Roteiros de Viagem na Europa

#1035427 por Raphasampa
21 Dez 2014, 11:32
Bom dia,

Estou planejando uma Eurotrip para março 2015 entre os dias 05 ao 29.
Irei chegar e sair de Madrid

Minha ideia é:

Chegar em Madrid e ir direto para Paris
Paris 3 noites
Amsterdam 2 noites
Berlim 3 noites
Praga 2 noite
Viena 2 noite
Veneza 1 noite
Roma 3 noites
Firenze 2 noite
Barcelona 3 noites
Madrid 2 noites

Como está o roteiro?

Não descidi como será a locomoção, pensei a princípio em carro, mas lendo os relatos acho que não é a melhor ideia pois perde se muito tempo...

Trem? Li sobre o Euraill, passe de 30 dias vale a pena? No schedule estou colocando as viagens longas de madrugada, como Amsterdam a Berlim...
Avião, fiz cotações e sai algo entre 800 a 1200 cada trecho... Achei caro...

Abraços,
Raphael

#1035475 por xxxxxxxxxx
21 Dez 2014, 15:22
Olá,

Está muito corrido isto tudo, lembre-se de que ainda não inventaram teletransporte, e que a cada vez que você for mudar de cidade você perde no mínimo meio dia de viagem, pois não é só o tempo do trem/avião que se perde, tem que fazer malas, fazer check-out do hotel, ir até a estação de trem/aeroporto, chegar 20 min antes no caso dos trens, 2 horas no caso dos voos, ao chegar no destino, tem que retirar as malas, ir até o seu hotel, fazer check-in, etc... Ou seja, tudo isso consumindo tempo e no final na maioria dos locais só vai lhe sobrar 1 dia livre, e algumas horinhas quebradas nos outros dias.

Viajar de madrugada também não é uma boa opção, você já vai estar cansado do dia anterior bem puxado e corrido, e dai anda vai passar a noite em claro ou dormindo mal no trem, ou então acordando de madrugada, para chegar no destino e ter outro dia bem puxado. Sinto muito, mas por mais animado e disposto que você esteja, você vai estar quebrado e morto de cansado já no segundo dia.

E para finalizar, você vai viajar no inverno, quando escurece muito cedo o que lhe deixa com pouco tempo aproveitável, e também faz muito frio e chove bastante, que vai lhe tirar uma boa parte da energia e ânimo para ficar andando o dia todo na rua.

Então, para que fique viável, e você volte de lá tendo conhecido algo a mais do que as estações de trens, aeroportos, trens e aviões, não tem jeito você tem que diminuir a quantidade de locais. Não tente abraçar a Europa toda numa única viagem, não é possível, você vai voltar de lá meio frustrado por ter gasto uma monte de dinheiro em passagens e não ter aproveitado nada direito.

Quanto ao transporte, geralmente a melhor opção é uma combinação de trem e avião, os trechos mais curtos de trem, e os mais distantes e demorados como Madri a Paris e Itália Barcelona de avião.

Depende de cada trecho e das datas exatas, mas R$ 800 por trecho de avião é caro demais, eu acho que você não está pesquisando nos locais certos. Por exemplo, numa pesquisa rápida para uma data aleatória em Março/15 achei passagens Madri x Paris a partir de 35 Euros (R$ 120) sem bagagem. Pesquise as passagens no http://www.skyscanner.com.br, caso não esteja utilizando ainda este site.

Quanto ao passe da Eurail, dificilmente ele vale a pena, pois alem do preço do passe propriamente dito, na maioria dos trens que você vai pegar tem taxas adicionais que podem variar de 4 a 90 Euros por passageiro dependendo do trem.
#1035534 por Raphasampa
21 Dez 2014, 19:08
Adriano,

Muito obrigado pela sua rápida resposta!

Vamos aos fatos e ser efetivo, qual cidade vc excluiria?
No decolar.com encontro voo por 10 euros, porém oq "mata" são as taxas... Já fiz e refiz a pesquisa de voo, por exemplo Espanha a França encomtrei a 12 euros por pesosoa, mas com as tarifas fica aproxima 500 reais por pessoa... Está correto?
#1035567 por xxxxxxxxxx
21 Dez 2014, 21:02
Quanto ao decolar, ele cobra uma comissão R$ 200 só por intermediar a compra entre você e a empresa aérea. Você pode utilizar o decolar.com ou skyscanner para descobrir quais as empresas operam na rota que você precisa, mas depois ir comprar direto no site da empresa aérea, assim você economiza um bom dinheiro em comissões de venda...

Outra coisa, esqueça que existem reais neste momento, pesquise o cote tudo em Euros, assim você tem como comparar os preços de uma semana para outra, cotando tudo em reais, você não tem referência de comparação, pois a cotação está variando muito nas últimas semanas, você nunca sabe se o preço em Euros subiu, ou se foi só a cotação de Euros que subiu e o preço em Euros na verdade baixou... Converta para reais só o valor final, com tudo já somado.

Agora quanto a o que cortar, isto é bem complicado, pois ninguém aqui lhe conhece, não sabe dos seus gostos e preferências pessoais, por exemplo eu posso recomendar cortar um local, e ser justamente o local que você mais gostaria de visitar... Então quando a gente sugere cortar algum local, geralmente é por questões de logística e complicação no transporte para se chegar lá, ou então, por não encaixar direito no restante do roteiro. Mas a decisão final do que cortar tem que ser sua, com base no seu perfil e gosto pessoal.

Por exemplo, se eu fosse escolher algo para cortar, seria a Espanha, pois fica meio fora de mão, e nunca me atraiu tanto assim, mas como falei é questão de gosto e preferência pessoal. Mas como no seu caso, parece que você já tem passagens compradas para Madri, então não faria sentido em cortar a Espanha. Outra sugestão seria cortar a parte da Itália, pois também fica um pouco fora de mão em relação ao restante...

Mas como falei, a decisão do que cortar tem que ser sua, com base no seu perfil e prioridades.
#1035616 por Raphasampa
21 Dez 2014, 22:36
Adriano,

Inicialmente, parabéns por toda a sua dedicação em querer ajudar os mochileiros.

Obrigado pela às dicas.

Penso em tirar do roteiro Vienna, acredito que Berlim e Praga me satisfaça da vontade de conhecer a cultura do leste europeu e assim ganho 3 dias...

Na Alemanha, ainda não estou 100% descidido, Berlim ou Munique?

Definitivamente, Euraill não é vantajoso? Onde encontro uma relação de cada estação de trem\cidade? Devo comprar com antecedência? Como?

Tks!
#1035704 por xxxxxxxxxx
22 Dez 2014, 07:11
Tem nada de leste Europeu neste roteiro, no máximo Europa central... Nem Praga dá para considerar parte do leste, o Leste é europeu é bem mais pro "leste"...

Entre Munique e Berlin, é questão de gosto pessoal, Berlin é uma cidade mais agitada, com mais festas etc, já Munique é um pouco mais tranquila, de onde você pode fazer dezenas de day-trips para cidadezinhas pitorescas.

Cada país tem o seu próprio site, então você tem que pesquisar nos sites de ambos os países que for passar, o endereços você encontra neste link: trens-diretorio-de-links-t32685.html

Faça a pesquisa como se fosse viajar daqui a 90 dias, que é o máximo de antecedência que você pode comprar as passagens de trens, faça um tabelinha e compare com o Eurail Pass, não esquecendo de incluir as taxas de reserva obrigatórias do Eurial nas rotas onde forem obrigatórias.

Outro problema do Eurail Pass, é que por você já ter pago caro, as pessoas tem tendência de querer ir de trem sempre, mesmo nos deslocamentos onde o trem não seria a melhor opção, como por exemplo de Praga a Veneza/Roma. É uma viagem de 17 horas de trem, em que você perde um dia inteiro na estrada, ir de avião direto de Praga para Roma teria um custo benefício muito melhor, pois você não perderia um dia inteiro do viagem.
#1036098 por ldauer
22 Dez 2014, 23:01
Oi Rapha

Da uma olhada no meu relato cheguei e sai por Madri também.

Pode ter certeza que o Adriano tem razão em tirar cidades, na minha viagem priorizei colocar mais dias e menos lugares e não me arrependi.
#1036131 por juliana.dsb
23 Dez 2014, 00:38
Ola rapha. ja tive a oportunidade de visitar todos esse lugares que você citou.
bom. creio que 3 noites em barcelona e muito!! fiquei o mesmo tempo, e na boa.. em dois dias vc ve tudoo de turístico que a cidade tem (ou seja uma noite).. mas se você quiser ver as coisas com mais calma. duas noites (3 dias) esta de bom tamanho.
n te aconselho dormir em veneza.. e muito caro. o melhor a se fazer.. (serio) procura um hostel ou couchsurfing em padova. e de la pega um trem p veneza.
eh muito perto.. mesmo! e acaba que sai mais barato.
caso vc siga o meu conselho e diminua em barcelona.. lamenta um dia em paris.
na boaaa paris tem muita coisa pra se fazer e nunca da tempo.. o palácio de versailles por ex. e maravilhoso.. mas so la vc perde umas 5 horas do seu dia no min..

espero ter ajudado
#1036166 por xxxxxxxxxx
23 Dez 2014, 07:17
Já eu tenho algumas dúvidas quanto a ser melhor hospedado em Padova ou Mestre para ir a Veneza... Hospedagem até pode ser mais barata, mas em compensação você gasta uns 10 Euros todo dia no trem só para ir e voltar a Veneza, alem de perder 2 horas do dia no trem... A diferença de preços tem que ser muito grande para valer a pena, se não no final das contas dá tudo na mesma, e você só perdeu tempo precioso de viagem no trem a toa...
#1036221 por Raphasampa
23 Dez 2014, 09:50
Sem palavras para descrever tamanha cordialidade de todos vocês! Muito obrigado!

Estou repensando em meu roteiro e retirei Vienna ou Praga e Veneza

Paris 4 noites
Amsterdan 2 noites
Berlim 3 noites
Praga ou Vienna 2 noites
Roma 3 noites
Florença 2 noites
Barcelona 3 noites
Madrid 2 noites

Ainda há 2 noites que estou pensando em oq fazer ou onde encaixar, sugestões??? ::hein: ::hein: ::hein:

Deslocamento
Madrid -> Paris, Avião... encontrei passagens a 120 reais... Obrigado pela dica Adriano ;)
PAris -> Amsterdam, Trem
Amsterdam -> Berlim, Avião
Berlim -> Vienna ou Praga, Trem
Vienna ou Praga -> Roma, Avião
Roma -> Florença, Trem
Florença -> Barcelona, Avião
Barcelona -> Madrid, Trem
Editado pela última vez por Raphasampa em 23 Dez 2014, 09:59, em um total de 1 vez.
#1036224 por Raphasampa
23 Dez 2014, 09:53
ldauer escreveu:Oi Rapha

Da uma olhada no meu relato cheguei e sai por Madri também.

Pode ter certeza que o Adriano tem razão em tirar cidades, na minha viagem priorizei colocar mais dias e menos lugares e não me arrependi.

Ótimo relato... achou que vale Veneza?
#1036410 por ldauer
23 Dez 2014, 16:56
Cara com certeza, enquanto montava o roteiro cogitei tirar Veneza e hoje te digo com certeza, vale muito a pena ir , com certeza ficaria mais, dois dias inteiros é o minimo.

Adriano

Em relação a Mestre te digo por experiencia própria, fomos todo dia de ônibus para Veneza e não leva 15 minutos ao custo de 3 euros por pessoas ida e volta, pegava o ônibus na estação mestre e descia na Piazzale Roma, muito tranquilo.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes