Ir para conteúdo

Europa 26 dias - 2 roteiros: Londres-Paris-Bruxelas-Amsterdam-Berlin-Madrid-Londres ou L-P-A-B-M-Lisboa-Londres


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite. Minha primeira viagem sozinho na europa vai sair daqui ha dois meses e eu não fechei o roteiro inteiro ainda. Por enquanto tenho comprado, as passagens Rio-Londres-Rio e Londres-Paris.

Segue abaixo minha ideia, mas estou procurando opinioes, sugestoes, e críticas! fiquem a vontade e desde ja muito obrigado.

 

Estou fechando essa semana o roteiro para ja comprar as passagens e hostels. Não tenho hostel reservado para nenhum lugar por isso aceito sugestoes também.

 

Outra dica, estou calculando em media 80EUR/DIA para cada cidade dessa( isso incluso a diaria do hostel. Mais ou menos 30EUR por hostel incluso cafe da manha e 50EUR para paasseio e uma refeicao principal(lanche/janta).

 

Custos de passagens de trem, passagem internacional e aviao entre os locais, estou desconsiderando desses 80EUR obviamente.

 

09/03 - RIO - ROMA - LONDRES - 16:00

10/03(SEXTA-FEIRA): CHEGADA EM LONDRES(HEATHROW) AS 16:00

11/03(SABADO) - LONDRES

12/03 (DOMINGO )- LONDRES

13/03 -(SEGUNDA) - LONDRES

14/03(TERÇA) - LONDRES

15/03(QUARTA-FEIRA) - LONDRES - PARIS(TREM - SAIO DE LONDRES AS 07:55 E CHEGO EM PARIS AS 11:55 NA GARE DU NORD. COSIDERANDO MAIS UMAS 2 HORAS DE DESLOCAMENTO PARA O HOSTEL E FAZER CHECK-IN, ESTOU LIVRE A PARTIR DAS 14:00. CONSIDERO ENTÃO MEIO DIA EM PARIS, CERTO?

16/03(QUINTA-FEIRA) - PARIS

17/03(SEXTA-FEIRA) - PARIS

18/03(SABADO) - PARIS

19/03(DOMINGO) - PARIS

20/03(SEGUNDA) - PARIS(CDG) - Bruxelas -Trem

20/03 (SEGUNDA) - TARDE LIVRE EM bruxelas( chegada meio dia de trem - apenas duas horas)

21/03 (TERÇA) - Bruxelas

22/03(QUARTA-FEIRA) Bruxelas

23/03(QUINTA-FEIRA) - bruxelas-amsterdam - trem - chegada em amsterdam as 14

23/03(quinta-feira) - amsterdam

24/03(SEXTA-FEIRA) - amsterdam

25/03(sábado) amsterdam

26/03(domingo) - amsterdam - berlin - chegada em berlin as 10. Tarde livre a partir das 12

27/03 - berlin( segunda - dia inteiro

28/03 - berlin terça-feira - dia inteiro

29/03 - berlin quarta-feira - dia inteiro

30/03 - quinta-feira - berlin x madrid

31/03 - sexta-feira madrid

01/04 - sábado - madrid

02/04 - domingo - madrid

03/04 - segunda - feira - madrid x londres ( chegada em londres) 1pm

04/04 - terça-feira londres

05/04 - quarta-feira - londres - brazil - eu voo de volta é as 16:00 portanto nao estou considerando muito esse dia. Vou usar para comprar algum pequeno souvenir na manha, comer e ir pro aeroporto as 13:00

 

 

Londres está picado, eu sei. Eu quis dividir em 3dias e meio na chegada e 1 dia inteiro e meio na volta… mais ou menos 5 a 6 dias. Isso por que eu sabia que teria que voltar para londres para pegar voo de volta para o brasil e nao queria voltar para londres no dia de voltar para o BR, pois achei arriscado.

