Capital Mundial da Gastronomia

Troca de informações sobre Gastronomia


Capital Mundial da Gastronomia

Mensagem não lidapor GUILHERME TOSETTO » 02 Fev 2011, 15:55

Capital Mundial da Gastronomia


Muita gente já ouviu falar que São Paulo é a Capital Mundial da Gastronomia; muitos já viram o logo
em algum restaurante, alguma revista, algum cartaz, pouca gente sabe, exatamente, o porquê se diz isso, o que, afinal, significa isso,

A História começou há muito tempo, exatamente em 1988, com a fundação da ABRESI - Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem, uma Entidade representativa dos segmentos de Restaurantes, Bares e Similares e dos setores ligados ao Turismo e a Hospitalidade, e que congrega as entidades sindicais e associações civis vinculadas a esses segmentos da economia.

Em sua ata de fundação já constava, como objetivo da ABRESI, a concretização do projeto "São Paulo Capital Mundial da Gastronomia", entendido pela Entidade como um justo reconhecimento à multiplicidade de cozinhas que se encontram representadas nos restaurantes e bares da cidade. Na época, eram 43 países representados gastronomicamente na Capital paulistana. Hoje são 51.

Durante os anos seguintes, o projeto foi sendo aprimorado com o lançamento de ações e programas de trabalho, visando criar a infra-estrutura necessária para sua concretização.

Em 1995, por especial empenho da, então, vereadora Aldaíza Sposati, do Partido dos Trabalhadores, a Câmara Municipal de São Paulo encampou a idéia e baixou uma resolução criando um grupo de trabalho de vereadores de diversos partidos, que aprovaram por unanimidade a oficialização que prepararia a cidade para receber este título.

Foi, então, criada uma Comissão de Honra das Nações, constituída por representantes oficiais de 40 países e 10 Entidades Civis Internacionais ligadas à gastronomia e ao turismo, que trabalharam no levantamento de todas as cozinhas representadas em cada uma de suas respectivas capitais.

Em 1997, durante a 10ª edição do CIHAT - Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, evento anual promovido pela ABRESI, reunindo os empresários associados de todas as regiões do Brasil, empresas do segmento e autoridades da área, a Comissão de Honra das Nações outorgou o título de "Capital Mundial da Gastronomia" à Cidade de São Paulo. Na mesma ocasião, o título foi outorgado à Paris, na categoria "hors-concours", e a Nova Iorque, Tóquio, Roma, Madrid, Lisboa, Cidade do México e Buenos Aires. De todas as cidades homenageadas, São Paulo é a que possui o maior número de cozinhas internacionais representadas, podendo, portanto, portar o título na condição de real Capital Mundial da Gastronomia

Foi assim, e é por isso, que São Paulo é chamada dessa forma - Capital Mundial da Gastronomia. Não é pouca coisa. É um título superlativo como a própria São Paulo - toda superlativa. Deve ser motivo de orgulho não apenas dos paulistanos e paulistas, mas de todo o Brasil que, aqui, se faz representar por brasileiros de todos os rincões desse país continente, que vieram para cá trazendo na bagagem e na memória a sua culinária, seus saberes e sabores e fizeram da cidade, também, a Capital Nacional da Gastronomia.

RELAÇÃO DAS COZINHAS DO MUNDO
REPRESENTADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO


1 - BRASIL
2 - ALEMANHA
3 - ANGOLA
4 - ARGENTINA
5 - ARMÊNIA
6 - AUSTRÁLIA
7 - ÁUSTRIA
8 - BÉLGICA
9 - BULGÁRIA
10 - CABO VERDE
11 - CANADÁ
12 - CHILE
13 - CHINA
14 - CORÉIA
15 - CUBA / CARIBE
16 - DINAMARCA
17 - EGITO
18 - ESPANHA
19 - ESTADOS UNIDOS
20 - FINLÂNDIA
21 - FRANÇA
22 - GRÃ BRETANHA
23 - GRÉCIA
24 - HOLANDA
25 - HUNGRIA
26 - ÍNDIA
27 - INDONÉSIA
28 - IRLANDA
29 - ISLÂNDIA
30 - ISRAEL
31 - ITÁLIA
32 - JAPÃO
33 - LÍBANO
34 - MARROCOS
35 - MÉXICO
36 - NORUEGA
37 - PARAGUAI
38 - PERU
39 - POLÔNIA
40 - PORTUGAL
41 - REPÚBLICA TCHECA
42 - ROMÊNIA
43 - RÚSSIA
44 - SÉRVIA/CROÁCIA
45 - SÍRIA
46 - SUÉCIA
47 - SUÍÇA
48 TAILÂNDIA
49 - URUGUAI
50 - VENEZUELA
51 - VIETNÃ

Fonte: www.sinhores-sp.com.br/capital_mundial.htm
"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos".
Vinícius de Morais
Avatar do usuário
GUILHERME TOSETTO
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 1549
Desde: 27 Jul 2010, 09:07
Localização: São Paulo - SP

Voltar para Gastronomia



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante