Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#870310 por nnaomi
14 Ago 2013, 12:23
acho q Ouro Preto é 1 bom destino, pois é perto, dá 2h d onibus. Vai dar p/ visitar algumas igrejas, museus e dar 1 volta pela cidade q é bem legal.

cono eu nao sou mto d botecos e barzinhos, vou ficar devendo, mas suponho q tem vida agitada sim, pois é cidade universitaria.

#873516 por Lavínia Oliveira
23 Ago 2013, 21:56
Gente acabei de voltar de viagem! As dicas que trago de OP são as seguintes: andem, andem, andem... a cidade é linda, as pessoas educadas, a comida maravilhosa... Vão andando, entrando nas igrejas, lendo todo o material. Se vcs conseguirem um guia de empresa (vi alguns com crachá guiando pessoas e as explicações era muito boas, já os guias de rua achei pouco confiável, com umas historinhas inventadas n sabe?). Fui toda autoconfiante pq sou historiadora e leitora de história da arte e percebi que há muito mais no cotidiano das pessoas que fuçam o passado daquela cidade do que os textos universitários me deram. Elas sabem minúcias, sabem contar o cotidiano, as particularidades, é muito interessante, vale a pena ser guiado por lá. Porém, nas igrejas, a única que tem visita guiada é a do Pilar e, sinceramente, n achei tão rica as explicações do guia da Igreja. Porém, tinha um grupo que estava sendo guiado por uma empresa - bestei em n perguntar informações sobre a empresa, a possibilidade de eu fazer parte do grupo... -que as explicações eram muito boas. Fiquei alguns minutos disfarçando e ouvindo por duas vezes.
Na pousada que eu fique, a Nello Nuno (superrecomendo!), me deram um mapinha e eu me guiei o tempo todo por ele. N fui à Mina do Chico Rei pq só descobri onde era no dia de ir embora (vi a localização no mapa maior q estava preso à parede da pousada) e tb n fui na casa dos inconfidentes pq meu marido achou muito longe depois de termos subido e descido diversas ladeiras no dia, mas, na verdade, há um ônibus p lá.

O passeio pelo trem começa bom, mas depois torna-se tedioso. Se tiver dinheiro a mais e quiser a experiência de andar de trem, vá, se não, vá a Mariana de ônibus mesmo. Caso pegue o trem, sente do lado direito - o esquerdo n tem nada p ver. Vale a pena pagar mais e ir nos vagões panorâmicos.

Se quiser fazer outras cidades históricas, comece por Tiradentes e venha subindo, a logística é melhor.

Prefira se hospedar nas proximidades da praça Tiradentes - Olhe no google quando fechar a pousada.
Ande muito pela cidade - já falei né, mas vale repetir. hehehe

Mariana a visita é rápida e vale a pena ser guiada - por empresa séria é melhor.

Não caiam na besteira (como eu) de deixar p comprar queijo e doce no Mercado Municipal de BH, aliás, a visita lá nem vale a pena. É um mercado tão comum quanto o municipal da sua cidade. Compre queijos e doces em OP mesmo.

A cafeteria "Chocolate Ouro Preto" Tem o melhor capuccino q já tomei na minha vida! O mesmo café também é vendido na livraria. A livraria é muito, muito legal. Música boa, ambiente massa, livros sobre arte e história de OP disponíveis p vc ler enquanto toma um café (eu aprendi sobre cantoneiras durante uma dessas lidas entre um pãozinho de queijo e um capuccino) e tb há exposições de fotografia.

Não se enganem com as ladeiras: todos os lugares em OP tem diversos caminhos. Se vc encontrar uma ladeirona e pensar q aquele é o caminho p chegar ao seu destino, olhe novamente o mapa ou saia andando para outros lugares, certamente vc achará caminhos menos íngremes - isso aconteceu algumas vezes comigo lá.
Comam muito!
É isso!
#873534 por Lavínia Oliveira
23 Ago 2013, 22:47
Para quem vai passar apenas um dia de folga e quer ir para o interior a dica é Sabará. Ela estava no meu roteiro mas não fiz pq perdi o avião e, consequentemente, perdi um dia da minha viagem.

Sim, OP tem vida noturna, mas não entra pela madrugada a dentro não - mas tb não sei se as festas nas Repúblicas duram mais tempo e se há barzinhos na Rua dos Bancos que funcionem depois das 0h. Vc encontra barzinho tanto na praça Tiradentes e arredores como no caminho e na própria Rua dos Bancos.

Para quem vai a BH: eu fui antes de ir a OP e gostei da logística, mas acho que isso não influencia muito ir antes ou depois - talvez, se vc deixar p depois, vc desista e fique por OP mesmo. Acho que um bom ponto de planejamento nesse sentido será usar a segunda-feira como parâmetro. Na segunda, a maioria dos museus e Igrejas fecham nas cidades históricas (alguns museus abrem!), então, usar a segunda como dia de deslocamento ou p ficar em BH é uma boa.

Estando em BH, sem dúvida, fique na Savassi - ainda que sejam hospedagens mais caras.
Aos domingos acontece a feira hippie.
Não deixe de comer um/uns docinhos na loja de doces portugueses na Savassi. São simplesmente maravilhosos e não deixam nada a desejar p os de Portugal.
O complexo da Pampulha tem os prédios longes um do outro. Se vc tiver de carro, ótimo, caso não, o jeito é selecionar alguns prédios e ir de ônibus de um p outro (o complexo abrange uma área de 17 km).

Santa Tereza, em BH, é um bairro boêmio. Tem um bar cujo nome é "Bar Temático" que eu não cheguei a ir mas que fiquei com muita vontade por causa das opções de comida. Ele tem página na internet, é só dar um google aí.

Espero ter ajudado.
#874893 por BruninhaSil
28 Ago 2013, 11:56
Olá pessoal,
Inicio minha viagem à Minas na próxima segunda feira.
Passarei por BH e por algumas cidades históricas, além da Serra da Canastra e Serra do Cipó.

Adorei sua dicas Lavínia, já inclui alguns pontos no meu roteiro. ::otemo::

Tenho encontrado dificuldade em achar hospedagens acessíveis em Tiradentes ou S.J del rei. Onde você ficou em Tiradentes?
Depois de muito procurar achei o Camping Tiradentes, lá tem área de Camping e quartos com preços bons, mas é distante do centro.
Alguém tem dicas de hospedagem barata em S.J. del Rei ou Tiradentes?

Valeu!
#882982 por GeorgeHenrique
25 Set 2013, 21:18
Olá Amigos,
Gostaria de saber se dá para ir de Ouro Preto para mariana a pé seguindo alguma trila e curtindo a paisagem ao invés de ir de trem u buzão, e se sim em quanto tempo consigo fazer esse caminho? E Se tem outras cidades partindo de Ouro preto e Mariana que dá para ir a pé um unico dia entre cada cidade.

Obrigado pela atenção!
#892035 por Lavínia Oliveira
28 Out 2013, 00:12
Dê uma olhada nesse site aqui:

http://www.institutoestradareal.com.br/

Quando eu fui, pensei em fazer esse roteiro só que de bicicleta, porém, nesse site, vi que o caminho para bicicleta era o acostamento da rodovia, ou seja, eu dividiria espaço com carros, ônibus e caminhões. Desisti, claro. Chegando lá, soube que tinha gente que fazia. Um alerta: as estradas de MG são perigosas.
Agora, a pé, não sei se valerá a pena não. Se não me engano, são 11km de uma para a outra, mas, a paisagem não compensa e os atrativos do caminho tb não. Se eu fosse vc, iria de trem caso quisesse curtir a paisagem ou, de ônibus se a prioridade for economizar grana.
#898676 por Ane Rocha
20 Nov 2013, 20:25
Olá pessoal!

Alguém sabe me dizer se tem algum hostel em Tiradentes? Tô procurando na internet e não achei nada... =/
Também serve dica de hospedagem bem em conta nesta cidade!

valeu!
#898923 por Augusto
21 Nov 2013, 14:23
Hospedagem em Tiradentes é extremamente cara.
A muitos anos existiu um hostel na cidade, mas que atualmente funciona como pousada normal.

É preferível ficar em SJDR.
Bem mais barato e dá p/ fazer o passeio de maria fumaça até Tiradentes.

Abcs
#898933 por Porreca
21 Nov 2013, 14:45
Ane Rocha escreveu:Olá pessoal!

Alguém sabe me dizer se tem algum hostel em Tiradentes? Tô procurando na internet e não achei nada... =/
Também serve dica de hospedagem bem em conta nesta cidade!

valeu!

Como o Augusto falou, hospedagem em Tiradentes beira o irreal. Acredito que o mais barato q vc vai encontrar é o camping, e mesmo assim vá preparado para pagar acima do valor normal de outros campings por aí.

A opção de SJDR é a mais barata. Na vdd eu acho que ficar em Tiradentes é só pra quem tem dinheiro sobrando mesmo! Ficando em SJDR vc terá boas opções de hospedagem e muito mais baratas que Tiradentes. Sem falar na alimentação que em Tiradentes também é muito cara! Eu até gosto de um lugar ou de outro, mas aqui em SJDR vc tem muitas boas opções por preços bem mais módicos.

O transporte entre as duas cidades é bem tranquilo. Todos os dias há um ônibus da viação Vale do Ouro que faz o trajeto. O ônibus faz o caminho pela Estrada Real, e não pela BR, então é bem legal tbm. E nos finais de semana (sexta a domingo) vc tem a Maria Fumaça que também faz o trajeto. Por mim, vale muito mais a pena!

Abraços
#899710 por Ane Rocha
24 Nov 2013, 08:23
Obrigada meninos!

Realmente estou entrando em contato com umas pousadas e o preço está me assustando...
Vou procurar em SJDR...

Porreca, quanto tempo demora a viagem de SJDR até Tiradentes?
Dá para fazer os passeio pela Serra de São José, partindo de SJDR?

Pretendemos ficar uns 4 dias para conhecer SJDR e Tiradentes... É suficiente? Fiz os cálculos a partir das informações aqui do fórum!

=)
#899791 por Porreca
24 Nov 2013, 15:14
Ane Rocha escreveu:Porreca, quanto tempo demora a viagem de SJDR até Tiradentes?
Dá para fazer os passeio pela Serra de São José, partindo de SJDR?

Pretendemos ficar uns 4 dias para conhecer SJDR e Tiradentes... É suficiente? Fiz os cálculos a partir das informações aqui do fórum!

=)

Ei Ana!

De carro demora uns 20 minutos do centro de São João até o centro de Tiradentes. Já de ônibus vc tem duas opções, a viação Presidente faz a linha passando pela BR-265, que é a estrada nova, e deve demorar uns 30 minutos. A viação Vale do Ouro faz a linha passando pela estrada velha, que é parte da Estrada Real e o calçamento é todo de pedra, e deve demorar uns 40 minutos. O último ônibus é às 23h, mas não fique dependendo muito desse ônibus pq ele sempre volta lotado para São João e existe um acordo onde a preferência é dos trabalhadores que estão voltando do trabalho, então é bem comum alguns turistas ficarem em Tiradentes pq o ônibus lotou. De Maria Fumaça deve ser uns 40-45 minutos. Sinceramente não faço ideia dos preços. Uma boa ideia de passeio é ir para Tiradentes de Maria Fumaça e voltar de ônibus. Fica um pouco mais barato e vc pode aproveitar a cidade com tranquilidade, já que o último horário do trem é às 17h e o ônibus vai até a noite.

Dá pra fazer sim! As trilhas são bem abertas então não tem muito risco de se perder. Mas não faça nenhuma das trilhas sozinha ou apenas em um casal. Infelizmente a questão da segurança é um complicador para essas trilhas. Elas passam pela região de Santa Cruz de Minas, uma cidade entre São João e Tiradentes, que é bem perigosa. Não há problemas se forem com uma agência ou com mais pessoas (pode parecer exagero, mas não gosto de passar por esses locais com grupos menores que 5 pessoas), mas sozinhos eu não indico.

Então Ana, para simplesmente conhecer as cidades eu vou te falar que você conhece tudo em 2 dias. Mesmo com calma. Em Tiradentes pode ser que você gaste um dia e meio por que lá tem muuuuitas lojinhas de artesanato e coisinhas-bonitinhas-que-turistas-adoram, então pode ser que você gaste mais tempo. Além disso lá em Tira tudo é morro! Então o deslocamento é um pouco mais complicado. Já em São João as coisas são bem mais planas e fáceis de andar. Mesmo parando nos Museus você não vai gastar muito tempo. 1 dia para São João é o suficiente. Então fazendo as contas aqui, mais ou menos, 1 dia para São João, 1 dia e meio pra Tiradentes, 1 dia para o passeio na serra, vc já completou 3 dias e meio. Então com 4 dias (e 3 noites), contando a chegada e a partida, vc ainda ganha um tempinho para fazer as turistadas de Tiradentes (lá tem muita coisa pra turista fazer que não é essencial mas você pode se interessar) ou conhecer outra cidade aqui por perto, como Resende Costa ou Prados. Isso fazendo tudo com calma, parando nas lojinhas, entrando nas confeitarias para comer, gastando tempo com as refeições e td mais. Mas dá pra fazer em menos tempo. Td depende do tipo de passeio que vc quer. Mas as duas cidades são aquele tipo de cidade gostosinha de passear, principalmente Tiradentes, então acho que vale a pena ficar os 4 dias.

Quando vocês vierem, se quiserem um serviço informal de guia para SJDR, podemos combinar. Eu gosto muito daqui e posso mostrar a região histórica da cidade para vocês e dar dicas do que fazer a noite. Em Tira eu não sou tão prático, mas consigo mostrar bem tbm! Eu cobro apenas uma boa conversa! ::otemo::

Abraços
#900720 por Ane Rocha
26 Nov 2013, 19:40
Obrigada Porreca!

As dicas foram muito valiosas!
Estaremos aí em janeiro (antes do festival de cinema).
Vou procurar pousadas em SJDR. Alguma dica?
E vamos combinar alguma coisa sim! Quem sabe uma cerveja?
Também vou procurar agências para fazer o passeio pela serra (a princípio achava que dava pra fazer em casal).

=)

Ane
#900749 por Porreca
26 Nov 2013, 21:26
Ei Ane!

Então, não tenho como te falar da qualidade da pousada, mas posso te ajudar na localização.

Sobre a trilha, podemos tentar marcar e ver um grupo pra fazer. Veja o dia certinho e posso tentar arrumar mais pessoas pra fazer a trilha.

Abraços

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes