Ir para conteúdo

Marrocos entre mulheres - relato dos 10 dias de viagem


Posts Recomendados

  • Membros

Mulheres viajando sozinhas por um pais mulçumano é sempre complicado. Vou contar aqui a aventura minha e da minha amiga em terras marroquinas. Foi viagem de 10 dias. Passamos longe dos resorts, do glamour dos Riads, das mega massagens com óleo de argan, das piscinas refrescantes dos hotéis. Humildes brasileiras, pegamos transportes públicos, compartilhamos quartos em albergues,encaramos o sol a pé, nos perdemos na Medina, nos achamos, vimos o sol nascer no Saara, andamos de camelo. Pra nós, o Marrocos ultrapassou a historia de que é uma sensação de sabores, cores e cheiros exóticos. Surpreendeu e incomodou na mesma intensidade. Belas paisagens de um lado, miséria de outro. Perigo de viajar sozinhas, nenhum, mas sentimos bem a dificuldade de viver ali enquanto mulher.

20120508211504.JPG

Partimos de Lyon, na França, aproveitando uma super promoção da Esayjet que nos permitiu comprar Lyon-Marrakech / Casablanca-Lyon por 98 Euros. Quando o avião sobrevoou o estreito de Gibraltar a emoção foi grande de saber que em poucos minutos estaríamos botando os pés pela primeira vez na África. Brasileiros não precisam de visto pra entrar no Marrocos, basta o passaporte com validade de mais de seis meses. Nas grandes cidades, quem sabe francês tem grande vantagem, mas é possivel se virar muito bem com o Espanhol pela proximidade com a Espanha e o inglês ficou corriqueiro por causa do turismo.

 

Desembarcamos em Marrakech e passamos rápido na aduana, sem nenhum problema. Do aeroporto pegamos o ônibus publico – a linha 19 que faz o trajeto até a centro de 40 em 40 minutos, por simbólicos 30 Dhims. Pra quem for de taxi o preço deve ser mais ou menos de 100/150 Dhims. Pegar esse ônibus não é nada do outro mundo, fomos com vários outros gringos muquiranas. São apenas 30 minutos de ônibus até descer no coração da cidade – a praça Jemaa El Fna.

 

Chegamos já no entardecer e ficando escuro. A primeira impressão é o caos. As ruas sem sinal, vale tudo, e a confusão visual com mulheres de burca ao lado das gringas de shortinho, charretes de passeio, aquele monte de homem usando vestido branco e tudo em meio a cobras dançando. Depois de alguns momentos hipnotizadas pela praça, resolvemos ir pro nosso incrível hotel de 7 Euros, o Hotel Imouzzer. Acho que deve ser a opção mais econômica de hotel em Marrakech.

 

O hotel é um Riad (jardim em árabe) no sentido mais original, uma casa de vários andares onde todos os quartos dão para um pátio interior com um belo jardim e uma fonte. Antes residências, com o desenvolvimento do turismo não deu pra evitar que virassem hotéis. Alguns verdadeiros Oasis de charme, outros mais modestos como o nosso. A maioria dos Riads fica dentro da Medina, a cidade fortificada que, no caso de Marrakech, data do século 11, com 19 km de muros de até 10 metros de altura. A Medida é o centro comercial e social da cidade, com mais 40 mil artesãos e trabalhadores empenhados na industria de tecido, cerâmicas, serviços e na hotelaria.

 

O hotel Imouzzer em Marrakech é bem conhecido de brasileiros que moram na Espanha e na França, então certamente vai encontrar algum grupo por la. O lado bom do hotel é que fica muito bem localizado na Medina e a alguns metros da praça Jemaa El Fna. Outro ponto forte é o terraço bem agradável pra tomar o café da manhã (cobrado a parte 3 EUROS), ambiente familiar e muito seguro. O lado ruim é que os banheiros são coletivos e não tem climatização. Mesmo sendo inverno ficou difícil dormir de noite, a humidade do ar parecia a zero. No verão dizem que o povo todo coloca os colchões no terraço pra dormir, o que pode até ser simpático adormecer vendo as estrelas do céu de Marrakech.

 

Passamos dois dias fazendo um tour pelos mercados espalhados pela Medina (os souks), pelos jardins e conhecendo a cidade. Além do assédio ostensivo dos homens, não tivemos nenhum problema em relação à segurança. Vale lembrar que em abril de 2011 um ataque terrorista no Café Argana da Praça Jamaa El Fnaa matou 18 pessoas, a maioria turistas estrangeiros.

 

Foi nesse tempo também que combinamos nosso tour de 2 dias até o deserto de Zagora, nas portas do Saara e divisa com a Argélia por 150 US$. Qualquer agência do calçadão que fica ao lado da praça faz o passeio. Aqui vai nosso erro de roteiro no Marrocos, o deserto é a melhor parte da viagem e deveríamos ter feito o tour de 4 dias entrando mais no Saara. Fica pra próxima vez e vale a dica pra quem vai.

 

Onde dormir em Marrakech ?

 

Hotel Immouzer http://www.hotel-imouzzer.com/ (Quem dorme aqui fica bem próximo das mesquitas e pode ouvir o lamento a partir de 4:00 da madrugada. Veja o vídeo)

 

Mulheres sozinhas no Marrocos ? Minhas dicas :

 

[*]Parece obvio dizer, mas é sempre bom lembrar. Ombro, pernas e cabelo chamam atenção e evite que fiquem a mostra. Em Casablanca a maioria das mulheres se veste de forma ocidental, nem todas se cobrem e vi algumas até com calça jeans estilo « popozuda ». Eu defendo a tese de que uma estrangeira deve se esforçar ao maximo para passar desapercebida.

 

[*]Esqueça o « eu sou simpatica, não estou te dando mole », os marroquinos são extremamente amigaveis, mas muito suceptiveis ao mal entendido. Ao sair na rua é bem provável que um homem te siga, venha te abordar, ou convidar para um cha de menta. Nos vimos nessa situação muitas vezes. Esse comportamento não esta so ligado à cultura, mas ao fato de que realmente muitas europeias vão ao Marrocos com finalidade de serem paqueradas e algo mais. Isso eu vi com meus proprios olhos. Até você dar o sinal de que você não esta ali pra isso, esses homens vão tentar uma aproximação. Portanto, evite aborrecimentos, não aceite, não seja simpatica, não dê papo. Simplesmente ignore ou responda da forma mais seca possivel. Geralmente isso é suficiente pra que ele desista. Em casos extremos (raros), não hesite em chamar atenção esbravejando alto. Para cada homem desse que importuna mulheres existem 10 ao lado que abominam esse comportamento e certamente virão ajudar.

 

[*]Sair de noite ? No nosso caso, optamos por aproveitar somente o dia. Depois das 18h em todas as cidades por onde passamos ja estavamos no hotel ou albergue. Nota-se a diferença de ambiente quando vai escurecendo – a medina fica um pouco assustadora. Mas caso faça amizade no albergue e saia seja prudente como em qualquer lugar do mundo.

 

[*]Não da pra ser ingênuo. Como em todo lugar muito turístico, infelizmente sempre vai ter alguem querendo te passar a perna, vender um serviço 10 vezes mais caro do que é na realidade, falsos guias, agências meia boca. Portanto, antes de ir tenha todos seus hotéis em mãos e não mude de idéia no local. Um golpe muito comum dos « falsos guias » é oferecer albergues e pequenos hotéis logo na chegada dos ônibus em rotas turisticas e em vez de levarem para o hotel aproveitam pra roubar tudo.

 

[*]Negocie sempre os preços, faz parte da cultura local mesmo que seja chato e cansativo. Afinal o primeiro valor dado vai ser bem superior ao que o produto realmente vale. No caso de serviços, negocie sempre ANTES de começar.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Muito bom o relato. Principalmente os alertas a nós mulheres. Paises arabes ou muçulmanos realmente a mulher tem que se precaver e evitar de olhar nos olhos. Eles sempre estão nos olhando!

 

Pensei até em fazer Marrocos sozinha já que Portugal e Espanha é molezinha pra Brasileiro. Voce recomendaria?

 

Suas informações foram preciosas se puder colocar mais dicas de hostel, agencias seria bom demais!

 

Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Sabrina,

 

Eu dormi uma noite no deserto sim, saimos de Marrakech. Não lembro o nome da agencia, mas tb não recomendo. Disseram que tinha refeições inclusas e depois na hora tivemos que pagar. Na volta tivemos que bater boca com o gerente etc ... bem desagradável.

 

Eu recomendo se vc ficar no hotel Immouzer http://www.hotel-imouzzer.com/ pedir indicação pra eles de uma agencia. Eu me arrependi muito de não ter feito mais dias no deserto e menos na cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito bom o relato. Principalmente os alertas a nós mulheres. Paises arabes ou muçulmanos realmente a mulher tem que se precaver e evitar de olhar nos olhos. Eles sempre estão nos olhando!

 

Pensei até em fazer Marrocos sozinha já que Portugal e Espanha é molezinha pra Brasileiro. Voce recomendaria?

 

Suas informações foram preciosas se puder colocar mais dicas de hostel, agencias seria bom demais!

 

Parabéns!

 

Obrigada Dete.

 

Claro que indico, não tem problema nenhum ir sozinha. Se fizer o tour do deserto vai ser muito respeitada por todos. O unico problema é nas ruas de Marrakech, com certeza vai ouvir umas gracinhas e ser seguida. Mas nada de perigoso.

 

Olha, se eu fosse sozinha escolheria um bom Riad pra aproveitar a estrutura do hotel de noite e não precisar sair.

 

Coloquei em vermelho os preços e o nome do hotel pra ficar mais fácil.

 

E claro da Espanha é mole ir pra la. Vai com fé !

 

Bjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Oi Nivea! Tudo bem ???

Gostei mesmo do seu relato, irei com uma amiga a marrocos e ja ouvi muitas coisas sobre la...desde q eh "tranquilo" ir soh em mulheres a "nao vah nem pensar!!! vc ficou louca??vai ser sequestrada..." e por ai vai.... mas lendo seu relato fiquei mais tranquila .. mas claro q tbm temos que ter o cuidado um pouco mais q necessario do q em outros lugares mais "comuns" hehe mas... voltei a me animar com a viagem heheh

 

Nos iremos fazer a viagem de trem a noite de Tanger p Marrakesh....vc fez alguma viagem de trem a noite?? Tbm me disseram que essa viagem eh suuuuuuper perigosa... =//

 

Algum conselho??? heheh

 

Ateh mais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...