Ir para conteúdo

Ajuda com Roteiro - Bolivia, Peru, Chile e Argentina


Posts Recomendados

  • Membros

Bom galera, estou planejando um roteiro de viagem que já tenho em mente a algum tempo, mas agora parece que vai. A idéia é viajar pra Machu Picchu em Dezembro / Janeiro desse ano.

 

 

Roteiro:

Rio de Janeiro – Corumbá (MS) – Puerto Quijarro – Santa Cruz – La Paz – Puno – Cuzco – Machu Picchu – Cuzco – Nazca – Arequipa – San Pedro do Atacama – Salar do Uyuni – San Pedro do Atacama

 

A partir daí é que começa a dúvida. Minha intenção era (talvez) visitar algumas cidades do Chile, ir para a Argentina, e voltar ao Brasil por Foz do Iguaçu. Mas todos os relatos que vi aqui no Fórum Mochileiros e em outros sites fazem apenas Bolívia, Peru e Chile, sem passar pela Argentina. Então não sei qual é um bom roteiro a seguir a partir do Chile. Os únicos pontos dados como certos são Buenos Aires e Foz do Iguaçu. Se alguém puder ajudar.

 

 

Algumas cidades que estou em dúvida:

- Potosí

- Sucre

- Cochabamba

- Copacabana

- Ica (Huacachina)

- Lima

-Tacna

- Arica

- Calama

- Huaraz

- Santiago

 

 

Alguns passeios que gostaria de saber se são bons:

- Lago Titicaca / Isla Del Sol / Isla De La Luna

- Ilhas Flotantes de Uros

- Ilha de Taquiles

- Islãs Ballestas

- Canyon del Colca

- Isla Pescado, Laguna Verde, Laguna Colorada (em Uyuni)

 

 

Dúvidas:

- Primeiramente: Esse roteiro é viável? Levando em consideração os locais a serem visitados e os preços de transporte e estadia, esse é um bom roteiro?

- Vale a pena possuir algum cartão tipo albergues da juventude? E carteira internacional de estudante?

- Em quanto (R$ ou USD) vocês estimam um gasto diário razoável (contando transporte, alimentação, albergue, passeios, etc.)?

- Quais outros destinos (não incluídos nesse roteiro, e seguindo esse caminho) valem a visita? E quais desse roteiro não valem muito a pena?

- Quais dessas cidades valem a pena passar mais de 1 dia para conhecer todos os pontos turísticos?

- Quais passeios nas localidades citadas no roteiro, ou em localidades próximas, (ex: Illas Flotantes em Puno, etc.) valem a pena?

- Dá pra se virar só com o inglês e o portunhol?

- A galera brasuca costuma sentir muito os efeitos da altitude?

- Dicas de albergues nas cidades citadas?

- Alguma outra dica?

 

 

Bom, é isso. Se alguém puder dar uma força aí, seria excelente. Valeu, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

mtas perguntas, é melhor pesquisar mais pelo forum.

Qnto às cidades Copacabana - Ica (Huacachina)- Lima, Santiago são imperdiveis. Potosi ñ conheço mas dizem q é legal.Tacna ,Arica e Calama ñ tem nada mas são locais q vc provavelmente vai ter q passar.

Qnto aos passeios no Lago Titicaca: Isla Del Sol / Isla De La Luna- imperdivel pelo menos ir na isla del sol

- no lado peruano Ilhas Uros e Taquiles tb são interessantes, dá pra fazer a 1ª no intervalo em q troca de bus.

- Islãs Ballestas mto bom, gostei mto

- Canyon del Colca- tem gente q gosta mto, eu achei perda de tempo

- Isla Pescado, Laguna Verde, Laguna Colorada (em Uyuni) já estão no passeio q cruza o deserto até Atacama, passando pelo deserto de sal, q é imperdivel.

Como assim pretende passar um dia só em cada??

Altitude pega sim.

de Uyuni pode ir para Villazon e lá p/ argentina-La quiaca e a região de Humuaca, Salta de lá ñ está longe de foz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
mtas perguntas, é melhor pesquisar mais pelo forum.

Qnto às cidades Copacabana - Ica (Huacachina)- Lima, Santiago são imperdiveis. Potosi ñ conheço mas dizem q é legal.Tacna ,Arica e Calama ñ tem nada mas são locais q vc provavelmente vai ter q passar.

Qnto aos passeios no Lago Titicaca: Isla Del Sol / Isla De La Luna- imperdivel pelo menos ir na isla del sol

- no lado peruano Ilhas Uros e Taquiles tb são interessantes, dá pra fazer a 1ª no intervalo em q troca de bus.

- Islãs Ballestas mto bom, gostei mto

- Canyon del Colca- tem gente q gosta mto, eu achei perda de tempo

- Isla Pescado, Laguna Verde, Laguna Colorada (em Uyuni) já estão no passeio q cruza o deserto até Atacama, passando pelo deserto de sal, q é imperdivel.

Como assim pretende passar um dia só em cada??

Altitude pega sim.

de Uyuni pode ir para Villazon e lá p/ argentina-La quiaca e a região de Humuaca, Salta de lá ñ está longe de foz.

 

Opa, valeu pela ajuda.

 

Eu ando olhando o máximo possível aqui pelo fórum. A minha grande dúvida mesmo era quanto ao caminho a seguir a partir do Chile, já que não vi em relato algum (todos os que vi fazem apenas Bolivia, Peru e Chile). Mas essa dica aí de ir para Argentina a partir de Uyuni parece uma boa.

 

Eu não pretendo passar um dia em cada cidade não. Certamente reservarei mais de um dia para algumas cidades.

 

E só para esclarecer uma dúvida minha: o passeio do salar de Uyuni dá pra fazer partindo do Chile também né (San Pedro do Atacama)?

 

Vi isso em algum lugar, mas agora me bateu a dúvida.

 

Falou, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sim dá pra sair de Atacama.

Ah em Arica tem o passeio p/ parque Lauca onde tem os vulcoes sajama e parianacota, linda paisagem,pode ser de um dia ou mais.

De Uyuni tem trem até Villazon q é bom reservar bem antes(dizem q dá pra fazer por email) e tem q chegar c/ antecedencia na estação se ñ eles vendem sua passagem. De lá cruza-se a fronteira até la quiaca dá pra ir a pé da fronteira até a rodoviaria e aí pode ir p/ Jujuy ou Humuaca, Tilcara, Salta e Foz, q acho q tem pegar onibus em Resistencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi.

Cochabamba não tem nada, Sucre muita gente gosta(eu achei bonita a cidade) e Potosi vale conhecer a Casa de la Moneda.

Lima é só se você for práqueles lados. É muito bonita a cidade, principalmente a parte história é bem interessante, porém ir até lá para voltar, não acho que valha a pena. Quando fui práqueles lados, estava de avião até La PAz e de Lima para cá.

Huaraz é sensacional! No mínimo 3 dias para fazer Llanganuco, Chavin e Pastoruri, os passeios básicos. Vale bastante a pena, porém tem que ter tempo pois fica no sentido contrário do Chile. PArticularmente, foi uma das reigões mais interessantes da mochilada que fiz em 2004, no mesmo nível de Cusco.

Nazca é bom para chegar de manhã, fazer as linhas e se mandar para Pisco ou Arequipa dependendo do próximo roteiro.

O Titicaca eu digo para todo mundo que puder passar a noite na ilha do Sol, que é maravilhosa a vista dali. Já do lado peruano, só vale Urus. Taquile é besteira.

 

As Ballestas eu gostei bastante, o Canyon não gostei muito, não, porém a maioria do povo curte... acho que tem que fazer para saber ;)

Como já te disseram, a Isla e as Lagunas são no passeio do salar.

 

De San Pedro você pode seguir 3 caminhos:

1) Ficar em Uyuni e seguir a Villazon, entrando na Argentina por La Quiaca, seguindo pela Humauaca até Salta, como já te disseram

2) De San Pedro pegar um ônibus até Salta e dali fazer o que tiver interesse. Esta parece ser a mais interessante, a meu ver

3) O problema do 2º é que ônibus para Salta só 2 ou 3 vezes por semana e mega concorrido. Quando estive lá, em Fevereiro último, não consegui vaga, então desci para Santiago, aproveitei conhecer a região, e segui de ônigus Santiago-Mendoza-Córdoba-Posadas, e fiquei para conhecer as Missões. Este percurso durou praticamente 36 horas, com uma parada de umas 6 horas em Córdoba. É bem cansativo, mas valeu.

 

Agora, uma coisa: é bastante coisa o que vc quer fazer. Depende muito do seu tempo... para vc ter uma idéia, eu fiz basicamente todas as cidades que você comenta(exceto Ica), porém em 2 vezes.

Em 2004, por 33 dias eu fui de La Paz(conhecendo Sucre e Cochabamba) até Lima, passando também por Trujillo. Nesta eu gastei U$ 1000,00 + passagem aérea

Agora em 2007 voltei, desta vez de trem, seguindo por Potosi, e Uyuni até San Pedro (que é caríssima, aliás), descendo para Santiago, Missões e Foz (que vale 3 dias também - conheça o lado argentino e o parque das aves, que são demais) Esta última devo ter gasto uns U$700,00, já com trem e ônibus de São Paulo para lá, e demorei 25 dias...

 

Qualquer coisa, mande um email que tenho uns diários que escrevi na época.

 

Abraço

 

Ahhhh. Inglês e espanhol parecem língua oficial da região, então nem se preocupe com isto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa, alexmelo. Valeu pelas dicas.

 

A idéia de seguir para Santiago e de lá para Cordoba está amadurecendo.

 

Quanto a tempo: tempo não é muito problema. Vou ter do meio de Dezembro até inicío de Março livre. A única limitação seria mesmo dinheiro. Estou planejando gastar até 1500 US. De preferência menos. :wink:

 

E estou sim interessado nos seus diários de viagem. To juntando o maximo de informação possivel aqui. Se você puder enviar pro meu e-mail caiomacos2@yahoo.com.br seria excelente.

 

Valeu, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vou por minhoca na tua cabeça. Vindo de S.P. Atacama tem um roteiro imperdível, tirando Córboba que não é la grande coisa comparando a mudança.

Atacama 3 dias, Chile um a dois dias, Pucon 2 dias, Puerto Monte, Ozorno - Bariloche B. Aires- Colônia - Foz e o pior ainda fica para traz a Patagonia, é mole. Mas com US$ 1.500 acho que não da não. Preços de bus www.busescruzdelsur.cl/ www.turbus.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sem dúvida, com tempo e dinheiro o melhor é descer para Pucon e região, tanto que agora em outubro eu volto, para fazer (entre outros) este pedaço do Chile que não conheço...

 

E por Salta dizem que vale muito a pena ficar ali uns 3 ou 4 dias pelo menos, para conhecer a região e a Quebrada... mas tudo depende de grana, e aí complica mesmo heheh

 

Mas como já disseram por aí, O bom da região é isto: sempre tem um lugar que a gente deixou, para poder voltar outras vezes :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado a todos pelas dicas.

 

Realmente, se eu começar a subir ou descer demais pela América do Sul fica complicado. Não vai dar tempo (leia-se $$$ :roll: ).

 

O roteiro que tracei até agora (com a ajuda de vocês e dos relatos que já li por aí) é o seguinte:

 

Rio de Janeiro – Corumbá (MS) – Puerto Quijarro – Santa Cruz – Sucre? – Potosi? – Uyuni – Salar de Uyuni – Uyuni – La Paz – Copacabana? – Puno – Cuzco – Machu Picchu – Cuzco – Nazca – Ica? – Lima? – Arequipa – Tacna? – Arica? – San Pedro do Atacama – Santiago – Mendoza – Cordoba? – Buenos Aires – Posadas? – Foz do Iguaçu – Rio de Janeiro

 

*As cidades com ? são as que estou em dúvida.

 

Uma dúvida: Vale a pena passar em San Pedro do Atacama se não for fazer o passeio pro Salar de Uyuni? Como dá pra ver, eu mudei o roteiro e vou fazer esse passeio na ida, através de Uyuni.

 

OBS: alexmelo, acabei de receber o diário que você me passou por e-mail. Vou dar uma olhada agora, mas agradeço desde já.

 

Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...