 

 

roteiro 2:

 

9/03 - RIO - ROMA - LONDRES - 16:00

10/03(SEXTA-FEIRA): CHEGADA EM LONDRES(HEATHROW) AS 16:00

11/03(SABADO) - LONDRES

12/03 (DOMINGO )- LONDRES

13/03 -(SEGUNDA) - LONDRES

14/03(TERÇA) - LONDRES(

15/03(QUARTA-FEIRA) - LONDRES - PARIS - TREM - SAIO DE LONDRES AS 07:55 E CHEGO EM PARIS AS 11:55 NA GARE DU NORD. COSIDERANDO MAIS UMAS 2 HORAS DE DESLOCAMENTO PARA O HOSTEL E FAZER CHECK-IN, ESTOU LIVRE A PARTIR DAS 14:00. CONSIDERO ENTÃO MEIO DIA EM PARIS, CERTO?

16/03(QUINTA-FEIRA) - PARIS

17/03(SEXTA-FEIRA) - PARIS

18/03(SABADO) - PARIS

19/03(DOMINGO) - PARIS

20/03(SEGUNDA) - PARIS(CDG) - Amsterdam -Trem (pego primeiro trem de paris da Thalys saindo as 07:55 e chego amsterdam as 11) - chegada em Amsterdam as 11:00 na estacao de trem. Estou considerando esse dia praticamente a full day em amsterdam. Certo?

21/03 terca- amsterdam

22/03 quarta - amsterdam

23/03 quinta - amsterdam-berlin - chegada as 11

23/03 - quinta - berlin a tarde

24/03 - sexta - berlin

25/03 - sábado - berlin

26/03 - domingo - berlin

27/03 - segunda - berlin x madrid - chegada em madrid 12:30pm - portanto terei mais de meio dia inteiro em madrid

28/03 - terça - madrid -

29/03 - quarta-feira - madrid

30/03 - quinta-feira - madrid

31/03 - sexta-feira - madrid- lisboa - chegada em lisboa as 10:00 - estou considerando praticamente esse dia inteiro em lisboa

01/04 - sábado - lisboa -

02/04 - domingo - lisboa

03/04 - segunda lisboa-londres: chegada em londres as 12:00 - considerando meio dia em londres

04/04 - londres - 1 día inteiro

05/04 - londres - rio - meu voo de volta é as 16:00 portanto nao estou considerando muito esse dia. Vou usar para comprar algum pequeno souvenir na manha, comer e ir pro aeroporto as 13:00

 

londres está picado, eu sei. Eu quis dividir em 4dias e meio na chegada e 1 dia inteiro e meio na volta… Entao como falam que londres e uma cidade bem "dispersa" no sentido das atracoes estarem afastadas e haver muitas atracoes, estou considerando 5 dias inteiros para londres, e mais dois meios dias.

 

Eu queri muito 5 dias inteiro para Paris mas não consegui incluir, então eu teria 4 dias inteiro em Paris e meio dia a partir das 14:00. Tá apertado para Paris?

 

Att,

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Oi pessoal

 

Atualizei o roteiro, Paris passou de 5 dias inteiros para 4 e meio e londres passou de 4 dias e meio, para 5 dias inteiro e dois meio dias. Está ok assim?

 

Londres - 4 días e meio(na chegada) sem contar deslocamento do dia londres-paris.

Paris - 4 dias e meio(chego as 12:00 em paris e estou considerando que estarei livre a partir das 14:00).

Amsterdam - 2 dias inteiros e quase 1.(saio de paris no trem que sai as 07:55 e chego em amsterdam as 10:55). Estou considerando duas horas da estacao de trem ate hostel, entao estaria livre em Amsterdam a partir das 13:00 nesse dia. e mais dois dias inteiros

Berlin - 3 dias inteiros e meio( chego em berlin as 12:00 estou considerando esta free apartir das 14 nesse dia e mais 3 dias inteiros. O 5 dias é deslocamento)

Madrid - Chego em madrid as 12:00(eu ja pesquisei passagens para chegar na cidade essas horas, prefiro chegar sempre pela manha para aproveitar a tarde e noite) .. Tenho meio dia da chegada e 3 inteiro.

Lisboa -2 dias inteiro e mais de meio - Chego numa sexta as 11. Considero mais de meio dia nessa sexta, ja que devo ta livre a partir das 13:00. Fico sabado e domingo. 2 dias inteiro e segunda de manhã voo de volta para Londres.

Londres - 1 dia inteiro e meio - Chego em londres na volta as 13:00 na segunda. Considero meio dia esse dia. para fazer o que nao deu tempo para fazer o que nao deu tempo lá nos 4 dias inteiro do inicio . Terça-feira 1 dia inteiro livre para fazer o que nao deu tempo lá nos 4 dias inteiro do inicio da viagem. Quarta-feira, volta ao Brazil as 16:00. Estou desconsiderando esse dia. É o dia para eu me organizer, ter certeza que não ficou nada para traz e etc e no maximo ultimo cafe da manha em Londres.

Link para o comentário
  • Membros

Que horário você vai sair de Amsterdam para chegar ao meio-dia em Berlin? Se for de trem, você teria que pegar o trem das 5:00 da manhã, o que significa acordar as 4:00 da manhã para ir até a estação de trem, num horário onde não vai haver metrô ou ônibus até a estação, então escolha uma hospedagem que você possa ir a pé para estação...

 

Pessoalmente eu ficaria 1 dia a mais em Lisboa, para poder ir a Sintra, e visitar tudo em Lisboa com calma e para que um eventual dia chuvoso não atrapalhe muito, voltando para Londres um dia depois, assim você teria 2 meio-dias em Londres para um último passeio e comprar souvenirs...

 

Mas isto seria preferência pessoal minha, e tirando isto, acho que seria por ai mesmo, não teria muito o que alterar ou sugerir..

Link para o comentário
  • Membros

oi adriano.

 

Muito obrigado pela ajuda.

 

eu achei um voo amsterdam berlin saindo de amsterdam as 09:00 chegando em berlin as 10:35 no SXF com ryanair.

 

9:10 AM AMS

10:35 AM SXF

 

De trem pensei so em fazer londes -paris e paris amsterdam. Na realidade eu comprei passagens aereas londres - paris. Mas to muito preocupado, comprei com uma agencia chamada omega flight store passagens saindo de heatrhow para CDG com AF por 47EUR no entato eu fui pesquisar no TA e li coissas HORRRIVEIS sobre essa omega. parece que o customer service center dos caras sao de indianos e se vc precisar de ajuda eles nao atendem, as vzs cancelam passagens e etc. Sem contar que eu fui no site da AF e vi que emitiram meu bilhete como Rodrigomr ROSASILVA . Entendo que o nao espaco no ROSASILVA e normal para cia aerea mas to meio bolado com esse mr dps do rodrigo ao inves de antes. E como li muitos perrengues deles, estou pensando seriamente em literalmente esquecer essas passagens aereas, perder o dinheiro e comprar direto na eurostar londres-paris 60EUR, saindo de londres as 07:55am e chegando em paris as 11:55. Acho que eu ganharia praticamente o dia inteiro em paris, ou a tarde inteira, e nao perderia dia nenhum em londres, do que se eu por exemplo saisse de londres no meio de uma tarde de aviao e chegasse em paris a noite como sao as passagens aereas. Nas passagens aereas eu comprei Londres-Paris para o dia 14/03 saindo de Heathrow as 16 e chegando as 18 em paris. Ai nessa situacao eu teria 5 dias inteiros em paris, 15, 16 17 18 e 19. No entanto o dia 14 seria um dia meio morto em londres por que ia provavelmente ta no aeroporto as 14:00, a manha nao ia da para fazer mta coisa e etc. E chegaria no aeropoto em paris as 18, nao ia fazer nada tbm no dia 18. Depois que comprei que vi a merda que fiz, sem contar que estou com medo da tal omega me da um calote e cancelar minhas passagens ou mudar schedule enfim, coisas que eles fazem e fuder meu planejamento. Por isso estou pensando em comprar na eurostar, mas saindo de londres no dia 15 e nao 14, de manha. Assim eu ganharia o dia 14 inteiro em londres, e o dia 15 so perderia manha de deslocamwento mais acho que a tarde renderia bem em paris e um pedacinho da noite.

 

Quanto sintra, tbm pensei nesa opcao. De repente voltar para londres na terça seja uma opção mesmo. Considerando que eu ficaria os 4 dias inciiais la e iria para paris no dia 15 de trem. Acho que seria tempo suficiwente para londres ne? 4 dias inteiros e dois meio dias. Principalmente a tarde de terça, considerando que eu so volto para o brasil na quarta, então essa tarde/noite seria quase um dia util inteiro.

Link para o comentário
  • Membros

Não tem nenhum problema em estar aparecendo como 'Rodrigomr ROSASILVA", o mr é abreviação de "Mister", "Senhor" em inglês, é para indicar que você é um passageiro do sexo masculino.

