Ir para conteúdo

Manaus - Relato de Viagem


Posts Recomendados

  • Membros

Eu sempre pesquisei informações aqui no fórum mas nunca fiz uma contribuição. Como fui recentemente para Manaus (2 de Março), escrevo para contar como foi.

 

Bem, eu resolvi ir aproveitando a promoção da Gol-Smiles que fazia cada trecho interno por 4000 milhas. Como nunca tinha ido a Manaus, resolvi passar lá o final de semana.

 

Meu vôo iria chegar na sexta feira de madrugada. Então na quinta eu entrei em contato com o Leonardo da Amazing Tours (cuja recomendação eu tinha encontrado aqui no fórum mesmo). Combinei um passeio para o sábado de manhã, o translado Aeroporto-Hostel na madrugada do sábado e a volta Hostel-Aeroporto no Domingo.

 

Normalmente os translados estão inclusos no passeios mas como o meu vôo chegou de madrugada, foi cobrada um taxa de R$50,00. Esse é um valor um pouco menor do que seu eu fosse de taxi (único meio de para chegar no centro de Manaus de madrugada). Então valeu a pena. Chegando lá em Manaus o Leonardo estava me esperando com planquinha e me levou até o hostel.

 

20120320185149.JPG

 

20120320185222.JPG

 

Fiquei no hostel Gol Backpackers. Eu não havia encontrado nenhuma indicação desse albergue aqui no fórum. Encontrei o hostel visitando o hostelworld. Fiz a reserva pelo site e paguei o restante no momento do check in. O preço era de R$25,00 por dia com direito a café da manhã. O albergue era bom. Coloquei umas fotos da entrada e do quarto para vocês terem uma idéia. Segundo um dos donos, o Ralph, o hostel foi inaugurado recentemente (janeiro de 2012) e seus hospedes são basicamente gringos. E de fato, nos dias que fiquei lá só eu era brasileiro. Ele fica localizado bem perto da pracinha do Teatro Amazonas. A localização é muito boa. Os quartos possuem todos ar condicionado (importante para dormir bem no calor de Manaus) e tinha também uma piscina que não usei.

 

No sábado de manhã sai para tomar o café da manhã incluso na diária do Hostel. O café era servido em um restaurante/lanchonete que fica ao lado do albergue. Estava muito bom, principalmente o pão de milho.

 

20120320185304.JPG

 

As 8h o Leonardo chegou para me levar até o cais onde eu faria o passeio. Fomos no seu carro apesar de ser possível ir a pé. O preço pelo passeio foi de R$ 130,00 Fomos em uma lancha de uns 18 lugares. O grupo era de brasileiros (umas 10 pessoas) e o guia (que esqueci o nome) era animado. Ele falava bastante e contava detalhes durante o passeio. Primeiro fomos ao encontro das águas. É impressionante como é possível notar a variação de temperatura da água quando se passa do Rio Negro ao Solimões. Depois passamos por umas casas flutuantes. Havia uma das casas a venda: perguntamos o preço e a moça falou que ela estava sendo vendida por R$ 40.000,00! Em seguida fizemos a parada para o almoço. Nessa parada também vimos uns artesanatos (nada muito interessante) e as vitórias régias. Essas sim são bem bonitas.

 

20120320185329.JPG

 

20120320185524.jpg

 

O almoço estava muito bom e era incluido no passeio. Tudo a vontade, somente tivemos que pagar pelos refrigerantes que consumimos.

 

Após o almoço passeamos próximos a casa de alguns ribeirinhos, vimos uma árvore imensa (seriam necessárias várias pessoas para abraça-la) e andamos pelo mangue. Ao final, retornamos a Manaus.

 

Chegando em Manaus fui caminhando até a praça do Teatro Amazonas. Lá eles fazem tours guiados pelo interior no qual se explica a história do teatro. Foi muito interessante principalmente porque no dia havia uma orquestra ensaiando para uma apresentação para o Governador. Assim, tivemos além do passeio, uma palinha de música clássica. Intressante também é a calçada da praça. Ela lembra muito a calçada de Copacabana no Rio de Janeiro. Mas segundo o guia, a de Manaus é anterior e representa o encontro do Rio Negro e do Rio Solimões.

 

20120320185426.JPG

 

Em seguida fui ao Palacete Provincial. A praça que o contém assim como o próprio palacete foram reformados recentemente. Até alguns anos atrás ele era um quartel da polícia mas depois virou museu. Haviam exposições no interior: arqueologia, história da polícia militar (com vários armamentos), de quadros. Mas a exposição mais bacana foi uma de moedas. Essa é realmente impressionante. Possui moedas de todo mundo. Antigas e atuais. Para quem gosta é um prato cheio.

 

Depois disso, como ainda estava disposto caminhei até o parque Jéferson Peres. Ele estava bem conservado e com várias pessoas fazendo cooper. Tem também uma bandeira imensa do estado.

 

Voltei ao hostel e depois do banho fiquei para o happy hour. O pessoal do hostel serviu caipirinhas para os hospedes experimentarem. Não durou muito pois o pessoal que estava hospedado iria sair no dia seguinte bem cedo para a selva.

 

Fui à noite na praça do Teatro Amazonas. E a atmosfera lá estava bem agradável. A praça estava bem policiada e havia várias famílias, turistas e crinaças brincado. Estavam sendo exibidos uns filmes do Chaplin em um telão (era uma iniciativa do governo). Por lá também encontrávamos vários barzinhos e restaurantes. Eu acabei comento um Tacacá em uma barraquinha. É uma espécie de sopa com goma de mandioca, camarão e umas ervas. É um prato típico da região. Mas confesso que não gostei muito não. Talvez o fato de ser uma sopa quente para ser tomada no calor de Manaus tenha feito a iguaria perder alguns pontos no meu julgamento.

 

No domingo de manhã fui a uma feira de artesanato que acontece na Avenida Eduardo Ribeiro. Lá tem várias barraquinhas com os mais diversos produtos sendo vendidos. Peixes de aquário, artesanatos, roupas e até mesmo planos de tv a cabo. Mas o bom mesmo são as barracas de comida. Nelas tomei meu café da manhã comendo tapioca com suco de graviola. Depois disso tomei um ônibus até o Bosque do INPA. O parque é bem legal e é fica um pouco afastado do centro histórico. Lá em ariranha, peixe boi fluvial (que é diferente do peixe boi que tem em Pernambuco que é marítimo) além de uns jacarés. Tem também uma espécie de museu que conta a história do ciclo da borracha na Amazônia. O parque é relativamente grande e fique nele a manhã toda. Tomei outro ônibus para o centro e almocei na praça do teatro.

 

Voltei ao albergue, arrumei as coisas e por volta das 15h o Leonardo voltou para me pegar e levar até o Aeroporto.

 

Bem, foi isso. A viagem foi muito rápida mas foi suficiente para deixar uma boa impressão da cidade. Os locais que eu vistei estavam bem cuidados e policiados. Além disso, conversando com os gringos no hostel fiquei com vontade de voltar lá para passar uns dias na selva, fazer o passeio dos botos etc. Mas isso fica para a próxima!

 

20120320185919.JPG

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...