Ir para conteúdo

Dificuldades de Mochilar pelo Mundo... Hobo


Posts Recomendados

  • Membros

Primeiramente gostaria de me desculpar caso tenha colocado esse tópico no local errado.. Se isso de fato ocorreu, me desculpem...

 

Acompanho o site de voces ha anos, e já o utilizei muito para viagens..

 

Paricularmente tenho uma idéia totalmente erronea de mochileiro.. Para mim, mochileiro (o que chamo de clássico, tradicional) seria (ou é) uma espécie de hip, andarilho...

 

Muitos filmes, inclusive o que mais sou fã o ''NA NATUREZA SELVAGEM'', me faz ver aquele personagem como um fiel mochileiro.. Não estou julgando se é certo ou errado.. Apenas mostrando meu ponto de vista.. Pois se voce já tiver hospedagem, alimentação, trabalho, e dinheiro.. Em minha humilde opinião isso é ser turista (embora gastanto o minimo, ainda assim turista e não mais aventureiro)..

 

E meu questionamento parte do ponto de vista onde para que eu entre em algum país (ou alguem entre no brasil por exemplo), é necessário ter a passagem de volta já comprada, ter o valor ''x'' de dinheiro para se sustentar pelos ''x'' dias que lá ficar.. Ter uma carta convite, ou então comprovante de hospedagem, cursos, etc e tal..

 

Então, vos pergunto meus caros: Se eu quero conhecer o mundo.. Mas não tenho tanta grana assim.. Posso ir para Espanha ficar lá 1, 2 meses.. de lá ir para França ficar 1, 2 meses.. Ir para Alemanha ficar mais 1, 2 meses.. Ir para outro continente.. Essas coisas.. Como nômade?

 

Ou não.. não existe essa possibilidade, não existe esse tipo de viagem, onde voce tem o direito de ir e vir.. Sem ser visto como emigrante, ilegal e tal..

 

Sei que a pergunta é idiota, mas é uma dúvida pessoal.. Pois queria viver me aventurando assim, sem parada.. Ficando ''x'' dias em um local, conhecia pessoas, culturas, e iria para outro.. E assim por diante..

 

Mas pelo que busco na internet, sempre tem que ter grana ''x'' para la ficar, passagem comprovando a saída, comprovante de hospedagem.. Essas coisas todas..

 

Espero que entendam meus questionamentos e possam me ajudar.. Grato!

Link para o comentário
  • Colaboradores

então cara, etendo muito bem seu ponto de vista e ja me fiz as mesmas perguntas antes!!

 

Estou saindo para um mochilão de tempo indeterminado, provavelmente mais de dois anos, mas sem data de volta...quando me sentir completo, eu volto! Bom, estou saindo em 2 semanas! Larguei tudo, paixão, emprego, familia e vu fazer isso pq eu preciso.

 

Me deparei com a mesma pergunta sobre o exterior e a resposta é infelizmente sim... você precisa de no minimo um Passaport para se deslocar a algum país. Exatamente por esse motivo, não vou sair da américa do sul por enquanto...o que eu gosto mesmo é natureza e aqui tem de sobra...e nos países da américa do sul você não precisa de nada para viajar...seria interessante levar somente a identidade...

 

A respeito do into the wild... também gosto e sou mt fã...porem não podemos deixar de lado o fato de ele ter acontecido a 20 anos...as coisas mudaram muito e não é mais tão simples viajar...o homem complicou ao máximo!

 

Uma coisa que me indigno mt a todo momento é o fato de termos que pagar para visitar machu picchu e até para andar pelas trilhas incas! Porem isso também é compreensível e foi o homem que provocou...pq turrista, suja, estraga e destrói tudo que ve...e alguem tem que manter o controle...e para manter o controle existem gastos!

 

É realmente um infelicidade que o mundo esta assim...mas vamos aproveitar o que podemos antes que piore...abraço

Link para o comentário
  • Colaboradores

O passaporte é necessário, no entanto o que foi perguntado é se vc pode ficar de um a dois meses em um pais e depois ir para outro. Isto é possível sim pq a maioria dos países te dão um visto de turista com validade de 30 a 60 dias e a maioria dos países da Europa não pedem visto de brasileiros. Tem pessoas que ficam um determinado tempo em um pais e depois vão para outro e dias depois retornam aquele país podendo ficar mais 30 ou 60 dias. Então se sua intenção e viver viajando pelo mundo vá em frente e curta sua viagem. O Passaporte tem validade de 5 anos, creio que em 5 anos vc consegue seu objetivo. Importante. Só fique atento ao fato de que alguns países exigem que o viajante tenha um seguro saúde e uma quantidade de dinheiro suficientes para se manterem lá por determinado tempo, no entanto nunca vi ninguém conferir quanto eu tinha em espécie ou me cobrado o seguro viagem ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá, interessante esse ponto que vc levanta sobre a definição do termo mochileiro.

 

Sobre a sua pergunta se é possível ficar 1 mes ou 2 na Espanha, ir pra França por mais um mês, seguir para a Alemanha por mais um mês ou dois e assim ir explorando a Europa... a resposta é infelizmente NÃO, não é possível. Espanha, França e Alemanha (e outros países) assinaram o Tratado Schengen, de unificação de fronteiras, que impõe um limite de 90 dias para quem não tem passaporte europeu. Então 90 dias é o tempo máximo que vc pode ficar dentro do espaço Schengen, num período de 180 dias. Para saber todos os países que fazem parte do Espaço Schengen: http://es.wikipedia.org/wiki/Acuerdo_de_Schengen (o artigo em espanhol traz uma lista dos países, enquanto que o artigo em portugues está meio confuso).

 

O que vc pode fazer (em teoria) é ficar 90 dias no Espaço Schengen, ficar 90 dias fora (poderia ir para a Inglaterra, Marrocos, Turquia etc, tem que ver o limite para cada país) e depois de transcorridos 90 dias, voltar ao Espaço Schengen. Mas sempre tem a limitação de poder comprovar renda. Então pra responder sua outra pergunta: não, não existe viagem estilo "andarilho" sem lenço nem documento pela Europa... para quem tem passaporte que não é da União Européia. A limitação não é apenas para brasileiros: Alex Supertramp, o personagem do livro/filme que vc citou teria a mesma limitação na Europa... e provavelmente não fosse do estilo dele atravessar o oceano num avião... com tanta natureza selvagem para explorar bem debaixo do próprio nariz, né mesmo? mas pra falar a verdade faz muitos anos que li o livro e não lembro bem da filosofia de vida dele. Provavelmente vc sabe mais que eu.

 

Voltando ao seu caso: se vc tem vontade de viajar feito nômade/aventureira/andarilho etc, sem se preocupar em ter que comprovar nada pra ninguém, acho que a melhor coisa a fazer é explorar o lugar onde vc nasceu, onde vc já é bem vindo/a! Depois pode seguir pela Am Latina, em termos de natureza não perdemos pra ninguém, pelo contrário! Boas andanças pra vc. ::otemo::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...