Ir para conteúdo

Butão


Mory

Posts Recomendados

  • Membros

Bom, esta vai ser a primeira vez q escrevo neste forum, mas vamos lah

 

Estive no Butao entre o dia 02/10/12 ao dia 12/10/12. Fui como convidado de um amigo bhutanes meu e isto fez com que a viagem saisse bem mais barato do que o jeito tradicional de turista. Mas infelizmente, cada bhutanes pode convidar apenas 2 estrangeiro por ano e ambos devem comprovar a ligacao entre eles.

 

Antes de mais nada, eh muito importante saber que eh restritamente proibida a entrada de cigarros no Butao. Caso a pessoa fume, ela devera informar a alfandega e pagar uma taxa.

 

Cheguei no dia 02/10/12 de manha vindo do Nepal. Uma dica eh pedir no check in o assento na janela do lado esquerdo entre Nepal e Bhutao. Fui recebido pelo meu amigo e sua esposa e fomos direto para Paro onde tomamos o famoso Butter Tea e comer o nosso almoco (marmita feito na casa) aos pes do Tiger Nest (neste dia soh fomos ver o local). Vale lembrar que os Bhutaneses sempre carregam comida de casa e nao gostam muito de comer em restaurantes.

 

As tercas feiras, eh proibida a entrada de carros privados dentro de Thimphu, entao levei minhas malas para a casa do meu amigo e iniciamos o passeio pela cidade.

150365_10151078992518471_1095524957_n.jpg.51884366bf6981dbb6b925e0a5ba0c46.jpg

 

THIMPHU

Em Thimphu, fui para o local de origem da cidade que fica no monasterio de Dechempu. Lah eh onde se encontra uma grande pedra q estah afundando no solo, e esta pedra dah o nome para a cidade. O monasterio eh bem simples e eh onde todos os bhutaneses vao para pedir protecao e sorte.

Simtokha Dzong esta aos redores de Thimphu e eh considerado um dos mais antigos Dzongs do Butao. Proximo a ele, esta a construcao de um grande Buda na montanha, como o nosso Cristo Redentor no Rio. Ele nao esta pronto 100% ainda, mas os turistas podem visita-lo. Lah se tem uma otima vista da cidade do lado Sul.

Do lado norte da cidade, pode-se subir no caminho para as torres de comunicacao e eh neste local onde o quarto rei de exercita e se tiver sorte, as pessoas podem ve-lo. Na minha opiniao, este local eh mais frequentado pelos locais jah que nao vih nenhum turista. De lah, se tem uma otima visao do Dzong de Thimphu e da casa do rei.

580341_10151079779328471_1180899432_n.jpg.0c86eb5134f811600d827b17de28f727.jpg

 

PARO

Bom, nao vou escrever mto sobre o Tiger Nest jah que eh o local mais famoso do Butao.

 

CAMINHO DE THIMPHU PARA BUMTHANG

Fizemos uma viagem de carro de Thimphu para Bumthang. Para sair dos limites de Thimphu, todo turista precisa de uma autorizacao do governo. Uma dica eh experimentar os milhos assados que sao vendido logo na descida de Thimphu apos o Dochula Pass, onde se encontra as 108 stupas contruidas pela rainha. No caminho tambem compre os queijos secos que parece pedras, mas depois de 1 hora na boca ficam comestivel!!

 

WANGDUE

A estrada para Bumthang passa ao lado de Wangdue Dzong, que pegou fogo no ano passado. Eh mto triste ver aquela construcao sem o caracteristico telhado. Mas por todos os lados, principalmente pela TV, o governo estah lutando para arrecadar dinheiro para a sua reconstrucao. Do lado esquerdo do rio antes da ponte, ha uma pequena vila com diferente arquitetura. Diz a lenda que esta vila foi feita pelos escravos indianos capturados na epoca para a construcao do Dzong.

229815_10151086819798471_320369300_n.jpg.00aeec4740c32a2c9c12a68684889f71.jpg

 

TRONGSA

Entre Wangdue e Trongsa , jah comecamos a perceber a diferenca de vegetacao e a alta altitude. Yaks, pinheiros e ciprestes viram algo comum de ver antes de chegar em trongsa. Como estavamos um pouco atrasado, nao tivemos tempo para curtir Trongsa.

