Vini
Uma resposta bem atrasada: para proteger da ferrugem, o WD-40 mencionado em outro tópico é bem eficiente, e para remove-la uma passada de bom-bril antes do wd-40 também.
Pessoal
Como o Nikwax tá difícil de achar, um sapateiro me falou de um produto nacional que impermeabiliza couros sem obstruir poros ou mancha-lo. Chama-se Bonton. Eu dei uma olhada no site e essa empresa possui uma linha de produtos para couros e calçados, e o impermeabilizante é descrito nesta página:
http://www.bonton.com.br/br/couro_liso_atanado.html"Impermeabilizante Spray
Protege com grande eficiência todos os materiais (couros lisos, atanados, acamurçados, tecidos, etc.), contra a penetração de sujeiras (café, refrigerantes, óleos, molhos, etc.) ou água, sem afetar suas características originais de toque, cor, maciez, brilho, etc. Pela sua formulação especial, não obstrui os poros do couro, garantindo total permeabilidade à transpiração (respiração). Fabricado na versão incolor, adequado para artigos de qualquer cor. Disponível na versão Aerossol."
Eu estou com vontade de comprar um tubo e aplicar numas timberland velha de nobuque para ver como fica.
Alguém conhece ou já o testou?