Isenção de Seguro Saúde

Publicação de notícias & eventos relacionados aos interesses do público Mochileiro/Viajante independente.


Isenção de Seguro Saúde

Mensagem não lidapor MauroBr. » 17 Mar 2008, 10:50

Encontrei no site do INSS um acordo internacional e pelo que entendi fora "a trabalho" se o indivíduo levar um comprovante aqui do INSS, nos países que o Brasil mantem acordo, substitue o seguro saúde.

http://www.mpas.gov.br/pg_secundarias/p ... _04_01.asp

Uma boa polêmica para desvendar-mos. Quem sabe a verdade.
Editado pela última vez por MauroBr. em 20 Jan 2009, 16:44, em um total de 1 vez.
http://viagensindependentesdomauro.blogspot.com.br/


Para ler meus relatos de viagens. Brasil - América do Sul e do Norte - Europa etc.
clique aqui

REGRAS DO SITE , Você já leu?
Avatar do usuário
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 6035
Desde: 25 Abr 2005, 21:44
Localização: Curitiba

Mensagem não lidapor Kah_Littrell » 17 Mar 2008, 19:52

Meus pais são funcionarios do INSS.
Vou me informar e falo aqui no topico.
Avatar do usuário
Kah_Littrell
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 66
Desde: 04 Nov 2005, 11:35
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Mensagem não lidapor Kah_Littrell » 18 Mar 2008, 20:32

Então, os funcionarios nao receberam nada ainda, pelo que meu pai e minha mãe falaram! E se isso for vingar mesmo, devem estar recebendo nos proximos dias algum comunicado explicando o processo!
Avatar do usuário
Kah_Littrell
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 66
Desde: 04 Nov 2005, 11:35
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: Isenção de Seguro Saúde

Mensagem não lidapor beier » 19 Mar 2008, 09:32

Maurocuritiba escreveu:Encontrei no site do INSS um acordo internacional e pelo que entendi fora "a trabalho" se o indivíduo levar um comprovante aqui do INSS, nos países que o Brasil mantem acordo, substitue o seguro saúde.

http://www.mpas.gov.br/pg_secundarias/p ... _04_01.asp

Uma boa polêmica para desvendar-mos. Quem sabe a verdade.


No caderno de Turismo da Zero Hora, do dia 18/03, saiu uma informação que:

"Segurados da Previdência Social têm direito a atendimento médico gratuito nos países que mantém acordos com o Brasil. Para isso é preciso fazer o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), um documento que permite utilizar a rede pública de saúde em países como Argentina, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Portugal e Uruguai.
O certificado, com validade de até um ano, oferece assistênica médica, farmacêutica, odontológica, ambulatorial e hospitalar - em todos os serviços da rede pública do país visitado. É possível emitir o documento em Porto Alegre, na Av. Borges de Medeiros, 536, sala 901, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 12h e das 13h30min às 17h."

Na matéria não falava nada a respeito da viagem ser de turismo ou a trabalho. Este documento, pelo que entendi, substituiria o seguro médico que alguns países da zona do euro estão solicitando.
Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem


Editor- Forum Viagens de Carro
http://picasaweb.google.com.br/eniobeier
"Esbanje sonhos, ninguém sonha em vão e também não é verdade que os sonhos fogem, as pessoas é que desistem e eles morrem."
2010 - costa-oeste-de-carro-fevereiro-2010-t42104.html
2011 - rodando-pela-terra-do-tio-sam-california-arizona-e-nevada-2011-com-fotos-t53851.html
2012 - las-vegas-yellowstone-seattle-san-francisco-de-carro-no-inverno-2012-t68792.html
Avatar do usuário
beier
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1534
Desde: 09 Out 2004, 00:09
Localização: Porto Alegre - Brazil

INSS

Mensagem não lidapor MauroBr. » 19 Mar 2008, 21:18

Gente eu coloquei o site onde consta a lei e o acordo Internacional, é só ler para tirar as dúvidas.
Relendo o que me consta é o seguinte tem que pegar um documento no INSS, de posse deste apresentando nos países que o Brasil mantém acordo, se necessário será atendido normalmente.
Editado pela última vez por MauroBr. em 20 Jan 2009, 16:38, em um total de 1 vez.
http://viagensindependentesdomauro.blogspot.com.br/


Para ler meus relatos de viagens. Brasil - América do Sul e do Norte - Europa etc.
clique aqui

REGRAS DO SITE , Você já leu?
Avatar do usuário
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 6035
Desde: 25 Abr 2005, 21:44
Localização: Curitiba

Re: Isenção de Seguro Saúde

Mensagem não lidapor Tata G. » 20 Jan 2009, 13:45

OLA AMIGOS VEJA AS INFOS QUE PEGUEI NA NET SOBRE O CDAM (creditos: Fabio Barbiero Livorno)

Pra nossa sorte o Brasil tem um acordo internacional que garante assistência médica na rede pública no exterior. Pra fazer uso desta assistência é necessário levar o CDAM - Certificado de Direito à Assistência Médica.

Ir ao Predio do Ministério da Saúde - Setor de Acordo e Convênios Internacionais na Av. Nove de Julho, 611 - 2º Andar (no site do órgão consta que fica no 6º andar, mas esta informação está errada). Pra quem vai de metrô, descer na estação Anhangabaú - saída Xavier de Toledo. Seguir a av. até o cruzamento com o Viaduto Nove de Julho, entrar à esquerda no viaduto e descer a escada que dá acesso à Av. Nove de Julho. Ao entrar o velho ritual de prédios públicos - mostrar o RG e pegar o crachá de visitante. Aconselho subir às escadas até o 2º Andar pois os elevadores demoram séculos. No 2º Andar o Departamento de Acordos Internacionais fica na sala 202.
DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS:
* RG
* Passagem Aérea ou Declaração do Período de viagem
* Passaporte
* Ultimo Holerit
* Comprovante de Endereço no Brasil
* Comprovante de contribuição do INSS --> carteira de trabalho e xerox das paginas

É necessário levar uma cópia simples destes documentos juntamente com o original. No caso do passaporte deve ser copiadas as páginas 1, 2 e 3.

Quem é contribuinte do INSS (empregado) basta levar a carteira de trabalho e o último holerite.

Quem nao é regitrado deve efetuar o pagamento de uma parcela. SÓ QUE ESTE PAGAMENTO NÃO É FEITO LÁ

Para recolher o INSS você tem duas opções: ir até o posto da Previdência Social que fica na Av. Xavier de Toledo (bem próximo de lá) e pegar uma guia para o pagamento ou fazer como eu fiz: baixei o programa GPS do site da previdência:

http://www.receita.fazenda.gov.br/publi ... allGPS.EXE

emitir a guia para pagamento (é necessário ter o cartão do PIS. Qualquer trabalhador que já tenha sido registrado tem o cartão. Do contrário você terá que enfrentar as longas filas do posto da Previdência Social).

Com a guia impressa você pode pagar em qualquer banco. No meu caso paguei pelo site do Itaú, imprimi o comprovante e levei junto. O valor para pagamento é R$ 70,00 que corresponde a 20% do salário mínimo (percentual para recolhimento como autônomo).

Ela verifica se as cópias estão corretas e dá um comprovante para retirada. O prazo está sendo de 5 dias úteis. Pode demorar mais alguns dias pois o presidente da nossa repúbliqueta está de férias e ainda não nomeou o novo Ministro da Saúde. Por enquanto quem está asinando as CDAMs é o interino, mas não sabe-se até quando ele terá prerrogativas para assinar o documento.

Sobre a passagem, caso você ainda não tenha comprado basta você fazer uma declaração à mão mesmo lá na hora que você estará viajando para a Itália, no período de _____/_____/_____ a _____/_____/_____. Lembrando que, caso vá permanecer mais do que 6 meses é obrigatório apresentar um endereço no exterior.

É importante lembrar que este acordo dá o direito ao atendimento apenas na rede pública de saúde na Itália, não valendo para clínicas particulares. Já li relatos de amigos que até tratamento dentário fez por lá com a carteira, na rede pública de saúde .

OS TELEFONES DO MINISTERIO DA SAUDE -- ÁREA DE ACORDO INTERNACIONAL SAO : 11-3291.8973 , 3291.8975 ou 3291.8976 qq coisa liguem para tirar duvidas e boa sorte!!

abraços

Laine
Para viajar basta existir.
Avatar do usuário
Tata G.
 
Mensagens: 27
Desde: 17 Ago 2006, 17:47
Localização: SP

Re: Isenção de Seguro Saúde

Mensagem não lidapor Carole Waffle » 09 Dez 2009, 08:55

Que dica preciosa Laine!
Muito bem explicada.
Obrigada

Segue link q não funcionou acima:
http://sna.saude.gov.br/cdam/index2.cfm
Je n´existe que lorsque je voyage
Avatar do usuário
Carole Waffle
 
Mensagens: 22
Desde: 01 Out 2009, 15:01

Re: Isenção de Seguro Saúde

Mensagem não lidapor Alexduarte » 25 Out 2010, 11:09

Fala galera,

Estou compartilhando minha experiência que tive mês passado viajando para a Europa. Em Barcelona tentei usar o Seguro de Saúde que contratei junto ao Itaucard VISA e não consegui, os telefones de contato mudaram e ninguém avisou nada, não chegou nenhum tipo de carta lá em casa avisando da mudança dos contatos, nada. Na Espanha toda vez que ligava, caia em uma Concessionária Ford. NÃO RECOMENDO NINGUÉM A CONTRATAR O SEGURO VIAGEM ITAUCARD VISA, fico imaginando se tivesse um problema de gravidade maior como seria, total descaso da empresa. Mas voltando ao assunto ...

No dia 17 de Setembro de 2010 tive um problema de saúde, meu seguro de viagem não funcionou (como disse anteriormente), e precisei ser atendido no hospital mais próximo, que foi o Hospital DelMar, situado no Passeig Marítim, 25-29 1 08003 em Barcelona.

Ao entrar no Hospital, a recepcionista mencionou ser necessário o pagamento no valor de 228 euros ao final do atendimento, como não tinha opção, aceitei, fiz os exames, fui diagnosticado eo médico me receitou uma dieta e remédios para melhorar meu quadro que era de uma infecção alimentar. Guardo comigo todas as receitas e o diagnóstico do médico e do hospital.

Terminado o atendimento, o turno do hospital havia mudado e a nova recepcionista disse que havia um Convênio de Seguridade Social Brasil - Espanha e não era necessário pagar nada, somente quando chegar no Brasil enviar um fax com minha documentação referente a inscrição no orgão de seguridade social. Confesso que não entendi quais outros documentos eram necessários, pois não falo espanhol nem catalão, e ela disse que chegaria por correio as intruções de como sanar a questão, fiquei mais tranquilo e não tão preocupado em entender o que ela havia dito ali na hora. rs

Ao chegar no Brasil, conforme a indicação da recepcionista, recebi uma carta do hospital com o total das despesas médicas e duas maneiras para resolver a questão:
1. Pagamento das despesas médicas através de transferência bancária para uma conta específica;
2. E envio de um formulário de nomenclatura EB-2 para o hospital.

Estou correndo atrás da segunda opção, fui a uma agência da Previdência Social e os funcionários desconheciam tal convênio.

Navegando pela internet descobri que o formulário está no site do Governo Espanhol ( http://www.seg-social.es/Internet_1/Int ... /index.htm ), baixei-o, mas encontrei dificuldades no preenchimento, pois ele pede informações do empregador e sou contribuinte autônomo. Queria saber exatamente como proceder neste caso, se tenho que preencher com meus dados mesmo assim ou existe outro tipo de formulário para o caso do autônomo. Se alguém tiver passado por situação parecida, peço, por favor, para compartilhar a solução.

Fiquei animado lendo este tópico, pois existe esta opção de verificar o Convênio pelo Ministério da Saúde e não pela Previdência Social, vou correr atrás disto e assim que tiver conclusões do meu caso, vou postar aqui para todos. Legal saber se isso funciona na prática mesmo.

Abs
O negócio é manter a calma
Avatar do usuário
Alexduarte
 
Mensagens: 4
Desde: 01 Mar 2010, 00:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: Isenção de Seguro Saúde

Mensagem não lidapor MauroBr. » 25 Out 2010, 12:50

O seguro que se faz é de acordo Tratado de Schengen é um acordo assinado entre países da Comunidade Européia (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Áustria, Portugal, Espanha e Suécia) que estabelece a obrigatoriedade de que os turistas visitando esses países comprovem possuir uma Assistência a Viagens com valor mínimo de 30.000 euros para garantir assistência médica por doença ou acidente. Este seguro qualquer agência de viagem faz.
Se vc fez outro seguro com o Itaucard Visa, se não foi feiro dentro do especificado, pelo que eu sei vc teria que pagar as despesas e juntar os recibos e cobrar da Itaucard.
Quanto aos convênios Convênio de Seguridade Social Brasil , existe em alguns países, mas é tipo posto médico, mas realmente deve ser complicado como aqui também é, acho que até pior.
Como vc é autônomo as condições são as mesmas, fale com o teu contador que ele preenche.
Se vc tivesse levado uns comprimidos por precaução, teria evitado tudo isto.
http://viagensindependentesdomauro.blogspot.com.br/


Para ler meus relatos de viagens. Brasil - América do Sul e do Norte - Europa etc.
clique aqui

REGRAS DO SITE , Você já leu?
Avatar do usuário
MauroBr.
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 6035
Desde: 25 Abr 2005, 21:44
Localização: Curitiba

Re: Isenção de Seguro Saúde

Mensagem não lidapor Alexduarte » 01 Dez 2010, 19:17

Olá Mauro,

Infelizmente os comprimidos não foram suficientes. Dei azar e fiquei muito mal logo na Espanha, perdi um importante pedaço do roteiro gastronomico de minha viagem. hehehehe

Hoje mais cedo estive no Ministério da Saúde no Setor de Acordos Internacionais e realmente existe tal Convênio, levei toda a documentação necessária e eles me deram um documento/formulário carimbado e pronto para ser enviado para o Hospital que fui atendido em Barcelona. Mais tarde enviei este formulário via Fax e aparentemente o caso está resolvido. Digo aparentemente pois de agora em diante é entre o Ministério e o Governo Espanhol.

A documentação necessária, no meu caso de autônomo é:
Identidade (e cópia simples)
CPF (e cópia simples)
Comprovante de Residência (e cópia simples)
Carne do INSS do último ano (com xerox dos 3 últimos meses)
passaporte (e cópia simples)


Não precisa autenticar nada, pois eles o fazem lá mesmo.

Aconselho a correrem atrás deste documento antes de viajar caso vá a algum dos países do Convênio, é mais seguro. A partir da sua emissão você tem 1 ano de validade. Com isso resolvi compartilhar minha experiência com todos do fórum, pois este acordo cobre os países: Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Argentina, Uruguai e Chile.

Estou anexando a folha que me entregaram lá no Ministério e descreve toda a documentação necessária e os países que estão envolvidos neste acordo.

Abs a todos
Anexos
acordointernacional_saude.jpg
acordointernacional_saude.jpg (234.53 KiB) Exibido 8267 vezes
O negócio é manter a calma
Avatar do usuário
Alexduarte
 
Mensagens: 4
Desde: 01 Mar 2010, 00:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: Isenção de Seguro Saúde

Mensagem não lidapor _Paulera_ » 01 Dez 2010, 20:24

No panfleto não consta mas em Cabo Verde o CDAM também é aceito.

Não é um dos destinos mais frequentados e o sistema de saúde não é dos melhores mas é melhor do que nada (hehehehehe).
Avatar do usuário
_Paulera_
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 611
Desde: 19 Fev 2009, 00:37
Localização: Fortaleza - Ceará

Re: Isenção de Seguro Saúde

Mensagem não lidapor joycebruja » 02 Dez 2010, 09:30

Pessoas
O acordo INSS com alguns países membros do tratado Schengen não substituem a exigencia de um seguro no valor de 30 mil euros saúde e repatriamento.
Portanto uma coisa é uma coisa , outra coisa é outra coisa.
Se tem o cartao INSS para ser atendido no exterior ok ,mas o seguro 30 mil euros se te pedirem na alfandega esse acordo INSS não o substitui.

