Ir para conteúdo

De aviao pela Bolívia


Posts Recomendados

  • Membros

Bom, queria comecar meu relato agradecendo a todos os mochileiros.

 

Cheguei em Santa Cruz de Gol dia 27 a noite, chapei nas poltronas do segundo andar como recomendaram e valeu a pena, dormi melhoro do que em muitos muquifus que já dormi, poltronas acolchoadas e tal, vc pode juntar duas fileiras que ninguém fala nada, muito gringo dormindo, limpeza total.

 

Dia 28, Acordei cedinho e dei mole. Ia pegar buzao, mas fiz as contas e resolvi ir de aviao. A Aerosur cobra 855 bolivianos e a TAM Militar da bolivia, cobra 699. Por questao de minutos perdi um voo para La Paz saindo de Viro-viro e comprei um para as 13:30 via aerosur sem escalas. Tinha a transamazonica também que era mais barato mas tava lotado. Se o aeroporto fosse mais organizado já staria em La paz, mas.....

 

Estou no supermercado maxi esperando dar a hora de embarcar, e nao é o mesmo aeroporto, tenho que ir para o de tombillo que é menorzinho, tudo por causa de informacao incompleta e alguns minutos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cheguei em La paz e peguei uma van até o hotel. Nao recomendo o taxi que custaria 50 bo e baixou 15 bo em 30 segundos, vai de van que é tranquilo. Saltei na plaza San Francisco e fui a pé até o hotel Torino, que é bem bonzinho. Negociei quarto de casal por 90 bo com banheiro dentro, muito quentinha a água.

 

La paz é bem melhor do que eu esperava, e barata de fato, nao e suja nem perigosa, muito pelo contrário. Só o mercado dos aymarás é meui sujinho, o resto é igual a qualquer cidade grande na america do sul. As cafeterias sao programas excelentes. depois posto mais coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tenho certeza que esse relato vai servir pra muita gente.

 

Dia 30 fiz o passeio de bicicleta para Coroico, é realemnte imperdível, paguei 40 dolares, mas nao achei caro porque me pegaram e me deixaram no hotem, teve café da manha, lanche, almoço, camiseta e Cd de fotos, além de banho de piscina e chuveirada no final com direito a sache de xampú e toalha, entao leve sunga de banho. Sabe aqueles passeios que vc tem a sensaçao de que é pra isso que vc trabalha o ano inteiro? Esse é um.

 

de última hora resolvi vira ano em Copacaba, peguei um pacote que me pegava no hotel e me deixava de volta por 55 dólares, mas o quarto de casal era excelente. Na volta o motorista nao me deixou no hotel, mandou reclamar com quem me vendeu o passeio, mas como o taxi é só 8 bolivianos, deixiei pra lá.

 

 

Compras: nem tudo que tem em Copa tem em La paz e vice -versa, achei muito artesanato bom e barato em copa, mas hoje aqui em La paz encontrei quase as mesmas coisas que em copa e mais barato ainda.

 

Comprei um casaco impermeável e com pluma de ganso por 180 bolivianos e uma mochila por 1100 bolivianos, a mochila e chinesa mais é a melhor que já vi, tinha de 185 bolivianos na mesma loja e grande também, mas a qualidade saltava aos olhos. Tem mochila de todo preço e de todo tamanho na Calle Graneros, pede pro taxi te deixar lá e faça como eu, leve uma sacola velha do brasil e deixe pra compar sua mochila zerada aqui. Aliás, vc fica louco com os preços e com a beleza dos artigos, casacos entao nem se fala.

 

Hoje a noite estou indo pra Uyuni, quando puder posto mais coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois bem, fui de buzão pra Uyuni, viagenzinha chatinha, e lá chegando fechei com a agencia JHANETH tour, muito boa, recomendo. Não vou me alongar contando o passeio, serei mais pratico dizendo só que a comida e os alojamentos superaram minhas expecativas, o motorista, Jomar muito bom. Cozinhava e dirigia, e ainda dava uma de guia.

 

Problemas acontecem em todos os passeios, e a comida e outras coisas são bem similares. Quanto ao preço, pague 70 dólares por 3 dias, nada mais nem nada menos, isso é muita grana na Bolívia, o suficiente para garantir rangos bons. os carros são velhos mas dão conta.

 

findo o passeio peguei o buzão pra Potosi, que havia deixado comprado. Aí......

 

Foi a pior viagem de onibus da minha vida, péssima mesmo. A previsão era de 6 horas pra 200 km. Durou 12 horas! Absurdo, de Bis eu chegaria antes, talvez de bike também.

 

Vc tem direito a tentativa de furto, criança berrando, neguinho em pé o percurso todo ao seu lado te roçando a poltrona, e tudo ao som de leandro e leornardo em castellano, trash..... mil vezes trash.

 

Vc chega moído, e não é frescura, mas, estão asfaltando a estrada.

 

Bom, cheguei em Potosi e tomei um taxi até o melhor hotel da cidade, e paguei uma ducha e um café da manhã. Aí depois contratei um taxi excelente, que me pegou no hotel me levou até Sucre. Lá fiz check in, e depois me deixou no centro, onde dei umas voltas. Tudo isso por incríveis 45 reais, de graça. Depois que fiz minhas últimas compras, tomei outro taxi pro aeroporto, onde embarquei pra santa cruz e lá fiquei sm fazer nada até o dia seguinte de madrugadinha, quando tomei meu voo.

 

 

Conclusão: vale a pena, mas não voltarei. Há muito que se conhecer, mas lá na Bolívia só volto se for de passagem. Vc é muito extorqueido todo o tempo. Os inacreditáveis 24 dólares que o Viro-viro te cobra pra ir embora são ridículos.

 

As taxas pra usar banheiro são uma piada de mau gosto, na verdade uma extorsão. É barato mas extorsivo, os bolivianos não compreendem que cobrar significa prestar um serviço, se te dispõe apenas um banheiro sujo é extorsão, e é o que acontece, por isso eu só mijava no mato.

 

O meu consolo é saber que eles vão continuar cheirando mijo por anos e anos e pobres, porque não tem coragem de limpar o banheiro.

 

Em Uyuni é questão de tempo entrar um grupo estrangeiro, montar um mega hotel com todos os serviços demandados pelos mochileiros, e quebra toda a cidade. Quem hoje tem uma birosca vai quebrar e vai virar empregado, se prestar pra isso. Não adianta espernear, a globalização é isso, e no fundo será melhor pro país, pois se for mais confiável, o roteiro do salar vai atrair mais gente e gerar mais renda.

 

Isso já esta acontecendo, pois todos os lugares que se pára sem dúvida estão em ampliação, mas faltam coisas básicas, como por exemplo spots de tomada e check-up para os carros, a comida também, poderia ser melhor administrada, para facilitar tudo.

 

Mas a experiência valeu, faria tudo de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membros

Gente, uma dúvida..

Pra viajar com a boa, de Santa Cruz pra Sucre, precisa de passaporte? Ou pode ser o RG?

Porque lá no site tem DNI (Documento Nacional de Identidade), mas não sei se teria que ser o documento de lá.

Vou com uma amiga que não tem passaporte e precisamos saber disso o quanto antes!!

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...