por aqui, mas já vou deixar uma dica... Uma boa opção pra quem quer começar ou só queira conhecer um lugar novo e bom para acampar com as crianças é em São Francisco do Xavier, um distrito de São José dos Campos, lá tem muitas cachoeiras para visitar e a cidade é muito boa.. o camping é o Canto dos Passáros, que fica na estradinha sentido São Francisco. Lá bastante estrutura, mas ele não deixa de ser um camping meio selvagem... Cercado de mata atlantica, tem um rio que passa por dentro dele, tem cozinha (externa) com tudo o que se precisa, chuveiro quente e os donos ajudam em tudo o que precisa. E se precisar de chalés, lá tem também! Muito bom, fui com meu pequeno de 6 meses e ele adorou...

Abraços!
danielmanguinha

Data de registro: 22 Abr 2008, 13:16

Mensagempor Adriano Klein » 16 Jun 2009, 18:23

Dae Daniel!

Tava sumido cara! Como está o pequeno? muito radical? heheh!
Boa a tua dica! vc costuma acampar no inverno tb?

Abs!
Adriano Klein
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor danielmanguinha » 01 Jul 2009, 11:49

E ae meu velho, depois de quase um mês de delay, eis a resposta!

Então, eu costumava acampar no inverno antes de ter o bebê, nunca acampei em lugar com neve e tudo o mais, mas jâ acampei com temperaturas beirando o 0... além do frio normal ambiente, tem uma friagem que vem do chão, para dar uma melhorada é bom colocar uma lona grande (dobrada) embaixo da barraca que ela segura um pouco dessa friagem. Outra coisa que ajuda se for acampar com sacos de dormir ou até mesmo com cochonetes (não sei se rola com colchão inflável) é usar aqueles isolantes térmicos, é tipo uma borracha que vc põe embaixo do cochonete, mas geralmente esse acessório é individual...

Mas, acampar com meu pequeno com apenas 8 meses nesse frio que anda fazendo, é muita judiação, ehehehe... O máximo que da pra fazer no frio é ficar em pousada e tudo o mais...

Por onde vc tem acampado esses tempos? Tem alguma recomendação??

Abraço!!
danielmanguinha

Data de registro: 22 Abr 2008, 13:16

Mensagempor Adriano Klein » 01 Jul 2009, 12:58

Dae cara
Bah! com este frio é judiação com todo mundo!
A última vez que acampamos foi no feriado de Tiradentes em Corupá, estava ótimo, mas na madruga chegou a 8°C, achei bastante frio....
Aqui no litoral todos os campings fecham no inverno, e na serra é frio demais! hehehe!
Além do problema da friagem.....tem tb a condensação do sobreteto, que pode até molhar a barraca internamente e se estiver abaixo de 0°C congelar...
já imaginou a barraca dura de gelo! destroi as fibras eu acho....
E como estão os planos para a grande viagem do fim do ano?
Abs!
Adriano Klein
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor maribr » 16 Ago 2009, 18:36

Estou pensando em acampar com Bia final de semana que vem, mas deu medinho pq deve ser sozinha,mas se eu conseguir companhia vou com ccerteza e volto pra contar...abs
" Nunca é tarde pra você ser o que poderia ter sido." Winston Churchill
maribr
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 15 Abr 2004, 19:43
Próximo Destino: Vixe as coisas estão meio apertadas, mas acho que se não for BSB deverá SP ;)

Mensagempor maribr » 17 Ago 2009, 20:40

retificando...quero muito acampar com Bia, mas não vai dar pra ser este final de semana...deu uma saudade de Lu ligiero... ::mmm:
maribr
Membro de Honra
Membro de Honra

Próximo Destino: Vixe as coisas estão meio apertadas, mas acho que se não for BSB deverá SP ;)

Mensagempor Adriano Klein » 19 Ago 2009, 12:29

Oi Mari

Legal saber que vocês também curtem acampar com a filhota!
Vi as fotos dos 2 aniversários! ela fazendo o bolo foi demais! hehehe!
Abs!
p.s. Em novembro provavelmente vamos dar uma passada em Salvador! nos aguarde! hehehe!
Adriano Klein
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor Marcos Rabello - RJ » 19 Ago 2009, 13:39

DICA: Parque Nacional da Serra dos Orgãos:
Sede Teresópolis e Guapimirim.
Lá é tranks, dá para a criançada se divertir bastante.
Tem a Ponte suspensa na sede Tere muito legal...
Marcos Rabello - RJ

Data de registro: 19 Ago 2009, 12:22
Próximo Destino: ----> Mutirão de Limpeza
Floresta da Tijuca
Data: 21 de Novembro 2010

Mensagempor maribr » 25 Ago 2009, 10:03

Não deu pra acampar mas não tem problema, ainda não paramos de viajar,rs...venham sim, faremos também um programinha com filhotes, vc vai gostar...abs

P.S.:não consegui acampar...bjs
maribr
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor lukapinheiro » 17 Set 2009, 22:54

OLÁ AMIGO TAMBÉM SOU DE PRIMEIRA VIAGEM, AINDA NÃO FUI..MAS ESTOU PROGRAMANDO IR..COM MINHA ESPOSA E TRES MOCHILEIROS DE 15/11 E 8 ANOS...GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DA MELHOR BARRACA OS EQUIPAMENTOS NECESSARIOS E O QUE NAO PODE FALTAR..E CLARO TUDO NO SEU MELHOR PREÇO...CONTO COM SUA AJUDA..VALEU LUKA
lukapinheiro

