Ir para conteúdo

Europa 20 dias - Casal Jovem (18 aninhos)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, tudo bom?

Este é o meu primeiro post aqui no fórum, e gostaria de pedir encarecidamente a ajuda de vocês (se eu estiver na "seção" errada por favor me avisem).

Vamos lá: Eu e meu namorado decidimos fazer um mochilão na Europa, com duração e torno de 25 dias (tempo flexível). A princípio mais um amigo nosso irá, mas nada definitivo ainda. Começamos planejando um roteiro leste europeu e terminamos agora com o seguinte: Pegaríamos um avião do Brasil para Amsterdã, tentando ao máximo chegar lá de tarde, curtir a noite pelo distrito vermelho, dormir no hostel e aproveitar o dia seguinte ao máximo na cidade (pelo que vi aqui no fórum não é necessário muito tempo). Daí pensamos em pegar um avião low cost de noite (são apenas duas horas de viagem) em direção a Budapeste, dormindo por lá - essa última parte poderia ser alterada, poderíamos dormir no hostel em Amsterdã e viajar pela manhã. Já em Budapeste, uma das cidades mais esperadas, curtiríamos 2 dias e uma noite, partindo na tarde do segundo dia por mais uma viagem low cost, dessa vez com destino a Roma - essa novamente é mais uma parte maleável, uma vez que toparíamos dormir em Budapeste e partir pela manhã. Em Roma passaríamos inicialmente 4 dias e 3 noites, contando com 1 dia reservado ao Vaticano. No 4 dia partiríamos o mais cedo possível para Veneza, curtindo lá 3 dias e 2 noites. No terceiro dia temos 2 opções: Uma viagem pesada (12h de ônibus) para Basel, na Suíça ou, o mais desejado até agora, acordar cedo e pegar o trem para Milão (2h30m), descansar lá e na manhã seguinte partir de ônibus (ou carro compartilhado, se disponível) para Basel, uma viagem mais tranquila de 6 horas. Em Basel acreditamos que uma noite e dois dias seria mais que suficiente, e partiríamos na segunda manhã para o destino final, Paris. A viagem de ônibus seria pesada (7 horas), mas a de trem é meio cara, já estamos gastando bastante. Na cidade das Luzes passaríamos 5 dias, contando com o dia de chegada (sim, já li que o dia de viagem é quase um dia perdido) e voltaríamos ao nosso tão amado Brasil no quinto dia. Agora vamos a parte que vocês destroem meus sonhos e me jogam a real: Nosso orçamento está entre 12 e 19 mil reais, com uma estimativa básica de 15 mil (vários fatores podem alterar esse valor), e a data da viagem está prevista para agosto desse ano ou setembro/outubro, também desse ano (me desculpem não ter o mês certinho, é que preciso esperar até Abril pra receber uma notícia que irá ditar o resto do meu ano, rs). Agora às dúvidas:

 

  • O que vocês acham quanto ao nosso orçamento? Considerem que pretendemos economizar em hostels e fazer nossa comida na maioria esmagadora dos dias, e pretendemos enxugar bastante os gastos.
     
    Uma parte bem delicada é em relação a nossa idade. Eu tenho 18 e tanto ele quanto nosso amigo têm 19. Até que ponto isso afetaria a viagem? (principalmente legalmente) Por favor, não se limitem a discorrer sobre nossa pouca idade e maturidade, sei da minha falta de maturidade decorrente da idade, mas por isso tenho a humildade de vir aqui e pedir a ajuda de vocês, mais maduros nesse assunto.
     
    Falem também sobre dicas do roteiro. Sei que é bem maluco, e que cortar Amsterdã deixaria o caminho mais consistente, porém eu realmente não estou disposta a remover essa cidade. As outras estão sujeitas a remoções (especialmente Milão, que sinto que não conhecerei direito em 1 dia)
     
    Mais um ponto que eu queria muuuito a ajuda. Com relação aos trens, não consigo achar um trajeto decente de trem. No site da Rail Europe só acho preços absurdos de caros, nada parecidos com a fama dos trens baratos europeus, poderiam me indicar outro site ou dizer aonde estou errando? Mais uma coisa, pelo site Rome2Rio achei trajetos de trem bacanas e com preços acessíveis, mas ao entrar no site de algumas companhias me deparo com a tristeza de uma língua totalmente estranha. Como efetuar a compra sem erros nesse caso? (Um detalhe: Eu falo fluentemente o inglês)

 

Espero que alguém leia esse texto imenso e gostaria de dizer que desde já toda ajuda é bem vinda :D:D:D

Link para o comentário
  • Membros

Seja bem vindo.

 

Quando você for pegar o avião, não só aquelas 2 horas de voo que você perde. Você tem que fazer as malas e fazer check-out do hostel, ou então ir buscar a sua mochilha caso tenha deixado ela no guarda-volumes, estime uma meia hora de tempo gasto nisto. Você tem que se deslocar até o aeroporto que quase sempre é distante, preveja 1 hora para deslocamento até o aeroporto. É recomendável chegar lá no aeroporto umas 2 horas antes do horário do voo, para ter tempo de fazer check-in, despachar bagagem, passar na fila demorada do raio-x, se localizar no aeroporto enorme, etc. Ai vem as 2 horas de voo propriamente ditas. Mas não terminou ai, ao chegar no destino, tem que desembarcar, retirar bagagem, achar onde que pega o ônibus/trem para o centro, vai facilmente uns 30 ou 45 minutos, nisto. Novamente o aeroporto vai ser distante do centro, você gasta facilmente 1 hora para chegar lá no centro, ao chegar no centro, você tem que achar o seu hotel, fazer check-in, se acomodar, etc e para isto vai facilmente mais uns 30 ou 45 minutos.

 

Aquele voo de 2h na verdade vai lhe consumir fácil, fácil 6 horas do seu dia contando a partir do momento em que você resolve sair do seu hostel até o momento em que você está acomodado no hostel seguinte.

 

Ou seja, facilmente você perde no mínimo meio-dia de viagem em cada deslocamento de cidade, isto se o horário for bom, se o horário não ajudar, pode "estragar" praticamente o dia inteiro.

 

Quanto ao seu roteiro, algum interesse específico em Basel? Não é um destino turístico lá muito empolgante, alem de ser um local absurdamente caro! A parte legal na Suíça são as montanhas e os lagos, mas eles ficam em Lucerna, Interlaken, Zermatt, mas são passeio bem, bem caros.

 

Milão na minha opinião seria uma cidade meio sem graça depois de você ter passado por Roma, Veneza e Amsterdam, então sinceramente eu pularia Milão e Basel, pegando um voo direto de Veneza para Paris, acho que seria muito mais barato. Só tente evitar chegar em Paris pela Raynair ou pelo aeroporto de Beauvais, a passagem até pode ser mais barata, mas são 3 horas e 25 Euros de ônibus do aeroporto até o centro de Paris, é melhor pagar um pouquinho mais nas passagens, mas chegar num aeroporto mais central.

 

E passaria este tempo sobrando para outros locais, como por exemplo, aumentando 1 dia em Amsterdam, que apesar de ser uma cidade compacta, 1 dia, talvez nem isto, não seria suficiente para vocês verem o principal da cidade com alguma calma e ainda sair a noite.

 

Eu também incluiria Praga no roteiro, com uns 3 dias, depois de Amsterdam e antes de Budapeste, acredito que vocês possam gostar mais do que Basel e Milão, e também é um local com um custo muito menor que a Suíça.

Link para o comentário
  • Membros

O orçamento de 15 mil Reais é para cada um ou para os dois?

 

Você tem alguns locais meio caros, como Paris, Amsterdam e Veneza, e outros beeem caros como Basel, então o custo será mais alto, mas se aceitar a minha sugestão de trocar Basel por Praga, eu acredito que vocês consigam "sobreviver" com uma média de 65 a 70 Euros por dia entre gastos com hospedagem, alimentação, metrô e passeio para cada pessoa. Arredondando para cima e multiplicando 70 euros x 25 dias, seriam 1.750 Euros ou R$ 6.500.

 

Custos com baladas não entrariam neste valor de 65 a 70 Euros por dia, entraria no máximo um "happy-hour" num pub no final do dia...

 

Passagens Brasil x Euros x Brasil, estime gastar uns R$ 2.500 para cada pessoa, pode ser um pouco menos se tiverem sorte de conseguir uma promoção, mas para começo de orçamento, conte uns R$ 2.500 por pessoa.

 

Passagens locais (Amsterdam x Praga x Budapeste x Roma x Veneza x Paris), comprando uns 90 dias antecipado, eu acredito que lhes custem em torno de 300 Euros uns R$ 1.200 no total por pessoa.

 

Ai você precisa fazer passaporte caso não tenha, precisa do seguro saúde, estes itens devem lhes custar outros R$ 1.000 a R$ 1.500.

 

Também é recomendável ter uma reserva para algum imprevisto, como por exemplo, erar o caminho do aeroporto e perder o voo, ter que comprar algo lá, etc.. eu recomendaria entre 1 e 2 mil reais de reserva para isto.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...