Ir para conteúdo

Lisboa, Coimbra, Barcelona


Posts Recomendados

  • Membros

Minha viagem teve como pretexto, opa...digo...motivo...um congresso em Coimbra, Portugal.

Vou tentar relatar descrevendo coisas das quais tinha dúvida, e espero ajudar alguns.

 

Bom, primeira coisa foi fazer uma planilha, para ter noção dos meus gastos. Para isso peguei os roteiros das cidades onde iria, e a parti dalí fiz o meu roteiro, anotando o preço de todos os lugares que iria entrar, de quanto tempo passaria neles, e se precisaria de condução até lá.

Em média se gasta 60 euros por dia; como eu estava com pouco dinheiro, fiz uma planilha gastando mesmo, tudo ilusão, gastei em média isso mesmo, e olha que eu não sou uma pessoa com luxos, mas tmb não passei aperto nenhum dia.

 

Bom, vamos lá....

Fui pela Tap. A passagem foi R$ 2200, se eu tivesse comprado com um pouco mais de antecedência teria saído por menos.

Meu vôo de ida foi Belém-Fortaleza-Lisboa. Sai de Belém às 9h do dia 04/06/11. Me falaram que eu deveria estar no aeroporto 3h antes, então, pensem que eu nem dormi praticamente de um dia pro outro, para poder estar no aeroporto as 6h da manhã. Desnecessário, pois, meu vôo ainda fez conexão em Fortaleza. Detalhe, quando estava saindo de casa, simplesmente, não achei minha identidade, fiquei desesperada, chorei horrores; então, fiz um B.O, pela internet mesmo, dizendo que perdi minha identidade, e levei minha carteira de trabalho; mas em nenhum momento me pediram outro documento que não fosse o passaporte.

 

Minha conexão em Fortaleza era de 8 horas, tão bom pra vocês??? Pensei em ir a praia, mas fiquei com medo de me perder, e perder o avião, decidi ir ao shopping comer, dar um passeio e voltar ao aeroporto que era mais seguro. E assim o fiz.

 

As 19h meu vôo saiu de Fortaleza rumo a Lisboa. 8h de viagem, e eu morro de medo de avião...tudo bem...os fins justificam os meios [de transporte]. A Tap não é ruim, se bem que esperava cadeiras mais confortáveis para um vôo internacional, que nada...a comida tmb não é ruim. O que mata mesmo são as aeromoças, ou aerovelhas, já que todas já tem uma idade mais avançada, nossa...parece que estão te fazendo um favor; mas tudo bem, nada ia tirar meu humor rumo “as europas”....

 

Chegando em Lisboa fiquei na enorme fila para a imigração, tava morrendo de medo de ser deportada, imagina, uma mulher, brasileira, sozinha...vão já achar que é prostituição...mas que nada...foi tudo tranquilo. Levei todos os comprovantes dos hostels que ficaria, o comprovante do congresso...e tranquilo. Quando estou saindo, um senhor me para, e pede p revistar minha bagagem; no começo ele estava sério, meio ríspido, só sei que no fim ele já estava me dando o telefone dele e se oferecendo p ser meu cicerone (oi? Como assim? Não sou prostituta, eu juro).

Cheguei no Hostel [Royal Lisbon Hostel], ele fica na pça Luis de Camões, no mesmo prédio do consulado brasileiro, a localização é ótima, ele é bem limpo, os recepcionistas são muito educados, muito bom mesmo, paguei 19 euros [fiquei 1 dia lá].

Deixei minhas coisas lá, pois cada minuto era precioso, e sai, estava me encaminhando para Belém, quando percebi que a minha maquina estava zerada de bateria, ah não...ir em um lugar e não bater foto, é como se não tivesse ido... O problema é que o meu carregador não dava em nenhum tomada, ai tive que ir atrás de um adaptador de tomada [não esqueçam NUNCA de levar isso], rodei muito, pois era domingo, e tinha muita coisa fechada, tive que ir ao shopping Colombo para comprar, para isso fui de metro [lá se chama métro] comprei um passe que dá quase 5 euros que você pode pegar qualquer transporte publico durante o dia todo, é a melhor coisa, vale muito a pena.

Voltei ao hostel, coloquei a maquina para carregar, aproveitei para entrar na internet e avisar que estava bem. Foi o tempo que deu uma carga na bateria. Sai, e finalmente, fui para Belém. Gente, estava em êxtase, tudo lindo, um sonho. Peguei o elétrico 15, imagine vc...ônibus com ar condicionado e sem cobrador [coisa fina...hahah], primeira parada foi na “chique de Belém” onde tem os famosos pastéis de Belém, pedi um tradicional, e um de queijo, muito bom mesmo.

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110619225418.JPG 500 375 Legenda da Foto]Patel de Belém.[/picturethis]

 

Aos domingos, até as 14h os museus em Belém tem entrada gratuita, mas como perdi muito tempo atrás de adaptador p carregar a maquina, cheguei lá após as 14h, e perdi essa mamata. Por conta disso, acabei não entrando em todos os museus.

Belém é a coisa mais linda, tem uma praça enorme, linda, cheia de gente, famílias, crianças, tem uma feirinha com antiguidades e artesanato, tudo lindo...O próximo ponto foi o mosteiro dos Jerônimos, legitimo estilo manuelino, fachada linda, interior lindo...tudo lindo. A capela é uma atração a parte, lá ficam os túmulos de Vasco da Gama e Luis de Camões, fora todo o resto da capela que é linda.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110619230357.JPG 500 375 Legenda da Foto]Tumulo de Vasco da gama.[/picturethis]

 

 

Lá também fica o Museu de arqueologia, paguei 5 euros pra entrar, não acho que valha a pena...só valeu pq vi uma múmia de verdade, alias, me recusei em ficar só com essa múmia na sala egípcia, saí de lá até alguém entrar também, Deus o livre, essa múmia tah a não sei quantos milênios amaldiçoando gente...tô fora.

Depois atravessei a rua e fui bater foto no “padrão do descobrimento”, depois dei uma volta na praça e na feirinha.

 

20110619231503.JPG

 

De lá, peguei o elétrico 15, desci na estação de metro do chiado, e fui até a estação oriente [fazendo conexão de linhas], e fui até o oceanário, dei uma passada rápida no shopping vasco da gama, que é lindo.

O parque das nações é uma coisa fantástica, é enorme, e contrasta com a antiguidade que é a parte histórica da cidade, lá tem um restaurante chamado “alguma coisa” Brasil, toca músicas Brasileiras de bumba meu boi a mpb, não parei lá, só escutei de longe. Entrei no oceanário, para que nunca foi em um aquário, vale muito a pena gastar esses 12 euros, mas pra que já foi, talvez não valha tanto assim.

De lá voltei pro hostel, estava muito cansada, quase 3 dias sem dormir praticamente. No hostel só havia uma americana além de mim, bastante simpática, por sinal. Não sai essa noite por lá, na verdade, não sai praticamente noite nenhuma, como tinha pouco tempo, tive que optar entre o turismo diurno ou o noturno, fiquei com a primeira opção.

No dia seguinte acordei, mais tarde do que esperava, e sai, como já era 12h, resolvi almoçar, uma das maiores vantagens de Portugal, é porque lá se come bem por um preço muito em conta, muito mesmo; Parei em um restaurantezinho no largo da trindade, que se chama flor do mundo [eu acho..é flor de alguma coisa] pedi um bacalhau a braz, que estava fantástico, uma porção bem grande, e incluindo a minha fiel companheira coca-cola, deu 6,50 euros. De barriga cheia continuei meu tour. Lisboa tem o traçado das ruas tudo doido...hehe...me sentia na caverna do dragão, pois eu queria ir para uma direção, andava...andava, e quando via, saia no lugar do ponto de partida, e como sou péssima com mapas, ai nunca sabia onde estava exatamente, sei que sem querer acabei saindo no miradouro da Graça, um lugar muito bonito, com uma vista linda.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110619233229.JPG 500 375 Legenda da Foto]No miradouro da graça.[/picturethis]

Dei uma parada na igreja de São Roque, na minha opinião a mais bonita entre as 78907878895432 igrejas de Lisboa. Detalhe para a venda dos “santinhos”, você escolhe o seu, e deposita numa caixinha ao lado o valor, sem ninguém pra fiscalizar.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110619234228.JPG 500 375 Legenda da Foto]Santinho igreja São Roque.[/picturethis]

 

De lá fui na igreja de Sto Antônio, tinha muitas encomendas, afinal, são muitas amigas encalhadas....heheheh...Mas não dei [demos] sorte, a igreja estava fechada para horário de almoço [absurdo...hehee], então andei mais um pouco e fui na Sé, linda...toda de pedra...me imaginei há séculos atrás participando de uma missa em latim.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110619235445.JPG 500 375 Legenda da Foto]Em frente a Sé de Lisboa[/picturethis]

 

O próximo ponto era um dos mais esperados por mim: Castelo de São Jorge. Pois quando estava entrando escuto alguém gritar BRASIIL, lógico que viro para olhar, um músico que estava tocando um instrumento que eu não sei o nome me olha e fala, tá na cara que você é brasileira, eu sorri, e fui lá com ele; um rapaz super modesto...hhehehe...se ofereceu para que eu tivesse a honra de bater uma foto com ele..hehehe..mas ele era super simpático...

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110620000051.JPG 500 375 Legenda da Foto]Com o músico que disse que tenho cara de brasileira..[/picturethis]

 

Quando estava indo comprar meu ingresso [7 euros] reconheci um sotaque...eram brasileiros, parei e já fiz amizade, era uma moça e 2 rapazes, eles estavam indo para o mesmo congresso que eu [o mundo é muito pequeno mesmo], entramos juntos no castelo, eles eram muita legais, é sempre bom encontrar conterrâneos [pelo menos eu acho].

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110620000430.JPG 500 375 Legenda da Foto]Brasileiros no castelo São Jorge.[/picturethis]

O castelo é lindo, lá bate um vento fortíssimo, tem uma vista linda, uma atmosfera encantadora...vale a pena esses 7 euros, podem pagar!

De lá fomos dar uma volta na alfama. As rua estavam todas enfeitadas, pois essa época é a grande festividade de Portugal; um dos becos estava com um enfeite muito curioso, um monte de calcinha pendurada, perguntamos pra uma moça da organização da festa, e ela disse que aquilo é uma brincadeira com o costume local de pendurar roupa na rua.

 

20110620001416.JPG

 

Depois fomos andando até a praça do comercio, e de lá subimos a Rua Augusta, umas das ruas principais dali. Decidimos não pegar o elevador santa justa, pois, havia uma fila um pouco grande, e subimos uma das 72489574748132 ladeiras da cidade, e fomos até as ruinas do carmo [que é onde sai o elevador], subimos num mirante, lá tem uma vista linda da cidade baixa, e é de graça, viu!

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110620001933.JPG 500 375 Legenda da Foto]Vista do elevador Sta Justa p/ a praça do Rossio.[/picturethis]

 

Isso já era mais de 18, então tive que me despedir e correr para o hostel para pegar minhas coisinhas e ir para Coimbra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola, tudo bem?

Seja bem-vinda ao Mochileiros. Parabéns pela iniciativa de escrever um relato, que será muito útil a muitas pessoas, e tb pra mim, que estarei conhecendo Lisboa, Sintra e Porto entre os dias 03 e 09/11 e Barcelona entre 16 e 21/11, durante a nossa Eurotrip, feita com mais 3 pessoas, onde conheceremos tb Londres, Paris, Montserrat, Girona, valencia, Toledo, Segovia e Madrid.

 

Abraços

 

Alessandro

Blumenau/SC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...