Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#260553 por Dáda OP
31 Jul 2004, 17:28
Moro e estudo em Ouro Preto desde março desse ano e estou encantada. Para quem gosta de história e cultura é um otímo lugar, afinal ela é Patrimônio Histórico da Humanidade. E pra quem curte uma farra estudantil, é outro atrativo à parte.
Visite http://www.ouropreto.com.br http://www.ufop.br http://www.parquedoitacolomi.com.br
Para quem quer participar da cidade universitária, hospede-se em Republicas. Há várias pela cidade.
Dia 12 de outubro acontece a "Festa do 12", aniversário da Escola de Minas (1876). Super tradicional!
Abraços

#108573 por cad girl
12 Dez 2004, 23:09
Mais informações referêntes ao tópico da

>Postado pela usuária Elizabety
em 08/03/2004 21:18:17
Mensagem:

Olá Pessoal,
Estou afim de passar uns dias das minhas férias em Ouro Preto. Alguma dica, quantos dias devo programar ?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pela usuária cad girl
em 08/03/2004 22:57:08
Mensagem:

olá,
jah sabe onde fikar???
tenho um amigo q tem uma rep lah....ele pode te dar umas dicas bem legais...ele é conhecido como Matuto, ele mora na rep. Butantan tel: 31 3551-1987
boa sorte
bjosslokoss
zem´s

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário Talles
em 18/03/2004 15:59:36
Mensagem

Para conhecer e visitar a parte histórica, não são necessários mais de três dias. São muitos museus e igrejas. Se for pagar por um guia, vale a pena pagar um pouquinho mais e pegar um que realmente saiba explicar a história da cidade e da época do ouro, que são fantásticas. Passe um dia em Mariana, também uma cidade linda, a alguns quilômetros de O. Preto. Se estiver de carro, visite ainda o Pico do Itacolomi, que tem uma vista fantástica de todas aquelas montanhas, serras, mares de morros da região.

Abraços,
Talles.

AOS CALOS!!!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário ROGERIO FELIX
em 18/03/2004 22:23:29
Mensagem:

PRA CURTIR MESMO É NECESSARIO TEMPO.

QUATRO DIAS É UM TEMPO LEGAL , PRA SE VISITAR IGREJAS, MUSEUS, RUAS E SE DER VONTADE QUEM SABE ENFRENTAR O ITACOLOMI QUE DA UMA VISTA MARAVILHOSA DA CIDADE.A CIDADE É DE MATAR DO CORAÇÃO COM SUA BELEZA IMPAR.

ABRAÇOS ,

ROGERIO FELIX!!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário Agsts
em 15/04/2004 20:06:10
Mensagem:

Hospedagem em Ouro Preto é sempre barata. A média de valores é de 30,00 ou 40,00/casal. Se for em alta temporada aí já é maior.
São varias pousadas.
Uma muito boa é a Pousada Vila Rica.
Próxima dessa existem outras c/ valores muito parecidos.

Augusto

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pela usuária Dete
em 16/04/2004 01:44:10
Mensagem:

Ouro Preto distante de Belo Horizonte 99 km. As atrações não ficam concentradas.

Quem optar de ficar próximo à Praça Tiradentes, ficará mais bem localizado.

Construções históricas:

Matriz N.S. do Pilar (1711)
visitação de 9 a 10.45 e 12 às 16:45 h.
R$ 3,00 - fechada às segundas-feiras

São Francisco de Assis (1765)
visitação 8.30 às 11.45 e de 13 às 17 h.
R$ 3,00 - fechada às segundas-feiras

Casa dos Contos (1782) - Antiga Casa da Moeda (local de pesagem e fundição de ouro, sensala e prisão dos inconfidentes). Onde morreu Claudio Manoel da Costa (peça orientação para ver o local)

O ingresso da Igreja São Francisco de Assis é válido para entrar na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Museu da Inconfidência
Praça Tiradentes 139 - fecha às segundas-feiras.

Dete

Postado pelo usuário Mandinha
em 17/04/2004 14:15:20
Mensagem

Oi beleza? Eu sou de BH e vou direto pra Ouro Preto... Tipo que se vc quer curtir o centro histórico, em 2 dias dá pra ver tudo. Lá tem boas opções de hospedagem desde repúblicas até hoteis. Uma república super legal que eu já fiquei foi a Baviera. O melho é a localização dela, fica bem do lado da praça Tiradentes. Se vc quer mais tranquilidade... à 10KM de Ouro preto tem uma vila que chama Lavras Novas... Nossa é uma paz... tem umas cachoeiras e uma vila pequenininha que é um charme! Qualquer coisa me mande um e-mail que te falo mais coisas...

Mandinha

Postado pelo usuário Caio Henrique
em 28/04/2004 01:08:24
Mensagem:

Fala,
Fui para lá a uns 6 meses e fiquei no Albergue da cidade.
É um lugar muito show, cheio de gringos, em um casarão tipico da cidade. Fica 2 ruas para baixo da praça Tiradentes e o preço é super em conta.
Para Ouro Preto acho que 4 dias é o ideal, e pegue um final de semana, pois as baladas das republicas são nota 10. Eu só conseuia acordar 2, 3 horas da tarde!!!
Não perde de ir no museu de Mineralogia da faculadde de OP, é muito show!
Qq coisa, é só gritar.
Inté,
CH

Postado pelo usuário everaldomatos
em 19/05/2004 16:05:04
Mensagem:

Aí galera,
É a minha primeira vez nesse tópico, estou mais presente no tópico sobre américa do sul de carro.
Estou pensando em ir pra OP no feriado de Corpus Cristi, irá eu, minha esposa e mais um casal de amigos. Eu estava lendo umas dicas e gostaria de saber algumas coisas:

- dica de pousada simples e barata,
- existe trilha pra trekking até o pico do Itacolomi ?
- pretendo estar conhecendo Tiradentes e Congonhas tb, quanto tempo ficar em cada cidade

Aguardo retorno

Até +
Everaldo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pela usuária Florbela Espanca
em 19/05/2004 19:28:25
Mensagem:

Olá para todos !
Sou novata por aqui...Esta é a segunda vez que consulto este Fórum. Na primeira, todos os palpites foram certeiros (mais uma vez obrigada por tudo!). Adorei passar o feriadão da Páscoa em BsAs/Argentina.
Agora estou me programando para o Corpus Christi... E um dos projetos é Ouro Preto/MG.
Para aqueles que estiveram por lá, gostaria de uma opinião: A princípio, viajarei pra lá SOZINHA. É uma boa... ou está mais para programa de índio? Sei lá... Rola um agito, mochileiros solitários vagando por aí, gringos perdidos. Ou o esquema é mais família e casal de namorado?
Outra coisa: sugestões para albergues são bem vindas também.
Pelas mensagens que li, 4 dias está de bom tamanho.
Por fim, deixo aqui o meu convite: TODA A COMPANHIA SERÁ BEM VINDA!
Até a próxima,
Florbela Espanca

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
em 31/05/2004 14:19:56
Mensagem:

QUALQUER COISA ENTRE NO SITE DA FACULDADE DE OURO PRETO :
http://WWW.UFOP.BR
LA VC IRA ENCONTRAR OS ENDEREÇOS DOS SITES DAS REPUBLICAS ONDE VC PODERA ENTRAR EM CONTATO AS REPUBLICAS E ATÉ AGENDAR UM DIA PRA CONHECER E ATÉ FICAR HOSPEDADO.

ABRAÇOS.

ROGERIO FELIX!!!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
em 02/06/2004 06:23:24
Mensagem:

OURO PRETO ,
ESSA CIDADE É MARAVILHOSA E SEMPRE QUANDO VOU FICO MARAVILHADO COM A CIDADE E COM AS CIDADES DA REGIÃO.
DICAS : EM OURO PRETO , VALE A PENA VISITAR PELO MENOS TODAS AS IGREJAS ( EM PARTICULA AS DE SANTA EFIGENIA , A DO PILAR , DOS PRINCIPES , MERCES DE BAIXO ,ETC ) , VALE A PENA CONHECER A FEIRA QUE FICA DE FRENTE A IGREJA DE SÃO FRANCISCO , ONDE VC PODERÁ COMPRAR DE UM TUDO EM MATERIA DE PEDRA SABÃO E OUTROS MATERIAIS. ANDAR PELAS RUAS DO CENTRO EM DIREÇÃO A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, CONHECER AS VELHAS SOBRAS DE UMA INDUSTRIA DESATIVADA, CONHECER AS RUAS ESTREITAS DO CENTRO COM SEUS BECOS. VALE A PENA CONHECER A MINA DESTIVADA ( FONTE DO BEM QUERER) ONDE O SR, SALVADOR IRA TE ACOMPANHAR EM UM PASSEIO MUITO LEGAL , POR DENTRO DA MINA QUE SÓ FOI DESCOBERTA A POUCO TEMPO E QUE FOI COMPRADA POR SEU PAI EM 1953 E DEPOIS COM INVESTIMENTO PRA SE PRESERVAR , É POSSIVEL VER A ENORME QUANTIDADE DE OURO EM PÓ DA REGIÃO , INACREDITAVEL E REAL!!!!!!
TAMBÉM TEM A MINA VELHA NO CAMINHO PRA MARIANA, MUITO GRANDE, CERCA DE 380 M E COM MUITOS TURISTAS . NO CAMINHO PRA MARIANA QUE PODE SER FEITO CAMINHANDO EXISTE UMA BELA CACHOEIRA MUITO GOSTOSA .EM MARIANA VALE A PENA CONHECER AS IGREJAS QUE FORAM FEITAS UMA DO LADO DA OUTRA E COM A PRIMEIRA CAMARA DE VEREADORES DE MINAS GERAIS. NÃO PODERIA DEIXAR DE INDICAR PARA AQUELES QUE TIVEREM UM POUCO MAIS DE TEMPO E OUSADIA A SUBIDA AO PICO DO ITACOLOMI QUE REINA DE SUA ALTURA , SENDO VISTO GRANDEMENTE POR TODA OURO PRETO.

ABRAÇOS,

ROGERIO FELIXXXXXX!!!!

Postado pelo usuário Ekbral
em 28/06/2004 17:32:15
Mensagem:

Olá Rogério,
Frequento Ouro Preto a 12 anos ,já passei intermináveis carnavais,12 de outubro,festivais de inverno,formaturas ,aniversários de repúblicas,e muitas outras festas mais naquela cidade de que tenho muitas histórias pra contar e outras que nem posso contar aqui neste site.Já ví fotos muito legais do Itacolomí,mas infelizmente nunca cheguei a subir lá,mas ouví falar que tem ocorrido muitos casos de assalto no Itacolomí ,já ovi falar que uma vez deixaram uma galera lá somente com a roupa do corpo e descalços para descer aqueloas escarpas do espinhaço.Na cachoeira das Andorinhas eu já tive minha máquina fotográfica e óculos escuro roubados,além de outras coisas de amigos meus ,além de outros vários casos de assalto e roubo que tbem ouvi falar.Portanto acho bom vc procurar se informar primeiro,se ainda tem ocorrido estes casos.Espero que esta lamentável situação não esteja ocorrendo mais e que vcs tenham uma ótima caminhada.

Ekbral
#108821 por beija-flor
13 Dez 2004, 14:22
<font color="blue">Olá Naine e demais interessados em conhecer Ouro Preto... Participo das festas (carnaval, aniversário da Escola de Minas, aniversário das repúblicas, semana santa, formaturas, festas de estudantes) em OP há dez anos e sempre fico no mesmo lugar... República Baviera, fica na rua dos Paulistas, próxima à Praça Tiradentes... A galera é super legal e rola altas festas... Pra conferir é só dar uma olhadinha no site http://www.republicabaviera.com.br e maiores informações pelo telefone 0**31 3551.1269 ou e-mail [url]baviera@republicabaviera.com.br[/url].</font id="blue">
#108826 por beija-flor
13 Dez 2004, 14:30
<font color="blue">Ah! As cachoeiras mais próximas da cidade estão com problemas sérios de segurança e não são recomendáveis, a não ser se você quiser correr o risco de ser assaltado ou coisa pior... O mesmo vale para o Pico do Itacolomi, apesar de ficar dentro da área do Parque as caminhadas até lá não são seguras, até mesmo o Gerente do Parque aconselha a não subir... </font id="blue">
#120477 por Dri Parra
14 Jan 2005, 21:29
Postado pelo usuário ttatta
em 03/01/2005 12:37:19
Mensagem:

Olá Pessoal!
Alguém já passou o carnaval lá? Soube que é muito bom, alguém tem alguma dica? Vi que tem 2 albergues, mas não encontrei o site, se alguém puder me passar agradeço!!
Bjs!

Replies:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
em 03/01/2005 14:44:29
Mensagem:

Ttatta,

Carnaval lá é muuuuuuuuuuuito bom, pra quem gosta de muvuca, lá é o local certo, Buteco tem demasi e diversão não falta nem um pouquinho. Tem as bandas das republicas que dão maior diversão a festa de momo, e tem as republicas que organizam sua festas particulares. Sempre que vou fico cada vez mais querendo voltar e ficar de vez em Ouro Preto. Além do carnaval, voçe pode conhecer muita coisa por lá.

Quanto aos albergues que eu conheço, saõ esses dois:

- Hostel Brumas ( Fica próximo da rodoviária).
Fone: 031 35512944
E-mail : brumasonline@hotmail.com

- Hostel Ouro preto ( Fica no centro, de frente pra igreja de São Francisco e da Feira descendo a Rua Claudio Manoel).

Fone: 031 35516705
E-mail: albergue@feop.com.br

Acho que tambem vou pra Ouro Preto no carnaval.

VAleu.

Rog.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pela usuária Dri Parra
em 05/01/2005 09:46:27
Mensagem:

Oi,

Também estou super a fim de passar um carnaval animado. Estou indo para o Brasil com meu namorado, que é alemao, e gostaria muito de estar com ele num carnaval legal de rua. Eu só conheco o carnaval de Olinda. O de ouro preto é parecido?
TAmbém nao estou conseguindo acessar as paginas dos albergues, gostaria de ter idéia dos precos.

Um abraco,

Dri.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pela usuária beija-flor
em 05/01/2005 23:31:10
Mensagem:

Tatta e Dri, tudo bem?
O carnaval em OP é muito bom... Lá no tópico "Eventos, baladas & feriados" tem um subtópico sobre o carnaval com informações.
Uma sugestão... Se vocês não se incomodarem com a muvuca, hospedem-se em alguma república de estudante... A experiência é muito legal e é uma oportunidade de conhecer gente de tudo o que é canto do país, e até do exterior...
Ah! Dri, o carnaval é de rua, mas é diferente do de Olinda... Existem alguns blocos tradicionais formados por nativos da cidade e alguns formados pelos integrantes das repúblicas e seus hóspedes... Cada um desfila em dias e horários determinados... Em todas as repúblicas tem festa e à noite sempre tem música nas ruas do centro histórico.
Grande abraço, No mais, Gerais...

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
>Postado pela usuária beija-flor
em 05/01/2005 23:32:42
Mensagem:

Ah! Esqueci de dizer que frequento a mesma república há mais de dez anos... Se quiserem passo pra vocês o contato...

Postado pelo usuário patriota
em 06/01/2005 01:06:08
Mensagem:

E ae galera, tb to pensando em passar Carnaval em OP ... to querendo saber se é mais jogo ir alone ou com pouca, nenhuma, ou muita gente daqui... tem amigos q pensam em ir mas nao sei se é legal ir com mt gente, jah que mochilando com mt gente, a gente acaba se fechando e nao conhecendo gente nova... Ah, queria saber algumas dicas tb de onde me hospedar... sei la... essas rep. q todo mundo fala...
[]'s! Boas Viagens!

Postada pelo usuári dri parra
Mensagem:

Gente,

Preciso saber que horas tem onibus do Rio para Ouro Preto. Imagino que
deva ter apenas um ou dois por dia. Já revirei essa internet e nao acho os horários.
brigadin,

Dri
#122287 por Ever
19 Jan 2005, 16:15
Sobre ônibus Rio - Ouro Preto, dê uma olhada em http://www.ouropreto.com.br/localizacao.asp#rj
Parece que o nome da empresa é Útil.

Se não conseguir Rio-Ouro Preto direto vá por BH tem mais opções de horários nos dois trechos, Rio-BH e BH-OP.
#122841 por diegodrd
20 Jan 2005, 23:39
O carnaval de Ouro Preto é um dos melhores carnavais do Brasil,
marcado por muita festa na rua e nas repúblicas estudantis. Durante o
dia e a noite, acontece rua na Rua Direita, que é a principal rua de
Ouro Preto. Lá junta todoas as pessoas da cidade, é onde passa os
blocos. Nas repúblicas, bom, vou falar em relação a minha. Lá nós
temos uma Boate que fica ligada 24 horas por dia e muita gente prefere
ficar em casa bebendo e curtindo um som do que sair para rua.
Se precisarem de lugar para se hospedar entrem em cantato comigo através de meu email.
Abraço,

Tico Tico
#125652 por tatuado_br
29 Jan 2005, 02:17
Os paulista que foram Pra OP no carnaval, dá um toque, quem sabe podemos juntar uma galera lá pra curtimos todos juntos. Abraços!
#131241 por Dáda OP
20 Fev 2005, 00:32
Bruno, vc nao pensa em ficar em Republica? Visite o site da Rep. Formigueiro www.republicaformigueiro.com.br Os meninos, alem de mto amigos meu, têm a fama de tratar mto bem os hospedes. Por isso sempre recomendo essa.
Caso contrário, visite o site de Ouro Preto www.ouropreto.com.br e clique em pousadas. Há tb a opcao do Albergue Brumas, mais em conta.

<font color="red">ATENÇÃO GALERA: A UFOP, devido a greve, finda seu semestre letivo na proxima semana e por um mês a grande maioria dos estudantes estarão em suas cidades. Durante esse período, então, sera muito dificil ter alguma festa estudantil.</font id="red">
#131746 por bruno_costa
21 Fev 2005, 21:11
Valeu Dadá,
voltei de Ouro Preto agora e fiquei na Pousada Vila Rica, barata e aconchegante. È uma cidade incrível como todo mundo disso mesmo. Algumas falhas quanta a informações históricas para os visitantes foi a única coisa que considerei negativa na cidade.
Carnaval do ano que vem acho que já sei onde passar...

Abraços
#140793 por Dáda OP
21 Mar 2005, 20:17
CONFIRAM AS FOTOS DO BLOCO DA PRAIA, CARNAVAL 2005 / OURO PRETO, ATRAVES DO SITE www.blocodapraia.com.br
PRA QUEM TEVE VONTADE DE PARTICIPAR, MAS NÃO VEIO, EH UM BOM MOMENTO PRA CONFERIR UMA PEQUENA PARTE DA FESTA QUE PERDEU.
O BLOCO DA VILA NÃO É O MAIS TRADICIONAL, MAS SEM DÚVIDA, O MELHOR!!!
Bjus
Dani
#140805 por Dáda OP
21 Mar 2005, 20:54
<font color="red">Já na primeira segunda feira após a Semana Santa a UFOP retoma suas atividades, iniciando o primeiro semestre de 2005.
Podemos combinar o seguinte: Sempre que tiver uma festa grande, posto aqui no tópico. Ok?
um bju
Dani </font id="red">
#141656 por Naine
24 Mar 2005, 16:24
E sobre o Festival de Inverno, a UFOP estará em aula ainda? Já foi confirmado a abertura do festival com Caetano Veloso e Milton Nascimento, alguém sabe?

Valeu!
Bjin's
#142051 por Dáda OP
27 Mar 2005, 23:05
<font color="red">Pra falar a verdade Naine, ainda não existe nada confirmado em relação à programação do Fórum das Artes/Festival de Inverno da Universidade Federal de Ouro Preto. Está previsto para o dia 19 de maio o lançamento da programação oficial do Festival de Inverno de Ouro Preto / Fórum das Artes, uma parceria entre a Prefeitura e a UFOP, no site www.forumdasartes.ufop.br.
O Festival irá transformar Ouro Preto e Mariana em pólo cultural, <b>de 8 a 30 de julho</b>. Pretende reunir artistas e intelectuais do Brasil na cidade para apresentações, mostras, oficinas, shows e palestras nas áreas de música, artes cênicas, patrimônio e artes plásticas. Este ano, o tema geral do evento será a "Estrada Real".
A UNI-BH (www.festinverno.unibh.br) também promove um Festival de Inverno em Ouro Preto e região, mas com programação totalmente independente da prefeitura ou da UFOP. O site ainda mantem informações de 2004.
É isso aí...
Bju. Dani</font id="red">

Usuários navegando neste fórum: nnsambora e 0 visitantes