Ir para conteúdo

Desabafo - o que fazer qdo o usuario acha q vc tem a obrigaçao de ajudar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

A pessoa entre em contato por mp fazendo uma pergunta. Eu sempre respondo pedindo para a duvida ser postada no forum pertinente para que isso se torne publico e a info fique disponivel a todos, alem disso digo "alem de mim outras pessoas tb podem responder"

 

A pessoa responde com duas palavras: " ja postei". Nada de 'obrigado' ou coisa do tipo. Ok, a pessoa veio ao forum procurar ajuda, esta ansiosa, isso eu compreendo.

 

No dia seguinte vem: "oi, eu postei a msg em 2 foruns e até agora ninguem me respondeu.....vc nao poderia me responder por favor pq quero comprar logo os equipamentos e ainda tenho muitas duvidas"

 

Minha leitura dessa mensagem foi "ja que vc se dispos a me ajudar, sera que poderia fazer isso logo?!"

 

Bom, brochei, ate perdi a vontade de ajudar.

 

Pra coroar e confirmar que minha leitura havia sido correta, recebo hoje - quase 6 meses depois - outra msg dizendo: "obrigado por responder minhas duvidas viu, vc ajudou bastante !!!

pede pra eu postar no forum e depois ignora, obrigado,"

 

que coisa neh, agora a pessoa agradece!

 

A pessoa posta num forum com pouco movimento em que alem de mim tem pelo menos mais dois outros que estao SEMPRE ajudando. Me pergunto, porque sera que ninguem respondeu, teriam os outros sentido o mesmo que eu? Teriam os outros, assim como eu, deixado de cumprir com sua obrigaçao para com esse usuario merecedor de uma resposta logo?

 

duvida cruel

Link para o comentário
  • Membros

Xaliba

Compreendo muito seu desabafo tbm já passei muito por isso, a interpretação que eu tenho eh qdo não recebo ajuda:

1 não está afim

2 não sabe a resposta, não sabe como me ajudar

3 tds as alternativas estão corretas

(hehehe)

 

Ainda assim, identificado alguma das 3 opções, não se pode ficar na dependência daqela pessoa em ajudar, portando cabe buscar outras alternativas para encontrar respostas aquelas dúvidas, há outros blogs, sites, pessoas que se dispõe a isso.

 

E me desculpa se possa parecer ignorância de minha parte, mas acredito que uma pessoa com nível "membro de honra" poderia ter dado uma satisfação a dúvida da pessoa.

 

não vou entrar nos pormenores de qual era a dúvida, q tipo de Mochileiro era, mas uma vez que as dúvidas não foram sanadas nos tópicos que a mesma escreveu, custaria vc ter a respondido (seja no post ou por mp)?

Link para o comentário
  • Membros

Eu entendo completamente o xaliba.

 

Já fiz parte de outros fóruns e comunidades do Orkut onde a pessoa simplesmente nem buscava a resposta para a sua dúvida em algum post. Mandava direto uma MP pro moderador exigindo de maneira completamente ríspida uma solução para seu problema e, quando respondida, sequer devolvia um "obrigado".

 

Aprendi com o tempo que pessoas assim, que já chegam demandando explicações sem um 'oi', 'por favor' e 'obrigado' são pessoas desprovidas de qualquer tipo de educação - e, infelizmente, não vão aprender regras básicas de etiqueta com minha resposta, não importa o quão gentil eu seja. E acreditem, eu já fui muuuito solícito.

 

É chato, mas deixar de responder é, às vezes, a melhor solução.

Link para o comentário
  • Membros

A questão aqui eh a educação da pessoa ou a obrigação de responder uma dúvida?

 

Obviamente que uma esta ligada à outra e ninguém eh obrigado a nada, tudo aqui eh mt voluntário.

 

Todavia, responder a altura nem sempre eh a melhor solução, busco relevar muitos fatores e mesmo que respondesse um singelo "não sei" (sim, com essas duas palavras) acredito que mudaria o fim dessa história.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Nathalia, uma pessoa 'com o nivel membro de honra' nao tem nenhuma responsabilidade a mais do que um usuario cinza que chegou ha pouco tempo no forum. Ter o nome em azul nao me poe nenhuma obrigaçao, embora entendo que possa colocar expectativa na cabeça de outros usuarios. Inclusive eu nao pedi pra ter o nome azul. Nao pedi no inico pra ter o nome laranja, nao pedi pra ter o nome verde. Eu fui CONVIDADO, e aceitei, so isso. Meu nome em azul vem da minha contribuiçao PASSADA, ponto.

 

Tem respostas que nao vem de sim ou nao, sao varias perguntas e para responder precisa explicar, pensar, fazer um texto legal pra dar pra entender. Eu posso nao estar a fins de fazer isso agora. Posso deixar pra depois. Posso ter preguiça e nao fazer nunca. Ate por isso ja dou o toque pra pessoa postar no forum pq tem mais chances de conseguir uma resposta, isso ja nao eh uma ajuda? Bom, dai a pessoa vem com um tom mimado - no inicio era so uma suspeita, mas no fim ficou totalmente confirmado que era isso mesmo. Imagina so, eu fiz a pessoa perder tempo postando no forum e nao fui la ajuda-la, que injustiça da minha parte!

Link para o comentário
  • Colaboradores

O maior problema é que muitas pessoas tem preguiça de ler e pesquisar, criam tópicos atrás de tópicos, ou mandam mensagem privada para que alguém veja e responda instantaneamente, é mais comodo!

 

Cara existe muita informação preciosa neste fórum, "perder" um tempinho lendo é preciso! Não que não devemos ajudar, pelo contrário, mas eu só ajudo quando vejo que a pessoa pelo menos foi atrás de alguma informação,

já leu, pesquisou, etc, o mínimo que seja...

 

Exemplo vi muitos tópicos assim:

 

Título: Local "XYZ" por favor me ajudem!!!!

Mensagem: Pessoal, estou indo para o local "XYZ", não conheço nada, por favor me ajudem.

 

Sou novo no fórum, não viajei muito como algumas pessoas daqui, mas sempre procuro entrar nos espaços destinados aos locais em que visitei para poder ajudar com alguma coisa,

mas as vezes também não respondo porque não vejo interesse da pessoa, e não vou ter o trabalho de detalhar roteiro, custos, dicas, etc... e dar de mão beijada, LEIA!!!

Link para o comentário
  • Membros
Bom dia! Peça para fechar a mão com força e contar forte até três, começando do dedo mindinho. O que sobrar é dela. Rsrsrsrs

Pessoal é brincadeirinha. Isso é o que o Id quer, ja Super Ego manda vc fazer o possivel e impossiv para ajudar. O Ego com a palavra final no meu ponto de vista deve se eximir dela. Ou seja, o silêncio.

Link para o comentário
  • Membros

Quando o sujeito entra aqui com um roteiro estudado e pede apenas considerações e/ou sugestões para aperfeiçoar é uma coisa, quando pede pra montar o roreiro dele, tem que tomar ferro mesmo. Mensagem privada pedindo esse tipo de coisa nem resposta merece, exclui na hora.

 

Afinal de contas esse fórum não é uma agência de viagens, certo? Quem quiser um roteiro pronto que compre um pacote, simples assim.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...