Gostaria de relatar os dias incríveis que passei no Jalapão no início de dezembro de 2010.
Em primeiro lugar gostaria de falar a respeito do turismólogo Flávio Ribeiro da agência Norte Tur. É um profissional empenhadíssimo em tudo: organização da viagem, atenção, pontualidade, e principalmente quanto aos seus conhecimentos, sempre procurando explicar tudo sobre o Parque Estadual do Jalapão e suas peculiaridades.
O ideal é optar pelo roteiro de 4 dias, assim dá pra curtir e conhecer melhor este lugar fantástico. Com a Norte Tur tudo fica prático, pois o roteiro é muito bem organizado pelo Flávio, incluindo reservas de pousadas, refeições, lanches, etc.... E ainda têm mais: no planejamento da viagem, foram inúmeros os e-mails enviados sobre as dúvidas de marinheiro de 1ª viagem, que o Flávio sempre me respondia com muita atenção e rapidez.
Quando cheguei em Palmas, o Flávio já estava me esperando no aeroporto. De lá fomos para Taquarussu, que têm lindas cachoeiras, em especial a do Evilson, onde já no 1º dia pude sentir a natureza tão próxima, após tomar um banho refrescante em suas águas.
No 2° dia, conheci Morro Vermelho, que após caminhada, me deparei com uma vista muito linda me sentindo realmente em um Cânion. E depois, para compensar um almoço delicioso preparado pelo Sr. Camilo, um surubim, que só de pensar dá água na boca.....
Depois pé na estrada, passamos pelo Rio do Sono, e depois avistamos a Serra da Catedral, que têm formato de uma igreja mesmo. Para refrescar só indo para lá sentir a sensação de flutuar, entrando no Fervedouro do Alecrim.
No 3° dia, visitamos o Povoado Quilombola da Mumbuca, onde têm vários objetos feitos de Capim Dourado, que aliás são de muito bom gosto. Fui recebida com muito carinho pelas pessoas do povoado e também fiquei observando como as peças são feitas. Depois senti novamente a sensação de flutuar no Fervedouro de Mateiros e para completar um banho delicioso na Cachoeira do Formiga. E depois........ conheci as Dunas do Jalapão, de cor laranja, com veredas e vegetação, ou seja, um perfeito oásis. É demais a vista panorâmica.
No 4º dia, avistei O Morro Dedo de Deus, conheci a Prainha do Rio Novo, e depois a Cachoeira da Velha que lembra muito as Cataratas do Iguaçu. Estes 2 lugares são fantásticos e de belezas contrastantes.
E no 5° dia, conheci o monumento natural de arenito, Pedra Furada, com sua beleza peculiar, que só quem conhece sabe avaliar, as 2 cachoeiras do Rio do Sono, e por fim a Cachoeira de Sussaapara, no meio de estreitos cânions.
E têm mais, não se esqueça de comer a galinha caipira do Seu Vicente, que delíciaaaa...
No último dia, o Flávio me levou para fazer um city-tour por Palmas, onde conheci os principais pontos turísticos e culturais.
Bem pessoal, deu para perceber o quanto achei demais a minha viagem para o Jalapão, vale a pena mesmo, e principalmente com o Flávio, um guia gente boa demais.
Um abraço
Stela Eid