Data de registro: 07 Jun 2009, 14:41

Mensagempor Adriano Klein » 18 Set 2009, 13:31

Olá Luka

Seja bem-vindo!
Olha sou muito suspeito pra falar, mas acampar é tudo de bom! Ainda mais em família!
A gente abre mão de um monte de confortos supérfluos, em troca de liberdade, interação social e familiar e contato com a natureza!
Na verdade não tenho muita experiência também, pois começamos a campar no início deste ano, mas não vejo a hora do verão chegar pra acamparmos novamente!
Você tem uma turma grande hein? melhor ainda! heheeh!
Sobre equipamentos:
O principal é a barraca, no teu caso que tem filhos adolescentes, eu optaria por duas barracas independentes, uma pra vc e tua mulher e outra pros meninos.
Já vi famílas acampadas desta maneira e parece bem interessante, vc compra duas barracas menores, mais leves e fáceis de montar do que uma grande familiar e além disso tem mais privacidade.
Existem muitas marcas e modelos no mercado, por isso é bom pesquisar bem o custo-benefíco de cada uma.
É importante uma barraca que tenha boa resitência à água e vento, que seja fácil de montar e que tenha bom espaço interno, geralmente uma barraca vendida como de 5 ou 6 pessoas, comporta 3 confortavelmente.
Eu tenho uma Doite pro alpine 6, mas foi comprada do Chuí, não sei se tem pra vender aqui no Brasil, é uma excelente barraca, ótimo custo-benefício.
Não recomendo barracas da MOR ou similares que vendem em supermercados, pois são frágeis e permeáveis.
Uma boa lona de caminhão também é importante, assim vc cria um área coberta que une as duas barracas e cria um ambiente de estar tanto para sol como para chuva.
Colchões: Existem colchões infláveis e colchonetes de espuma, os infláveis ocupam pouco espaço no carro, mas os de espuma são mais confortáveis, eu mandei fazer de espuma, mas são uns mega-trambolhos no carro....
Os outros equipamentos são uma questão pessoal, fogareiro, churrasqueira, mesas, cadeiras etc etc...
Eu tenho só o mínimo essencial e prefiro ficar em campings com estrutura de cozinha, assim evito levar um monte de bagulhos.
Pesquise nos tópicos de equipamentos e barracas, lá tem muitas informações sobre estes assuntos.
Qualquer coisa estamos aí ....continuamos a troca idéias!
Abs!
Adriano Klein
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor Trilhoteiro » 25 Set 2009, 22:30

Pessoal,

Eu tenho uma barraca Colemann LX5 em tese para 5-6 pessoas, mas serve para o casal e 2 filhos pequenos com um belo conforto. A base dela é 3x3m e chega a 1,80m de altura. Fácil de montar e resistente a chuva.

A única resalva que faço é que ela foi consebida para climas quentes. Então, para o inverno esqueçam, pois ela tem uma área de ventilação muito grande, e o vento gelado entra com muita facilidade (já bati queixo dentro).

O preço dela gira em torno de R$ 260,00 / 290,00.

Algumas coisas eu não dispenso para acampar (principalmente com crianças):

a) Lona para isolar a barraca do chão;
b) Lona para cobertura da barraca (vc arma uma tenda sobre a barraca);
c) Lona ou tenda para fazer uma área em frente a barraca (minha lona de cobertura faz este papel tb, pois avança 3 metros à frente da barraca);
d) Piso ecológico (tela fina, tipo tela de janela verde para evitar mosquitos) para colocar no chão em frente a barraca, pois vc cria uma área para as crianças brincarem com contato indireto com o chão.

No mais, só acampo com crianças em campings bem estruturados. Os meus preferidos:
www.lagoamar.com.br
www.paraisotropical.com.br

As crianças adoram barracas, é incrível!
Trilhoteiro

Data de registro: 21 Nov 2008, 15:35
Próximo Destino: Projeto América do Sul de Kombi 2010/2011

Mensagempor Pat Motinha » 03 Jan 2010, 17:07

Fala povo da mochila!!!!

Estou aqui morta de saudades da galera!
Bem, este mês vou a Ilha Grande novamente acampar com minhas filhas. Agora a etapa é diferente. Se antes tinham em média 6 anos agora minhas pequenas tem 12 e 15 anos.
A barraca é a mesma! ::otemo:: Por isso continuo dizendo que limpar bem a barraca e lavar com bastante água e deixar secar quando chegar em casa é fundamental.
Vou para Abraão ficar no mesmo camping de sempre. :lol:

Um abração a todos e boas mochiladas galera!!! ::hahaha::
Bjs Pat
Venha conhecer o Mochileiros Jeans!
www.mochileirosjeans.com.br

Beijos Pat.

Paz, saúde e harmonia!
Florestas,lagos, rios, cachoeiras e praias,tudo ao nosso alcance!
Pat Motinha
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 24 Jan 2004, 20:19
Próximo Destino: Ilha Grande RJ no dia 15 de janeiro

Mensagempor eacosa » 19 Fev 2010, 15:18

Salve Galera!
Sou novo no grupo e gostaria de pedir uma dica para vocês, a anos atrás gostava muito de acampar, mas faz um tempão que não vou, neste meio tempo veio o casamento e agora temos o Teteu com 3 anos. Estava querendo acampar com a família, sei que o muleki vai curtir muito...

Por acaso alguém tem alguma sugestão de camping na região do Sul de Minas e que fosse legal para este perfil, ou seja, casal com um filho de 3 anos?

Acho que como pais temos que mostrar desde pequeno aos filhotes que existe outras coisas além de desenhos, video games e coisas afins :-)

Conto com a ajuda de vocês!

Abs
eacosa

Data de registro: 19 Fev 2010, 15:10

Próximo

Retornar para Mochilando com as crianças