 

Se a sua reserva já está aparecendo no site da Air France, pessoalmente eu acho que são mínimas as chances de eles cancelarem o seu voo, o maior risco destas agências de revenda de passagens é eles "cancelarem" o voo antes de estar aparecendo confirmado no site da companhia, o que não é o seu caso.

 

Mudanças de schedule na maioria das vezes são devido a mudanças nos voos realizados pelas próprias companhias aéreas, quando elas resolvem remodelar a malha aérea deles, costuma ser algo que foge do controle das agências de viagens e do cliente. Comprando muito cedo, com mais de 6 meses de antecedência os riscos de a companhia aérea mudar os schedules dos voos e bagunçar a sua programação é muito maiores do que se comprar 3 meses antes, pois estas mudanças geralmente são anunciadas 60 ou 90 dias antes de ocorrerem.

 

Somando os 10 Euros do metro do CDG até o centro, mas as £3.10 do metro de Londres até Heathrow, ficaria o mesmo custo do avião, e não teria toda aquela burocracia e restrições dos aeroportos. Mas se já tem as passagens compradas e confirmadas, não sei se valeria a pena perder o dinheiro e comprar uma passagem de trem...

 

Por falar em restrições, os voos lá na Europa, mesma na Air France via de regra não tem bagagem despachada inclusa no preço, só mesmo bagagem de mão, então tenha certeza que sua bagagem de mão não ultrapasse os 10 kg e as dimensões aceitas, você tem que pagar a parte caso precise despachar bagagem, e se deixar para pagar isto lá no aeroporto, vai ser bem caro.

 

Londres é uma cidade enorme e com muita coisa para ver e fazer, você pode ficar 15 ou 20 dias só em Londres e não vai conseguir ver tudo, mas se 4 dias inteiros e 2 meios dias são suficientes, isto vai depender muito do que você pretende ver e fazer lá.

 

Na primeira vez que fui a Londres fiquei 4 dias inteiros lá, ficaram algumas coisas de fora, mas deu para ver e fazer um monte de coisas, se eu tivesse mais 1 dia ou mais 2 meios dias, teria ficado perfeito na minha opinião baseado nos meus interesses e gostos pessoais.

Link para o comentário
  • Membros

Eu não sou muito de acordar cedo para ir ao aeroporto ou estação de trem, prefiro acordar num horário "decente" e usar as manhãs quando ainda estou descansado e animado para os passeios pela cidade e me deslocar entre as cidades ao anoitecer, quando geralmente já estou morto de cansado depois da andar o dia inteiro e as atrações turísticas também já estão fechando...

 

Mas isto é preferência pessoal de cada pessoa, algumas pessoas ficam ansiosas demais sabendo que tem que pegar voo ou trem, outras preferem focar mais na vida noturna e sair quase cada noite, dormindo até tarde na manhã seguinte, etc...

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, mudei meu rotei e náo vou fazer nem Berlin nem Bruxelas. Achei que ia ficar muito corrido. Estou ha quase 2 anos sem tirar ferias e achei melhor fazer algo não táo corre-corre(viajar já cansa naturalmente, afinal sao 26 dias para lá e para cá... então ainda ficar na correria não dá muito).

 

O roteiro está assim

 

9/03 - RIO - ROMA - LONDRES - 16:00

10/03(SEXTA-FEIRA): CHEGADA EM LONDRES(HEATHROW) AS 16:00

11/03(SABADO) - LONDRES

12/03 (DOMINGO )- LONDRES

13/03 -(SEGUNDA) - LONDRES

14/03(TERÇA) - LONDRES

15/03(QUARTA-FEIRA) - LONDRES - PARIS (TREM) - SAIO DE LONDRES AS 09:24 E CHEGO EM PARIS AS 12:56 NA GARE DU NORD. COSIDERANDO MAIS UMAS 2 HORAS DE DESLOCAMENTO PARA O HOSTEL E FAZER CHECK-IN, ESTOU LIVRE A PARTIR DAS 15:00. - Estou considerando esse dia apenas para eu circular por paris, sem grandes planos, sentar em um lugar legal, observar a torre eiffel e tomar meu vinho comendo meu queijo como sempre sonhei! literalmente! E a noite uma caminhada e mais um vinho. Um dia bem leve. sem grandes atracoes turisticas.

16/03(QUINTA-FEIRA) - PARIS

17/03(SEXTA-FEIRA) - PARIS

18/03(SABADO) - PARIS

19/03(DOMINGO) - PARIS

20/03(SEGUNDA) - PARIS(

21/03(Terça) - Paris

22/03 (quarta)Paris - Amsterdam ( TREM) Chego em amsterdam as 11:42 pela Thalys. Acredito que a partir das 14 estou livre em Amsterdam e da para programar algo bacana, - algum museu(casa da anne frank, heineken experience, visita a algum parque, ou até mesmo alugar uma bike e sair para explorar)

23/03 quinta- amsterdam

24/03 sexta - amsterdam

25/03 sabado - amsterdam até as 16:00. Comprei passagens AMS-MADRID para as 18:40, assim eu consigo fazer check out do hostel pelas 09:00, deixar minha mala guardada la em uma salinha de bagagem(eles devem cobrar 5/10EUR mas tudo bem) e tenho uma manha inteira e boa parte da tarde para usar em Amsterdam. Assim tenho o dia de chegada 22/03 tarde e noite, 23 e 24 inteiros, e 25 manha e tarde. Totalizam uns 3 dias em AMS. Acho que é o suficente né? - Chegada em MADRID as 09:20 da noite. Basicamente é ir para o hostel, fazer check in, e dormir para aproveitar os proximos dias.

26/03 - domingo - MADRID

27/03 - segunda - MADRID

28/03 - terça - MADRID

29/03 - QUARTA - MADRID

30/03 - QUINTA- MADRID X LISBOA - TEM UM VOO SAINDO DE MADRID AS 09:50 E CHEGA EM LISBOA AS 10. ACHEI ELE OTIMO POIS CONSIGO APROVEITAR O DIA INTEIRO EM LISBOA E NAO PRECISO ME DESLOCAR PARA O AEROPORTO SAINDO DE MADRID DE MADRUGADA

31/03 - SEXTA - LISBOA

01/04 - SABADO - LISBOA

02/04 - DOMINGO - LISBOA

03/04 - SEGUNDA (LISBOA - LONDRES) - SAIDA AS 10:30 DE LISBOA E CHEGADA AS 13 EM LONDRES. ESTOU CONSIDERANDO ESSE UM MEIO DIA EM LONDRES. PRETENDO CHEGAR NO HOSTEL AS 15:00 DEIXAR MINHAS COISAS E IR VER O QUE EU NAO VI AINDA NO INCIIO DA VIAGEM EM LONDRES

04/04 - TERÇA - LONDRES(DIA INTEIRO PARA VER O QUE NAO VI NOS 5 DIAS ANTERIORES)

05/04 - QUARTA - LONDRES - ROMA -RIO( DIA DE JUNTAR TUDO E VOLTAR POR QUE TUDO QUE É BOM ACABA.)

 

As passagens de trem londres-paris e paris-amsterdam ja estao compradas assim como aviáo amsterdam-madrid(esse é com a air europa, nunca voei com eles e espero que seja OK). Falta madrid-lisboa e lisboa-londres de volta.

 

Minha duvida é:

 

MADRID já tem 4 full days, e lisboa eu também estou contanto 4 full days por que estou considerando o dia de chegada as 10 da manhã como um full day.

 

Em madrid eu vou querer ir a toledo, o que me toma 1dia, logo restam 3. Será que eu deveria tirar um dia de Lisboa e colocar para Madrid? Assim fico com 4 full days alem do dia do bate-volta a Toledo.

 

Lisboa eu ficaria com 3, mas não faria o bate volta à Sintra. Ou vale a pena, deixar como esta 4 madrid e 4 lisboa e fazer batevolta a toledo saindo de madrid e à sintra saindo de lisboa?

 

Eu nao conheço sintra(digo nao conheco de pesquisa, nunca fui em nenhum desses lugares ne...), mas vale a pena mesmo? Lisboa é uma cidade compacta ou uma cidade extensa>? Eu sei que madrid é extensa, e tem muita coisa para se ver. Como é lisboa?

 

No mais, eu priorizei Paris e Londres na viagem como podem ver. Paris tem quase 7 dias, 6 completos + meio. Eu quero fazer Paris com calma, gosto de museus, gosto de a noite sentar e jantar com calma... Entediado em Paris, não vou ficar né? Nem em londres?

 

Att,

Link para o comentário
  • Membros

Vai do gosto e preferência pessoal de cada pessoa, por exemplo eu acho Lisboa um local mais interessante que Madri, mas tem pessoas que acham o contrário...

 

Pessoalmente eu também subestimava Lisboa até ir para lá a primeira vez, mas depois que fui a primeira vez, passou a ser um dos locais que mais gostei, principalmente se conseguir pegar alguns dias bem ensolarados para ir a Belém, Castelo de São Jorge e Sintra...

 

Lisboa não é muito extensa, mas tem algumas coisas que ficam meio afastadas do centro, como por exemplo o bairro de Belém e o Oceanário de Lisboa, mas também dá para pegar o bonde de manhã cedo até Belém, passar a manhã e o almoço lá, e a tarde pegar o bonde de volta ao centro e terminar o dia no centro ou oceanário, sem correria..

 

Sintra é um local espetacular, com paisagens naturais espetaculares e vistas de tirar o fôlego se for um dia ensolarado, vai servir para você variar um pouco o seu roteiro, você vai vir de uma sequencia de cidades grandes, cheias de atividades, cheias de gente, prédios, poluição e baralho, e agitadas, Sintra quebra um pouco esta sequencia e você relaxar.

 

Você também vai ter passado por Londres, Paris e Amsterdam, que são cidades muito intensas, com muita programação cultural, alguns dos melhores museus e programas culturais do mundo ficam nestas cidades. Quando você chegar em Madri ou Lisboa você já vai estar meio cansado de museus e afins, não vai ter muita paciência para uma sequencia enorme de museus e programas culturais, vai preferir algo mais leve, como por exemplo estes bate-voltas...

 

Na minha opinião eu deixaria do jeito que está, com 4 dias em cada uma, e deixar para decidir fazer ou não os bate-volta a Toledo e Sintra lá na hora, se sentir que precisa mais tempo em Madri ou Lisboa, deixe os bate-voltas para lá, e passa o tempo todo na cidade, não ir a Sintra ou Toledo não vai deixar a sua viagem ruim, mas se sentir que o tempo em Madri e Lisboa é suficiente, vá para Sintra ou Toledo.

Link para o comentário
  • Membros

Adriano acho que vou seguir sua dica. Um amigo que morou em portugal me falou a mesma coisa com relação a Lisboa e portugal no geral. Para ser sincero, eu também estou pensando que já vou cansado de museus ao chegar em Madrid. Na realidade o unico museu que esta na programacao em Madrid é o Reina pois quero ver o Guernica mesmo pessoalmente. Acho Picaso incrivel e o Guernica é enorme. Mas tirando isso, a cidade tem outros grandes museus que eu sei e eu não estou planejando visita-lo não. Quero poder rodar mais por Madrid, conhecer a arquitetura, os parques, curtir um pouquinho da boemia e da comida... O mesmo quero para Lisboa. Tentar sentir o clima da cidade nesses dias, de preferencia mais batendo perna mesmo ao ar livre - por isso estou rezando para que essas cidades estejam mais quentes que paris amsterdam e londres. Eu sei que é março, mas estou contando com temperaturas entre 10 e 15 graus...

 

Uma outra pergunta, eu vou fzer tres trechos internos na Europa de aviáo(amsterdam-madrid madrid-lisboa lisboa-londres) para esses trechos estou comprando passagens aereas sem bagagem. Você tem alguma experiencia em viagem só com bagagem de mão? Na verdade não é nem pelo dinheiro que to fazendo isso, se eu quizesse despachar por mais 15EUR ou 20EUR eu consigo despachar nessas passagens que ja vi. Mas despachar sempre toma mais tempo, precisa sempre chegar no aeroporto antes, e corre os riscos de extravio. Meu voo internacional ja tem escala em roma. com a alitalia... Entao achei que para evitar preocupacao de extravio de malas, e para facilitar minha viagem so bagagem de mao seria o ideal. Tem alguma dica?

 

Eu vou levar meus dois casacos mais pesados sempre no corpo comigo e na bagagem de mao itens mais basicos, e se eu precisar em alguma dessas cidades lavo algumas peças e seco na propria secadora. Acho que funciona, ne?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...