No caso de nao ser atendido por um seguro contratado é um outro assunto ainda.É entre o contratado e o contratante.
joycebruja
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 5661
Desde: 24 Fev 2006, 15:39
Localização: Gotemburgo - Suécia

Re: Isenção de Seguro Saúde

Mensagem não lidapor separovic » 09 Dez 2010, 12:43

Olá Joyce,
Me informei com o INSS sobre a questão do Seguro Saúde aqui em SP, e pelo menos para ir a Itália, apenas portando o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) já é o suficiente (apesar de não ser obrigatório). Se for usar os serviços médicos italianos, conforme a necessidade e urgência o seguro do INSS pode cobrir valores superiores a 30.000 Euros. Quanto a repatriação, perda de documentos, bagagens e outras coisas mais, são apenas itens opcionais que as seguradoras de viagem (Travel Ace, Mondial, etc.) oferecem como valor agregado. É claro que se imprevistos (exceções) deste tipo acontecerem, fica por conta e risco do turista brasileiro. Agora por exemplo para entrar na França ou Alemanha com um Seguro de 30.000 que eles "exigem", temos que ver se o CDAM tem uma cláusula que deixa claro o valor de 30.000 Euros. Nestes países que "exigem" o seguro há a questão de que eles pegam aleatoriamente os turistas e não são todos. Acho que quem já foi para estes países uma ou mais vezes deve ter história para contar.
Abcs,
separovic
 
Mensagens: 1
Desde: 09 Dez 2010, 12:28

Re: Isenção de Seguro Saúde

Mensagem não lidapor Quica » 04 Jul 2013, 14:22

Hoje o CDAM (assistencia médica) esta sendo fornecido apenas para os paíse de Portugal, Itália e Cabo Verde
ACORDOS INTERNACIONAIS:
RELAÇÃO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DO ACORDO
AUTÔNOMO/FACULTATIVO

Xerox passaporte (1ª e 2 ª páginas)
Xerox Carnê Contribuição Previdencia (último mês ano corrente), ou carta concessão emitida pelo INSS
Xerox Carteira de Identidade e CPF
Xerox Comprovante de Residência
Xerox passagem ou da reserva e termo aceitação da bolsa estudo

CELETISTA
Xerox passaporte (1ª e 2ª páginas)
Xerox carteira de trabalho (página da fotografia/dados pessoais e contrato de trabalho)
Xerox do ultimo contracheque
Xerox da carteira de Identidade e CPF
Xerox comprovante de residência
Xerox passagem ou da reserva e termo aceitação da bolsa estudo

APOSENTADO
Xerox passaporte (1ª e 2ª páginas)
Xerox último resumo de pagamento de benefício e/ou comprovante de aposentadoria com nº de benefício
Xerox carteira de identidade e CPF
Xerox comprovante de residência
Xerox passagem ou da reserva

DEPENDENTES
ESPOSA: FILHOS MENORES (ATÉ 21 ANOS)

Xerox passaporte Xerox passaporte
Xerox Certidão Casamento Xerox Certidão Nascimento
Xerox passagem ou reserva Xerox passagem ou reserva

PAÍSES COM DIREITO AO ACORDO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA

PORTUGAL – ITÁLIA - CABO VERDE

OBS.: Servidores Públicos só terão direito se pagarem como autônomos ou como dependentes.

PARA RENOVAR OU PRORROGAR, SÓ MEDIANTE COMPROVANTE DOS ÚLTIMOS 12 MESES DE CONTRIBUIÇÃO OU ÚLTIMO CONTRA CHEQUE.
Quica
 
Mensagens: 1
Desde: 24 Dez 2012, 19:57


Voltar para Notícias & Eventos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes