Ir para conteúdo

Brasil, Bolivia, Peru, Chile, Argentina e Brasil de Moto.Relatos de um sonhador...


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos que se interessam pelo assunto, meu nome é marcelo castro tenho 34 anos, casado e a moto que percorreu os 7500 km foi uma tornado 2003 guerreira, não sei como começar este relato e não sou bom com textos mas vai lá...

Somos de ibiporã PR e a idéia de viajar tão longe vem de tempos em que iamos para o litoral paranaense de moto por estradas secundarias, Machu Picchu de moto ficou mais evidente com o filme diarios de motocicleta cujo as façanhas foram muito para a época em realizaram, tivemos o mesmo sonho e pudemos realizar agora em nov 2010 pois as férias foram todas programadas para a mesma data em nossos trabalhos.Os viajantes foram meus dois primos Robson com sua xlx 250 ano 87, e Elias com sua nxr bros 150 ano 2005 é isso mesmo que vcs estão lendo um xl ão 87, saímos no dia 31-10 dia da eleição e partimos para nosso destino MP, 1º dia campo grande sem grandes acontecimentos estradas boas e ruins e pedagios de 2 reais em média gasolina variando de 2.80 a 2.90, 2º dia meta Bolivia chegamos as 16:00 horas em corumba trocamos o óleo na star motos que nos passaram o maior medo da fronteira com possiveis furtos e roubo de motos mas foda-se e seguimos assim mesmo pois não tinha-mos muita escolha não somos os motoviagem de 660 e vstron com alto poder aquisitivo e aconteceu que fomos bem recebidos na imigração duas horas a menos no país nos ajudou com a papelada até mesmo na aduana e tudo correu bem trocamos o dinheiro em casas de cambio proximas a fronteira e fomos dormir em puerto soares 11 km distante de corumba mas pudemos dizer que estavamos em outro país...3º dia meta santa cruz de la sierra, estrada impecavel moto nao paga pedagio paisagens muito bonitas e retas longas, porem gasolina em algumas partes somente nas casas dos bolivianos pois era só pra se garantir naquele fim de mundo pois em robore e sao jose de chiquitos tem normal parece mad max mas tem, o trecho de terra só tem 30km e esta bom até mesmo pra motos de grande porte menos as esportivas é claro, chegamos em cotoca a no fim do dia distante uns 15km de santa cruz, poso a 10 reais por cabeça e gasolina em media de 0,90 centavos de real, esquisita parece alcool com cheiro de thinner kkk, 4º dia meta cochabamba e andes pela frente ai fiquei muito nervoso pois a xlx foi embora nos andes e a tornado ficou meu tive que tirar o filtro com tampa e tudo pra funcionar resumindo a xlx ganhou em força e consumo até o presente momento, paisagens bonitas muita loucura e deu tudo certo até cochabamba a brosta tambem parou só pra lembrar, poso tudo ok o povo só come frango com batata e vamo embora, 5ºdia meta desaguadeiro fronteira com o peru estradas boas e muitas montanhas frio e altitude motos normais, fotos, chá de coca é muito ruim, la paz parece la inferno no transito e lago titicaca a vista, saida da bolivia tudo ok e sem problemas pois o país é espetacular na paisagem e valores pra se gastar pois com o equivalente a 200 reias foi o total gasto com tudo e hotel com agua caliente e tv a cabo, pareciamos bacanas, porem o peru nos desanimou com as propinas foi um stress passar por lá ficamos em uma porcaria de hotel sem agua quente e pra ajudar o mal da altitude me pegou ai foi foda pois tão longe de casa vc esta sem pai e sem mãe, tomei o sorochi não ajudou nada só mesmo ficando bem quieto e dormindo pra sarar foi uma longa noite gelada e triste a beira do lago mais alto do mundo...lembrando não almoçavamos para render a viagem e neste dia acho que isso fez a diferença pois dormi sem tomar banho com a roupa que estava e sem jantar tb, que merda...6º dia meta cusco até lá muita paisagem espetacular, puno, juliaca, abra la raya com seus artesanatos, e cusco a vista, chegamos por volta das 17:00 horas e ficamos no meridian hotel na av da cultura e ficamos bem melhor pois menos frio agua quente e sem mal da altitude porra estavamos no ceu, pacote fechado no 7º dia para MP 300 dolares com tudo incluido, muitas fotos realizaçao de um sonho missão cumprida conseguimos, lá em mp as coisas são muito caras de agua a adornos para turistas é claro só fiquei triste com meninos que ficam a beira do trem na volta para cusco pedindo comida e varias nacionalidades tratavam de forma desonesta e com sorriso nos rostos, não gostei daquele momento, o restante foi bom apesar da diferença de classe social muito grande em realçao a nós.

8º dia a xlx tinha que voltar embora pra casa mas não pelo mesmo caminho pelo menos parte dele, nossa meta era puno chegamos por volta das 14:00 horas e ficamos por lá hotel bom e caminhada pelo centro de puno, 9º dia meta arica no chile por moquegua e tacna paisagens boas até descer os andes depois é horrivel andar pelo deserto o sono vem a moto nao rende no caso de pequenas como as nossas a xlx soltou a vela e começou a patinar a embreagem parecia o fim de la poderosa mas seguimos em frente com o robson no nosso vacuo para poupar a velha moto, saimos do peru mais propina que porra de policias no peru indgnado mesmo, porra de país de merda, chile muita frescura até detector de metal, tudo absurdamente caro tudo, tirei a foto no pacifico e queria sair o mais rapido daquele pais tambem até porque já estava saturado de viajar assim com poucos recursos, mas no 10º dia a moto do roy(robson) começou a falhar bem no meio do deserto kkkkk meta san pedro do atacama, foi um milagre até porque é um bom lugar pra refletir em deus e toda a sua criação pois nao havia nada em 200km em volta de nós só areia, a moto funcionou e foi seguindo com esses perrengues nao chegamos na meta e ficamos em calama nas minas de chuchicamata mais caro ainda pra ajudar e o hotel fedia cigarro demais e todos os hoteis estavam ocupados com varios operarios das minas de todos os lugares do mundo, adivinha a xlx tambem estourou a relação ficamos no 11º dia a espera de uma oficina que abriu somente as dez da manha por lá e nos atrasou um monte a tal da calama firma motos que queria a bagatela de 600 reais para trocar a relação, não fizemos é claro e como tinha levado uma corrente reserva da tornado colocamos a velha e sumimos de lá, san pedro de atacama chegou e ficamos por lá mesmo com medo de subir os andes e dar algo errado, o país que não era pra ficar ficamos mais e comeram todo nosso dinheiro com certeza ajudamos a pagar parte daquela capsula dos mineiros...12º dia paso de jama a moto do roy aguentou o tranco e respiramos mais depois de cruzar a fronteira com argentina que nao deu nada errado e por lá as coisas sao mais em conta, paisagens maravilhosas e serras sinuosas eté punamarca e jujuy e fomos dormir em el galpon numa ótima pousada la joana que tinha jeito de zona mas era muito limpo organizado até com ar no quarto, foi 10, 13ºdia planicie do chaco meta posadas ou mais, durante o dia encontramos um grupo bem mais organizado que nós vindo do RS com suas motos potentes e trocamos rotas e idéias com o passar do dia conseguimos el tatio pra frente de posadas uns 65km e tambem foi joia, 14ºdia meta o que conseguir pra frente de foz queriamos nossa patria amada, zeramos os papeis de aduana e fomos parar em corbelia distante uns 50km de cascavel onde matei a vontade de comer bem com uma churrascaria bem debaixo do hotel peroza a beira da estrada pois a moto do roy já estava em fase critica a embreagem estava bem gasta o motor meio ruim mas nada que no 15ºdia não resolvemos com alguns empurrões subida acima e chegamos por volta das 14:30 em nossa terra bonita Ibiporã PR.

A viagem valorizou ainda mais nossa fé em deus,nossa familia e nossos filhos e provou que sonhos podem ser realizados porem é preciso coragem para enfrentar os desafios pois tivemos que fazer tudo com apenas 2000 mil reais e motos sem preparação alguma ainda mais motos nao compativeis com a viagem acima descrita, mas como se tratava de um sonho tivemos que faze-lo para provar a nós mesmos que é possível e foi.Não aconselho ninguem a fazer deste modo pois foi muito louco tudo isso, dor e sofrimento, alegria e saudade, vontades e conquistas, todas juntas em tres vidas que percorreram juntas um mesmo caminho.

A bros e a tornado nada tiveram a nao ser a altitude com a retirada dos filtros dessa maneira a estrela foi sem duvida a xlx250 87 que merece os aplausos e por consequencia a mais citada no texto acima devido a sua idade e conservação...

 

Peço desculpas aos que dispuseram tempo para ler este texto sem formatação alguma escrito as 23:59 do dia 24-25-11-2010 com erros de concordancia mas com o profundo coraçao nas palavras.

Foi Espetacular o que vimos e vivemos meu muito obrigado!

 

Algumas fotos no panoramio segue http://www.panoramio.com/user/401789 (meu)

Meu e-mail para quem quiser mais detalhes tucza@yahoo.com.br

Tambem no orkut do primo Elias Castro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Marcelo, em primeiro lugar, parabéns pela coragem e pelo desafio conquistado.

 

Acho que vocês vacilaram na parte que fala sobre o MAM (Mal Agudo da Montanha, ou "soroche"). Deveriam ter lido a respeito da altitude, os efeitos disso no organismo, que o chá de coca é o único remédio EFICAZ, a altitude no próprio desempenho das motos carburadas etc.

 

Vocês levaram ferramentas, pneus, relação, lâmpadas, kit para consertar furo, etc? Ou foram sem nada disso?

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

bela viagem. Parabens pela coragem e por provar que qualquer moto vai e a um custo bem acessivel.

gastei 3200 na minha viagem. fizemos um roteiro similar mas por falta de informações e algum medo, nao passamos por corumbá-la paz e voltamos pelo Acre, fui de hornet 600 e fizemos em 17 dias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...