 

PHOBJIKA VALLEY

Entre Trongsa e Bumthang, jah comecamos a perceber a diferenca de vegetacao e a alta altitude. Yaks, pinheiros e ciprestes viram algo comum de ver antes de chegar em trongsa. Mas antes, vale a pena desviar e conhecer Phobjika Vale, famoso por abrigar 14 aves extintas, entre eles a famosa black-necked crane (nao sei em portugues). Neste vale se encontra o Gangteng monatery, que eh mto lindo.

10276_10151086818453471_928447503_n.jpg.258bc824bfce7a3b6fc870ec6347a94a.jpg

 

BUMTHANG

Entre os locais, a cidade de Bumthang eh famosa pelo seu queijo e pelo suco de maca. Ha algumas decadas atras, um grupo de suicos foram para esta cidade e iniciaram producao de queijo suico. Fiquei no hotel chamado Swiss Guest House, cujo o dono eh um destes suicos e se casou com uma bhutanesa na epoca. Hoje sao os filhos que administram o local. Ele tbm eh dono de uma fabrica de cerveja (Red Panda) e da fabrica de queijo.

Lugares para visitar em Bumthang sao:

Kurjey Lhakhang, monasterio onde os 3 primeiros reis estao enterrados.

Jambey Lhakang, eh muito interessante foi dentro deste monasterio se encontra uma pequena escada de 3 degraus na qual os bhutaneses acreditam que qndo o segundo degrau afundar, o mundo ira acabar. Vale lembrar que o primeiro degrau jah se afundou, entao tentei evitar acabar com o mundo e nao pisei no segundo degrau.

Burnning Lake, um buraco enorme no meio de um rio onde foi encontrado sagradas escrituras de Guru Rinpoche. Dizem os buthaneses que o rei um dia foi visitar este local e o colar de protecao dele caiu neste local. Um de seus guardas costas amarrou uma corda na cintura e pulou para salvar o colar, mas quase nao conseguiu pois este local era muito fundo. Eles tiraram ele quase sem vida da agua mas segurando o colar. Depois deste episodio, este guarda costa recebeu terras e promocao no exercito.

12800_10151086814823471_390091878_n.jpg.e2c672c60c9b2ba6e6109e9ba5059aed.jpg

384197_10151086815683471_679257940_n.jpg.c94e73ec481c11e5607f76aecf8c9c17.jpg

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

COMIDA:

Arroz vermelho eh o unico arroz que cresce em altas atitudes.

Queijo seco de yak (dizem que nao eh bom para quem tem sinusite)

Carne seco de yak (tambem evitar se tem sinusite)

Carne de porco

Manteiga

E pimenta... mta pimenta..... e adicione mais pimenta!!

Estes sao os alimentos base num prato Bhutanes. Eu tbm comi uma deliciosa buchada e bastante peixe seco. Como acompanhante de bebida tivemos pele de porco cozido e figado de boi cozido.

Em ocasioes especiais, me serviram um queijo q parecia ter sido frito e depois cozido num caldo de acucar. Tambem prepara-se ovo mexido com bastante manteiga e depois eh colocado Ara ( um vinho de arroz). Pode ser que eles apenas aquecam o Ara e adicionem ovo cru dentro, mas esse nao experimentei.

Visite o Thimphu Centenary Farmers Market que fica aberto nos finais de semana. Tdo mto limpo e organico.

 

BEBIDA

Butter tea, um cha que eh adicionado manteiga e eh um pouco salgado.

Para quem bebe, a dica eh o uisque K5 e o 1907. O K5 seria um red label entre os bhutaneses e o 1907 eh uma edicao limitada para comemorar a coroacao do ultimo rei.

Cerveja 11000 eh forte com 8% de alcool e gostoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 8 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Sou brasileira e moro em Singapura ha 3 anos com meu marido alemão. Fomos ao Butao ano passado no período da Pascoa e foi maravilhoso! Ja viajamos pela Asia inteira e nunca vi nada mais incrível do que o Festival Tsechu Festival. Comecei a escrever sobre as minhas viagens no site: www.weloveitwild.com

O texto e ingles, com nossas dicas e fotos. Não necessariamente viajamos de "mochilao", gostamos de aproveitar o melhor que cada lugar oferece. Deem uma lida e qualquer duvida podem me mandar um e mail: mfernandapalmieri@gmail.com

 

O Butao e maravilhoso!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...