Ju, fui a Colômbia em 2009, gostei bastante. O roteiro completo (que também incluiu o Panamá) você pode ver no meu blog - (
http://paodequeijocomacai.wordpress.com/tag/colombia/), mas deixo algumas dicas:
- Bogotá: a cidade é muito aprazível, com alguns bons museus, como o do Ouro. Não deixe de visitar a Catedral de Sal!
- San Gil: pra quem gosta de esporte de aventura é um prato cheio, o vôo de parapente no canyon foi umas das coisas mais loucas que já fiz.
- Santa Marta: tem umas praia bonitas, especialmente no Parque Tayrona.
- Trekking pra Cidade Perdida dos Tayronas: sei que não é pra todo mundo, mas foi um passeio maravilhoso, ainda que cansativo. Você sai do nível do mar e com dois dias de caminhada está próximo a picos nevados!
- Cartagena: a cidade é muito charmosa, especialmente quando se está a dois

Mas realmente 20 dias é demais, fiquei 3 dias lá e já achei muito.
Tudo isso fizemos em cerca de 3 semanas, sem pressa, sendo que só o trekking pra Ciudad Perdida tomou 6 dias. Uma cidade que fiquei com vontade de conhecer lá mas não deu tempo foi justamente Medellin, que já comentaram acima, e também de visitar alguma finca (fazenda) na zona cafeeira do país.
De maneira geral achei o país bastante seguro, a zona do caribe (Santa Marta especialmente) é um pouco mais 'tranqueira', mas mesmo fazendo o trekking numa área que era de domínio das FARC até recentemente nunca me senti ameaçado, pelo contrário, em Bogotá me sentia super tranquilo pra andar por todo lado, mesmo a noite, mais do que no Brasil.
Em suma, vá que vc não vai se arrepender, a Colômbia é um país lindo com um povo gentilíssimo que durante muito tempo foi deixado de lado por questões de segurança e merece ser mais visitado.
[]s e boa viagem!