Roteiros de Viagem na América do Sul
#1152921 por Carolina Couto
11 Jan 2016, 15:57
Oi. Boa Tarde viajantes.
Essa é minha primeira vez no fórum, e podemos dizer que minha primeira viagem para fora do país, e por conta. Com isso gostaria muito da ajuda de vocês. Já li vários comentários por aqui, e em outros sites, e dei uma montado no meu roteiro, porém gostaria de ajudo a partir da experiência que tiveram pelos lugares que vou passar, tanto em locais para visita, como documentação e sensações.

Quem vai viajar?
Vamos, eu, meu marido e meus pais.

Onde passaremos?
Saída e Chegada: Pelotas/RS
Passeio: Paysandú/Uruguay - Córdova/Argentina - Mendoza/Argentina - Santiago/Chile (+ Vinã del Mar e Val Paraíso)

Como vamos viajar?
Vamos de carro - Camionete S10, diesel, 4x4.
Somos em 3 motorista.
Como é a questão para abastecer Diesel nesses Lugares?

Quando Vamos?
Sairemos no dia 12/06/2016, e temos 15 dias para completar a viagem, mas estamos deixando um dia livre para imprevistos.

Documentação e Acessórios?
- Carta Verde;
- Carteira de Identidade em bom estado e com menos de 10 anos da emissão;
- CNH;
- Permissão Internacional Para Dirigis - PID (Onde eu posso encontrar?)
- Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (Encontro no centro de especialidades?);
- Seguro SOAP/SOAPEX (É obrigatório?);
- Cadenas (Onde comprara? Gostaríamos de ter antes da viagem);
- Cambão;
- Triângulo Adicional;
- Kit de Primeiros Socorros (Tem itens mínimos? Onde pode ser adquirido?).

Base roteiro:
1 dia: Pelotas/RS - Paysandú/Uruguay (670 km) -> Aqui minha primeira dúvida, vi que a maioria dos viajantes (para não dizer todos) vai até Uruguaiana e faz a travessia, direto para Argentina, vocês acham que é mais interessante? Porque? Por evitar um 3º país? Gostaria da opinião de vocês.
2 dia: Paysandú - Córdova/Argentina (712 km)
3 dia: Córdova - LIVRE -> Pensamos em dar essa parada livre para descansar um pouca da viajem, de dois dias, e conhecer a cidade. Em Córdova, apesar de ser a 2ª cidade mais populosa (perdendo para Buenos Aires), não encontrei muitos relatos de pessoas que foram para lá, e o que achei para visitar são apenas praças e museus, poucos parques, alguém tem alguma sugestão?
4 dia: Cordova - Mendoza/Argentina (613 km)
5 dia: Mendoza - Santiago/Chile (363 km) -> Vamos fazer esse caminha com bastante calma, pois pelo que vi nos relatos e fotos, o caminho é muito lindo, e queremos tempo para observar, parar, bater fotos e aproveitar bastante.
6 dia: Santiago - Centro -> conhecer os pontos turísticos de Santiago: Palácio de La Moneda (e a troca de guarda), Plaza de Armas, Mercado Central (Almoço); Museu Nacional Belas Artes, Cerro Santa Lucia ou San Cristóbal (qual vocês indicam?)
7 dia: Santiago - Viña del Mal - Val Paraiso/Chile (bate e volta) -> Esse lugar ainda não está certo que nós vamos, pois apesar de falarem sobra a beleza dessas cidades portenhas, não achamos muitos outros atrativos, e vamos no inverno, vocês possuem alguma sugestão?
8 dia: Santiago/Chile - Esquiar -> Ainda não escolhemos em qual das estações
9 dia: Santiago/Chile - Vinhedos (Concha y Touro) -> resto do dia para compras e descanso para o retorno
10 dia: Santiago - Mendoza/Argentina (363 km)
11 dia: Mendoza/Argentina - Livre -> Pensamos nos vinhedos e algumas praças (dicas?)
12 dia: Mendoza - Códova/Argentina (613 km)
13 dia: Córdova - Paysandú/Uruguai (712 km)
14 dia: Paysandú - Pelotas/RS (670 km)

Conto com a ajuda de vocês, e desde já obrigada!
::otemo::

#1152981 por juliad
11 Jan 2016, 19:56
olá, Carolina!
Estive em córdoba e mendoza, tem um relato meu aqui embaixo - ainda está em construção, mas talvez ajude.
Sobre o seu roteiro, acho que ele está muito corrido - vocês vão passar MUITO tempo na estrada e pouco nos lugares.

aqui, por exemplo, está MUITO puxado:
4 dia: Cordova - Mendoza/Argentina (613 km)
5 dia: Mendoza - Santiago/Chile (363 km)

A estrada de Mendoza para Santiago é realmente maravilhosa, mas tem muito sobe e desce e, nesta época, tem neve no caminho. Por isso, acho que é importante estar descansado porque, além do desgaste de dirigir assim, ainda tem a chatice de imigração - dependendo das vezes, pode durar horas. Outro problema é que às vezes a estrada é fechada por mau tempo - por isso, um roteiro apertado assim pode ser problemático.

Sobre Cordoba: adorei a cidade, acho que é agradável para passear, sim. Tem parques, um centro histórico bacana e um clima bom, mas não mais do que isso.
Sobre Mendoza, é outra cidade agradável, com muitos parques e lugares gostosos para comer. Como vocês estarão de carro, recomendo MUITO visitarem a região do Vale do Uco - para mim, é o trecho mais bonito de vinículas.
Sobre Santiago, o Cerro San Cristobal é o mais alto, com uma vista linda da cidade. Na minha opinião, é um lugar obrigatório de visitar. Já o Cerro Santa Lucia é um "monte" pequeno, no meio da cidade - você sobe a pé e é de graça. A arquitetura é mais bonita do que a vista, por isso, se não tiver tempo de ver ambos, sugiro ao menos passar na frente do Santa Lucia.
Sobre vinículas em Santiago, não estive em nenhuma (vou para a cidade no final do mês e procuro alguma vinícula por lá). No entanto, acho que a Concha y Toro deve ser a mais sem graça - cara, muito turística e, ao que parece, os vinhos que servem lá nem são os melhores.
Sobre Valpo/Vina, é o tipo de lugar que divide opiniões. Pessoalmente, adorei Valpo (principalmente a Casa do Neruda). No entanto, muita gente aqui acha feio/perigoso. Eu gostei bastante. Já Vina, eu não gostei não - achei uma cidade sem graça e, no inverno, deve ficar muito vazia. Talvez seja interessante mencionar que eu fiquei uns 4 dias na região, e não fiz como bate e volta.
Como opção à Vina/Valparaíso, sugiro a região de Cajon de Maipu, muito bonita e ideal para vocês que estão de carro.

Se puder ajudar em mais algo, avisa =)
#1155107 por Carolina Couto
18 Jan 2016, 12:22
Oi Juliad, obrigada pelas dicas.
Com isso estou revendo com meu marido as paradas, talvez vamos trocar as paradas em Mendoza e Córdova.
E acho que não vamos para Viña del Mal e Val Paraiso, vamos curtir mais Santiago no dia que deixamos para lá, e não fazer o Centro da cidade (histórico) tão corrido.

Obrigada mais uma vez, e depois vou fazer um relato também.

Att,

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes