Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1236258 por gutvieira
28 Nov 2016, 19:14
Fala, galera! Dei uma boa pesquisada na minha dúvida mas não achei um tópico que a respondesse por completo.

Então, tô indo pra Europa no ano que vem estudar e vou ficar 3 meses na Alemanha e 1,5 na Inglaterra, fora uns 11 dias de turismo pela continente. Pergunta: tem aquela regra do Tratado de Schengen que permite que eu fique lá com o visto de turista por 90 dias, mas minha estadia na Alemanha vai dar um total de uns 92 dias. Segundo o consulado, estando lá eu devo procurar uma "delegacia de imigração" onde devo explicar minha situação e eles muito provavelmente vão me liberar de ficar uns dias a mais. Alguém já pediu essa extensão de estadia? É tranquilo mesmo? O que me deixa menos preocupado é que eu realmente tenho um motivo pra ficar uns dias a mais lá, já que o meu curso vai exigir.

Resumindo: vou ficar 92 dias na Alemanha pra um curso, vou pra Inglaterra e depois volto pra área de Schengen à turismo. Consigo essa extensão tranquilo?

Danke!! :wink:

#1236308 por adrianolb
28 Nov 2016, 21:13
Se você realmente estiver matriculado em um curso com 92 dias de duração , basta ir no Ausländeramt da cidade onde você vai fazer o curso levando o comprovante da matricula e passaporte, que não deve ter problema em estender o período.

Esta é atualmente a forma certa para quem for ficar mais de 90 dias na Alemanha estudando, não existe mais visto de estudante tirado no Brasil antes de ir para Alemanha estudar. Mas tem que ter um comprovante que você realmente vai estar estudando, extensão para fazer turismo não costuma ser aceito.

Se você estiver indo fazer curso numa escola que recebe estudantes estrangeiros, eles vão ter todas as informações, instruções e documentos que você vai precisar, então entre em contato com a escola, explique a sua situação e já deixe tudo pré-acertado com a Escola, pois eles vão precisar fornecer documentos para você levar no Ausländeramt.

Geralmente o Ausländeramt lhe dá alguns dias de bônus alem do período do seu estudo, tem uma regra para isto baseado no número de meses de curso, é algo como cada mês de curso tem direito a 3 ou 5 dias de bônus, mas a regra exata para isto eu não vou saber.

Geralmente eles lhe dão uma extensão de alguns dias logo depois da data de término do curso, mas se você sair, ficar 1, 5 mês fora, a sua extensão já terá vencido, eu não sou nenhum especialista em leis imigratórias, mas acho que retornar 1,5 mês depois de terminado o seu curso, não tem mais nenhuma ligação com o curso que você esteve fazendo, e sinceramente acho que não terá direito a extensão de visto.

Então para não ter problemas, eu faria diferente, tentaria ficar estes 11 dias no Espaço Schengen logo depois do término do seu curso usando o bônus que provavelmente você vai ganhar, para só então ir para a Inglaterra e voltar direto da Inglaterra.

Como você não sabe o número exato de dias que você vai ganhar de bônus, pode ser 3 dias, 1 semana, 10 dias, etc, tenha muito cuidado para que estes 11 dias de turismo pelo continente não acabem estourando o prazo do bônus que provavelmente você vai ganhar. A imigração da Alemanha anda muito rigorosa com os prazos...
#1236323 por gutvieira
28 Nov 2016, 21:55
Valeu, adrianlb!!

O problema é que também vou pra Inglaterra pra estudar e já tenho curso agendado pra logo que chegar da Alemanha :( Também acho que seria mais fácil fazer como vc disse, ficar os 11 dias depois de ter feito o curso, mas não vou ter como. Só vou poder voltar depois do 1,5 mês na Inglaterra. Você (ou alguém) saberia dizer se explicando minha história pro pessoal da Ausländeramt eu conseguiria esses dias? Meus pais vão me visitar ao final dos meus cursos e eu viajaria esses 11 dias com eles.

Sei que esse pessoal de migração é chato (ainda mais nessa época), mas vai que né..
#1236337 por adrianolb
28 Nov 2016, 22:38
Extensão de visto por quase 2 meses depois de passar só 92 dias estudando, acho que sem a menor chance de você conseguir.

Eu acho que você teria que correr atrás de verifica se ao conseguir o seu visto de estudante para ficar os 92 dias na Alemanha, o seu limite de 90 dias permanência como turista a cada 180 não é zerado, abrindo a possibilidade de uma nova estadia de 90 dias.

Não sei se você conseguiria esta informação aqui no site, eu escreveria um e-mail direto para o Ausländeramt da cidade onde você vai fazer o curso, explicando que você é brasileiro, que que vai fazer 2 cursos, um de 92 na Alemanha e logo em seguida outro de 1.5 mês na Inglaterra e que ao final do curso, os seus pais virão a Europa por 11 dias e que você gostaria de acompanhar eles durante, pergunte como fazer isto de forma legal e se teria algum problema, as vezes demora um pouco para eles responderem, mas eles costumam responder com informações precisas e corretas.

Escreva direto para o Ausländeramt em alemão ou inglês, pois o pessoal dos consulados aqui no Brasil costuma ser meio perdido nestes assuntos, tem alguns funcionários muito bons, mas a maioria mal costuma saber o básico do básico, muito menos de situações complexas como a sua.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes