Dicas: Atualidades sobre Pernambuco

Guias e troca de informações sobre os destinos do estado de Pernambuco


Dicas: Atualidades sobre Pernambuco

Mensagem não lidapor Adália M. » 24 Out 2010, 14:19

Resolvi criar mais este tópico para concentrar algumas notícias ou informativos que forem úteis ao Tópico PERNAMBUCO e não apenas a alguns subtópicos; sejam novidades que eu ou vocês descubramos ou algo veiculado que eu leia e resolva repassar pra vocês. ::cool::

Pra começar, um breve resumo das opções que minha cidade tem a oferecê-los.
Embora o verão inicie oficialmente em 21/12, aqui, é a partir do feriado de 07/09, a começar por PG e seus fds lotados com ou sem shows, e outras atrações em todo Estado, como opções culturais, gastronômicas, esportivas e festas diversas, em casas noturnas ou outras.

Para a parte cultural, reservem um pouco de tempo para andar pelo Centro do Recife e Recife Antigo com o Mercado São José, Casa da Cultura, Capela Dourada, Teatro Santa Izabel, Marco Zero, Rua do Bom Jesus e a 1ª Sinagoga do Brasil, feirinha ao ar livre (aos domingos) e grupos de maracatus (especialmente às sextas e aos domingos), Torre Malakof, Rua da Aurora (e seus casarios, como também a escultura em homenagem a Chico Science e o Movimento Mague Beat). Do outro lado da cidade, vocês terão vários museus (do Homem e do Nordeste, Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, do Estado de Pernambuco, Fundação Joaquim Nabuco, etc) e a Oficina de Francisco e o Instituito de Ricardo, irmãos Brennand.

Pra quem optar por aventura, tem o trajeto de barquinho de pescador ate a Praça das Esculturas de Brennand do outro lado do Rio em frente ao Marco Zero.
Também tem outra opção a céu aberto que é o passeio de catamarã, pelo Rio Capibaribe, entre as ilhas que compõem a cidade e suas pontes históricas, manguezais e os velhos monumentos constrastando com a modernidade.
Já pra quem quer um pouco mais de contato com a natureza, além das praias dos litorais - norte (Itamaracá e redondezas) e sul (PG e redondezas), a cidade também tem o Parque Treze de Maio (centro), Parque da Jaqueira (zona norte), o Parque Dois Irmãos e o Zoo (zona norte, quase oeste), as trilhas ecológicas do Jardim Botânico do Recife ou então o 1º Golf Club do Nordeste.

Na vizinha Olinda, Igrejas não faltam para guiá-los até a Sé, onde lá, além da vista completa de Olinda, vocês têm a bela paisagem da cidade de Recife. Também pode apreciar a nossa melhor tapioca e um pouco mais de cultura regional; ou as opções gastronômicas mais requintadas, pra quem preferir.

Sem falar nas opções que temos pelo interior: Bezerros (museu de artesanato e boas comidas regionais), Bonito (trilhas e beleza naturais), Gravatá, Garanhuns e Triunfo (dentre as cidades que compõem o circuito de inverno do Estado), Caruaru (além do São João, tem a Feira da Sulanka), Toritama (e a indústria de confecções, principalmente o jeans) e, no fim, já encontrando a Bahia, a famosa Petrolina, banhada pelo Rio São Francisco que fez com que a cidade evoluisse também graças ao cultivo das uvas e os vinhos produzidos por lá.

Para os programas noturnos, cada grupo se acha em lugares estratégicos: Quinta do Galo (pra dançar ao som de frevo e maracatu) na Sede do Galo da Madrugada; 'ralar bucho' no forró de Arlindo dos Oito Baixos ou Sítio da Trindade, bem como a Sala de Reboco; uma boa agitação Recifense também acontece no Oitão, sem contar as boates, com concentração maior delas no bairro de Boa Viagem, como The Pub, Conselheiro, Audrey e UK.
Para o público LGBT as opções são a Metrópole (no bairro da Boa Vista - centro da cidade) ou Misty (no fim de Boa Viagem, já no Pina).

Sobre a gastronomia, eu nem preciso me estender muito porque a maioria já deve ter visto o tópico que criei especialmente pra isso.... ::otemo::
Mas, só pra reforçar, aqui é a cidade que vocês não passam fome. E pra quem exagerar, aproveite o calçadão no fim de tarde e queime um pouco as calorias...
Tanto não é balela o que digo que Recife é o principal pólo gastronômico do Nordeste e um dos principais do país.
Um bom lugar pra encontrar essa mistura toda de sabores são os restaurantes regionais, mas outros de culinárias internacionais também têm por aqui.
- Café da manhã tem que ter: cuscuz doce no leite de coco, munguzá, bolo de macaxeira, tapioca, queijo coalho, bolo de rolo, e tantos outros quitutes de dar água na boca.
- E o almoço? Eita tentação.... (sou supeitíssima pra falar...) Carne de Bode de qualquer jeito eu sempre sugiro; pra quem preferir o tradicionalismo, um bom arroz com feijão tropeiro dá um sabor nordestino se acompanhado de carne de sol, farofa e o que mais o paladar de vocês topar. Os arrumadinhos de macaxeira com charque são a sensação - não só em PG onde eu indico o Barcaxeira como também - nos mercados públicos da Madalena ou da Boa Vista.
- O jantar fica a critério de cada um já que, como eu disse, bons restaurantes não faltam por aqui.

Bem, acho que deu pra dar uma geral do que temos, mas com certeza isso não é tudo. Sou apenas uma recifense ajudando vocês. Não conheço tudo, mas procuro estar informada. Se não sei, procuro. E tento certeza que cada um sempre descobre um pouco mais do que a maioria já sabe...

Que todos façam boas leituras e suas viagens tranquilamente!
Have a nice trip!!!
Colaboradora de Pernambuco.

Deixe a vida te despentear...
Avatar do usuário
Adália M.
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 460
Desde: 27 Jun 2009, 13:31
Localização: Recife

Festival de Circo do Brasil no Recife traz 15 atrações

Mensagem não lidapor Adália M. » 06 Nov 2010, 14:44

No dia 4 de Novembro, iniciou-se o Festival de Circo do Brasil 2010, patrocinado pela Petrobrás e sediado no Recife, trará atrações nacionais e internacionais, entre eles: Dimitri Hatton (FRA), ShakeThat (BEL), Maku Jarrak (ARG) .
São 15 atrações que se revezam em mais de 30 apresentações, numa programação cheia até 7 de novembro, trazendo espetáculos de alto nível.

O evento é aberto ao público.

Site do evento: http://www.festivaldecircodobrasil.com.br/
Colaboradora de Pernambuco.

Deixe a vida te despentear...
Avatar do usuário
Adália M.
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 460
Desde: 27 Jun 2009, 13:31
Localização: Recife

PE Music Festival 2010

Mensagem não lidapor Adália M. » 06 Nov 2010, 14:50

O PE MUSIC FESTIVAL é um evento referência quando se trata de pop rock no Nordeste, e em seu quinto ano consecutivo, ele se torna um evento democrático, dando oportunidade ao público desfrutar da programação gratuitamente.

Neste ano o festival contará com a presença de grandes músicos:

- Natiruts: representante do reggae brasileiro no mundo todo, já realizou turnês com shows em Portugal, Itália, Espanha e França. O grupo, inspirado no mundo de Bob Marley, apresenta seu álbum denominado Raçaman, e toca seus hits mais conhecidos.

- Otto: o cantor pernabucano trará ao Marco Zero as canções do seu sexto CD, intitulado “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, incluindo a música “Crua”, sucesso na trilha da novela Passione

- Pitty: a cantora baiana traz o seu rock contagiante ao Recife, e apresenta o show do disco “Chiaroscuro” (2009), que mescla seu estilo ao soul, tango e bolero.

rogramação

PROGRAMAÇÃO – PE Festival 2010

05 DE NOVEMBRO

Circo 17 horas A Banda, O Circo Chegou, Amazônia Folia com a Trupe Arricirco.
Teatro 18:30h Chapeuzinho Vermelho e um Lobo Muito Mau – RN
Teatro 19 horas Deu a Louca na Favela
Teatro 19:30h Os Quatro Amigos – RN
Dança 20 horas O Quebra Nozes com o Ballet da Cidade
Dança 20:30h Salsa e Cia com Esquadros Cia de Dança
Dança 21 horas Rap Soul Charme com o Grupo Ubi Zulu Bambaataa
Shows A partir das 21 horas Shows com Otto, Pitty, Almério, Natiruts
Obs. Perguntamos a ABPA a ordem dos shows e eles disseram que isso ainda não estava definido.

06 DE NOVEMBRO

Circo 18 horas Mistura Pernambucana, O Circo dá Vida, O Mundo Encantado do Circo
Teatro 19:30h Os Quatro Amigos – RN
Teatro 20 horas João e Maria – PB
Teatro 20:30h Os Saltimbancos
Dança 21 horas La Bayadére com o Ballet da Cidade
Dança 21:30h Brasil no Salto com Esquadros Cia de Dança
Dança 22 horas Encontro do Hip Hop com o Grupo Ubi Zulu Bambaataa

O festival é aberto ao público, e a expectativa é de receber mais de 20 mil pessoas nos dois dias de evento.

O palco montado no Marco Zero terá 600 m² e contará com telões para melhor visualização do público. Também haverá estrutura de delegacia móvel, posto médico, UTI móvel e praça de alimentação.

O festival será totalmente gratuito.

O twitter dos artistas: @pittyleone, @natirutsoficial, @otto_oficial e @Almerio7.

Fonte: AGENDA DO RECIFE
Editado pela última vez por Adália M. em 06 Nov 2010, 15:00, em um total de 1 vez.
Colaboradora de Pernambuco.

Deixe a vida te despentear...
Avatar do usuário
Adália M.
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 460
Desde: 27 Jun 2009, 13:31
Localização: Recife

Lenine em Recife

Mensagem não lidapor Adália M. » 06 Nov 2010, 14:52

Lenine estára em Recife no teatro guararapes neste dia 26 de novembro.
Ainda não está definido o horário e preço dos ingressos, mas o dia do show já está confirmado no site oficial do cantor: http://www.lenine.com.br/agenda

Você que é fã do Lenine pode escolher sua música preferida para ser tocada no show:
Mande para o e-mail producaolenine@gmail.com e diga qual dessas músicas abaixo você gostaria de incluir no set list. A mais votada na sua cidade entra no bis.

Para participar, é só escrever no título da mensagem o nome de sua cidade e a palavra bis, por exemplo, “Recife – Bis”, e no corpo do e-mail a música que você gostaria de ouvir.

A rede
Tubi Tupy
Hoje eu quero sair só
Paciência
Alzira e a torre
Jack soul brasileiro
A ponte
Escrúpulo
O último por do sol
Pedra e areia
Candeeiro encantado
Que baque é esse ?
Dois olhos negros
Fere rente
Relampiano
Rosebud
Virou areia
Tuaregue nago
Ecos do ão
Sonhei
O silencio das estrelas
O homem dos olhos de raio x
No pano da jangada
Santana
Miedo
Tudo por acaso
A medida da paixão
Lá e cá
Miragem do porto
Atirador

Fonte: AGENDA DO RECIFE
Colaboradora de Pernambuco.

Deixe a vida te despentear...
Avatar do usuário
Adália M.
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 460
Desde: 27 Jun 2009, 13:31
Localização: Recife

Grande Recife amplia o atendimento às praias do Litoral Sul

Mensagem não lidapor Adália M. » 15 Fev 2011, 23:20

Novos ônibus e preços diferentes para os turistas que queiram ir pra PG sem o custo de um transfer, táxi ou afins...

Grande Recife amplia o atendimento às praias do Litoral Sul

A partir do dia 04/02/11, os usuários que deslocarem do Recife até as Praias de Muro Alto, Porto de Galinhas e Maracaípe, localizadas no município de Ipojuca, passam a contar com três novas opções de linhas. A mudança inclui a adoção de ônibus novos (com padrão rodoviário - que inclui ar-condicionado e bagageiros para transporte de pranchas de surf, em parte da frota) e sinalização diferenciada. Ao todo, o serviço será operado por 12 ônibus.

O novo serviço surgiu a partir da modificação da linha 191-Recife/Porto de Galinhas (N. Sra do Ó) – que teve seu quadro de horário reestruturado e foi desmembrada em duas novas linhas, 195-Recife/Porto de Galinhas (Opcional) e 196-Recife/Porto de Galinhas (IMIP).

Agora, a linha 191-Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó) passará a ser operada por cinco veículos do tipo rodoviário, que farão 13 viagens diárias. Estes equipamentos possuem poltronas acolchoadas, área para transporte de pranchas de surf, proporcionando mais conforto para os usuários. Esta linha, no entanto, não irá com ar-condicionado. O itinerário inclui o centro do Recife, a Avenida Mascarenhas de Moraes, além de Muro Alto, Porto de Galinhas e Maracaípe, em Ipojuca. A tarifa continua a que é atualmente praticada: R$ 6,70. O pagamento poderá ser realizado em espécie ou com os cartões do VEM, nas modalidades Estudante (com direito a meia-passagem), Infantil (gratuidade catracada), Trabalhador e Comum.

A nova linha 195-Recife/Porto de Galinhas (Opcional) será operada por veículos climatizados, com bagageiro externo para prancha de surf, poltronas acolchoadas e outros serviços. Ao todo, cinco ônibus farão 15 viagens por dia. A linha circulará pela avenida Dantas Barreto, cais de santa Rita, pelo bairro de Boa Viagem (na Domingos Ferreira) - atendendo inclusive ao Aeroporto Internacional dos Guararapes (onde terá uma parada na área de desembarque) e hotéis da região – passando por Nossa Senhora do Ó, Muro Alto e Porto de Galinhas. A tarifa cobrada pelo serviço diferenciado será de R$ 9,80. O pagamento pode ser efetuado em espécie ou com os cartões VEM, nas modalidades Trabalhador e Comum.

Por fim, a linha 196-Recife/Porto de Galinhas (IMIP), será operada com dois ônibus convencionais, que realizarão sete atendimentos todos os dias. No itinerário, estão vias como a Avenida Mascarenhas de Moraes, e Dantas Barreto. A tarifa será R$ 5,30. Este serviço pode ser pago com o uso dos cartão VEM nas modalidades Estudante (com direito a meia-passagem), Infantil (gratuidade catracada), Trabalhador e Comum. Passageiros usuários de gratuidade não catracada (deficientes físicos e idosos) também poderão utilizar esta opção.


OPERAÇÃO - Por ser tratar de um serviço diferenciado, com atendimento a um dos balneários mais importantes do País, o serviço ganhou um layout próprio, inspirado na praia e suas belezas. Para informar os usuários, o Consórcio utilizará cartazes, folders e outros materiais com informações operacionais. Além disso, todos os detalhes sobre a operação das linhas estarão disponíveis através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.

Fonte: Grande Recife Consórcio
Colaboradora de Pernambuco.

Deixe a vida te despentear...
Avatar do usuário
Adália M.
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 460
Desde: 27 Jun 2009, 13:31
Localização: Recife

CHUVAS!!!!!

Mensagem não lidapor Adália M. » 19 Abr 2011, 14:08

Gente, sinto informar, mas quem vier para o NE esses dias, vai parecer pinto molhado se sair dos locais onde tiverem hospedados.
Nao sei o volume dos outros locais pela região nordeste.. mas Recife está vivendo o caos há duas semanas com intensas chuvas e transtornos ocasionados por elas.
Não aconselho virem pra cá ate a 2ª semana de agosto.
A não ser que queiram vir para curtir Semana Santa e São João no interior.

Pela capital e praias, é furada total.

Caso queiram acompanhar melhor, seguem sites de noticias locais daqui:
http://www.diariodepernambuco.com.br/
http://ne10.uol.com.br/
http://www.pernambuco.com/
http://pe360graus.globo.com/

Que São Pedro dê uma trégua, por favor!!!
Colaboradora de Pernambuco.

Deixe a vida te despentear...
Avatar do usuário
Adália M.
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 460
Desde: 27 Jun 2009, 13:31
Localização: Recife

Ingresso para visitar Fernando de Noronha será de R$ 65

Mensagem não lidapor Adália M. » 11 Mar 2012, 20:10

Ingresso para visitar Fernando de Noronha será de R$ 65

Valor deve vigorar a partir de abril e se aplica à permanência de até dez dias. Estrangeiros pagarão o dobro, e Taxa de Preservação Ambiental continuará sendo cobrada

Quem quiser visitar as águas cristalinas da Praia do Sancho, relaxar nas piscinas naturais da Baía dos Porcos ou curtir o pôr do sol diante do Morro Dois Irmãos terá que pagar ingresso. A empresa Cataratas do Iguaçu S/A, responsável pela gestão do Parque Nacional do Iguaçu, venceu a concorrência pública para gerenciar o ingresso de visitantes ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PNMFN). Turistas brasileiros terão que desembolsar R$ 65 para ficar dez dias, enquanto os estrangeiros pagarão o dobro: R$ 130. A estimativa é que os ingressos passem a ser cobrados a partir de abril.

A concessão é do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela administração do PNMFN, e terá validade de 15 anos. O ingresso não substitui a Taxa de Preservação Ambiental (destinada à manutenção do arquipélago) de R$ 43,20 por dia, que continuará a ser cobrada pelo governo de Pernambuco.

O site da Cataratas do Iguaçu S/A afirma que a EcoNoronha, filial da empresa que administrará a concessão no PNMFN, utilizará tecnologias sustentáveis que atenderão as normas ambientais. R$ 8 milhões devem ser investidos até 2013 nas áreas de concessão do parque (Mirante dos Golfinhos, Mirante Dois Irmãos/Baia dos Porcos, as praias do Sancho, Sueste, Leão, Atalaia e Caieiras e mais oito trilhas que levam a estes pontos de visitação).

