Bolívia/Salar do Uyuni

Relatos de viagens pela Bolívia


Bolívia/Salar do Uyuni

Mensagem não lidapor Vanessa M » 28 Mar 2009, 19:43

Viagem

Estive na Bolívia em julho de 2008 e gostaria de deixar, com algum atraso, meu depoimento, já que esse site me ajudou muito e que estou planejando outra viagem para o Perú. Como tinha pouco tempo de férias, apenas dez dias, e queria conhecer o Salar do Uyuni, resolvi pegar um vôo de São Paulo para La Paz, comprei a passagem com antecedência na empresa aérea boliviana que fica perto da Praça da República. Descendo em Santa Cruz, fiz conexão direta para La Paz, onde um motorista do Hostel Copacabana, que encontrei indicado nesse fórum, estava me esperando. Já tinha feito a reserva pela internet. O Hostel é limpo, tem um bom chuveiro e cama, só o café da manhã que é um pouco simples, um pão esquisito e um café horrível que você mesmo mistura na água, mas tudo bem, até mesmo, porque nós brasileiros, não comemos o mundo de manhã, tipo um europeu. Cheguei por volta da meia noite e fui tomar cerveja num bar ao lado do hostel, muito simples, cheio de curva de rio mesmo, porque já era tarde e não tinha mais nada por perto, mas eu e meu marido não tivemos problemas e foi uma das cervejas mais baratas que tomamos na Bolívia. Aliás, a cerveja boliviana é muito boa, bem melhor que a Argentina e que a chilena, então, nem se fala, embora não seja tão boa como a nossa. Sou fumante (por enquanto), estava com 32 anos e não passei mal com a altitude. No outro dia, fomos até a agência Colque Tour e reservamos vaga no ônibus executivo da empresa Todoturismo que, por 30 dólares, te leva direto ao Uyni, nessa mesma empresa ,contratamos o passeio de três dias pelo Salar e um passeio, no dia seguinte para Tywanaco, Não sei es é assim que se escreve, e Valle de la luna e para o Chacaltaya no outro dia. Andei pra caramba e não passei mal, na Bolívia você encontra de tudo, até Pizza e comida chinesa, pelo menos em La Paz, só não consegui encontrar um bar bacana, com música local, como eu queria, bar de gringo tem de monte, mas pra ouvir música eletrônica com inglês chato, fico por aqui mesmo. Eu recomendo o passeio para Tywanaco, é bem interessante, embora um pouco cansativo, paramos para almoçar comida típica, eles servem sopa de Quinua e oferecem carne de lhama, além de frango ou omelete para os vegetarianos.
Confundi os passeios, é do Chacaltaya que se vai para o vale de La lunna, eu achei os dois lindos, só que não consegui subir o chacaltaya, meu estômago embrulhou e fiquei tomando chá de coca, mas meu marido fez todo o percurso, são três picos ,e disse que é lindo e bem difícil de respirar. Nós não estranhamos a mudança do chacaltaya para o vale, por causa da altitude e nessa mesma noite embarcamos para o Salar no Todoturismo que é perto da rodoviária. Como íamos voltar para La Paz, compramos passagem de ida e volta e deixamos uma parte da nossa bagagem no hostel Copacabana, no qual estávamos hospedados e foi a nossa sorte, porque primeiro, o ônibus quebrou e ficou um tempão parado e depois, bloquearam a estrada, trabalhadores, eu acho que mineradores e nós andamos quatro horas para encontrar o ônibus que vinha no sentido contrário e embarcar para a vila de Uynu, e os que estavam voltando, deveriam fazer o mesmo. Só que, após essa andança, com a bagagem( só tinha gringo no ônibus, eu cortei meu pé num rio que estava cheio de gelo) não tinha ônibus nenhum e ninguém sabia de nada. Ficamos então sentados no sol infernal umas três horas, até que os gringos resolveram negociar com um dos caminhoneiros da paralisação uma carona até o povoado mais próximo, cada um deu um pouquinho de dinheiro e lá fomos nós num caminhão baú, comendo um pó desgraçado até o povoadinho de uma rua, mas que tinha um mercadinho e um restaurante. Chegando lá, encontramos o outro ônibus, do qual, a guia não sabia nada, quebrado, a estrada é muito ruim e o ônibus sempre quebra, por isso eu recomendo que se vá de trem. Ficamos lá mais umas duas horas até consertarem o ônibus e embarcamos para o Uyni, enquanto os que regressavam se prepararam para fazer o percurso de volta a pé, coitados, porque já era tarde e faz um frio desgraçado a noite.
Perdemos um dia de passeio pela salar, fomos até a agência e mudamos o passeio para dois dias, o salar é lindo e vale a pena, tivemos que dormir em Uyni, que não estava previsto, mas ficmaos num ótimo hotel chamado Júlia que eu recomendo, com aquecimento e bem confortável e comemos uma pizza ótima. No outro dia, após o típico café boliviano fomos para a agência aguardar o passeio e o cara falou que a gente não ia precisar alugar saco de dormir, passei um frio desgraçado a noite, não lembro o nome, mas ficamos em um povoado que tem um vulcão e um passeio para conhecer as múmias que morreram de frio e os franceses que estavam conosco atrasaram nosso paseio porque resolveram fazer uma escalada e, além disso, voltaram fedendo muito mais do que estavam. Recomendo que aluguem sacos de dormir e não deixem nenhum membro do grupo fazer nada fora do planejado. Voltamos pela Todoturismo e, felizmente, na volta tudo deu certo. Ainda deu para passear mais um dia em La Paz e fazer muitas compras no mercado das bruxas que eu recomenso, principalmente se você gostar de roupas típicas e prata, é bem em conta.
Espero ter ajudado.
Vanessa M
 
Mensagens: 1
Desde: 28 Mar 2009, 18:50

Re: Bolívia/Salar do Uyuni

Mensagem não lidapor digocortes » 17 Abr 2009, 09:05

ola Vanessa.

Pelo visto voce passou um perrengue indo de La Paz para Uyuni...entao voce recomenda ir de Trem! Voce sabe indicar como pego esse trem? Sai de La Paz direto para proximo ao deserto?

Obrigado!
“Apenas duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Só tenho dúvidas quanto ao universo.” (Albert Einstein)
Avatar do usuário
digocortes
 
Mensagens: 11
Desde: 13 Jan 2009, 19:38

Re: Bolívia/Salar do Uyuni

Mensagem não lidapor TROSKO » 19 Abr 2009, 19:30

Olá digocortes !

Pelo que já pesquisei não há trem direto La Paz/Uyuni !
Existe trem de Oruro até Uyuni. O trecho La Paz/Oruro você deve fazer de ônibus.
Neste site você encontra os horários e preços das passagens de trem:

http://www.fca.com.bo/Servicios_archivo ... erario.jpg

Abraço, e boa viagem...
Avatar do usuário
TROSKO
 
Mensagens: 134
Desde: 23 Mar 2009, 22:08
Localização: Uruguaiana

Re: Bolívia/Salar do Uyuni

Mensagem não lidapor lutoldo » 18 Out 2009, 20:43

Fiz o trajeto Cochabamba - Oruro - Uyuni. Cochabamba- Oruro de ônibus (saindo da rodoviária o tempo todo) e Oruro - Uyuni de trem (que é recomendável ir comprar bem cedo no dia que abre as vendas - que não é todo dia. Eu tinha reservado pela internet, mas é o mesmo que nada...fiquei uma 4 horas esperando). Mas até as horas de espera valem a pena.


TROSKO escreveu:Olá digocortes !

Pelo que já pesquisei não há trem direto La Paz/Uyuni !
Existe trem de Oruro até Uyuni. O trecho La Paz/Oruro você deve fazer de ônibus.
Neste site você encontra os horários e preços das passagens de trem:

http://www.fca.com.bo/Servicios_archivo ... erario.jpg

Abraço, e boa viagem...
lutoldo
 
Mensagens: 18
Desde: 12 Out 2006, 18:03
Localização: Brasília

Re: Bolívia/Salar do Uyuni

Mensagem não lidapor xandmelgaco1 » 09 Ago 2010, 09:53

Olá a todos,

Estou com passagem marcada para estes lugares que vc's comentaram. Porém devido ao conflito em Potosí estou preocupado se conseguiremos passar pela cidade(de preferência não parando em Potosí). Será que alguem sabe de alguma alternativa para chegar a Uyuni sem passar por Potosí saindo de Sucri? E ainda, subir para La Paz depois sem passar por Potosí ou Oruro. Estou com um pouco de pressa pois minha viajem está próxima.
A quem respoder antecipo agradecimento.
xandmelgaco1
 
Mensagens: 8
Desde: 09 Ago 2010, 09:38

Re: Bolívia/Salar do Uyuni

Mensagem não lidapor Ana Paula Rex » 05 Jan 2012, 00:37

Oi! Quero fazer o passeio no salar até San Pedro, porém, pretendo comprá-lo um dia antes, em Uyuni mesmo. É indicado? Ou será que devo comprar em La Paz? Alguém sabe indicar uma agência boa?
Avatar do usuário
Ana Paula Rex
 
Mensagens: 5
Desde: 21 Set 2011, 20:04
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Bolívia/Salar do Uyuni

Mensagem não lidapor lutoldo » 05 Jan 2012, 06:12

Ana Paula,
Eu fui em 2007. A cidade é cheia de agências que fazem o tour. Cheguei em Uyuni às 2 da manhã e consegui sair no dia seguinte pela manhã. Acordei cedo e fui procurar… não vejo necessidade de comprar em La Paz.
A maioria das pessoas voltam à Bolívia, mas acho q existe um acordo entre as agências e eles enchem um micro-ônibus para atravessar a fronteira.
Luciana
lutoldo
 
Mensagens: 18
Desde: 12 Out 2006, 18:03
Localização: Brasília

Re: Bolívia/Salar do Uyuni

Mensagem não lidapor Ana Paula Rex » 05 Jan 2012, 16:27

Pois é, pois também chegarei em Uyuni pelas 2 da manha! Qual o horário que o passeio costuma sair? E te lembras da hora que chega em San Pedro, no final do terceiro dia?
Obrigada pela ajuda!!!
Avatar do usuário
Ana Paula Rex
 
Mensagens: 5
Desde: 21 Set 2011, 20:04
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Bolívia/Salar do Uyuni

Mensagem não lidapor lutoldo » 07 Jan 2012, 10:30

Eu acho que eu saí umas 7 da manhã e fiquei esperando as agências abrirem. Acho que sai umas 9 ou 10 da manhã.
Em San Pedro devo ter chegado por volta de meio- dia...
lutoldo
 
Mensagens: 18
Desde: 12 Out 2006, 18:03
Localização: Brasília

Re: Bolívia/Salar do Uyuni

Mensagem não lidapor Pandora_ssa » 08 Abr 2012, 00:19

Ana Paula

O passeio sai às 10:30 hs e no terceiro dia chega em San Pedro por volta do meio dia.


Ana Paula Rex escreveu:Pois é, pois também chegarei em Uyuni pelas 2 da manha! Qual o horário que o passeio costuma sair? E te lembras da hora que chega em San Pedro, no final do terceiro dia?
Obrigada pela ajuda!!!
Viajar me faz transcender
Avatar do usuário
Pandora_ssa
 
Mensagens: 14
Desde: 05 Set 2010, 12:18
Localização: Salvador-BA


Voltar para Bolívia - Relatos de Viagem



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron