Leite - Dicas e Sugestões

Troca de informações sobre Gastronomia


Leite - Dicas e Sugestões

Mensagem não lidapor GUILHERME TOSETTO » 21 Set 2010, 22:26


O leite é a melhor alimento que existe. Fonte de proteínas, vitaminas, sais e minerais, alimenta o corpo no que ele necessita.


O leite cru é dividido em três tipos: A, B e C. O que os diferencia é a contagem microbiológica que possuem, o tipo de ordenha e como são transportados.
No leite tipo A, a ordenha é totalmente automatizada, não há contato algum do ser humano, o leite é refrigerado a 4°C e vai para tanques de armazenagem, sendo pasteruizado e envasado logo em seguida. A contagem microbiológica não pode passar de 10 000 UFC unidade formadora de colônia).
O leite tipo B também tem ordenha automática, sem contato humano, mas pode tanto ser armazenado em tanques refrigerados como transportado para outras usinas para ser processado. Nesse caso, o tempo entre ordenha, pasteurização e envase não pode passar de 12 horas. O padrão micriobiológico também não pode passar de 100.000 UFC.
Já o leite tipo C é o mais "relaxado". Pode ter ordenha manual ou automática. É o leite mais comum nas pequenas propriedades, sem condições de armazenagem, de ordenha. É geralmente colocado em latões de inox ou de polietileno e recolhido pelas cooperativas mais próximas para ser resfriado em postos específicos e enviados a usinas centrais para processamento.
O Ministério da Agricultura decretou , há pouco tempo, uma série de normas de trabalho para melhorar a qualidade do leite brasileiro, buscando eliminar o leite "informal", aquele vendido de porta em porta, sem as mínimas condições de higiene. É a Instrução Normativa 51, que estabelece os padrões para todo tipo de leite.

O leite é pasteurizado à temperatura entre 72 e 75°C durante cerca de 15 segundos. Esse processo mata as bactérias patogênicas, aquelas que fazem mal à saude humana.
O leite longa vida, ou UHT (Ultra High Temperature) é esterilizado a temperaturas que variam entre 138 e 150°C (depende da qualidade da matéria-prima e do tipo de equipamento), e fica sob essas temperaturas por derca de 5 segundos, sendo envasado em embalagens esterilizadas de papel cartonado (a caixinha), mas já há no mercado embalagens chamadas de saché, saquinho ou "barriga mole".

Quem tiver alguma dúvida sobre leite fique à vontade pra perguntar!!!
"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos".
Vinícius de Morais
Avatar do usuário
GUILHERME TOSETTO
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 1552
Desde: 27 Jul 2010, 09:07
Localização: São Paulo - SP

Voltar para Gastronomia



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante