Ação contra a GOL

Publicação de notícias & eventos relacionados aos interesses do público Mochileiro/Viajante independente.

Ação contra a GOL

Nova mensagempor GUILHERME TOSETTO » 10 Set 2011, 13:29

Esta notícia foi publicada pelo jornal O Estado de São Paulo no dia 29 de agosto.

MP entra com ação contra Gol e pede devolução de R$ 39,4 milhões
Objetivo é obter devolução de cobrança indevida de um título de capitalização batizado de seguro de viagem premiada, no valor de R$ 3 por bilhete
Lígia Formenti, da Agência Estado

BRASÍLIA - O Ministério Público do Distrito Federal ingressou hoje com uma ação civil pública contra a Gol, pedindo o ressarcimento de R$ 39. 441.720,00 pela cobrança indevida de um título de capitalização batizado de seguro de viagem premiada . De acordo com o Ministério Público, o consumidor era obrigado a pagar R$ 3,00 a cada bilhete emitido.

"O valor era cobrado automaticamente, sem deixar nenhuma possibilidade de escolha para o comprador", afirmou o promotor de Defesa do Consumidor do DF, Guilherme Fernandes. A prática já havia sido discutida pelo Ministério Público de São Paulo em 2008. "Na época, foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta, em que a empresa se comprometia a não cobrar mais a taxa. Mas o acordo foi desrespeitado", disse o promotor.

Entre janeiro de 2008, quando a cobrança começou a ser feita, até agosto de 2010, a empresa teria cobrado o valor de 4,23 milhões de consumidores. Na ação civil pública, o promotor pede que a companhia aérea devolva o dinheiro em dobro - o equivalente a R$ 6,00 por bilhete. A ação pede ainda o pagamento de R$ 10,00 por título referente a danos morais. "O valor da ação é um dos mais altos propostos contra uma companhia aérea no País", disse Fernandes. Procurada, a Gol informou que somente se manifestaria nos autos do processo.
"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos".
Vinícius de Morais
GUILHERME TOSETTO
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 27 Jul 2010, 09:07
Próximo Destino: Nada definido, tô pensando...

Retornar para Notícias & Eventos