Ir para conteúdo

Bolivia/Peru/Chile/Argentina - Com roteiro e custos - Maio/2011


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Estou postando o roteiro da trip que farei em maio com minha noiva. Fizemos um levantamento de preços e custos. Não sei se o quanto os valores estão atualizados, mas dá para se ter uma boa noção dos gastos. Temos 3 dias de folga nesse roteiro, para qualquer eventualidade. Gostaria muito de ouvir sugestões e críticas, bem como de saber quem vai estar em algum desses lugares durante o mesmo período. Lembrando que os custos são para duas pessoas.

Caso tenham problemas para visualizar as imagens, favor informar.

Segue abaixo nosso roteiro:

 

Roteiro_1.jpg

Roteiro_2.jpg

Roteiro_3.jpg

Roteiro_4.jpg

Roteiro_5.jpg

Roteiro_6.jpg

Roteiro_7.jpg

Roteiro_8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Minhas sugestões.

 

Não compre soroche pills, compre folha de coca e masque ou faça seu próprio chá, bem forte e com açúcar.

 

Não gostei dos quartos do Torino, pelo menos os que me mostraram. Tem outros mais bacanas. Mas se ficar lá peça desconto no passeio do Chacaltaya se fizer com a agência Torino (fica do lado).

 

A viagem até Copacabana de van deve ser uma tortura. Prefira os busão (micro na verdade).

 

Não vai fazer Isla de Uros?

 

O busão ou van que faz AC-MP custa 7 DÓLARES one way, e não 6 SOLES. São 14 doletas ida e volta, uma viagenzinha de 4 minutos e 32 segundos kkkkk (mintira, mas não deve ser mais q 5 minutos)

 

Tente ficar em hostels diferentes quando voltar a La Paz e Santiago.

 

A propósito, que raios! Essa sua chegada por Santa Cruz tá quebrando as pernas hein? Volta por onde? Deveria ter comprado ??-Lima-Cusco.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Beleza, Lico.

Valeu pelas dicas. Vou descartar as soroche pills e trocar pelas folhas de coca. Na verdade eu tinha pensado em usar os dois, a depender de como eu vá me sentir.

Vou ficar atento à observação dos quartos do Torino. Como vou com a patroa, não pode ser qualquer espelunca.

Sobre Uros, fiquei na dúvida de fazer, porque vi a maioria do pessoal dizer que é muito turístico. Aí terminei deixando de fora. Mas se for muito recomendado, posso colocar no roteiro também. Acho que até você mesmo comentou que era muito turístico, no seu relato. Não foi nesse que o pessoal ficava implorando para você comprar alguma coisa?

Essa de Machu Picchu eu vacilei mesmo. Todo mundo havia dito que é em dolar. Na hora coloquei soles. É a vontade de pagar menos... kkkkkk.

Boa dica a de trocar de hostels. Eu havia pensado em ficar no mesmo para o caso de conseguir descontos por mais diárias. Se não conseguir negociar, eu troco de hostel.

Essa de trocar Lima por Santa Cruz tem 2 razões: a primeira é que moro em Salvador, então tenho ZERO de roupas de frio. Aqui, frio é quando fazem 20 graus. Como todos dizem que La Paz é o lugar mais barato para comprar roupas de frio, preferi começar por lá. A segunda é o preço da passagem. Saindo de Salvador, escolhendo ir por Santa Cruz, economizaremos quase 600 reais. Isso já daria para comprarmos todas as roupas de frio que iremos precisar.

Valeu muito pelas dicas.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Uhmmm, sobre a questão das passagens, não imaginei que desse tanta diferença.

 

Uros é turística no último. Eu não faria esse passeio novamente, mas faria pela primeira vez para saber como é. Pode ser que você tenha outra visão, capisco? ;)

 

Sobre os hostels, eu ia preferir conhecer outros lugares em vez do desconto (que não vai ser grande coisa).

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai velho? Seu roteiro ta massa! Vc falou q a viagem de Copacabana é 4h, tem q observar s vai haver trocar d onibus, isso é uma tragédia, eu tinha q estar em la paz 3h da tarde, peguei o onibus cedinho em Puno, eles me disseram q ao meio dia estaria na capital, Q nada! Cheguei lah p/ 16:30, Qnt a vc ir a Puno penso q vc ñ tem q pensar s quer ver os dois lados da isla del sol, pq a ultima embargação sai umas 15:30, do lado sul e sao cerca de duas horas de viagem, pode ser q ñ de tempo, provavelmente dê, como deu p/ mim, apsar de minha correria no lado sul da ilha! Uma aventura! Bem, s vc realemnte tem poco interesse no lado Sul(melhor q o norte,axu) e ñ quer dormir na Ilha é melhor ñ arriscar, volta a tarde do lado norte, come a sua truta, em copacabana, pq lah ñ vai da tempo e pega um buzu p/ puno, eu msm tive q dormir em Puno, as viagens são um poco cansativas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pelas dicas, Tiel. Anotei na planilha essa observação sobre a troca de ônibus. Muito importante mesmo. Na verdade, como tenho 3 dias de folga no meu roteiro, passei a considerar seriamente a possibilidade de dormir na ilha, para poder conhecer os dois lados sem muita correria. Na verdade, já está quase certo que faremos isso.

Mas obrigado mesmo pelas dicas. Vão ser úteis para mim e para todos que usarem minha planilha como base para viagem.

Em breve postarei a planilha mais atualizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Fabricio, tudo bem??

 

Sobre a hospedagem em La Paz, eu tbm fui com meu namorado, e super recomendo o Hostal Copacabana. Eu visitei antes o hostal Torino, e sinceramente, achei horrível! Eu não dormiria lá! Já o Copacabana é ótimo! A localização é muito boa, além dos funcionários serem muito simpáticos. Faça a reserva pelo site deles, pq eu cheguei sem reserva lá, em abril, e não tinha vagas. Mas qndo retornei a La Paz, fiz a reserva pela net, 2 dias antes, e estava td garantido.

 

Quanto ao trajeto para Copacabana, eu recomendaria seriamente q vc tomasse o bus turístico que recolhe os turistas nos hotéis a partir das 8h da manhã. Custa 35,00 bol em média, mas pode chorar esse valor, e vc chega as 13h em Copa sem transtornos. Como vc vai com sua esposa/namorada, acho q vale a pena, pq as vans partem lotadas, e as cholas levam tudo oq podem: sacos enormes de favas, galinhas, milhares de crianças.... acho q não deve ser uma viagem muito agradavél, a não ser qvc esteja a procura de uma experiência antropológica!!! rsrsrs

 

Outras coisa: em meu relato eu já tinha dito isso, mas não canso de repetir: a única parte ruim da minha viagem foi a volta de Cusco a La Paz! Eu não repetiria isso por nadaaaaa!!!! Os ônbus são deploráveis, motoristas extremamente imprudentes, além de um frio insuportável!!! Se vc puder, progrma-se para comprar a passagem de avião (acho q custa uns 100 dólares), mas não tem todos os dias. Eu pagaria qnto fosse necessário, parcelaria no cartão, mas nunca nunca nunca mais faria esse trecho novamente!

 

Em La Paz ainda tem a opção de fazer o passaio as ruinas de Tiwanako, q, na minha opnião, são imperdíveis!!!

 

Em Cusco vc não vai afzer o City Tour? É extremamente turístico, mas é o jeito mais rápido de conhecer as 4 ruínas próximas a Cusco, q são belíssimas (em termos arquitetônicos, são bem mais bonitas q próprio Machu Picchu). É passagem obrigatória. Começas as 14h.

 

E essa sua chegada por Santa Cruz tá sacaneando seu roteiro mesmo!!! Lima seria o ideal para vc.... sei lá, as vezes vale a pena ver de parcelar a passagem, pagar um pouco mais, mas organizar melhor o roteiro. Se vc fosse para Lima, não precisaria retornar a La Paz para ir pro Salar! Em Cusco mesmo vc não precisa de taaaanta roupa de frio! Em La Paz e no Salar sim!! Então, vc poderia "segurar as pontas" até chegar lá!!

 

Outra coisa: San Pedro do Atacama é uma cidadezinha sensacional! super badalada, e com passeios imperdíveis. Vc não pode ir até lá e não visitar os Geysers El Tatio!!!!! Para mim, é o ponto alto! Esse tour dura meio dia, e vc pode emendar no Tour para a Laguna Cejas, onde vc boia q nem no mar morto! Sei lá, ir até San Pedro e passar batido por isso, sinceramente, não faz sentido!!!

 

Bom, acho q é isso!!! ufa, falei de mais!!!

Eu prefiro muuuuuito maisn conhecer muito de poucos lugares do que puoco de muitos.... acho q em seu roteiro vc está deixando muita coisa de lado.... coisas imperdíveis! mas dai, cada um tem seu estilo de viajar!

 

Boa preparação, e precisando, é só perguntar!

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Gabriela.

 

Antes de qualquer coisa, muitíssimo obrigado pelas dicas. Interessante que tinha acabado de ler seu roteiro ontem. Leio e releio alguns roteiros várias vezes para ir juntando informações. Foi a segunda vez que li o seu. Está muito bom.

Mas vamos às dicas.

Como você já é a terceira pessoa a me dizer que o Torino não presta, ele está descartado. Como você esteve com seu namorado, a referência sobre o Copacabana fica melhor ainda. Quero ficar em lugares baratos, mas qualidade é imprescindível. Apesar de ser mochilão, será nossa lua-de-mel também, então vamos ser um pouco seletivos e até trocar hostel por hotel quando for necessário.

As vans também já deu para perceber que é furada. Já está fora de cogitação. O ônibus é bem baratinho, então vamos nele mesmo.

Sobre a viagem de Cusco para La Paz, não iremos fazer direto. A volta será por Puno/Copacabana/La Paz, da mesma forma que na ida. Só que na ida vamos fazer Ilha do Sol e na volta vamos fazer Uros.

Vou pensar com bastante calma sobre começar por Lima. Um dos empecilhos é o tempo de viagem de ônibus Lima/Cusco, que dura quase 24 horas e o pessoal alega que as estradas são bem ruinzinhas. Tenho olhado a possibilidade de ir direto para Cusco, mas aí a diferença de preço fazendo via Santa Cruz é ainda maior (quase 900 reais para o casal). Mas como em março vem a época de promoções, isso ainda pode mudar.

Dos três dias que temos livre no nosso roteiro, pensamos em gastar dois deles com Cusco e La Paz. Daí vai ficar tempo para fazer o City Tour em Cusco e o Tiwanako em La Paz. Essa foi uma das coincidências. Anotei isso ontem depois de ler seu relato. Eu estava querendo fazer o downhill, mas minha noiva está sem coragem, então optei pelo Tiwanako mesmo.

Sobre os geiseres, na verdade já iremos ver um no Salar. Não sei como será na hora, mas penso que fica um tanto repetitivo ficar vendo coisas semelhantes. Um dia antes teremos visto os geiseres do Salar, e aí depois sair para ver outro passeio de geiser, não sei se rola. Claro que um não é igual ao outro, mas queremos mesmo fazer coisas diferentes, e ficamos pouco interessados em conhecer mais de um geiser. De qualquer forma, a dica vai ficar anotada, como todas que tenho guardado, para decidirmos na hora.

Eu concordo em parte com você quando diz que é melhor conhecer muito de poucos lugares do que puoco de muitos. Não gosto de ir para um lugar e sair de lá pensando que tirei pouco dali. Mas também não gosto de sair vendo tudo o que é turístico de um lugar e sair de lá com a sensação de que fiquei tempo demais no mesmo local. Isso é muito relativo e você acaba tendo que seguir seu feelling. Se achar que precisa de mais, fica mais. Faço um roteiro apenas para me orientar. Não fico refém dele de forma alguma. É por isso mesmo que anoto TODAS as dicas que recebo, porque agora eu posso achar que San Pedro nãovai me oferecer tanta coisa, mas lá rolar um grande identificação e terminar tirando um dia de outro lugar para ficar mais um lá.

Então é isso, Gabriela. Mais uma vez, muito obrigado mesmo pelas suas dicas. Tenho visto por outras pessoas aqui do fórum que você é uma das mais prestaivas a ajudar os outros. Fico feliz por ser mais um dos contemplados, e é bom que não fico enchendo somente o saco do Lico. Agora posso encher o seu também. :-)

 

Grabde abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Fabricio, tudo bem?

 

Fico feliz que tenha gostado do meu relato e que ele esteja te ajudando!!!

 

Bom, agora q sei q será a sua Lua de Mel, talvez fosse mais interessante mesmo vc procurar acomodações melhores. O Torino, definitivamente está fora de cogitação! Agora, qnto ao Hostal copcabana, q eu sempre indico, é bem melhor, porém é extremamente simples. Acredito q fosse melhor mesmo hotéis, afinal, é a Lua de Mel. E na Bolívia, as coisas são bem baratas, então, acho q vcs podem fazer esse "gasto extra" e ficarem mais bem acomodados!! :wink:

 

Agora, sobre os Geysers El Tatio, no Atacama, eles não tem NADA a ver com o Geyser do salar. O geyser Sol de la mañana, no caminho do Salar é apenas um jato, ativo apenas em alguns minutos de manhã - eu mesma não vi. Fora isso, são borbulhas de lama (muito interessantes por sinal). Já os Geysers El Tatio são totalmente diferentes!!! É um campo imenso de jatos de vapor e água quente, altíssimos!!! Foi uma das coisas mais incríveis que eu já vi na vida!!! É surpreendente! além do caminho de volta ao deserto, q é esplêndido!!! com direito a churrasquinho de lhama!

E a Laguna Cejar é fantática!!! Não deixe para trás!!! Vcs irão se divertir muito, rir muito de entrar em uma lagoa hipersalina, como se fosse gelatina, não afunda!!!! eu me diverti muito!!!

 

Bom, veja direitinho a questão das passagens. Na internet, tem pessoas que "vendem" milhas. As vezes pode ser um negócio viável, vc paga as milhas e troca pela ida por Cusco e volta pro Buenos Aires, por ex. Mas cuidado, tem muita picaretagem nisso tb!

 

Fico a disposição para te ajudar!!! Sem problemas!

Boa preparação!

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Gabriella (dessa vez eu vi que é com "ll").

 

Tudo beleza. E você?

Valeu pela resposta rápida. Estava lendo o relato do Júnior-BA (que aliás você também ajudou) e quando acabei de ler vi que você já tinha respondido.

Veja bem, o fato de ser lua-de-mel também não vai fazer com que mudemos nossa forma de pensar quanto a hotel. Ficar em hotel bom vale à pena quando se vai desfrutar do hotel. No nosso caso, basta ter uma boa cama, ser limpinho, calefação e chuveiro quente. Nem somos tão exigentes, tá vendo?? :-) Mesmo sendo barato ficar em hotel, albergue ainda tem suas vantagens, e a mais vantajosa delas é a facilidade de integração com outras as pessoas. Não somos baladeiros, mas também não fazemos a menor questão de ficarmos isolados. Queremos muito interagir com outros mochileiros.

Sobre os geiseres, valeu muito a dica. Vou anotar e trabalhar com essa possibilidade de mais um dia em San Pedro. De repente, nesse caso, eu até faço o trecho Calama/Santiago de avião, porque vi que a diferença de ir de ônibus ou de avião não chega a 200 reais/casal, se comparado pelo preço da PAL. Como a viagem de ônibus dura um dia inteiro, essa troca vai valer à pena. Na volta te dou minha opinião super sincera do quanto valeu à pena esse dia a mais (e olhe que sou do tipo super sincero, daquele quadro do Fantástico... rsrsrsrs).

As milhas eu andei olhando no ML. Já comprei dessa forma, uma vez, o trecho Manaus/Salvador, que saiu quase metade do preço. Mas o pessoal anda pedindo 400 à 450 reais, na média. Como seriam duas passagens, se ainda juntasse as taxas daria pouco mais de mil reais, o mesmo que estou pagando pelo trecho Salvador/Santa Cruz. Talvez indo direto para Cusco valha mais à pena. Essa semana vou dar uma garimpada melhor nesse assunto. Mas é outra dica muito valiosa. Valeu mesmo.

 

Obrigado pela atenção, Gabriella. Está ajudando bastante.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...