A empresa promete a reforma de Pontos de Informação e Controle (PICs), e a instalação de trilhas suspensas em pontos determinadas pelo ICMBio, que irá monitorar todas as obras.

Segundo Ricardo Araújo, chefe do PNMFN, parte do recurso obtido pela venda dos ingressos será investido para melhorar a infraestrutura e minimizar o impacto dos turistas no arquipélago, sem ferir o plano de manejo do parque. “Agora, os benefícios mais claros das obras são a substituição de estruturas antigas que utilizavam tecnologias que antigamente não estavam disponíveis”, afirma Araújo. Entre as melhorias das obras, que já começaram, estão previstas a instalação de sistema de captação de água da chuva, utilização de iluminação natural, retirada de todo o concreto que impermeabiliza o solo, o tratamento de todo o efluente que será reutilizado para a descarga dos banheiros e a implantação de trilhas suspensas para diminuir a erosão causada pelo vai-e-vem de pessoas.

Fonte: Viajeaqui
Colaboradora de Pernambuco.

Deixe a vida te despentear...
Avatar do usuário
Adália M.
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 460
Desde: 27 Jun 2009, 13:31
Localização: Recife

Cirque du Soleil - Varekai

Mensagem não lidapor Adália M. » 02 Abr 2012, 00:31

Pra quem não for ter oportunidade de ver o Cirque du Soleil em sua cidade, e tiver de passagem por Recife, recomendo demais que assistam o espetáculo Varekai.
É maravilhoso e vale muito a pena.
As apresentações vão até o dia 22 de abril, salvo engano.

Have a nice trip e bom espetáculo :)
Bjs



Imagem
Colaboradora de Pernambuco.

Deixe a vida te despentear...
Avatar do usuário
Adália M.
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 460
Desde: 27 Jun 2009, 13:31
Localização: Recife

Finalização de obras na PE-60 interdita 1,3 km de extensão

Mensagem não lidapor Adália M. » 09 Abr 2012, 14:44

Finalização de obras na PE-60 interdita 1,3 km de extensão

A Secretaria de Transportes, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), iniciou nesta segunda-feira (9), a última etapa de finalização de obra de recuperação da rodovia estadual PE-60. O investimento da obra é de R$ 15,7 milhões.

A recuperação, iniciada desde setembro do ano passado, sofrerá interdição, em meia faixa da rodovia, no total de 1,3km de extensão, entre o Engenho Massangana, no quilômetro 9,4, até a RM Eólica, no quilômetro 8,1.

Nesta etapa, serão realizados serviços de fresagem e execução de base e do revestimento. As intervenções durarão 15 dias.

Uma dica para que trafega nesta área, será seguir pela Avenida Portuária, acessando a TDR-Norte, entrar em seguida na PE-28 e retornar à PE-60 saindo em frente ao posto do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRv). Outra opção é seguir pela PE-42 e sair na BR-101, em Escada.

A recuperação da rodovia traz benefícios ao trecho urbano da PE-60, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, entre o quilômetro zero e quilômetro 10,2.

Fonte: JC Trânsito
Colaboradora de Pernambuco.

Deixe a vida te despentear...
Avatar do usuário
Adália M.
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 460
Desde: 27 Jun 2009, 13:31
Localização: Recife

Re: Dicas: Atualidades sobre Pernambuco

Mensagem não lidapor Adália M. » 24 Abr 2012, 23:47

RODA DE BOTECO

A 6ª edição do festival gastronômico Roda de Boteco promete movimentar bares e botecos do Recife até o dia 19 de maio. Ao todo, 28 estabelecimentos de toda a Região Metropolitana participam do festival, que tem petiscos criados especialmente para a ocasião. Uma das novidades deste ano é a Festa do Botecão, que fecha o evento no dia 26 de maio, no Clube Português, com shows de Arlindo Cruz, Grupo Família, Batuk de Bamba e Só na Marosidade. Para outras informações sobre o festival e os estabelecimentos participantes, basta acessar o site do evento: http://www.rodadeboteco.com.br/recife

Fonte: Curta Recife
Colaboradora de Pernambuco.

Deixe a vida te despentear...
Avatar do usuário
Adália M.
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 460
Desde: 27 Jun 2009, 13:31
Localização: Recife


Voltar para Pernambuco



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron