Relatos de viagens de bicicleta pelo Brasil, América do Sul, Estados Unidos, Europa e outros países do mundo.

#703035 por Matsu
04 Abr 2012, 18:34
Passei a fronteira de Espanha para Franca pela rodovia, nao vi nada, nem barreira. Depois saindo de SJPP sentido Roncesvalles pela rota, nem sei qdo cruzei a fronteira. Creio q nao ha mais fronteira na comunidade europeia. Ja passei de onibus da Espanha para Franca, o onibus nem parou. Onde tem eh entre Franca e Inglaterra, ate o guia do onibus jah entrega um roteiro como voltar para Paris pq ele nao pode ajudar em mais nada, caso vc seja barrado.

Eu pessoalmente , nao procurei alugar ou comprar por la, opcoes para comprar tem de monte! Alugar, teve um peregrino q ia fazer isso, se eu conseguir recuperar o email te informo. Um colega comprou um nova por la para trazer, eh uma opcao tbm, pq qdo chegar aqui no Brasil eh mais facil convencer o fiscal da alfandega q a bike eh usada. Sobre o tipo de bike, e possivel fazer com speed, optando em fazer somente pela estrada. Conheci uma mulher que estava de speed, 4 alforges e saiu da Be lgica!

Eu escolhi o comeco de outubro (outono) pq nao esta tao frio. Novembro, geralmente, jah esfria muito e primavera ( marco/abril) pode pegar neve, como aconteceu esse ano qdo marco tava bem frio e nevando. Como fiz uma vez apenas, nao posso te falar com certeza como eh em outras estacoes do ano.

Sites tem o bicigrino, caminhodesantiago.com esses tem guias especificos para bike e tem livro/ guia do Anton Pombo. Eu usei dele.

#737387 por Matsu
16 Jul 2012, 13:29
Obrigado! Bom, eu escolhi fazer no outono europeu (Outrubro) com temperaturas já em declinio. O que deve-se levar mais em conta é as condiçoes climáticas da região. Começando por Jan, Fev, Mar: Neve e albergues fechados por falta de peregrinos. Abril - Junho começa a esquentar, mas talvez encontre neve ainda; Julho já é bem quente; Agosto/Setembro verão e férias europeias, muito calor e muito lotado (albergues), Outubro começa a esfriar, Novembro bem frio com neve talvez, Dezembro: neve.

Então, no meu planejamento, sempre tive em mente ir em Abril ou Outubro. Abs.
#737784 por brumfer
17 Jul 2012, 13:20
Parabéns Matsu, cheguei há 15 dias de santiago, onde também fiz o percurso desde SJPDP de bicicleta. Já havia feito outras vezes á pé, mas de bike foi a primeira vez. realmente são emoções diferentes, sem dúvida que á pé exige-se muito mais do corpo e principalmente da mente, não é fácil caminhar, carregar mochila e etc por 30 dias seguidos. Mas de bike também tem -se muitas dificuldades. Gostaria de deixar meu relato em relação á multa ao transporte da bike de volta, da espanha. Não precisei pagar nada, pois pelas normas de aviação, quando a bike é a mala, ou seja, não se está despachando nenhuma outra bagagem, não é cobrado sobre peso.Não sei se foi o seu caso, mas comigo funcionou assim e nada paguei, pois despachei apenas a mala bike. Mais uma vez, parabéns, quem fez sabe o quanto é gostoso mesmo tendo-se dias de extrema dificuldade como a subida da cruz de hierro e cebreiro e é claro a subida dos pirineus, que também fiz empurrando a bike, ainda mais que na ibéria haviam quebrado o câmbio de minha bike, que acabei arrumando somente em logrono. Abs amigo!
#738282 por Matsu
18 Jul 2012, 17:58
Parabens tbm! Sobre a tarifa, eu tinha esperanca tbm de nao pagar pois as informacoes obtidas na Iberia eram contraditorias. Minha malabike e o alforge nao ultrapassaram o limite de peso, mas foi taxado por ser equipamento esportivo. No proprio site da Iberia diz isso. Creio q vc embarcou em santiago mesmo, eu embarquei para voltar em Madrid. Que bom q vc nao precisou pagar! Ja pagamos muito caro pelas passagens e pagar a mais e, ainda por cima ter um dano, no seu caso o cambio, seria demais. Minha mala bike rasgou na parte inferior, notei que eles arrastaram a mala e acabou furando. Um grande abraco!
#742483 por Matsu
29 Jul 2012, 23:09
No site da Iberia tem instrucoes/exigencias de como deve ir a bike. De modo geral tem que desmontar o guidon, remover os pedais, e roda dianteira, selim, esvaziar os pneus. Eu removi o cambio traseiro e a gancheira para evitar danos durante o transporte, . A minha mala bike eh da Curtlo, entao cabe com a roda traseira no lugar, tem outras malas bikes que necessitam remove-las tbm. As pecas delicadas envolvi com plastico bolha e papelao e prendi com fita adesiva no quadro. Abs.
#823067 por tiobob26
27 Mar 2013, 21:46
Matsuh, boa noite

Estou indo em junho fazer o caminho de santiago de bike. minha duvida
é em relacao aos albergues. é necessario fazer a reserva antecipada ou
conforme voce vai pedalando vai parando nas cidadezinhas e vai
entrando em qq alberque que tenha vagas?
Aconteceu alguma vez de vc chegar em alguma cidade e nao ter vagas e
vc ter que pedalar para a proxima cidade?

obrigado. abracos
luiz carlos
#823264 por Matsu
28 Mar 2013, 14:54
Luiz Carlos,

Para entrar nos albergues é necessario somente ter a credencial do peregrino. Vc pode adquirir aqui no Brasil mesmo (www.santiago.org.br) ou no primeiro albergue ou paroquia onde for começar.
Em junho como não é um mes de alta temporada, nao vai haver problema de lotação. O que pode acontecer é só poder entrar as 16 ou 17hrs no albergue para dar preferencia aos peregrinos a pé.
No meu ponto de partida, sjpp, fiquei num albergue privado, pq nao me deixaram entrar no publico cedo por estar começando naquela cidade e tbm por estar de bike.
Em Zubiri fui direto a um albergue privado, pois no caminho já me disseram a o publico estava lotado, mas na mesma cidade, sem grande deslocamento.

À disposição,

Matsu
#825548 por oblongue
04 Abr 2013, 21:52
Olá Matsu
Li suas dicas para o Caminho e achei muito útil para quem esá programando a viagem. Bom, farei o Caminho de bike em junho/13 e estou com algumas dúvidas:
1) Você acha necessário levar roupas técnicas como anorak respirável, fleece e segunda pele?
2) Com relação a alimentação, é fácil comprar água e comida nos deslocamentos de uma cidade para outra?
3) É melhor levar dinheiro ou cartão de crédito (é bem aceito no comércio?)
Obrigado.
#825603 por Matsu
05 Abr 2013, 00:07
Olá!
Em Junho a temperatura varia de 11 a 21 segundo o site:
http://www.holiday-weather.com/galicia/averages/june/
Pode chover tbm. A vantagem tbm q secam rapido se comparado com algodão. Bom... vai do gosto.
Alguns trechos não tem nada, mas não passam de 20km, de bike é tranquilo.
Nos albergues só dinheiro. Para comer alguns lugares tbm. Cartao de credito tem IOF acho q é 9%. Tem a opção do cartao Travel Money que é prepago sem IOF.
Alguns mercados só aceitam cartão acima de um valor, tipo 20€.
Abs, Matsu

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante