Ir para conteúdo

MERGULHO EM BONAIRE !!!!!


Posts Recomendados

  • Membros

Resolvemos ir em outubro 2013 a um dos lugares mais "famosos" de mergulho do mundo com essa finalidade (quase) exclusiva, mergulho em Bonaire!

Bonaire é uma ilha no Caribe, que (quase(1)) nunca sofre com tempestades tropicais e apresenta uma conservação da vida marinha muito superior a qualquer outra ilha do Caribe. Com um destaque (e criação) local que se chama Dive Freedom, criado por uma figura lendária que se chama Capitão Dom. O Dive Freedom significa que você vai pegar um carro, quantos cilindros quiser e mergulhar onde e a hora que quiser, inclusive (na maioria dos locais) usando nitrox! Quanto e quando quiser! Só tomando cuidado pra não morrer de mal descompressivo... ::essa::

 

Resolvemos, por comodidade e por falta de referências, reservar nossa estadia em um hotel com (quase(2)) tudo incluso: hospedagem, aluguel de carro e mergulhos infinitos...

 

Existem vários hotéis nesse esquema, mas escolhemos o Buddy Dive pois um colega meu já tinha ficado lá.

 

O hotel é excelente! Tem tudo! Quarto amplo com cozinha completa, piscina, etc... e o preço razoável (comparado com o Brasil). Totalizando 1700 dólares (7 dias) por casal. E o melhor do hotel é com certeza o ponto de mergulho que ele se encontra , o Buddy Reef que além de belíssimo ainda tem uma estrutura muito boa pra mergulho (cais, tanques para lavagem de equipamentos etc...).

 

Nossa alimentação foi, exceto café da manhã, inteiramente feito à base de supermercado e cozinha. Tem um supemercado bem próximo ao Buddy Dive (na avenida dos hotéis) e vários no centro da cidade com preço muito bom das coisas. Só não tem "aquela" variedade, mas em se tratando de coisas diferentes do Brasil, já se torna uma grande variedade... :mrgreen:

 

Depois descobrimos que se ficássemos em um outro local "mais simples" escolhendo quarto com cozinha, incluindo aluguel de carro e mergulhos pagaríamos 1250 dólares...

 

No dia da chegada já fomos a uma loja de material de mergulho para fazer as compras pois, apesar de ser tudo incluso, o que vc não tiver de equipamento tem que alugar separado (por isso o "quase(2)"!). Colete por semana 60 dólares, regulador por semana 60 dólares, máscara 30, nadadeira 30, computador 120 e cilindro/lastro free...

 

Dentre as lojas, a que encontramos mais barata foi a que fica no hotel chamado Caribb Inn, é só olhar no mapa e ir com seu carro alugado! Os preços são bem mais baratos do que no Brasil, mas perdem para os EUA, fica a dica!

 

Comprei bota (2), nadadeira (2), máscara(2), noise maker (2), faca, bússola, neoprene e touca feminina... deu 400 dólares tudo.

 

Todo o litoral oeste da ilha (de 30km aproximadamente) é mergulhável, inclindo Klein Bonaire, que é uma pequena ilha próxima. Existe um livro obrigatório de um fotógrafo sub que preparou um guia em português nesse site: http://www.pomacanthus.com.br/attachments/article/287/BonairePort.pdf que descreve os pontos de mergulho e outros locais da ilha, e um aplicativo gratuito de Bonaire pra andróide que também tem várias descrições em inglês, o nome do App é Bonaire mesmo...

 

Ainda consegui fazer uma média boa de mergulhos por dia (é bastante cansativo) e algum dos pontos que fui foi (na ordem):

Buddy Reef + La Machaca - excepcional pela facilidade e quantidade de vida. La Machaca é um pequeno barco emborcado a uns 10m de profundidade.

Andréia I, Andréia II + Petries Pillar - entrada de praia fácil

Karpata - Relevo diferente dos outros pontos, com profundidade até os 30m

1000 Steps - Entrada de praia peculiar ::tchann::

Hilma Hooker - Esse é bastante diferente, pois é um navio relativamente grande, no meio de dois recifes, vimos muita vida "diferente" neste local, além da beleza do navio. Tanto é que fomos duas vezes. É um mergulho profundo (20-30m) por isso é bastante sugerido o Nitrox, apesar de (com um bom controle) ser possível fazer com ar também.

Invisibles + Tory Reef - também faz parte do Recife duplo e é uma boa oportunidade para ver "bichos" que se escondem na areia, devido a uma longa faixa antes do recife.

Buddy Reef + La Machaca Noturno - Esse dia foi insano pois apareceu de tudo no mergulho, inclusive apagamos as lanternas e ficamos uns 10 minutos "brincando" com o plâncton bioluminescente, fenômeno raro que demos sorte de encontrar no dia. ::otemo::

Alice in Wonderlands - recife duplo com entrada de paria fácil.

Front Porch - pouco recife porém com um naufrágio de um rebocador aos 18m.

 

Ufa! ::mmm: Deu 14 mergulhos no total, com direito a inflamação no ouvido e meio surdo até agora... Fui na farmácia local e me deram um remédio doido que segurou a barra... não ia deixar de mergulhar por causa disso...

Um fato interessante é que, apesar de ser um peixe muito bonito, está rolando um caça gigante ao lionfish em Bonaire... Dizem que ele está prejudicando o ecossistema da região... dá pena mesmo...

Aproveitamos também pra rodar a ilha toda (Parque Slagbaai e a Lac Bay). Muito bonito e vale a pena tirar meio dia para um passeio. Mas não deu pra mergulhar na lagoa porque parecia um furacão o dia que fomos lá no ponto... Chuva e vento infernal e onda de 2m (por isso o "quase(1)")! Botamos o galho dentro e fomos mergulhar no lado oeste! Mas se tivesse de barco dava! ::sos::

 

Espero ter ajudado com o relato e aproveitem bastante os próximos mergulhos! :D

PA280391.JPG.e2edb97342dd7db60f1478ac81227f8e.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Daniela, teve um pessoal que ficou no Coco & Palm, saiu bem em conta, mesmo com o equipamento e carro por fora (tem alguns lugares que fazem esse pacote separado). Mas pra saber se vale só mandando email e "fazendo as contas" mesmo! No site do Buddy Dive já aparece a tabela de preços completa.

Em termos de comodidade vale o Buddy, devido ao quarto, ao "Drive Thru" de cilindros e ao ponto de mergulho... Mas se tiver um pouco mais de paciência e uma certa habilidade no inglês dá pra pagar uns 20% mais barato pegando hospedagem em um canto e o pacote de mergulho em outro!

Ah, um lugar muito bom pra pesquisar que tem um ponto de mergulho muito bom e deve sair algo mais barato com o pacote completo é o Capitain's Don Habitat...

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Opa, eai brother... Parabéns pelo relato...

 

Semana que vem estarei indo para Aruba, ficarei uns dias em aruba, Irei realizar um cruzeiro pelas antilhas e voltar para Aruba, você tem informações sobre voôs entre eles, Sei que de Curaçao para Bonaire tem... Os famosos Teco-Teco rsrs...

Estou muito afim de curir o finalzinhos das férias em Bonaire, será que 2 dias dá para curtir um pouco?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

E aí Thiago,

Cara, existem as cias Insel Air, Tiara air e DAE (Dutch Antilles Express) que fazem vôos para Bonaire (e outras ilhas da região). Todas elas operam para Bonaire com aeronave (bem) pequenas. Eu fui de Insel Air, não atrasou nem um minuto e não teve histórico de atrasos com outras pessoas que estavam lá na ilha... A Tiara Air eu não conheço e a DAE teve um histórico recente de problemas, mas parece que já solucionaram.

Os preços são relativamente baratos e dá pra comprar tranquilo pela internet, inclusive para planejamento de horários de seus trechos.

Em Bonaire, se vc gosta de mergulhar (certificado) e tiver disposição, vale muito a pena passar dois dias. Pois lá funciona no esquema da diária. Vc paga um valor pra mergulhar e mergulha infinitas vezes num dia, aí dá pra bater os principais pontos de mergulho!

Mas como eu disse tem que chegar com disposição pq saída de praia é meio cansativo...

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Boa Tarde Ian.

 

Estou indo com um grupo de 08 pessoas para Bonaire no dia 01 de Novembro. Dos 08, 07 são certificados open water PADI, uns com mais, outros com menos experiência. Minha primeira pergunta é, o OPEN WATER é suficiente para mergulhar em Bonaire?. Agora a segunda. Para pegar cilindro de nitrox é necessário curso de nitrox?. Vou ficar no Caribbean Club Bonaire, que é de mesma rede da Buddy Dive, e no site é informado que cada hóspede fica com a chave do depósito de cilindros. Então pergunto, se tiver o cilindro de nitrox não poderia simplesmente pegar e colocar na caminhonete. Muito obrigado pelas informações e seu relato ajudou muito meu planejamento de viagem. Grande abraço abraço e parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí Cris!

Bem, o nível de mergulho Open Water é mais que suficiente pra mergulho lá. A grande maioria dos pontos é saída de praia, bem próxima ao recife onde não há risco NENHUM de "se perder" e há um risco bem baixo de "estourar" a profundidade. Sem falar que quem tem problema com barcos (enjôo) vai gostar mais ainda de mergulhar lá!

Esta chave do depósito realmente rola, vc pode pegar cilindros a noite/madrugada inteira se quiser (aguentar), e realmente é bem prático. Na hora que vc pega o cilindro vc coloca o número do quarto, o nome e assina, e fica responsável por o q tu vai fazer com ele. Eles falam diversas vezes que quem não tem curso NITROX não deve mergulhar NITROX, maaaaaaaaas, aí é contigo né. Eu não vi muita fiscalização quanto a isso (na verdade nenhuma...).

Quanto ao roubo de carros, segundo eles, diminuiu bastante nos últimos anos. Mas lá eles não roubam "o carro" mas sim o q está dentro do carro. Então não é bizu levar "a bagagem" dentro da caminhonete qdo for mergulhar e (se não estiver chovendo), deixa tudo aberto, vidros e portas destrancadas etc... Aí se aparece algum ladrão, ele dá uma olhada, não acha nada e vaza. E é exatamente isso que eles recomendam lá no hotel e vc percebe q (quase) todo mundo deixa o carro aberto. Cilindro ninguém rouba...

Espero ter ajudado! qq coisa estamos aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai Ian...

Uma dúvida, vou com minha esposa agora em agosto para Bonaire (4 dias). O problema é que ela não mergulha e estou sozinho. Vamos ficar no Apto ocean Front, com preço em conta mais sem base de mergulho.

 

É fácil fechar saídas de praia ou barcos com alguma escola? Estou com medo de não encontrar ninguém por lá para mergulhar comigo, poisa falo apenas um espanhol básico....rsss No meu pacote está incluído os cilindros, mas mergulho solo não sei se vira!!!

 

O que recomenda?

Perguntas:

- Para 4 dias de mergulho, quais lugares sugere?

- Conheceu algum lugar legal para visitar ou fez passeios por lá?

- Vc fez seguro viagem? É necessário?

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Então,

Existe duas opções pra vc:

A primeira é mergulhar sozinho :P (vc vai ver q os pontos são muuuuuito tranquilos e uma hora ou outra vai acabar mergulhando sozinho mesmo....)

A segunda é, na hora de mergulhar, todos os locais de aluguel tem a opção de "procurar por duplas", vc marca o dia que vai sair e o lugar e alguém aparece pra mergulhar contigo, ou vc mergulha nos locais que tem gente com mergulho agendado.

O problema é que dificilmente vai encontrar alguém falando português na ilha... Os habitantes falam um espanhol meio doido misturado com crioulo e "entendem" um português devagar, mas quem mergulha são só americanos e europeus... aí já viu!

Porém nos melhores pontos (Hilma Hooker principalmente) SEMPRE vai ter gente mergulhando, então é mais fácil arranjar dupla.

Se for mergulhar embarcado (todos os hotéis e várias agências na cidade agendam, tem inclusive pacotes com vários mergulhos embarcados) não terá problema com dupla, pois se não tiver eles te arranjam (ou ficam te olhando do barco - a visibilidade é maior que 30 metros!!!).

Pode começar com mergulhos no recife de frente ao hotel que começam bem raso e botar tua esposa de máscara e snorkel acompanhando também, ela vai gostar muito pois mesmo fazendo flutuação vai ver bastante bicho!

Não precisa fazer seguro viagem.

Lá 90% é mergulho mesmo, mas tem um parque bacana (Slagbaai) que fica em uma extremidade da ilha que vale a pena perder uma tarde/manhã para dar uns passeios por lá. Vc entra com o próprio carro e faz trilhas de carro e a pé, com belas vistas.

Quanto aos locais sugeridos pode ler o relato lá de cima mesmo... O que vai determinar a qtde de mergulhos q vc vai fazer é sua disposição! E os pontos são bem parecidos! O que vai mudar vai ser sua sorte cada vez que mergular no ponto :D. Só não deixe de mergulhar no Hilma (com dupla ou trio) e fazer algum mergulho noturno em frente ao hotel, é show!

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...