Ir para conteúdo

Audax Brasil -Brevet 200km - Holambra


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Em 10 de janeiro recebi via uma MP um convite do Ogum, colega da edição do fórum, pra fazer o Audax na região de Campinas.

Que raio é isso? Juro, nunca tinha ouvido falar. Pesquisei e a proposta pareceu-me interessante.

Vamos embora. 200km com um tempo médio mínimo baixo. Bem abaixo do que costumo fazer. Por que não?

Quando saiu a altimetria do percurso, confesso que assustei um pouco. Nunca tinha feito algo parecido.

Tive um acidente com uma speed quando tinha 19 anos. Depois nunca mais fiz atividades com bike. Comprei a minha atual, uma Montain Bike, há pouco mais de um ano. E com ela fiz algumas trilhas, e cicloviagens.

Mas a altimetria divulgada do que seria o audax – diga-se de passagem – mostrada uma semana antes da largada, deixou-me apreensivo.

Chegado o final de semana, na sexta-feira, após o trabalho segui direto para Holambra na região de Campinas.

Me instalei na pousada “Bem te vi” e saí procurar algo para comer e para lanchar na manhã seguinte. Já que sairia antes do horário do café da manhã da pousadinha.

Não achei nada. Não tinha mercado aberto. Só achei uma doceria e nada me agradou. Deixei para ver na manhã seguinte.

Acordei pouco antes das 6 da manhã e 6:15 estava de saída, com a bike montada rumo à praça da Prefeitura Municipal.

Fiz a identificação, peguei a planilha de percurso e o controle dos PC´s e fiquei por ali. Conheci Marcelo e sua Irmã Mariana. Ele também estava pela primeira vez no evento e sua irmã acompanharia de carro. Encontei o Ogum, todo animado para a largada.

Minutos antes da largada começou a chover, o que fez todos se esconderem da água embaixo de uma estrutura da Prefeitura.

Assim que a chuva mais forte passou, fomos até o centro da praça onde o Denis, da organização, passou as últimas orientações.

Partimos. Com uma garoa fina, mas a pista molhada. E suja. Segundo o Ogum, nossas bikes ganharam uns 3 kg só de barro. (RS)

Eu havia lido, pelo pessoal que tinha feito o reconhecimento na semana anterior, que os 25km iniciais e finais eram cruéis. Procurei me poupar no início. Passados os 25 km aceleirei um pouco e chegamos, eu e o Marcelo, no primeiro PC com uma média de 22,5km/h.

Alí tive meu desjejum. Um pão-de-queijo. Tremendo erro. Deveria ter me alimentado antes de partir. Tomamos água e isotônico fornecidos pela organização. E seguimos viagem.

Entre o primeiro e segundo e terceiro PC a altimetria é a mais complicada. São subidas e descidas bem longas. E um vento contra não forte, mas contra.

Chegamos no PC 2 com a média de 18km/h. Ogum agitando todos que estavam por ali. Contando histórias, animando o pessoal.

E, nossa expectativa era de uma volta mais tranqüila, afinal o vento estaria agora a nosso favor.

E não foi o que aconteceu. Mal iniciamos a pedalada fomos surpreendidos por uma forte rajada de vento contra. Esse sim forte. Alguns metros mais a frente desabou uma forte chuva.

Era tão forte que os pingos passavam pelas aletas do capacete que batiam a ponto de doer no couro cabeludo. Nem precisa dizer como batiam nos braços e pernas.

E foi assim que pedalamos vários e vários quilômetros. Passamos muito frio. O corpo encharcado.

Por um período cheguei a temer hipotermia. Pedalava em sintonia com a resposta do corpo. E procurando sempre sentir a temperatura.

A chuva passou, mas a altimetria não ajudava em nada. Subidas muito longas. Coisa de 3 a 4 km de subida.

Chegamos no PC 3 destruídos. Visivilmente exaustos. E, em cima do tempo. Tomamos isotônico, e logo estávamos pedalando novamente.

Esse último quarto do “passeio” foi mais tranqüilo. Deu pra recuperar o tempo e reanimar. O psicológico estava abalado depois do percurso anterior. Caiu a noite, com uso dos faróis parece que fica mais leve pedalar.

Pedalei por um bom tempo sozinho. Por algum tempo cheguei a pensar que tinha saído da rota. Mas quando avistei um ponto familiar, desci perna no pedal. Fui encontrar o pessoal parado com a bike do Ogum com o pneu furado.

Cheguei no PC 4 pouco tempo antes do fechamento. Corpo quase todo doído. Só não doía as pontas dos cabelos, porque a raiz doía.

Recebemos os certificados e fomos a um barzinho brindar a conquista. Jantamos, muita água e um merecido descanso.

O Audax tem uma peculiaridade às competições. É você com você. Com o tempo que você acha que pode fazer. Cada um tem o seu tempo. Há um limite do evento, mas todos que estão lá têm o seu individual. E a competição é interna. Ou seja. Buscar alcançar o tempo planejado.

O tempo todo conhecendo pessoas, em cima de uma bicicleta, discutindo diversos assuntos e em seguida continuar a pedalar conhecendo outras pessoas e em outros sozinho (continuo a afirmar o “conhecendo pessoas”, pois é fortíssimo o auto-conhecimento numa situação dessas)

Hoje, segunda-feira, voltei a treinar. Afinal o de 300 precisa de bem mais preparo.

 

Ogum

Parabéns pela participação. Tua forma de agitar o pessoal elevou o psicológico de muita gente.

Mereceu a cerva!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ah, negão, agora entendi pq vc tava passando mal... era fome!

 

o meu tá aqui:

holambra-casa-branca-holambra-208-kms-em-13-horas-t42124.html

 

agora, com pneuzinho fino, tendo comido melhor e usando pedal de encaixe, vc ia ver como vc faria tudo melhor! pedal de encaixedá 20% a mais de desempenho!

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
PP

Se sem rolar nada ja me doeu até a caspa imagina se tivesse rolado ! ::lol4::::lol4::::lol4::

 

Ainda estou me recuperando dos relatos. ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'>

 

::kiss::

 

ih, fia, precisa pdalar com as meninas!

 

a evelyn mandou brasa no pedal, junto com a patty....

 

aqui rolam uns pedais femiinos, e a mulehrada tá detonando. essa semana tev eo lançamento do calendário dos pelados paulistanos, o que tinah de mina de perna grooooooossa, não tava no gibi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...