Ir para conteúdo
Mochileiros.com
  • Estatísticas de Usuários

    • Membros
      366.280
    • Recorde Online
      2.493

    Membro Mais Novo
    Rodrigo Smirmaul
    Registro em
Matsu

Caminho de Santiago de Compostela de Bicicleta

Posts Recomendados

Izap    0

Parabéns!!!! Muito bom seu relato do roteiro!

Quem sabe um dia!

Sempre penso em fazer o Caminho de Santiago!

Você tem idéia dos valores que gastou na viagem?!

 

Abraços!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matsu    0

Obrigado, Izap!

Não fiz o cálculo exatamente de quanto foi gasto.

Bom tirando a passagem de avião ( melhor simular online nas cias aéreas) que varia muito dependendo da época, gastei em torno de 30 euros por dia. Sendo 10 de albergue, 10 de jantar e os outros 10 de cafe da manha, lanches, etc. Tem os gastos extras, por exemplo, em Saint-Jean-Pied-de-Port, não consegui albergue publico, paguei 35euros num hotelzinho. O meu "Caminho de Santiago" saindo de SJPP foi em 9 dias de bicicleta, a pé leva-se no mínimo 30 dias. Isso eleva os custos. Porém, bicicleta tem seus acrescimos, para trazer de volta a bike paga-se uma taxa de 75dolares na Iberia. Voltei de onibus de Santiago a Madrid, paguei 50euros de passagen mais 10euros para transportar a bike, e só carregam 4 bikes por onibus. De trem, tem que comprar uma passagem leito, para poder guardar a bike em baixo do mesmo, etc.

Então, média de 30euros por dia, é um bom valor para não passar apuros. Buen Camino!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jgmiguel    0

Parabéns Matsu, pela aventura.

Já fiz algumas vezes, a pé, e sei como é mágico este caminho !

Aprovitando e respondendo à colega que perguntou sobre os gastos, eu diria que uma média de 30 a 35 Euros / dia.

Não gastando mto, e dormindo em albergue.

 

Abço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matsu    0

Obrigado, Jurema! Parabéns tbm por ter realizado a pé...na minha opinião é mais dificil a pé do que de bicicleta. Não sei se os bicigrinos vão mais preparados que o peregrinos, fisicamente, mas vi muitos peregrinos sofrendo com as bolhas nos pés e ombros machucados pela mochila. Completando a informação sobre gastos, como fui até Fisterra/Muxia e voltei para Santiago, foram 11 dias, logo, 330 euros. Somando com os 64 do taxi e mais 7 do correio, fica no total de 401 euros. Outra dica, adicionar uma tolerancia para a passagem de volta ( de 3 dias mais ou menos) as vezes marcar a passagem para uma terça-feira, por exemplo é bem mais barato que voltar num sábado. O albergue que fica na rua de Estocolmo em Santiago (albergue Jaime Garcia Rodriguez) permite pernoitar por várias noites a 6 euros, assim, se chegar com antecedência pode ficar nesse albergue por vários dias. O alberque somente fecha para limpeza das 9 as 11horas da manhã, mas pode deixar suas coisas sobre a cama. O albergue fica um pouco longe do centro...10min. Caso queira ir até Fisterra/Muxia, o albergue tem armários para deixar a bagagem extra. O armario tem um custo de 1euro: vc coloca a moeda e fecha; se abrir, já foi 1 euro....pra fechar de novo, precisa colocar outra moeda.....adivinha quem caiu nessa... ::putz::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jgmiguel    0

Uauuuuuuu ... então é um "papa moeda" !!

Boa dica ! Tem que avisar que não pode abrir o armário.

 

rsss

 

Eu tbm sofri com bolhas, mas fisicamente eu tbm estava bem, apesar da minha idade.... rsss.

Fiz 2 vezes a rota tradicional e mais 2 vezes o caminho aragones, tbm.

Em 2009 fic uma rota de Le Puy até Pamplona. Esta rota começa no interior da França e até SJPP, já tem 800 km.

Foi mto legal.

 

abço

Jurema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matsu    0

Em Astorga, conheci uns italianos e uma Brasileira que começaram em Le Puy tbm.

 

Gostaria de fazer o caminho do Norte saindo de San Sebastian...mas isso é um plano futuro...

 

....Para quem está pensando em fazer o Caminho de bicicleta posso ajudar com dicas de locomoção de acordo com minha experiencia adquirida. O que levar, o que levei e acabei deixando no Caminho ( aliviando a bagagem ), treinamento, cultura espanhola, onibus, aeroporto, certos apuros...., gafes....etc.. Segue meu email: [email protected]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens Matsu.. gostei do relato!

 

me diz uma coisa, quanto tempo tu gastou para fazer tudo, incluindo as hras de voo (ida e volta do Brasil)?

 

valeu ermão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matsu    0

Bom, peguei o voo das 15hs da Iberia cheguei em Madrid 6hs depois em Plamplona 10hs. Peguei o taxi e cheguei em Roncesvalles 12hs e de bike as 15hs em Saint-Jean-Pied-de-Port. Dai foram 11dias de bike (9 ate Santiago) se voltasse direto pegando voo em santiago x Madrid x sao paulo, gastaria umas 12hs de viagem, dependendo do tempo de conexao. Simule uma compra de passagem pela Iberia sao paulo x pamplona e volta: santiago de compostela x sao paulo. Concluindo, conte dois dias para chegar ao ponto de inicio, a volta tbm. Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matsu    0

Obrigado, Florêncio! Bom, em termos de locomoção, acho que a melhor opção é ir de trem entre Paris e SJPP( procure no site de busca: Train Paris SJPP, tem muita informação). Na Espanha, se vc chega como peregrino é bem recebido mesmo já pronto para caminhar, digo de mochila nas costas, chapeu, vieira, etc. Em Paris, não sei se isso é comum, apesar que em Paris já tem seta amarela do caminho, então é bom estar bem preparado para explicar ao agente da imigração todo seu roteiro e ter em mãos a passagem de trem, reserva de hotel em Paris, credencial do peregrino. Pode parecer excesso de preocupação, mas é bom ter informação de sobra do que faltar. O desconfiômetro deles funciona de acordo com a informação que eles te pedem, se vc não hesita nos primeiros questionamentos...passa rápido. Eu vejo como maior problema o tipo de bagagem que vc leva para o caminho com a bagagem para passear em Paris. Ou seja, se vc for a Galeria Lafayette vestido de Peregrino, pode ser que os seguranças fiquem na sua cola. Lembre-se que no seu caso, a bagagem vai nas suas costas ( no meu caso foi na bicicleta) e se vc compra qqr lembrança em Paris, vai ter que carregar o caminho todo por mais de 30 dias. Seria uma boa se vc fosse para Paris com outra pessoa e depois ficasse com a bagagem específica para o Caminho e a outra pessoa traria de volta para o Brasil suas roupas de passeio e as compras de Paris.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matsu    0

Pessoal, postei aqui mesmo no Mochileiros, na parte de Equipamentos de Camping e Aventura, umas dicas para quem estiver interessado em fazer o Caminho pela primeira vez.

Como muita gente me procurou com dúvidas e interesse em realizar o Caminho, resolvi criar um tópico de dicas da experiência adquirida nesta mesma viagem.

 

http://www.mochileiros.com/dicas-para-o-caminho-de-santiago-de-compostela-de-bicicleta-t64306.html

 

Caso tenham mais duvidas, fiquem a vontade que terei muito prazer em colaborar.

 

Abs, Matsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou planejando fazer o Caminho de bicicleta, mas estou sem saber como começar. Comprei uma bike, no entanto não sei se presta, outras duvidas que tenho: quanto tempo de preparação? quantos quilometros por dia ou por semana? quanto vai custar? enfim se vc puder me orientar eu lhe agradeço.

abraço,

Betânia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matsu    0

Betania, aqui mesmo no Mochileiros / Relatos de Viagem / Cicloturismo, eu postei o "Dicas para o Caminho de Santiago de Compostela de Bicicleta". Creio que responde a suas perguntas. Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
scorreia    0

Ola Matsu

 

Você chegou a fazer imigração para frança para partir de SJPP?

Outra dúvida, eu por aqui peladalo em bike speed preparada pra estrada, será que conseguiria alugar ou comprar por lá, uma bike com condições de fazer o trajeto?

 

tem algum guia online ou pdf que uso pra fazer su planejamento?

e época do ano, quando seria melhor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matsu    0

Passei a fronteira de Espanha para Franca pela rodovia, nao vi nada, nem barreira. Depois saindo de SJPP sentido Roncesvalles pela rota, nem sei qdo cruzei a fronteira. Creio q nao ha mais fronteira na comunidade europeia. Ja passei de onibus da Espanha para Franca, o onibus nem parou. Onde tem eh entre Franca e Inglaterra, ate o guia do onibus jah entrega um roteiro como voltar para Paris pq ele nao pode ajudar em mais nada, caso vc seja barrado.

 

Eu pessoalmente , nao procurei alugar ou comprar por la, opcoes para comprar tem de monte! Alugar, teve um peregrino q ia fazer isso, se eu conseguir recuperar o email te informo. Um colega comprou um nova por la para trazer, eh uma opcao tbm, pq qdo chegar aqui no Brasil eh mais facil convencer o fiscal da alfandega q a bike eh usada. Sobre o tipo de bike, e possivel fazer com speed, optando em fazer somente pela estrada. Conheci uma mulher que estava de speed, 4 alforges e saiu da Be lgica!

 

Eu escolhi o comeco de outubro (outono) pq nao esta tao frio. Novembro, geralmente, jah esfria muito e primavera ( marco/abril) pode pegar neve, como aconteceu esse ano qdo marco tava bem frio e nevando. Como fiz uma vez apenas, nao posso te falar com certeza como eh em outras estacoes do ano.

 

Sites tem o bicigrino, caminhodesantiago.com esses tem guias especificos para bike e tem livro/ guia do Anton Pombo. Eu usei dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matsu    0

Obrigado! Bom, eu escolhi fazer no outono europeu (Outrubro) com temperaturas já em declinio. O que deve-se levar mais em conta é as condiçoes climáticas da região. Começando por Jan, Fev, Mar: Neve e albergues fechados por falta de peregrinos. Abril - Junho começa a esquentar, mas talvez encontre neve ainda; Julho já é bem quente; Agosto/Setembro verão e férias europeias, muito calor e muito lotado (albergues), Outubro começa a esfriar, Novembro bem frio com neve talvez, Dezembro: neve.

 

Então, no meu planejamento, sempre tive em mente ir em Abril ou Outubro. Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Matsu, cheguei há 15 dias de santiago, onde também fiz o percurso desde SJPDP de bicicleta. Já havia feito outras vezes á pé, mas de bike foi a primeira vez. realmente são emoções diferentes, sem dúvida que á pé exige-se muito mais do corpo e principalmente da mente, não é fácil caminhar, carregar mochila e etc por 30 dias seguidos. Mas de bike também tem -se muitas dificuldades. Gostaria de deixar meu relato em relação á multa ao transporte da bike de volta, da espanha. Não precisei pagar nada, pois pelas normas de aviação, quando a bike é a mala, ou seja, não se está despachando nenhuma outra bagagem, não é cobrado sobre peso.Não sei se foi o seu caso, mas comigo funcionou assim e nada paguei, pois despachei apenas a mala bike. Mais uma vez, parabéns, quem fez sabe o quanto é gostoso mesmo tendo-se dias de extrema dificuldade como a subida da cruz de hierro e cebreiro e é claro a subida dos pirineus, que também fiz empurrando a bike, ainda mais que na ibéria haviam quebrado o câmbio de minha bike, que acabei arrumando somente em logrono. Abs amigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matsu    0

Parabens tbm! Sobre a tarifa, eu tinha esperanca tbm de nao pagar pois as informacoes obtidas na Iberia eram contraditorias. Minha malabike e o alforge nao ultrapassaram o limite de peso, mas foi taxado por ser equipamento esportivo. No proprio site da Iberia diz isso. Creio q vc embarcou em santiago mesmo, eu embarquei para voltar em Madrid. Que bom q vc nao precisou pagar! Ja pagamos muito caro pelas passagens e pagar a mais e, ainda por cima ter um dano, no seu caso o cambio, seria demais. Minha mala bike rasgou na parte inferior, notei que eles arrastaram a mala e acabou furando. Um grande abraco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×